• Anuário 2017
  • Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Parnaíba

12 de outubro de 2017

Caso da mochica com dinheiro da lotérica, PM tem prisão decretada

Dois suspeitos participaram do assalto a lotérica, sendo que um morreu

Um cabo da Polícia Militar do Piauí foi preso suspeito de ter se apropriado de uma mochila com o dinheiro do assalto de uma lotérica no litoral piauiense. O crime ocorreu em 06 de janeiro deste ano, no bairro Betânia, em Parnaíba.

Bandido é morto após fazer reféns em Casa Lotérica.

O suspeito foi identificado apenas como o cabo Da Costa. A prisão foi decretada pela juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos.

De acordo com o delegado regional de Parnaíba, Eduardo Ferreira, a ação criminosa foi registrada em um vídeo que supostamente mostra o militar carregando a mochila com R$ 70 mil,  logo após a liberação do reféns e a prisão de um dos suspeitos.

Dois suspeitos participaram do assalto a lotérica, sendo que um morreu durante troca de tiros com a polícia

A imprença entrou em contato com o Relação Públicas da PM-PI que informou que não vai se pronunciar sobre a prisão no momento

Juiz condena pescador por estuprar deficiente

A sentença é do juiz de direito Marcos Augusto Cavalcanti Dias


O juiz de direito Marcos Augusto Cavalcanti Dias, da 2ª Vara Criminal de Parnaíba, condenou o pescador Francisco das Chagas Magalhães Rodrigues a 5 anos e 4 meses de reclusão em regime semiaberto. A sentença foi dada em 2 de outubro deste ano.

Segundo a denúncia, no dia 04/02/2017, o denunciado levou a vítima A. P. G., que é portadora de necessidades especiais, para o meio do mato, local onde tentou estuprá-la.

Moradores da região que estavam trabalhando na roça na localidade Labino, na zona rural de Ilha Grande, notaram a movimentação do denunciado e vítima, e ao abordarem os dois, perceberam que a vítima estava apenas de blusa e o denunciado estava nu.

Um dos populares acionou a autoridade policial enquanto outro permaneceu no local, armado com um pedaço de ferro, a fim de impedir que o denunciado continuasse a prática delituosa.

Para o juiz, “estão presentes os elementos objetivo e subjetivo do tipo penal violado (estupro de vulnerável), aquele consubstanciados na prática de atos libidinosos com pessoa portadora de enfermidade mental, consubstanciando o elemento subjetivo do tipo pela vontade livre e consciente do acusado na realização de prática sexual com pessoa em situação de vulnerabilidade legal, sendo o acusado culpável, imputável e plenamente ciente da ilicitude de seus comportamentos, não havendo nos autos qualquer elemento de prova a indicar inimputabilidade ou semi-imputabilidade do acusado, podendo dele ser exigida conduta conforme a norma proibitiva contida no tipo por praticado, não tendo o réu atuado acobertado por quaisquer das causas que excluam a ilicitude ou a culpabilidade, tendo, portanto, por merecer a devida e justa reprimenda estatal em decorrência das diversas e hediondas condutas criminosas perpetradas”.

O magistrado decidiu ainda manter a prisão preventiva do sentenciado negando a ele o direito em apelar da sentença em liberdade.

O juiz determinou ainda a transferência de Francisco das Chagas da Penitenciária Mista de Parnaíba para a Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos.

Prefeitura de Parnaíba pretende contratar 334 novos professores

Algumas áreas como Português, História, Ciências e Educação Física


Nos próximos dias a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) lançará um edital de teste seletivo para a contratação de 334 professores a serem lotados nas escolas municipais. O Decreto foi assinado na manhã desta quarta-feira (11) pelo prefeito Mão Santa. De acordo com a secretária de Educação, Altair Marinho, devido a ausência de previsão orçamentária para concurso, o processo seletivo visa suprir uma necessidade imediata da rede escolar. O período de atuação dos docentes aprovados tem duração de um ano, com prorrogação de mais 12 meses.

“Abriremos vagas para professores polivalentes, além de termos também algumas áreas específicas como Português, História, Ciências e Educação Física. O prefeito assinou o Decreto, que será publicado nos próximos dias”, explicou Altair.

De acordo com o técnico do Plano de Ações Articuladas da Seduc, Eliaquim Nunes, agora a Secretaria dará seguimento às demais etapas, como: contratação da banca organizadora que irá elaborar o edital, bem como a forma de seleção e demais informações referentes à inscrição, remuneração e carga horária.

Motociclista morre em acidente na BR 343, em Parnaíba

Gostava de ficar empinando a moto

Por volta das 1h da manhã desta quinta-feira, 12 de outubro, ocorreu um acidente envolvendo duas motos na Avenida Leonardo de Carvalho Castelo Branco, trecho urbano da BR 343 (rodovia que liga Parnaíba a Luís Correia), no bairro Reis Velloso, em Parnaíba. O acidente ocorreu nas proximidades do Emporium Paulista.

Um dos motociclistas, aparentemente um adolescente, identificado por David Klysman faleceu no local do acidente. No local foi encontrada apenas uma moto Biz na cor vinho.



11 de outubro de 2017

Secretário de Transportes anuncia melhorias na sinalização de trânsito

Secretário de Transportes anuncia melhorias na sinalização de trânsito de Parnaíba

“Em Parnaíba, em dez anos, quase nada foi feito para melhorar o trânsito em nossa cidade. O que fizeram foi muito pouco”. A afirmação foi feita pelo Secretário de Transporte, Maurício Machado, durante treinamento que sua secretaria possibilitou, no início da semana, para todos os  trabalhadores dos transportes coletivos de Parnaíba.

Para recuperar esse tempo – disse ele – a secretaria tem feito levantamentos sobre as necessidades mais urgentes, como por exemplo, a sinalização das ruas recentemente asfaltadas, o que deverá acontecer nos próximos 15 dias. Ele citou a Avenida São Sebastião, onde a sinalização vertical é a mais moderna, inclusive, refletiva.

Ele também informou que dois conjuntos semafóricos foram instalados em cruzamentos onde já foram registrados muitos acidentes. Trata-se do cruzamento do Cemitério Santana, formado pela Avenida João Silva Filho e Rua Cândido de Oliveira e também no cruzamento da Rua Ceará (BR 402), com a Rua Rodrigues Coimbra (acesso ao Hospital Dirceu Arcoverde). Esses dois semáforos deverão entrar em funcionamento a qualquer momento, para diminuir esses acidentes.

O Secretário de Transportes afirmou que não se conserta dez anos em dez meses, mas muito já foi feito, em atendimento aos requerimentos dos vereadores e aos pedidos também da população. “Outros projetos, visando a melhoria do nosso trânsito, estão sendo elaborados e serão executados brevemente, conforme o desejo do Prefeito Mão Santa.

09 de outubro de 2017

Homem mata cadela a facadas em Parnaíba

O acusado fugiu pulando muros de residências vizinhas.

Cadela é morta a facadas durante invasão de domicílio em Parnaíba

O fato ocorreu no final da tarde de domingo (08/10) no conjunto habitacional Porto das Barcas, no bairro Planalto Monteserrat, em Parnaíba. De acordo com os policiais que fizeram o atendimento da ocorrência, um homem identificado como Manoel Antônio dos Santos, de aparentemente  31 anos, teria invadido uma residência para tentar matar Antônio de Pádua da Silva Nascimento proprietário da casa. E como não teria encontrado ninguém, resolveu tentar contra uma a cadela que estava no quintal dando-lhe várias facadas.

Após a crueldade com o animal, o acusado tentou fugir pulando muros de residências. A própria população capturou Manoel dos Santos, conhecido popularmente como “Kenad”, após se pego por populares, vizinhos do dono da cadela começaram a linchá-lo. Com a chegada de uma guarnição do Grupamento de Atendimento Especial a Criança, ao Idoso e a Mulher (GAECIM), o linchamento parou.

Acusado de matar a cadela foi espancado pela população.  (Crédito: Kairo Amaral)
Foto: (Kairo Amaral)

Em depoimento o proprietário da casa disse que presta serviços a um oficial da Polícia Militar de Parnaíba e o acusado Kenad ficava dizendo que o mesmo era fuxiqueiro. "Ele já me ameaçou de morte várias vezes. Dessa vez, ele resolveu tirar a vida da minha cadela e ainda disse que aquelas facadas era só um aviso”, informou o proprietário da casa.

A cadela de nome “Nina” morreu na hora. O acusado ficou ferido e teve que receber atendimento no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) devido à tentativa de linchamento. Depois do atendimento ele foi encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba onde foi autuado por quatro crimes: maus-tratos a animais, invasão a domicílio, ameaça e lesão corporal.

Acusado de matar a cadela foi autuado por quatro crimes.  (Crédito: Kairo Amaral)

07 de outubro de 2017

Homem drogado tenta assaltar casa em Parnaíba

Cerca elétrica danificada por arrombador para praticar furto.


No início da tarde de sexta-feira (07), um homem com características de um jovem moreno, franzino, de aproximadamente 20 anos e com aspecto de que estivesse drogado, cortou a cerca elétrica de uma residência na Rua Antônio Prado, que fica no Bairro Reis Velloso, em Parnaíba. O suspeito entrou na casa no memento em que a dona da casa não estava pois tinha saído para pegar um filho no colégio, ficando apenas um outro filho que estava estudando. Quando percebeu a presença do assaltante, a criança correu e trancou as portas para se proteger. No momento em que a mãe da garota chegou de moto e ainda sem perceber que a casa tinha sido arrombada acionou o controle tentando abrir o portão, só que o arrombador segurava por dentro para que ela não conseguisse abrir. Com esforço e após ameaçar chamar a polícia ele soltou o portão e ela deu de cara com o marginal. 

 A dona de casa, Flávia Gonçalves, muito assustada ao se deparar com o meliante ainda teve que ouvir dele “Fiz nada não só tava aqui” e em seguida saiu correndo.

Foi muita sorte de Flávia, pois eles costumam agir de dupla e muito provavelmente tinha outro por perto que ele não conseguiu vê-lo. “Foi assustador ver aquele homem no meu jardim! Como estava com a moto ligada joguei pra cima dele e disse assim: vaza logo se não chamo a policia” disse Flávia.

06 de outubro de 2017

Terminal Rodoviário registra pouco fluxo de passageiros em de baixa estação

Parnaíba mostra uma realidade diferente



O Administrador do Terminal Rodoviário Urbano, Francisco Tribuzana, avaliando a frequência de entrada e saída de pessoas na cidade, disse esta semana que esse período compreendido entre os meses de agosto, setembro, outubro e novembro, o fluxo de passageiros na Rodoviária de Parnaíba diminui bastante.

Ele anuncia, entretanto, que a administração do terminal já está se preparando para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, quando o fluxo de passageiros aumenta consideravelmente. Afirmou ainda que, pela sua experiência, Parnaíba mostra uma realidade diferente de outras cidades, uma vez que aqui é o chamado final de linha.

Tribuzana explicou que esse final de linha se justifica porque o passageiro chega e sai da Rodoviária ou ele sai de casa para pegar um ônibus que sai da  rodoviária. ”Nós não temos passageiros em trânsito” – disse ele. Explicou que nós só temos dois ônibus que fazem isso, que é um que faz  a linha Fortaleza-São Luiz e um outro que faz a linha São Luiz-Fortaleza.

O administrador do Terminal disse ainda que o local foi todo reformado, com um amplo estacionamento e foi isolada a parte detrás, onde só têm acesso os ônibus das empresas credenciadas. Ele garantiu que até o final do ano será asfaltada a área que dá acesso às plataformas de embarque e desembarque.

“Todas as melhorias introduzidas no terminal, inclusive a reforma, foi uma determinação do Prefeito Mão Santa que defende que seja feita sempre uma boa prestação de serviços aos passageiros”. 

Terminal Rodoviário registra pouco fluxo de passageiros em de baixa estação

Parnaíba mostra uma realidade diferente



O Administrador do Terminal Rodoviário Urbano, Francisco Tribuzana, avaliando a frequência de entrada e saída de pessoas na cidade, disse esta semana que esse período compreendido entre os meses de agosto, setembro, outubro e novembro, o fluxo de passageiros na Rodoviária de Parnaíba diminui bastante.

Ele anuncia, entretanto, que a administração do terminal já está se preparando para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, quando o fluxo de passageiros aumenta consideravelmente. Afirmou ainda que, pela sua experiência, Parnaíba mostra uma realidade diferente de outras cidades, uma vez que aqui é o chamado final de linha.

Tribuzana explicou que esse final de linha se justifica porque o passageiro chega e sai da Rodoviária ou ele sai de casa para pegar um ônibus que sai da  rodoviária. ”Nós não temos passageiros em trânsito” – disse ele. Explicou que nós só temos dois ônibus que fazem isso, que é um que faz  a linha Fortaleza-São Luiz e um outro que faz a linha São Luiz-Fortaleza.

O administrador do Terminal disse ainda que o local foi todo reformado, com um amplo estacionamento e foi isolada a parte detrás, onde só têm acesso os ônibus das empresas credenciadas. Ele garantiu que até o final do ano será asfaltada a área que dá acesso às plataformas de embarque e desembarque.

“Todas as melhorias introduzidas no terminal, inclusive a reforma, foi uma determinação do Prefeito Mão Santa que defende que seja feita sempre uma boa prestação de serviços aos passageiros”. 

05 de outubro de 2017

Secretária assegura recursos do Programa “Mobilidade Urbana”

Secretária de Infraestrutura assegura recursos do Programa “Mobilidade Urbana” para Parnaíba

De acordo com informações da secretária municipal de infraestrutura e serviços urbanos, Maria das Graças Moraes Souza, Parnaíba será uma das poucas cidades do Piauí, fora a capital, que deverá ser contemplada no ano que vem com recursos do programa Mobilidade Urbana, do governo Federal, junto à Caixa Econômica. Este programa busca promover a articulação das políticas de transporte, trânsito e acessibilidade e, desse modo, gerar acesso ao espaço de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável.

Isso, segundo a secretária, é fruto de sua viagem recente a Brasília, quando “tivemos a felicidade de tratar do assunto direto com o Ministro das Cidades (Bruno Araújo) e temos a possibilidade de trazer R$ 30 milhões de reais, com o apoio de toda a bancada. Este apoio é porque Mão Santa hoje tem grande credibilidade em Brasília, pelas suas posições, nesse processo de separar os bons dos maus políticos e também pela sua austeridade. Hoje ele tem o apoio da bancada não só do Piauí, mas também de outros Estados, que estão nos ajudando a conseguir recursos” – disse a secretária.

Ela disse que, por exemplo, há sinalização positiva de emendas já asseguradas para Parnaíba, em 2018, dos deputados Mainha, Heráclito Fortes e Átila Lira, “independentemente de quem vota em quem. Isso se dá pela importância de Parnaíba” – frisou, acentuando já haver deixado em Brasília vários projetos bons e hoje (3) se reúne com todo o corpo de engenheiros e arquitetos da Seinfra para a agilização desses projetos do Programa Mobilidade Urbana, “porque é o que deve ser mais rápido, com recursos ainda para este ano”, informou.

De acordo ainda com Gracinha M. Souza houve contato também com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e já está empenhada uma emenda de custeio de um Milhão e 200 mil reais para este ano, “que conseguimos resgatar. É emenda de bancada dos deputados Silas Freire e Átila Lira, que estava lá, quase perdida e agora ela vem para Parnaíba e será empenhada ainda para este ano”, assegurou.

UPA 24 Horas

Gracinha garante também que a UPA 24 horas, do Bairro Piauí, deixada abandonada pelo governo passado, vai ser finalizada ainda este ano. “Encontramos com o senador Ciro  e com o ex-prefeito Florentino e demos uma pressão, junto com outros membros da bancada federal. O secretário de Saúde (Florentino) já recebeu o dinheiro do empréstimo do governo do Estado e  foi ele que deixou uma dívida grande, quando prefeito, junto às empresas que estavam na obra. E ele ficou de repassar para o município os recursos duas vezes e ainda não repassou. Eu, o secretário de Fazenda Gil Borges, e membros da bancada, estivemos com ele e agora espero que ele mande os recursos, porque, do contrário, ficará feio pra ele, como parnaibano, que foi prefeito. Agora, que  ele está com os recursos em caixa, espero que o repasse seja feito”, pontuou a secretária.

02 de outubro de 2017

Prefeitura adquire equipamentos novos para aparelhar Unidades de Saúde

Prefeitura de Parnaíba adquire equipamentos novos para aparelhar Unidades Básicas de Saúde

Novos equipamentos que vão ser distribuídos em Unidades Básicas de Saúde, em Parnaíba, foram adquiridos pela Prefeitura e entregues à Secretaria Municipal de Saúde, durante cerimônia realizada no Auditório Prefeito Lauro Correia, no início da noite da última sexta-feira. O ato contou com a presença do prefeito Mão Santa, do Secretário Interino da Saúde, Raimundo Bessa, da Coordenadora da Atenção Básica, Ana Flávia, além de secretários municipais e vereadores.

A Coordenadora Ana Flávia, fazendo uso da palavra, deu as boas vindas ao novo secretário Raimundo Bessa e disse ali estar se dando apenas uma pequena amostra dos equipamentos adquiridos para a saúde. Lembrou que no próximo dia 6 será inaugurado um novo Posto de Saúde (UBS), no Bairro do Carmo, “quando iremos colocar à disposição de todos esses equipamentos, que também serão levados para fazer a reposição em outros postos. É com grande satisfação que apresentamos essas melhorias à população!” – destacou.

O novo secretário de Saúde, Raimundo Bessa, disse ficar contente com “o nosso prefeito, porque ele direciona suas ações administrativas, principalmente, para o povo pobre, que usa nossos serviços de saúde. Quero lembrar que qualquer investimento em saúde e educação nos direciona para o desenvolvimento humano e é isto o que está ocorrendo neste momento”, pontuou.

Falaram ainda os vereadores Antônio Diniz, Bernardo Lima e o líder do governo, Carlson Pessoa, este último informando haver visitado cerca de 9 postos de saúde na presente legislatura, nos 2 primeiros meses de governo, e pode constatar o desastre que foi deixado pela gestão passada. “Agora a equipe é outra, bem melhor, mas ainda falta muita coisa. Mas estamos caminhando no rumo certo, com o apoio do prefeito Mão Santa, que vem trabalhando obstinadamente até 8 horas da noite, quase todos os dias”. E perguntou: “Qual o prefeito no Brasil que fica em seu gabinete até 8 da noite recebendo a população?”

O prefeito Mão Santa falou dos investimentos que tem feito em saúde, inclusive inaugurando novas Unidades Básicas, como a do Bairro do Carmo que será inaugurada no próximo dia 6. A prefeitura também, segundo o prefeito, pretende concluir a UPA (Unidade de Ponto Atendimento) 24 horas, no bairro Piauí, que foi uma das muitas obras abandonadas que o prefeito “herdou” da gestão passada.

29 de setembro de 2017

Prefeitura de Parnaíba promove Fórum Municipal de Educação

Prefeitura de Parnaíba promove Fórum Municipal de Educação

Com o slogan, “juntos fazemos a diferença”, a Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Educação do Município (Seduc), realizou durante toda a manhã desta quinta-feira (28), o Fórum Municipal de Educação – FME, no auditório da SEDUC.

Reconhecendo a importância dos fóruns permanentes de Educação como um espaço de participação da sociedade para a formulação e acompanhamento da política educacional do Município, a gestão do prefeito Francisco de Assis Moraes Souza – Mão Santa dá mais um passo para transformar a educação do município numa educação de qualidade. “O Fórum Municipal da Educação – FME é um momento ímpar na comunidade escolar. É o momento de chamar a educação para os segmentos da sociedade, a fim de que possa ser feito uma avaliação e para medir o trabalho que está sendo realizado”, destacou a professora Altair Maria Sousa Marinho, secretária de educação.

“Estamos felizes de estarmos dentro do prazo de apresentação, enquanto vemos que muitos outros Municípios ainda não conseguiram apresentar esse Fórum de Educação e nem desenvolvê-lo com qualidade, sendo que nós estamos totalmente imbuídos do propósito da melhoria da qualidade da nossa educação”, disse.

O Fórum Municipal de Educação tem como principais objetivos: Possibilitar o encontro entre sociedade civil e o poder público; coordenar as conferências municipais de educação; Fazer o acompanhamento e execução das metas do Plano Municipal de Educação – PME em consonância com o PNE; promover a participação nos processos decisórios e na gestão de políticas públicas educacionais e divulgar amplamente as metas alcançadas no PME.

Representando o prefeito de Parnaíba, o Professor Israel José Nunes Correia enfatizou a importância do profissional da Educação e conclamou a todos para, juntos, trabalharem para elevar a qualidade da educação do Município, prometendo empenho pessoal nas reinvindicações para melhoria na infraestrutura das Escolas. “É muito bom ser professor; é muito bom ter trinta e sete anos de magistério e é um orgulho estar fazendo parte desse fórum com vocês. Recai sobre nossa geração, uma geração mais madura, a responsabilidade de uma revolução na educação da Parnaíba”, frisou Israel Correia.

“Os índices de Parnaíba já não refletem a potência que o município pode ser. Vocês ouviram o hino da Parnaíba: “Essa oficina de labor que nos encanta, prosseguir sempre é o nosso lema”. “O amor já não reflete o que era antes”. Eu não acredito que o professor seja vitima dessa canção. Eu acredito que outros amores possam ser vítimas do tempo, mas a vocação de ser professor, ela não é vítima do tempo. O bom professor tem sempre um coração de estudante e é com esse coração de estudante que o professor pode levar seus alunos a sonhar o que ele sonhou um dia. Eu não acredito que vocês estejam acomodados; eu não acredito que vocês, sendo convocados, não aceitem colocar a Parnaíba no lugar que ela merece. Juntos, nós iremos colocar Parnaíba no mapa da educação do estado”, disse.

O professor Romário Rawilson do Nascimento abriu o círculo de palestras com o tema: “A importância da participação da sociedade na construção de uma Educação de qualidade e efetiva”. Em seguida o  professor João Carlos Borges explanou sobre o tema: “O Plano Municipal de Educação”. A professora Jalma de Sousa Guimarães finalizou com o tema: “Fórum Permanente de Educação”

15 de setembro de 2017

Parnaíba sediou o II Fórum do Sistema Único da Assistência Social

Parnaíba sediou o II Fórum Descentralizado do Sistema Único da Assistência Social

Reunindo mais de 200 gestores e técnicos de referência do Sistema Único da Assistência Social (Suas) dos territórios da Planície Litorânea, Cocais e Carnaubais, a cidade de Parnaíba sediou, na terça-feira (12) e nessa quarta-feira (13), o II Fórum Descentralizado do Suas.

Promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Unidade de Gestão do Suas(Ugsuas), o evento teve como objetivo debater acerca de prioridades do Pacto de Aprimoramento do Suas em âmbito municipal, o apoio técnico aos gestores municipais e o gerenciamento dos sistemas da Rede Suas e Cadastro Único/Bolsa Família.

Durante o Fórum, foram abordados temas como a gestão do Suas; a equipe técnica necessária para boa execução dos serviços; a utilização dos recursos de tecnologia da informação, de dados do próprio cadastro único; ferramentas de gestão do bolsa família, a utilização dessas ferramentas para boa gestão também dos municípios; dentre outros.

“Na oportunidade, nós também abordamos a necessidade de incluir as famílias no cadastro único, especificamente as famílias do benefício de prestação continuada, que é uma meta para este ano, sob pena de haver até corte dos benefícios para estas famílias, na verdade, corte para idosos e pessoas com deficiência. Nós orientamos os municípios de como evitar isso e incluir a família beneficiada do BPC no cadastro único”, acrescentou o coordenador estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família da Sasc, Roberto Oliveira.

“Com participação ativa dos presentes, o Fórum foi uma grande integração de praticamente todas as diretorias da Sasc com representantes dos Direitos Humanos, de Creas, Cras, do programa Criança Feliz, com secretários de diversos municípios em prol do aprimoramento do Suas em nosso estado”, concluiu Roberto.

14 de setembro de 2017

Parnaíba poderá ser contemplada com obras de infraestrutura

Parnaíba poderá ser contemplada com obras de infraestrutura em parceria com o Governo Federal

O Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, disse estar na esperança de que Parnaíba possa ser contemplada, em breve, com recursos federais, para aplicação em obras de mobilidade urbana. Ele tem repassado este seu desejo a secretários municipais e vereadores.

Segundo Mão Santa, o Governador do Estado pretende fazer um convênio com a Prefeitura para a execução dessas obras, utilizando esses recursos conseguidos através do Senador da República, Ciro Nogueira, mas – segundo o prefeito – isso só será possível se os recursos forem aplicados em obras definidas pela administração municipal.

As obras citadas por Mão Santa e que inicialmente deverão ser objeto do convênio são: conclusão do trecho que falta da Avenida São Sebastião, para atingir o bairro Portinho, bem como o asfaltamento da Avenida Francisco Borges dos Santos, que se inicia no aeroporto e vai até a comunidade Carpina, e ainda o asfaltamento da estrada de acesso à comunidade São José (Céu), na Ilha de Santa Isabel. Depois, outras obras poderão ser realizadas.

Disse o Prefeito que esse convênio, caso seja assinado, deverá ter seus recursos prioritariamente aplicados nessas obras acima citadas. Por isso ele disse que pediu ao deputado estadual Dr. Hélio, que marque uma audiência com o governador Wellington Dias quando o assunto deverá ser discutido.

07 de setembro de 2017

Monumento da Independência do Brasil será reformado

Secretaria de Infraestrutura vai reformar Monumento da Independência do Brasil em Parnaíba

Dando sequência ao processo de revitalização de praças e monumentos de Parnaíba, que vem sendo executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, a secretária Maria das Graças informou, em recente depoimento, que, a exemplo do Monumento da Águia, também passará por reforma o Monumento da Independência do Brasil, erigido em Parnaíba para celebrar o dia 19 de outubro de 1822, que marca a Independência do País no Piauí, conclamada pelos patriotas Simplício Dias da Silva, Leonardo de Carvalho Castello Branco, João Cândido de Deus e Silva e José Francisco de Miranda Osório, que aderiram ao movimento iniciado em 7 de setembro de 1822 com Dom Pedro I, em São Paulo. Em homenagem à data foi instituído o “Dia do Piauí” (Lei nº 176/1935).

O referido monumento encontra-se na Praça da Graça, em frente ao anexo da Câmara Municipal de Parnaíba. Possui cerca de cinco metros de altura e sua base é quadrada, descerrando, em ambos os lados, um conjunto de quatro degraus. É notadamente um dos pontos turísticos de Parnaíba que resistiu, inclusive, às reformas que deram origem à atual Praça da Graça.

De acordo com Gracinha, há projeto também em sua secretaria para a valorização do marco zero da cidade, que também fica na Praça da Graça e é por muitos desconhecido. A intenção, segundo ela, é transformar o local num ponto turístico, onde há a proposta de que seja construída no local uma grande imagem da padroeira da cidade – Nossa Senhora Mãe da Divina Graça. “Isso com projeto bem formatado, com tudo combinando com o paisagismo da praça” disse Gracinha.

06 de setembro de 2017

Agentes penitenciários anunciam greve

Devem paralisar atividades na próxima segunda

(Foto: Divulgação Sinpoljuspi)
Os agentes penitenciários do Piauí anunciaram greve por tempo indeterminado e devem paralisar as atividades na próxima segunda-feira (11). Entre as reivindicações da categoria está o reajuste salarial, além de melhores condições de trabalho.

“Até agora o governo não se manifestou, nem quis sentar com a categoria para dar uma previsão sobre o cumprimento do último acordo que foi feito no final do ano passado, mas que até agora não foi cumprido. Por conta disso, não nos restou nenhuma alternativa a não ser paralisar as atividades”, explica Kleiton Holanda, vice-presidente do Sinpoljuspi (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado).
Ainda de acordo com Kleiton Holanda, ficarão suspensas as visitas aos presos, tanto a íntima quanto a de advogados e parentes. “Durante a greve também não iremos receber nem fazer a transferência de presos. A única coisa que continua é a alimentação, o banho de sol e o encaminhamento para atendimentos de urgência e emergência”, diz Holanda.
O vice-presidente do Sinpoljuspi afirma que, a categoria está insatisfeita com as obras inacabadas de alguns presídios, além da escassez de servidores. “A população carcerária cresce a cada dia e enquanto isso o Estado continua sem contratar mais gente. Pelo contrário, quando a Casa de Detenção de Campo Maior ficar pronta, vão tirar de onde já não tem para colocar lá”, diz.
Kleiton Holanda conta que na Casa de Custódia, por exemplo, são cerca de mil detentos para apenas dez agentes penitenciários de plantão. “Temos um déficit de 2.400 servidores. O certo seria um agente para cada cinco presos, ou seja, lá precisaria de pelo menos 200 atuando em cada plantão, mas há apenas 10 divididos cada um em uma parte da unidade”, afirma.  
A greve que começa no dia 11 deve seguir por tempo indeterminado.