Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vendas de pescados já são significativas no Mercado do Peixe

Tradicionalmente, esse é um período em que se espera aumento da demanda, o que anima os comerciantes do setor alimentício.

11/03/2019 07:00

A folia carnavalesca chegou ao fim e com a Quarta-Feira de Cinzas, que encerra esse período, outra época do calendário se inicia: a Quaresma. Para os católicos, é um período que também altera a alimentação. É que, até a Páscoa, o consumo de peixe aumenta entre essas pessoas. Com essa mudança, que vai durar até o final de abril, o comércio também comemora o aumento nas vendas de itens diversos, a exemplo dos pescados, sardinha enlatada e ovos. 

Um desses locais é o Mercado do Peixe, localizado no bairro São João, zona Leste de Teresina. Edileuza Lustosa é permissionária no Mercado do Peixe e trabalha na área há 20 anos. Ela conta que, na época da Quaresma, já é “de lei” o aumento na demanda por peixe. A variedade de espécies atraem os clientes, que buscam qualidade e bom preço. Nesse sentido, o tambaqui é bastante procurado e custa R$ 10 o quilo. Segundo a proprietária, esse preço é o mesmo desde a Semana Santa do ano passado. Além dele, a tilápia tem bastante saída e custa cerca de R$ 13 o quilo. 

Na Quarta-feira de Cinzas (6), a procura por pescados foi grande no local. “No período da Quaresma sempre vem o aumento, já é esperado por nós. A Semana Santa aumenta a demanda, o público e o preço”, explica. 

O tambaqui é o peixe mais barato hoje no mercado. Houve aumento na venda a grosso, mas não houve necessidade de repassar o reajuste ao consumidor final, pois não foi um aumento abusivo. O tambaqui também é o único peixe adquirido no Piauí. Os demais vêm de outros estados, como o Pará. 


Edileuza Lustosa faz questão de mostrar qualidade da mercadoria - Foto: Assis Fernandes/O Dia

“A tilápia é um peixe que sai divinamente bem e que hoje está tomando o lugar de outras espécies mais caras. Até mesmo da pescada e de peixes de água salgada, porque é um peixe bom, não tem espinha, não é fedorento e além do mais é muito saboroso. Você pode preparar do jeito que quiser”, assinala. Segundo a Associação Brasileira de Piscicultura, o Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia. Apenas essa espécie de peixe representa 55,4% de toda a produção do país. 

“A pescada sai também, mas por ser um peixe caro a procura não é tão grande. Ontem mesmo eu não tinha pescada e não me fez falta”, completa. 

Antonia Araújo foi ao Mercado do Peixe em busca de camarão. Ela conta que sempre vai ao local em busca do produto, especialmente nessa época. “Costumo vir sempre comprar camarão. Também gosto de fazer torta e nesta Quarta-Feira de Cinzas comemos peixe em casa. Aqui no Mercado do Peixe tem muitos produtos bons”, afirma.

Por: Ananda Oliveira - Jornal O Dia
Mais sobre: