Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Na estrada: São João da Varjota, a ancestral Comunidade dos Potes

Comunidade dos Potes: riqueza cultural do Piauí exportada para o mundo. Há mais de cem anos mantendo a tradição de fazer peças com argila com forma e acabamento que só eles sabem.

09/12/2008 23:11

A Comunidade dos Potes é mais uma das sociedades piauienses que manteve-se durante anos isolada. São centenas de membros remanescentes quilombolas. Localizada às margens da PI-130, no município de São João da Varjota que pertenceu a Oeiras, o grupo mantém uma típica estrutura social africana. O matriarcado define as posições e estruturas dentro de seu status quo.

Conheci-os há cerca de 5 anos atrás, aproximadamente. Durante a inauguração de um projeto que ainda hoje é tocado. O Artesanato Solidário era uma das instituições pensadas e organizadas por Dona Ruth Cardoso, ex-primeira-dama do Brasil, falecida há pouco tempo. Aqui no Piaui estava sob o comando de Jaqueline Melo.

O trabalho de Jaqueline foi de suma importância para o crescimento da qualidade das peças trabalhadas pela comunidade secularmente. Além de encontrar misturas com a argila que desse mais consistência às peças, trabalhou a criatividade entre seus membros para criar as novidades que a diferenciasse mais ainda e, assim, agregar valor para que elas pudessem ganhar preço no mercado consumidor.

Hoje eles mantém a lojinha na beira da estrada com exposição permanente de seus produtos que além de potes, foi acrescido de jarros e peças utilitárias como pratos, travessas, copos, jarras e cumbucas. A maior parte de sua produção são compradas por lojas em São Paulo, encaminhadas através do projeto Artesanato Solidário. As lojas ocupam-se de passar as peças para a exportação. Pouca gente sabe, mas o trabalho dos artistas da Comunidade dos Potes já ganhou o mundo. Veja as fotos.




Fonte: Willian Tito
Edição: Portal O Dia
Por: Portal O Dia