• Clínica Shirley Holanda
  • Semana do servidor
  • Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias José de Freitas

25 de outubro de 2014

Fio energizado cai e mata dois animais em José de Freitas

2 horas depois a Eletrobras Piauí ainda não havia feito os reparos

No povoado Campestre, localizado na divisa de José de Freitas com a capital Teresina, grande região da Meruoca,  um fio de alta tensão caiu matando duas vacas. 12 horas depois a Eletrobras Piauí ainda não havia feito os reparos.

Moradores da região tiveram que fazer barreiras para isolar o trecho da estrada, afim de evitar novos acidentes. No local moram aproximadamente 20 famílias.

A descarga elétrica foi tão forte que chegou a arrancar a pata do animal. Depois da morte dos animais, os moradores se revezaram para garantir que nenhum outro acidente acontecesse.


O sr. Carlos Salomão, Gerente da Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais da Eletrobrás - distribuição Piauí, após ler essa matéria, nos fez o seguinte esclarecimento:


Prezado Aerton Tingaúna,

A respeito de nota publicada em seu blog sob o título: âFio energizado cai e mata dois animais em José de Freitasâ a Assessoria de Comunicação da Eletrobras distribuição Piauí informa que o fato não foi registrado no nossos sistema de acompanhamento de ocorrência devido a um problema no sistema de telefonia da operadora OI que atende ao nosso telefone do call center.

A Eletrobras somente tomou conhecimento do fato através de populares e logo em segui deslocou equipe de técnicos para isolar a área enquanto era feito a emenda dos cabos em seguida a energização da rede de distribuição.

A Distribuidora de energia agrade e enaltece a iniciativa da população daquele povoado que tiveram a iniciativa e o cuidado de preservar a área evitando assim que transeuntes viesse a sofre dano físicos.

Aproveita a oportunidade para alertar a população para adotar os mesmos procedimentos dos moradores do povoado Campestre não se aproximando de fios caídos e ligar imediatamente para a Eletrobras Piaui através do telefone 0800 086 0800. Nunca se aproximar de fios caídos no chão pois eles podem estar energizados.


CARLOS SALOMÃO FILHO

Gerente da Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais

Eletrobrás - distribuição Piauí

23 de outubro de 2014

Semac entrega certificado de curso para jovens de José de Freitas

Semac entrega certificado de curso para jovens de José de Freitas

Os alunos são da comunidade Ema, zona rural do município

Na manhã de quarta-feira (22), a sede da Semac (Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania), esteve repleta de jovens que recentemente concluíram o curso de produtor de mandioca em José de Freitas.

Os dez alunos da comunidade Ema, na zona rural do município, se sentiram agraciados pela realização do curso e obtenção de conhecimento através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PI), que em parceria com a SEMAC vem realizando vários cursos no município.

O objetivo desses cursos é promover o ensino técnico e profissionalizar pessoas e transformar mecanismos locais em arranjos produtivos.

Estiveram presentes na solenidade de entrega de certificados a secretária de Ação Social, Maria das Graças, Rosário Melo, Layla Carolina, que é Coordenada do Assessuas, João Gabriel que é Consultor do Sebrae, além de toda a equipe da Semac.

Na ocasião João Gabriel destacou o potencial da cidade no ramo empreendedor. âNovas ações estão sendo feitas voltados para o desenvolvimento do território, favorecendo o empreendedorismo em José de Freitasâ, disse ele.

Segundo Dona Maria das Graças, os jovens de José de Freitas tem a tendência de buscar o ensino profissionalizante. âRecebemos uma relação de mais 200 cursos que serão aplicados na nossa cidade. Eu espero que mais pessoas tenham acesso a esse ensino e venham a colher os frutos de seu trabalho profissionalâ, declarou.

13 de outubro de 2014

Moradores interditam PI-113 que liga THE a JF em protesto

A reclamação era a respeito do descaso da Eletrobrás com a energia na localidade

Por falta de energia elétrica há uma semana, aproximadamente 200 moradores do povoado Bolena bloquearam a rodovia PI-113 que liga Teresina ao município de José de Freitas (45 km de Teresina). Fabíola Ferreira de Oliveira declarou que o movimento começou na tarde de sábado (11), não tem prazo para acabar e é contra a falta de providências da Eletrobrás que deixou o povoado sem energia há uma semana. 

O moradores bloquearam a estrada após o povoado Santa Teresa, no sentido Teresina - José de Freitas. A rodovia PI-113 foi interditada por eles porque falta energia à 60 dias, às 18h e volta às 4h da madrugada. Há três semanas a energia falta a todo o momento. âNós estamos aqui sem energia e a Eletrobrás não toma providências. A gente telefona, mas nada aconteceâ, declarou Francisca Maria, uma das líderes do movimento. 

A comerciante Rosilda Aguiar da Anunciação disse que no povoado Bolena, os comerciante tem grande prejuízo, porque sorvetes viram água e os frangos estragam pela falta de energia. âUma idosa teve que ir para o hospital, porque sua família não podia fazer vitamina, por falta de energia para fazer o liquidificador funcionarâ, disse Rosilda. 

No povoado Bolena moram 317 famílias e cerca de 800 pessoas, ele fica situado a 17 Km do centro de Teresina. O agente de portaria Francisco de Assis disse que a população está há três dias sem energia elétrica e água, porque sem energia a bomba que puxa água para as casas não funciona. âComo vamos trabalhar cheirando mal? Isso é um desrespeito!â, falou Francisco de Assis. 

Muitos veículos, motoristas e passageiros de ônibus não puderam atravessar a barreira feita na estrada que gerou bastante fumaça com queima de pneus. Francisco Machado disse que estava desde as 14 horas esperando para passar no sentido José de Freitas â Teresina. âEstá tudo bloqueado e não há o que fazerâ, disse Francisco. Erivelton da Silva, do Comando de Operações da Polícia Militar, afirmou que dez policiais foram até o local do bloqueio para falar com os líderes do movimento, para que que liberassem a passagem. 


08 de outubro de 2014

SEMEC e Positivo realizam a Semana da Criança em José de Freitas

SEMEC e Positivo realizam a Semana da Criança em José de Freitas

A programação se estenderá até a próxima sexta-feira (10)

A educação de qualidade perpassa por atividades pedagógicas atualizadas, visando ao educando apropriar- se de temas diversificados, para melhor compreender a aprendizagem, por isso a SEMEC investiu na Biblioteca Itinerante composta com a Tenda Desafio do Conhecimento, com 2.394 livros, jogos pedagógicos, playground, fortalecendo e ao mesmo tempo facilitando o trabalho dos professores. No entanto, a prefeitura municipal de José de Freitas, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) iniciou na última terça-feira (07), atividades com crianças das escolas municipais da cidade em comemoração ao Dia das Crianças.

Para isso, foi iniciada a programação da Semana da Criança na E.M. Antonio Gaioso com atividades voltadas à âBiblioteca Itineranteâ reforçando o uso do Sistema Aprende Brasil, da Positivo.

Outra atividade realizada na escola foi a Oficina de Cinema, com a equipe da secretaria municipal de Ação Social e Cidadania (SEMAC) através do CRAS I. O evento contou com a presença da secretária de Educação Aldora Calland, equipe técnica da Educação, Joelma Santiago (Gerente da Educação Infantil ), Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil Ana Cecília Lisboa e Antonia Francisca e também com a equipe do CRAS I.

A programação se estenderá até a próxima sexta-feira (10), levando às escolas municipais a leitura e prática da escrita reforçando a qualidade na Educação em José de Freitas.

Ação Social da faz emissão de carteira de trabalho a jovens da cidade

O objetivo é promover cidadania para os moradores do município

Na manhã de terça-feira (07), a secretária de Ação Social, D. Maria das Graças Freitas, deu o âponta-péâ inicial na entrega das carteiras de trabalho, já como resultado de uma iniciativa estratégica que a prefeitura passou a oferecer a população de José de Freitas.

A primeira remessa, confecciona através da inovação de um sistema digital implementado pelo Ministério do Trabalho, já contou com a emissão de mais de sessenta carteiras em apenas duas semanas de pleno funcionamento na cidade.

De acordo com D. Maria das Graças, o objetivo da prestação do serviço é promover cidadania para os moradores do município. âA carteira de trabalho é um documento essencial para a garantia de direitos laborativos, principalmente para os jovens que almejam ingressar no mercado de trabalhoâ, pontuou.

Para o autônomo Sebastião Oliveira, pai de um dos primeiros jovens contemplados com a instalação da nova âSala de CTPSâ, a ação é de grande importância para todos. âApesar de José de Freitas ser bem próximo da capital, alguns ainda enfrentam dificuldades para fazer esse deslocamento, e tendo aqui, próximo da gente, tudo fica mais para nossos moradoresâ, falou.

O serviço funciona de segunda a sexta, no horário das 8h às 13h, em uma sala climatizada na sede da secretaria de Ação Social, localizada na Rua Hugo Napoleão, no centro da cidade, sob o atendimento da auxiliar administrativa Marina Sousa.

Para ter acesso ao documento, que já é emitido inclusive com o número do PIS, o interessado precisa apresentar as originais da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, observando sempre a idade de 14 anos completo.

21 de julho de 2014

Colisão entre duas motos deixa 1 morto e 2 pessoas feridos

Colisão frontal entre duas motos na zona rural de José de Freitas deixa 1 morto e 2 pessoas gravemente feridos

Um homem morreu e  duas pessoas ficaram feridas em uma colisão entre duas motos na madrugada deste domingo(20/07), o acidente aconteceu na estrada que liga José de Freitas a localidade Canto do Saco,na zona rural deste município. Antonio Francisco Alves da Cunha, conhecido como na região por Toinho, 23 anos, solteiro, sofreu fratura craniana e teve morte imediata, ainda no local do acidente.

Os feridos foram um homem e uma mulher que ocupavam a moto que colidiu com a Honda  CG Fan,  que  no momento do acidente estava sendo conduzida por Antonio Francisco.

Segundo informações de populares, o casal que ocupava a outra moto envolvida no acidente seguia no sentido município de  União e o jovem Toinho retornava para a festa após deixar um homem em sua residência.

Após a colisão entre as duas motos, o SAMU  de José de Freitas foi acionado, tendo se dirigido ao local do acidente, onde constatou a morte de Antonio Francisco.

Peritos do Instituto de Criminalística de Teresina chegaram ao local do acidente por volta das 9h30min deste domingo (20), onde realizaram uma perícia e liberaram o corpo do jovem Antônio Francisco Alves da Cunha para ser removido ao Instituto Médico Legal da Capital,onde será submetido a exames e em seguida liberado para a família. O velório e sepultamento vai ocorrer na localidade Canto do Saco, zona rural de José de Freitas.

rural1

.

rural2

.

rural3