Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina recebe reforço de 4 mil doses da vacina pentavalente

O calendário de vacinação infantil prevê a administração da vacina pentavalente aos dois anos, quatro anos e seis meses de idade

21/01/2020 14:18

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu o segundo lote do Ministério da Saúde com mais 4 mil doses da vacina pentavalente, que protege contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e outros tipos de infecções causadas pelo agente Haemophilus influenzae B. Amanhã (22), elas estarão disponíveis em 21 salas de todas as zonas da cidade.


Leia também

Mães denunciam falta de vacina pentavalente em UBS de Teresina 


“Estamos fazendo hoje a distribuição em unidades de saúde localizadas em pontos centrais de cada zona de Teresina”, informa Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. O fornecimento da vacina estava irregular em todo o país desde a retenção por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de um lote de 3,5 milhões de doses fabricadas na Índia, por não ter passado pelo controle de qualidade do órgão. Por isso, o abastecimento de estados e municípios, feito pelo Ministério da Saúde, foi temporariamente suspenso até a compra recente de novas doses, que estão sendo distribuídas paulatinamente.

O calendário de vacinação infantil prevê a administração da vacina pentavalente aos dois anos, quatro anos e seis meses de idade. “Pedimos aos pais que não deixem de levar seus filhos para serem vacinados, pois assim eles estarão protegidos contra diversas doenças, entre elas a coqueluche que tem alta letalidade para menores de seis meses de idade”, pede Amariles Borba. Para imunização da criança, é necessário que o responsável apresente o cartão de vacinação.

Confira a lista das salas de vacina que estarão com doses disponíveis da vacina pentavalente a partir de amanhã (22):

Zona Norte
Hospital da Primavera
UBS Santa Maria da Codipi
Hospital Buenos Aires
Lineu Araújo
UBS Karla Ivana

Zona Sudeste
UBS Mario Roque
UBS Renascença
UBS Alto da Ressurreição
UBS Carlos Alberto
UBS Todos os santos
UBS Nossa Senhora da Guia

Zona Leste
Hospital Satélite
UBS Planalto uruguai
UBS Planalto Ininga
UBS Piçarreira

Zona Sul
UBS Parque Piauí
Hospital do Promorar
UBS São Pedro
UBS Lourival Parente
UBS Vila Irmã Dulce
UBS Porto Alegre

Fonte: Da Redação
Mais sobre: