• Clínica Shirley Holanda
  • Semana do servidor
  • Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Amarante

16 de abril de 2016

Magna Ferreira foi encontrada morta em Teresina

Magna Ferreira foi encontrada morta em Teresina

Magna foi vitima de um assasinato cruel

Ex- Locutora foi encontrada morta em Teresina

 A ex-locutora Magna Ferreira, que morou muito tempo em Amarante, foi encontrada morta na noite de ontem (15)no bairro Mocambinho, zona Norte da capital .

Informações chegadas ao blog dão conta que Magna teria sido assassinada com varias perfurações de arma branca.

A jovem tinha desaparecido desde o dia 11/04 e foi blogado aqui no dia de ontem(15).O corpo será velado em Amarante.



12919909_1020640924682409_473294893432581011_n12524142_1016730081740160_8592111825900979148_n12524245_1016533471759821_966578033916968241_n


Fotos: perfil de Magna Ferreira no Facebook

 Confira matéria do desaparecimento ontem(15)

Ex-locutora de radio está desaparecida

Magna Ferreita atuou como locutora na Cidade Azul FM

15/04/2016 20:13h - Atualizado em 16/04/2016 00:06h

 A ex-locutora  da rádio cidade azul FM de Amarante,  Magna Ferreira, está desaparecida desde o dia 11 de abril. Magna, que está morando em Teresina, foi pra casa de uma amiga na última 2ª feira(11) , próximo ao  bairro  Planalto Uruguai, na capital piauiense e, desde então não se tem mais noticias.Quem souber de alguma informação entre em contato com os familiares pelo telefone 041(86) 994647866A jovem que morou muito tempo em em terras dacostiana, nasceu na localidade Piquizeiro, São Francisco(MA) ,cidade maranhense que faz divisa com Amarante(PI).


Foto de Ilana Avelino.

Fonte: saviolagesblogspot.com
Edição: Sávio Lages
Por: Sávio Lages


03 de abril de 2016

Oposição “bate martelo” e fecha com Diego Teixeira

Oposição “bate martelo” e fecha com Diego Teixeira

Diego não tem pressa para seu vice ser definido


A oposição à atual gestão da Prefeitura de Amarante, composta por dissidentes do PT e os partidos PTC, PSB,PP,DEM,PSDB,PR,REDE E PEN, depois de vários dias de discussão nos bastidores, chegaram a um denominador comum na última quinta feira (31), escolhendo o vereador e ex-prefeito interino Diego Teixeira(DEM), como pré-candidato a Prefeito no pleito deste ano de 2016.A decisão foi aceita por todas as lideranças e movimentos sociais contrários ao comando atual da prefeitura da cidade. Depois da aclamação, Diego falou que o seu vice deverá sair em comum acordo com os partidos que irão lhe apoiar.



Governador deverá ficar neutro na eleição dacostiana

Um pré-candidato a vereador pelo PT informou em off ao blog, que o Governador W. Dias(PT) pode não apoiar nenhum dos candidatos na eleição de Amarante. Pesa sobre a decisão do Governador, embora Clemilton Queiroz(PT)  seja pré-candidato apoiado pelo prefeito Luiz Neto(PSD), o posicionamento de vários deputados que dão sustentação ao seu governo em marchar juntos com a oposição amarantina, dentre eles, três do seu próprio partido de Wellinton: João de Deus, Cicero Magalhães e Paulo Martins.




25 de fevereiro de 2016

Jogador amarantino atuou como titular, ontem(24), pela Copa do Nordeste

Jogador amarantino atuou como titular, ontem(24), pela Copa do Nordeste

O jogador tem apenas 16 anos de idade

 


Valendo Pela 3ª rodada da Copa do Nordeste de Futebol, ontem(24), em Teresina no Estádio Albertão, o River enfrentou o Sport Recife e empatou por 2 a 2.O time piauiense jogando melhor, saiu na frente e fez 2 a 0,com gols de Vanderlei, mas no final da partida cedeu o empate com gols de Everton Felipe. No time pernambucano, um piauiense , natural de Amarante, entrou em campo como titular,trata-se de Juninho com a camisa 28, de apenas 16 anos.

Com apenas 16 anos, Juninho começou a treinar com o elenco profissional do Sport neste ano. Ele nem sequer passou pelo time sub-20 e foi chamado para compor um treinamento porque boa parte dos jovens do elenco estava disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Depois de ir bem nos treinos, foi mantido no grupo mesmo com os retornos de Fábio e Wallace.

Juninho de camisa azul



Com familiares antes do jogo

FICHA TÉCNICA

 

RIVER 2x2 SPORT RECIFE (Copa do Nordeste - 1ª fase - 3ª rodada - Grupo D); Data; 24/02/2016 (quarta-feira à noite); Local: Estádio Albertão (Teresina); Arbitragem: Ranilton Oliveira de Sousa, auxiliado por Antônio Fernando de Sousa Santos e Ivanildo Gonçalves da Silva (todos do Maranhão).

 

Gols: Vanderlei 17 do 1° tempo; Vanderlei 16, Everton Felipe 38 e Everton Felipe 42 do 2°.

 

Cartões amarelos: Amarildo, Vanderlei (RIV), Rithely e Juninho (SPO).

 

River - Naylson; Tote, Paulo Paraíba, Rafael Araújo e Marquinhos (Alex Santos); Amarildo, André Beleza, Rogério (Kassio) e Esquerdinha; Lucas Bacelar (Diego Lira) e Vanderlei. Técnico: Capitão.

 

Sport Recife - Magrão; Ronaldo, Luiz Gustavo, Henriques e Cristiano; Rithely (Neto Moura), Luis Antônio, Gabriel Xavier (Wallace) e Fábio; Everton Felipe e Juninho (Renê). Técnico: Paulo Roberto Falcão.


22 de fevereiro de 2016

Em novo pleito, oposição vence eleição no STR

“Eu não vou revidar porque não sou igual a ele. Eu não fui ligar para ele fazendo chacota da cara dele como ele fez comigo porque eu tenho dignidade.”

 

Depois da Justiça Federal ter anulado a eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amarante ,ocorrida em abril de 2015, por fraude comprovada, aconteceu ontem (21), a nova eleição para escolher o novo presidente do Sindicato . Estavam concorrendo Angela(Chapa 1) e Luiza Neta (Chapa 2).Os números de trabalhadores rurais aptos a votarem eram 2030 e a vencedora ,Luiza, obteve uma maioria de 123 votos.

A eleição movimentou a cidade, e além de centenas de Homens e Mulheres do Campo ,teve forte participação de políticos e, mais parecia uma eleição de Prefeito,de uma lado os oposicionistas,Vereadores Rogério Macedo(REDE);Mylana Vilarinho(PT);Diego Teixeira(DEM) Itamar(PSDB) e as lideranças Mateus Vilarinho(PR);Ronaldo Brandão(PT),ex-prefeito Helcias Lira; empresario Campelo; Advogado Clistenes Moura ; Cleyton Moura, dentre outros. E no grupo perdedor, teve um forte aparato da Prefeitura de Amarante, com o Prefeito Luiz Neto(PSD), o vice Clemilton Queiroz (PT) e o vereador Zé Pereira (PT) que estava a 16 anos a frente do  Sindicato, seja com Presidente ou tesoureiro.

O pleito estava tão politizado, partidariamente falando, que o Vereador Rogério Macedo(REDE) fez um desabafo a um portal da cidade quando soube da vitória de Luiza Neta "

“Eu não vou revidar porque não sou igual a ele. Eu não fui ligar para ele fazendo chacota da cara dele como ele fez comigo porque eu tenho dignidade.” Essa resposta teria sido porque na eleição anulada de abril do ano passado, o vereador teria recebido um telefonema do prefeito para lhe provocar.

Blog tinha previsto tendência do eleitorado de Amarante

No dia 15/01,o blog tinha postado uma matéria intitulada "Vereador Filho(PSD) confirma pré-candidatura a Prefeito" e no bojo do texto, foi feita uma analise baseada nas manifestações recebidas por esse blogueiro  de  pessoas que moram em Amarante e numa enquete feita pelo portal Somo Noticias, de responsabilidade do jornalista Denison Duarte , em que a tendência neste momento na cidade é que o eleitor não quer mais continuar com os atuais gestores no poder a partir de 2017.Se colocarmos que a enquete, mesmo não tendo base científica e, quem tem mais  acessos   a internet são  as pessoas da zona urbana , agora foi diferente, a derrota da prefeitura na eleição do Sindicato, foi para trabalhadores rurais,que além de somarem quase 30% de todo o eleitorado da cidade, e  que, teoricamente ,são pessoas sofridas e com menor poder aquisitivo do que o resto da população , são eles os eleitores que a atual gestão tem mais apostado em fazer a sucessão do candidato do prefeito.

21 de janeiro de 2016

Amarante é destaque em estudo arquitetônico

"Curiosamente , a Amarante brasileira possui a mesma fisionomia da da Amarante portuguesa"

 

Amarante é destaque em estudo arquitetônico

No dia de ontem(20), fomos fazer uma visita ao escritório Laline Mendes arquitetura Ltda , da conceituada e bem sucedida Arquiteta Laline Mendes , localizado na Rua Desembargador Manoel Castelo Branco 2148 -Jockei Club, Teresina-PI. A intenção era termos acesso ao trabalho que a profissional realizou sobre a cidade dacostiana,

denominado " A Influência da Arquitetura Colonial no Conjunto Arquitetônico do Século XIX, no Centro da Cidade de Amarante - Piauí ". A pesquisa foi publicada posteriormente em um livro do Instituto Camilo Filho.

No especial, Laline ,retrata o sentido histórico da arquitetura brasileira, a semelhança entre à Amarante do Piauí e a de Portugal, o material usado na construção da cidade, quantidade de edificações, piso interno, estrutura, estado de conservação , dentre outros detalhamentos.

Histórico da Arquitetura no Brasil

São notórias as diferenciações das manifestações arquitetônicas em regiões interioranas como Minas Gerais, Goiás e Piauí, entre outras, em relação às cidades de Salvador e, posteriormente, do Rio de Janeiro, que sofreram maior controle português.

Embora a implantação da cidade de Amarante não tenha registro que comprove que seu planejamento foi pré-determinado, a exemplo do que ocorreu em outras cidades piauienses , como Oeiras e Parnaíba, o traçado da cidade é nitidamente geométrico, como afirma Olavo Pereira da Silva Filho, em artigo sobre o Inventário de Proteção do Acervo Cultural do Piauí, o que nos leva a crer  que o arruamento de Amarante

também tenha sido fixado por Carta Régia.

Homônima da Amarante portuguesa

Segundo o diplomata Alberto da Costa e Silva, em muito se assemelha com a Amarante portuguesa

"Curiosamente , a Amarante brasileira possui a mesma fisionomia da Amarante portuguesa"

Contruções

A imagem urbana de Amarante é tipificada  pela presença de arcos abatidos e originais, demonstrando a influencia de origem mourisca(palavra que deriva de mouro) era o nome dado aos ibéricos  muçulmanos batizados depois da política pragmática dos Reis Católicos de 14 de Fevereiro de 1502.), trazida pelos comerciantes que fundaram a cidade.Há no entanto, a predominância de vãos de vagas retas, podendo ser observado em uma mesma fachada, diferentes tipos de vergas.

Telhado 

A forma mais comum de telhado encontrado no conjunto arquitetônico observado , é o de duas águas na direção longitudinal do lote. sendo a cumeeira posicionada sobra a parede que divide a sala da alcova, resultando em águas de comprimentos diferentes.

Arquitetura do século XIX 

Diante do estudo realizado no conjunto arquitetônico do século XIX no centro da cidade de Amarante, podemos afirmar que suas características arquitetônicas predominantes se identificam com a arquitetura do período colonial, de herança portuguesa. curiosamente, isso pode ser observado , apesar da defasagem de tempo da origem da fundação da cidade, em relação ao período colonial e da mistura de elementos de estilos diversos o que se evidencia pelo uso de vergas retas, arcos ogivais e abatidos, telha vâ, estrutura de carnaúba,ladrilho de barro, venezianas , beira-seveira, cimalha e bica. simalocros de colunas, revestimentos em azulejos, dentre outros, o que resultou, surpreendentemente, em uma arquitetura de grande efeito plástico.

Laline Mendes

Laline Mendes é Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Integrada Isabela Hendrix de Belo Horizonte(MG) e Especialista em História da Arte e da Arquitetura pelo ICF .Ministra aula no Instituto Camilo Filho ,Atua há 20 anos no Mercado na área de Urbanismo,Arquitetura Comercial, Residencial, Industrial, Institucional
e Corporativa fornecendo Projetos Executivos, Ambientais, Detalhamento para todo o Nordeste brasileiro.

15 de janeiro de 2016

Vereador Filho(PSD) confirma pré-candidatura a Prefeito

Gonçalo, que antes deveria ser apenas vice de Clemilton Queiroz(PT), resolveu tomar essa decisão segundo ele "pelo clamor nas ruas da cidade e no interior" e já teria avisado Clemilton sobre sua decisão.

 

Vereador Filho(De azul) ao lado do Vereador e presidente da câmara de vereadores Magazon (PSD) e o professor Valdemir

O vereador Gonçalo Filho(PSD) , confirmou para o portalodia/amarante a sua pré-candidatura a prefeito em 2016.Embora pertença a mesma sigla partidária do prefeito Luiz Neto, o vereador disse que numa hipótese de não conseguir viabilizar sua candidatura no partido, deverá migrar para outra sigla, já que existe uma janela aberta para tal. Gonçalo, que antes deveria ser apenas vice de Clemilton Queiroz(PT), resolveu tomar essa decisão segundo ele "pelo clamor nas ruas da cidade e no interior" e já teria avisado Clemilton sobre sua decisão.

O grupo que dá sustentação ao prefeito Luiz Neto se encontra dividido , uns são contra  apoiar Clemilton e outros são a favor, embora o prefeito diga que mantém o apoio ao seu vice nas eleições deste ano, algumas pessoas da cidade acham que Neto poderá ficar neutro no pleito, isso evitaria gastos em excesso do executivo municipal e , com isso   poderia entregar a Prefeitura, senão enxugada, mas com as contas em dia.

Oposição
 oposição continua unida e sem baixas, na própria Câmara  Municipal os vereadores de oposição estão marcando serrado nos "erros" da gestão do município e, muitas vezes, com discussões acaloradas, como foi quando da presença do Diretor do Hospital para fazer esclarecimentos a cerca do atendimento naquela Casa de Saúde.Recentemente o portal Somos Noticias, que trata de matérias do dia a dia da cidade, de responsabilidade do jornalista Denison Duarte, fez uma enquete para saber" em que  você votaria para prefeito em 2016?" e dos vários nomes citados, a grande maioria são da oposição, perfazendo em torno de 65% dos votos, ou seja, caso haja transferência de votos e a oposição se mantenha unida , hoje ,a Vitoria seria maiúscula, pelos dados lá mostrado.Evidentemente que não é nada científico, é apenas uma enquete, mas já podemos dizer que é uma tendência de qual rumo o povo quer seguir a partir de 2017.

06 de novembro de 2015

Amarantino assassinado em Teresina foi morto por engano

Autor do crime foi apreendido na casa da tia e confessou que atirou para matar rival.


Policiais da 2º CIA do Promorar apreenderam, no começo da tarde de hoje (06) um adolescente de 16 anos, de iniciais L.H, que confessou ter matado Rudson da Silva Alves com um tiro no tórax na noite de ontem (05) no Parque das Esplanadas. O adolescente estava escondido na casa de uma tia na Vila Irmã Dulce e disse que confundiu Rudson com um rival que estaria circulando pelas redondezas.


Leia também:

Adolescente é morto durante tentativa de assalto na zona Sul 


“Ele confessou que matou o rapaz ontem e deu detalhes de como tudo aconteceu. Disse que queria, na verdade, atingir um desafeto que circulava por ali e confundiu o Rudson com ele. Quando deu o primeiro disparo, o rapaz saiu correndo, e ele continuou atirando até que o atingiu”, relata o capitão Paulo Silas, comandante da PM do Promorar.

 Sobre a apreensão de L.H, o capitão relata que ele não resistiu à abordagem dos policiais e que estava na presença de parentes quando foi autuado em flagrante. Seus familiares, segundo a PM, tinham conhecimento de que ele havia matado uma pessoa. L.H foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios onde permanece recolhido para prestar depoimento.

Entenda o caso

O jovem de 17 anos Rudson da Silva Alves foi assassinado no final da noite de ontem (06) quando estava na porta de casa na companhia de familiares. À polícia, os populares informaram que os suspeitos tinham a intenção de cometer um assalto e que as vítimas entraram correndo em casa

Seduc oferta 20 mil novas vagas do Pronatec para o Piauí

Amarante será contemplada com 120 vagas

Segundo a secretária da Educação, Rejane Dias, serão contemplados 90 municípios do Piauí, incluindo a capital.

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), por meio da Unidade de Ensino Técnico e Profissionalizante (Uetep), garante novas vagas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Serão ofertadas 20 mil novas vagas.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, serão contemplados 90 municípios do Piauí, incluindo a capital. “A disponibilidade das vagas visa garantir o atendimento a diversos públicos e municípios, por meio da pactuação e acordos firmados entre o Sistema S (Senai, Senac, Senar)  e Rede Federal (IFPI e UFPI), além da oferta já garantida pela Seuc”, frisa.

Ao tornar-se demandante dessas vagas, a Seduc passou a realizar todas as pré-matrículas dos cursos, sendo necessário do candidato a apresentação de cópia do RG, CPF, comprovante de residência, declaração de escolaridade e, no caso da Seduc, acrescenta-se o Nº do PIS (que deve constar na carteira de trabalho e, caso a pessoa não tenha ela, terá que providenciar, sem garantia da reserva de vaga). 

Os responsáveis pelo Pronatec em cada município devem ficar atentos aos critérios de escolaridade e idade mínima para cada curso, pré-requisito que garante a matrícula dos mesmos.  Cada ofertante deverá solicitar ao aluno o número de uma conta bancária para pagamento do benefício a ele garantido e que beneficiários serão também informados sobre em que Banco a conta deverá ser aberta.

A diretora da Uetep, Adriana Moura, lembra a todos os responsáveis pelas pré-matrículas na capital e interior que não deve existir nenhum critério de favoritismo frente aos candidatos aos cursos ofertados, sendo o único critério o de ordem de chegada e atendendo todos os pré-requisitos informados anteriormente.

“É de inteira responsabilidade do orientador e do articulador de cada Gerência Regional de Educação (GRE) a transparência deste ato democrático e de direito a todos os cidadãos”, alertou a diretora.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) utiliza alguns critérios para a liberação de vagas, tais como: População Economicamente Ativa, População Jovem, Arranjos Produtivos Locais, dentre outros. Critérios estes que impactam diretamente na liberação de vagas por município, bem como, dos cursos a serem ofertados, por isso, poderá haver redução de vagas em alguns municípios selecionados.

A diretora da Uetep informa ainda que a GRE de Parnaíba e as gerências de Teresina deverão aguardar um próximo contato para autorização das pré-matrículas dos cursos FIC. “Considerando o atendimento de parcerias já executadas em momentos anteriores e que deverão ser atendidas, os orientadores das referidas GRES ainda não podem fazer a captação de pessoas”, completa Adriana Moura.Amarante terá 120 vagas, confira!

AMARANTE PISCICULTOR 20 

AMARANTE OVINOCULTOR 20

AMARANTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA 40 

AMARANTE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO 40 

Fonte:SEDUC