• assinatura jornal

Notícias Piripiri

12 de novembro de 2015

Prefeitura de Piripiri entrega novas passagens molhadas e estradas

Prefeitura de Piripiri entrega novas passagens molhadas e estradas na região da Suçuarana

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, acompanhado dos vereadores e secretários municipais, entregou, nessa segunda-feira (9), passagens molhadas e várias estradas na região da Suçuarana, povoado localizado na zona rural da cidade.

Algumas estradas entregues foram construídas pela primeira vez. Os povoados Santa Rosa, Canto do Boi, Olho D'água da Pedra, Gameleira, entre outros, já foram contemplados com o sistema de abastecimento de água com rede de distribuição, o que representou uma expressiva melhoria na qualidade de vida da população daquela região.

O prefeito Odival Andrade falou da satisfação em poder inaugurar obras que contemplam a população. "É muito bom visitar uma região como essa e ver o quanto nosso trabalho está mudando a realidade de vida dos moradores daqui: são estradas, passagens molhadas e abastecimento d’água. A partir de janeiro do ano que vem também vamos reformar a escola municipal existente na localidade”, afirma.

O ex-presidente do Sindicato dos Moradores, Totonho Soares, representante legítimo da região, falou em nome da comunidade. "O prefeito Odival Andrade foi o primeiro gestor a tratar a Suçuarana de forma igual, os outros visitavam algumas casas. Já ele abraça todos em nossa comunidade sem fazer distinção, tem olhado para esta região com muito carinho", enfatizou.

Após as inaugurações, o prefeito e sua comitiva participaram do leilão na programação da Noite dos Dizimistas. As jóias (produtos) arrematadas foram ofertadas a pessoas carentes.

11 de novembro de 2015

Piripiri realiza I Conferência Municipal dos Direitos Humanos - LGBT

Piripiri realiza I Conferência Municipal dos Direitos Humanos - LGBT

Aconteceu na última sexta-feira (6), no auditório Osíris Neves de Melo, na Praça de Eventos, a I Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis e Transexuais. Esta é a sétima conferência de políticas de Direitos Humanos promovida pela Prefeitura de Piripiri, através da Setas, e a primeira abordando o tema LGBT.

Segundo o coordenador do CREAS de Piripiri, Simplício Leite, é uma prioridade do município de Piripiri realizar todas as conferências de políticas dos Direitos Humanos. O evento foi aberto oficialmente às 13h30, com a composição da mesa, em seguida o hino de Piripiri executado por flautas e com o coral do Peti.

Na sequência, houve a leitura do decreto de convocação da conferência para aprovação. A palestra magna proferida pelo coordenador do Centro LGBT da Sasc, Victor Klozovisk, abordou a temática da criminalização da violência contra a população LGBT.

Para o diretor de gestão do SUAS, Wilian Sousa, este evento é um momento histórico para Piripiri, porque pela primeira vez se trata deste tema abertamente e com o apoio do poder público.

"A população LGBT foi excluída por todas as gestões anteriores. Quando apresentamos ao gestor municipal Odival Andrade e a secretária Clarinda Andrade, eles apoiaram de imediato a criação do conselho, adotando políticas de verdade. Estamos sendo pioneiros. Até então falar de Política LGBT era um tabu", complementa Wilian Sousa.

04 de novembro de 2015

Piripiri realiza I Conferência dos Direitos Humanos na próxima sexta (6)

Piripiri realiza I Conferência Municipal dos Direitos Humanos na próxima sexta (6)

A I Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos – LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) de Piripiri acontece na próxima sexta-feira (6), no auditório Osíris Neves de Melo, na Praça de Eventos, a partir do meio dia.

A abertura oficial acontece às 13h, após o credenciamento e entrega de material de apoio, com composição da mesa, leitura do decreto de convocação da conferência e hino. O evento é promovido pela Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS).

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, destaca a importância da realização de eventos que promovem discussões sobre direitos humanos no município. “O evento é o sétimo sobre políticas de Direitos Humanos que promovemos no município. Todo cidadão, independente de cor, orientação sexual, religião e sexo precisam ter seus direitos assegurados pelo poder público”, ressalta.

De acordo com o coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Simplício Leite, temas como políticas transversais, educação, cultura, mídia, direitos humanos, segurança pública e justiça serão discutidos na conferência. “A palestra magna acontece às 14h. As discussões serão distribuídas em quatro eixos e, em seguida, acontecem a plenária e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual”, afirma.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos Humanos LGBT, João Batista, considera o evento um momento histórico para Piripiri, uma vez que é a primeira vez que o tema é tratado abertamente, entre comunidade e poder público.

10 de agosto de 2015

Pesquisa aponta que piripiriense aprova gestão de Odival Andrade

Pesquisa aponta que piripiriense aprova gestão de Odival Andrade

A gestão do prefeito Odival Andrade, à frente do município de Piripiri, foi muito bem avaliada segundo pesquisa realizada pelo Instituto Credibilidade, entre os dias 1°, 2 e 3 de agosto. O estudo traz a avaliação do piripiriense com relação à Administração Municipal e aos serviços ofertados à população local pela Prefeitura.

Pelo estudo, aproximadamente 68% dos 416 entrevistados abordados, tanto na zona rural como na urbana, estão satisfeitos com a gestão do atual prefeito à frente do município. Do montante, 40% consideram a Administração Ótima ou Boa, e aproximadamente 28% a avaliam como Regular.

Entre os serviços mais elogiados pela população de Piripiri estão os de Limpeza Pública (16%), Educação (12%) e Saúde (9%). “A gestão pública, seja a Federal, Estadual ou Municipal, passa por grandes desafios, principalmente o aumento de demandas e a diminuição de recursos. Ter o trabalho reconhecido pela população, diante de uma conjuntura destas, é gratificante”, afirma Odival Andrade.

O prefeito reitera que essa avaliação popular tende a melhorar mais ainda, haja vista que estão previstas a inauguração de várias obras para este segundo semestre, dentre elas a conclusão da reforma do Mercado Público, que há tempos era cobrada pelos piripirienses.

“Quando assumimos, tivemos de reorganizar a prefeitura. E, hoje, já colhemos os frutos de uma Administração responsável e, como comprova a pesquisa, avalizada pela população”, finaliza Odival.

Credibilidade aponta que Odival lidera corrida de intenção de votos para prefeito

O Instituto Credibilidade também mediu a intenção de voto para prefeito em Piripiri. Na pesquisa eleitoral, Odival Andrade lidera entre os pretensos candidatos com pouco mais de 3 pontos percentuais de diferença do seu maior opositor, Luiz Meneses. Odival soma 37,50%, Luiz Meneses 34,13% e Socorro Mesquita 5,29%. Não sabe/Não opina somam 23%.

Para o prefeito, o quadro é animador porque quem vem propagando uma pré-candidatura são os seus oposicionistas, no caso, Luiz e Socorro. “Eu tenho me preocupado é com a gestão da cidade. Não venho anunciando candidatura. Isso será discutido quando for a hora. Talvez até por isso o povo reconheça o nosso trabalho e a nossa postura”, frisa Odival.

06 de agosto de 2015