Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Teresina, pessoas flagram revólver em balcão no prédio da Semcaspi

Ao O Dia, a profissional explicou que esse é um procedimento padrão e que o manuseio do equipamento ocorreu durante a troca de turno

20/04/2023 14:22

Uma denuncia anônima feita ao O DIA relatou uma situação bastante atípica que ocorreu no prédio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) no dia 10 de abril: ao chegar no local para solicitar atendimento, uma pessoa flagrou um revólver em cima do balcão da recepção. 

No local, idosos e pessoas de rua aguardavam para serem atendidas. Segundo a denúncia, junto a arma encontravam-se várias munições ao alcance de qualquer pessoa. A denunciante informou que solicitou que alguém removesse o revólver. 

(Foto: Reprodução/Whatsapp)

No entanto, ainda demorou alguns minutos para que uma agente - que realizava a vigilância do local - fosse até a recepção para guardar a arma. Um vídeo gravado pela pessoa que fez a denúncia mostra o momento em que a segurança manuseia a arma e coloca as munições. 

“Fui lá com minha mãe para tirar um passe livre. Eu só consegui gravar o vídeo quando ela finalmente pegou a arma e municiou ali na frente de todos os presentes. Achei um absurdo deixar uma arma ao alcance de pessoas tão vulneráveis com risco de acontecer algum acidente grave”, comenta a denunciante.

A pessoa informou ainda que procurou os responsáveis para tratar sobre o assunto, mas não foi recebida pelos mesmos. A equipe de reportagem procurou a Semcaspi para esclarecer o fato. Em nota, órgão informou os vigilantes da sede do prédio da instituição são contratados de forma terceirizada e recebem o devido treinamento. Além disso, a Semcaspi garantiu que já está apurando a situação e em contato com a empresa responsável. 

Em entrevista ao O Dia, a vigilante - que preferiu não ser identificada - explicou a situação sobre o uso da arma. Segundo ela, o manuseio do equipamento ocorreu durante a troca de plantão, por volta das 06h15, quando o órgão muni ainda não tinha iniciado o atendimento, que começa 7h30. Ainda segundo a profissional, esse é um procedimento padrão e que ocorre todos os dias (verificação da arma e munição). Ela informou ainda à reportagem que a Semcaspi está reformando uma sala de plantão para que os vigilantes troquem de turnos de forma mais reservada.

"A Semcaspi reforça às empresas de vigilância, com servidores nos serviços de Assistência Social do município, que façam os devidos treinamentos e recomendações aos profissionais encaminhados, para evitar situações de insegurança", disse o órgão em nota. 

Mais sobre: