• assinatura jornal

Notícias Oeiras

18 de agosto de 2017

Prefeito inaugura reforma e ampliação do Mercado de Oeiras Nova

Prefeito inaugura reforma e ampliação do Mercado Municipal de Oeiras Nova

O prefeito José Raimundo inaugurou na noite desta segunda-feira, 14, a obra de reforma e ampliação do Mercado Municipal do Bairro Oeiras Nova. O prédio recebe o nome do mestre de obras Inácio Vieira da Silva (Inácio Trinta), autodidata e notável trabalhador da construção civil, que participou da edificação de diversas obras em Oeiras e outras cidades do país.

Zé Raimundo comenta que a reabertura do mercado contribui para a geração de emprego e renda e possibilita o estabelecimento de novos negócios no município. “Fico feliz em poder vivenciar junto com o povo a concretização de um sonho dos moradores de Oeiras Nova e bairros vizinhos, que vão usufruir de um bem público e, através dele, retirar seu sustento, em um ambiente higienizado, acessível e adequado para a comercialização de seus produtos”, comemora o prefeito.

Na obra, orçada em R$ 282 mil, foram realizadas melhorias como revitalização da área externa, construção de rampas e banheiros com acessibilidade, escritório e almoxarifado.

Em nome da família, a filha de Inácio Trinta, Maricleyd Vieira, agradeceu pela homenagem. “Quero agradecer, como filha de Inácio Vieira da Silva, e em nome do restante da família, pela homenagem de lembra-lo como uma pessoa que prestou serviços à cidade de Oeiras”, comenta.

A solenidade de inauguração contou com a presença de familiares de Inácio Trinta, autoridades locais, permissionários do centro comercial e membros da comunidade. Completamente restruturado, o mercado dispõe de 28 pontos de comercialização – entre eles: loja de eletroeletrônicos, salão de beleza, loja de rações, lanchonete, restaurante, pet shop, mercearia, peixaria, açougue e pontos para comercialização de confecções e hortifrúti.

A vendedora de frutas e verduras, Fabiana Moraes, aprovou o espaço. “O mercado está muito bom, limpo e organizado. E é uma oportunidade de emprego e para geração de renda para muita gente”, elogia a vendedora.

“Ficou muito bom o espaço e espero que daqui para a frente só melhore”, torce a sacoleira Solange Meneses, que comercializa roupas, acessórios e itens de perfumaria no Mercado Municipal de Oeiras Nova.

Inácio Trinta

Referência profissional na área da construção civil, Inácio Vieira da Silva, popularmente conhecido como “Inácio Trinta”, começou sua vida laboral trabalhando no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras. Logo depois, mudou-se para Brasília-DF, onde trabalhou na construção dos ministérios. Em seguida, trabalhou no 2° Batalhão de Engenharia de Construção - Exército Brasileiro, no Estado do Maranhão. Entre 1974 e 1977, atuou na construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.

De volta a Oeiras, já como mestre de obras renomado, trabalhou na construção da galeria para escoamento dos esgotos, conhecida como Baixa do Cururu. Em seguida, atuou na edificação da cruz do Morro da Cruz, na drenagem do campo do Estádio Municipal Gérson Campos e em diversas construções: ginásios Santaninha e Juarezão, cemitério Campo da Esperança, igrejas Sagrada Família e São Vicente, Fazenda da Esperança e ampliação da ponte sobre o Riacho Pouca Vergonha.

Também atuou em obras no Contentamento, zona rural de Oeiras, e nos municípios de São João da Varjota, Bom Jesus e Barra D’Alcântara. As duas últimas obras conduzidas por ele foram: a reforma do Centro Diocesano Dom Expedito Lopes (Antigo Frei Jordão) e a reforma da 1ª Igreja Batista de Oeiras, entre 2011 e 2012.

17 de agosto de 2017

FestLuso traz grupos internacionais de teatro para Oeiras

FestLuso traz grupos internacionais de teatro para Oeiras

Grupos de teatro de Moçambique e São Tomé e Príncipe estarão em Oeiras participando do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso). O festival leva a cultura do teatro às ruas, praças e casas de espetáculos, com apresentações de diferentes grupos, unidos pela mesma língua. O evento acontece dias 22 e 23 de agosto, no Cine Teatro Oeiras.

Em “Nos Tempos de Gungunhama”, que acontece dia 22, o artista moçambicano Klemente Tsamba leva ao palco uma produção baseada na tradição oral dos contadores de histórias africanos, em que um único elemento se desdobra em vários personagens para retratar alguns episódios mágicos paralelos à vida do célebre rei tribal moçambicano Gungunhana. Klemente Tsamba interpreta seus personagens com a musicalidade dos ritmos tradicionais de Moçambique.

No dia 23, o espetáculo “Nós não morremos”, da Companhia Sorriso Negro, aborda o povoamento do território de São Tomé e Príncipe, destacando a eclosão de revoltas, escravidão, reconstrução e independência do país.

Antes do FestLuso, neste sábado, dia 19, às 20h, o Cine Teatro Oeiras recebe o espetáculo “Fiéis”. Com questionamentos sobre fidelidade, a peça retrata um grande amor familiar, que ultrapassa as gerações unidas por uma única sina. A produção é do Grupo Cangaço de Teatro com texto de César Crispim e direção de Rosivaldo Oliveto.

Confira a agenda do Cine Teatro

Sábado – 19/07

Espetáculo Teatral Os Fiéis – Floriano Piauí

Classificação 16 anos

Horário: 20h

Terça – 22/07

FestLuso – Espetáculo Nos tempos de Gungunhanha – Klement Tsamba – Moçambique

Classificação: Livre

Horário: 20h

Entrada franca

Quarta – 23/07

FestLuso – Espetáculo Nós Não Morremos – Cia. Sorriso Negro - São Tomé e Príncipe

Classificação: Livre

Horário: 20h

Entrada franca

15 de agosto de 2017

Jogos Estudantis mobilizam alunos de 41 escolas em Oeiras

Jogos Estudantis mobilizam alunos de 41 escolas em Oeiras; veja placar do final de semana

Foram abertos na última sexta-feira, 11, os Jogos Estudantis de Oeiras, competição organizada pelas secretarias municipais de Esportes e Lazer, Educação e Juventude. A solenidade de abertura aconteceu no Ginásio Santaninha e contou com a participação do prefeito José Raimundo, de secretários municipais, do deputado Bessah, vereadores, e de representantes da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE) e do Instituto Federal de Educação (IFPI).

Cerca de oito mil alunos de 41 escolas da rede pública – municipal, estadual e federal –, e da rede privada estão mobilizados nas competições de futsal, handebol, vôlei, vôlei de areia, futebol, capoeira e provas de atletismo.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Antônio Portela, acredita que as competições promovem o respeito e a união entre os estudantes. “Educação e esporte sempre levam a um bom lugar”, frisa Portela.

O prefeito José Raimundo diz que os Jogos Estudantis de Oeiras são um estímulo ao espírito esportivo e à difusão dos valores do esporte entre os jovens. “É um momento de confraternização entre as escolas municipais urbanas e rurais, escolas estaduais, particulares e federais. Mostramos com os Jogos Estudantis que se faz educação de qualidade promovendo o esporte”, destaca o prefeito.

Partidas de futsal e um amistoso de voleibol, disputado entre a Seleção Oeirense e o Combinado do Bairro Jureminha, marcaram o início dos jogos, que acontecem até o próximo dia 26 de agosto.

Os Jogos Estudantis de Oeiras têm apoio do SAMU, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Polícia Militar.

VEJA PLACAR DO FINAL DE SEMANA:

Sexta-feira (11)

Futsal Infantil – Masculino

Francisco Quirino – 2 x 1 – Alagoinha

Futsal Juvenil – Feminino

Pedro Sá – 2 x 1 – Farmacêutico João Carvalho

Futsal Juvenil – Masculino

Rocha Neto – 2 x 1 – CEEP

Sábado (12)

Futsal Infantil Masculino

Dom Edilberto – 1 x 5 – Visconde

Sítio – 1 x 0 – Paulo Freire

Futsal Mirim Masculino

Visconde – 0 x 4 – Costa Alvarenga

Gandhi – 6 x 0 – Várzea

Futsal Juvenil Feminino

Orlando – W x O – Contentamento

Futsal Adulto Masculino

EFADE – 2 x 6 – Nogueira

Futsal Infantil Feminino

Juarez Tapety – 1 x 3 – Sítio (pênaltis)

Orlando – 1 x 2 – Gandhi (pênaltis)