• Marcas Inesquecíveis 2018 02/02
  • assinatura jornal 2018

Notícias Parnaíba

29 de janeiro de 2018

ATI fornece conectividade para mutirão em Parnaíba

ATI fornece conectividade para mutirão em Parnaíba

Em Parnaíba, município localizado a 338 quilômetros da capital, está acontecendo o mutirão “Identidade Solidária”, para emissão de primeira e segunda via da carteira de identidade aos moradores da região. A ação vai até a próxima semana, sendo uma realização do Governo do Piauí, através da Secretaria de Segurança Pública, que conta com apoio da Agência de Tecnologia da Informação – ATI fornecendo internet para uso do sistema de emissão dos documentos.

O mutirão chegará a mais municípios do interior. De quarta-feira (19) até a última quinta-feira (25), foram emitidas 1.168 carteiras de identidade, entre primeira e segunda via, de acordo com dados do Instituto de Identificação Civil do Estado. 

Os documentos necessários para solicitar a carteira de identidade são duas fotografias originais iguais e de frente, no tamanho 3×4, Certidão de Nascimento original e uma cópia simples (na falta da original poderá ser apresentada uma cópia autenticada), sendo este documento obrigatório para solteiros; Certidão de Casamento original e uma cópia simples (na falta da original poderá ser apresentada uma cópia autenticada), sendo esta obrigatório para casados.

A emissão do CPF – Cadastro de Pessoas Físicas é opcional para casos em que o interessado desejar o número deste documento registrado no RG. Poderá ser apresentada declaração, extrato ou impresso emitido pela Receita Federal, desde que o CPF não esteja cancelado.

26 de janeiro de 2018

Rally Cerapió chega a Parnaíba após 300 km de trilhas

Dava pra ver o cansaço estampado na cara de quem ia chegando.

A maior competição off road da América Latina passou por Parnaíba nesta quinta-feira (25). No início da tarde, a Beira Rio começou a receber os carros, motos e quadriciclos que haviam largado pela manhã na cidade de Sobral, no Ceará, percorrendo mais de 300 quilômetros em meio às trilhas. O Cerapió 2018 também contou com a categoria bike, cujos competidores fizeram um percurso de 70 quilômetros a partir da praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia.

cerapio

E se o início da prova havia sido em tempo seco, as últimas três etapas foram de muita chuva e lamaçal, o que dificultou a vida dos mais de 390 inscritos no rally. Esta edição do Cerapió reuniu pilotos de 20 estados e do Distrito Federal. Atletas como Cleber Coelho, que veio do Amazonas para encarar a realidade de um terreno diferente no Nordeste do país. Dava pra ver o cansaço estampado na cara de quem ia chegando.

Sandro Hoffman participa do seu 17º Cerapió e já foi nove vezes campeão

Sandro Hoffman participa do seu 17º Cerapió e já foi nove vezes campeão

cerapio3

No meio de tantos competidores, tinha gente com muita estrada no currículo. Sandro Hoffman participa do rally pela 17ª vez. Ele já venceu em nove edições, em diversas categorias, mostrando que a experiência conta e muito para definir quem vai ao pódio. Chegar primeiro não é o que importa, o fundamental mesmo é manter a regularidade dentro do tempo previsto para a prova.

Ainda sim, nova geração marcou presença e mostrou que não está aqui para fazer feio. Um exemplo disso foi o competidor Tonico Dias, que veio de Minas Gerais, e liderou o primeiro dia de competição. Ele conta que apesar de ter tido um deslize, espera continuar à frente na disputa.

cerapio4

A chuva que caiu deste a noite de ontem deixou o caminho escorregadio e complicou a estratégia dos pilotos de carro. Apesar das surpresas, a avaliação é de que o saldo foi positivo, de acordo com o primeiro lugar de hoje, Maicon Soares. Nesta sexta-feira, o Cerapió sai de Parnaíba com rumo a cidade de Piripiri. Já no sábado, chega ao final da rota em Teresina.

24 de janeiro de 2018

Vigilância Sanitária promove capacitação para ambulantes de praça

Vigilância Sanitária promove capacitação para ambulantes da “Praça do Amor”

Vendedores ambulantes que possuem barracas de lanche na Praça do Amor, na Avenida São Sebastião, participaram na manhã desta terça-feira (23) da primeira reunião com técnicos da Vigilância Sanitária, no auditório da Secretaria  do Desenvolvimento Social e Cidadania – Sedesc, na Avenida Pinheiro Machado, onde ouviram uma exposição da médica veterinária Aglaê Castelo Branco, acerca dos cuidados que devem ter todos aqueles que trabalham com a manipulação de alimentos. Desta primeira reunião participaram cerca de 20 empresas, num total de 54 pessoas, aproximadamente, dentre ajudantes e colaboradores.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação da Vigilância Sanitária, Aparecida Ferreira, esta foi a primeira de uma série de três reuniões com todos os ambulantes do referido local, visando conscientizá-los da necessidade de boas práticas na hora de manipular alimentos. À frente deste trabalho está também a diretora da Vigilância Sanitária, Esther Mavignier e o diretor operacional da EMPA, Paulo Pinto.

De acordo com a coordenadora Aparecida, o objetivo do trabalho é fazer com que essas pessoas ofereçam alimentos de qualidade, obedecendo as normas sanitárias e assim atrair mais clientes. Ela afirmou ainda que as boas práticas exigidas vão desde a escolha da matéria-prima até a entrega do produto final para quem vai consumir.

Aparecida informou, por outro lado, que nessas reuniões, que terão prosseguimento na próxima segunda-feira, serão repassadas aos participantes todas as informações que dizem respeito às normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), respaldadas na lei federal 6437/77, que diz que toda pessoa que manipula alimento tem que ter qualificação profissional.

Após as três reuniões os ambulantes vão receber adesivos para as barracas, junto com Certificados de Boas Práticas, pela participação e, a partir daí, serão visitados periodicamente em seus locais de trabalho, por fiscais da vigilância sanitária, que buscarão saber se todos estão trabalhando obedecendo as normas que estão sendo ensinadas.

21 de janeiro de 2018

Jogador do Coritiba diz que Parnaíba fica “Lá na PQP”

Em um vídeo publicado nas redes sociais O jogador fala claramente o deboche

O recém-promovido das categorias de base,  volante Júlio Rusch não pensou duas vezes em querer rebaixar o time adversário na copa Brasil o Parnahyba, clube do litoral do Piauí, que será o rival na 1.ª fase do mata-mata nacional.

Em entrevista na manhã de terça-feira (16) para as rádios Banda B e Transamérica, em Foz do Iguaçu, onde o Coxa faz pré-temporada, o inexperiente, imaturo e jovem atleta de apenas 20 anos cometeu uma gafe ao comentar o duelo contra o time piauiense.

Quando Perguntado se os jogos da Copa do Brasil poderia abrir mais oportunidades para os pratas da casa no Estadual pois, em teoria, os titulares precisariam de descanso, Rusch declarou: “Vai, né? É bacana, porque às vezes os caras vão viajar, igual lá na Copa do Brasil, para onde que é? Lá na PQP. E isso vai ter que dar um descanso e vai acabar dando oportunidade pra gente jogar o Paranaense”, argumentou.

Desdém

Essa não é a primeira polêmica envolvendo Coritiba e Parnahyba, após o sorteio da Copa do Brasil. Em dezembro do ano passado, logo após a definição do enfrentamento, o presidente do clube do Piauí disse estar aliviado por enfrentar o Coxa, classificando o Alviverde como um dos adversários que a equipe mais tem chances de eliminar.

“De todos, era o que eu queria enfrentar. Não que seja fácil, a gente sabe que é muito difícil, mas de todos o que eu gostaria de pegar seriam eles, ou o Atlético-PR ou a Ponte Preta. É difícil, mas acho que é um dos que a gente tem mais chances, a possibilidade existe de a gente passar”, afirmou Filho, na ocasião, a imprensa desportiva citando também o rival Atlético.

Em um vídeo publicado nas redes sociais O jogador fala claramente o acima citado, veja:


18 de janeiro de 2018

Parnaíba receberá mutirão para emissão de Carteira de Identidade

Veja quem pode solicitar


O Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, fará a partir desta sexta-feira (19), o mutirão "Identidade Solidária", para emissão de primeira e segunda vias de Carteiras de Identidade na cidade de Parnaíba. O atendimento acontecerá no Complexo de Polícia Delegado Evaldo Dias de Farias, das 7h30 às 17h, na rua Francisco Severiano, 1148 - São Francisco da Guarita.

O secretário Fábio Abreu informa que esta atividade já estava programada e será levada para outros municípios do Piauí até o final do ano. “É fundamental simplificar e democratizar o acesso da comunidade aos serviços públicos, facilitar a solução de problemas que afetam a vida das pessoas, como a obtenção de documentos”, disse o gestor. Segundo ele, uma equipe do Instituto de Identificação vai trabalhar em horário estendido na cidade pelos próximos 15 dias.

O secretário da Administração e Previdência, Franzé Silva, que definiu toda a estratégia do mutirão juntamente com a equipe da segurança, elogiou a iniciativa. “O governo tem que estar onde o povo está, de olho em suas necessidades e sempre em busca de resolutividade", afirma. Segundo Franzé, ao detectar a existência deste gargalo em Parnaíba, com a formação de filas para obtenção da R.G, o Governo do Estado decidiu antecipar o mutirão que já estava previsto." Essa sintonia com as necessidades da população é muito importante. Vamos agilizar o atendimento e facilitar a vida das pessoas possibilitando a emissão de identidade para quem precisa”, relatou.

Quem pode solicitar:

O solicitante deve ser o próprio interessado.

– Documentos necessários:

02 (duas) Fotografias originais iguais e de frente, no tamanho 3×4;

Certidão de Nascimento original e uma (01) cópia simples (na falta da original poderá ser apresentada uma cópia autenticada) – Obrigatório para solteiros;

Certidão de Casamento original e uma (01) cópia simples (na falta da original poderá ser apresentada uma cópia autenticada) -Obrigatório para casados

CPF – Cadastro de Pessoas Físicas;

É opcional, apenas se o interessado desejar que o número do CPF seja registrado no RG.

Poderá ser apresentada declaração, extrato ou impresso emitido pela Receita Federal, desde que o CPF não esteja cancelado.


17 de janeiro de 2018

Casarão da família Silva poderá ser Pousada e restaurante na Pedra do Sal

quer transformar Casarão da família Silva em Pousada e restaurante na Pedra do Sal

A prefeitura de Parnaíba, através da Superintendência de Turismo, à frente Charles de Melo Pires Junior, promoveu na manhã desta sexta-feira (12), no gabinete do prefeito Mão Santa,  uma reunião entre representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o empresário Roberto Trindade, a fim traçar ações para alavancar o turismo na praia da Pedra do Sal.

O empresário Roberto Trindade, incentivado pelo prefeito Mão Santa, busca parceria para transformar o casarão da família Silva, localizado na praia da Pedra do Sal, em uma pousada e um restaurante, nos moldes dos existentes em Jericoacoara, no Estado do Ceará.  

O gerente de negócios do BNB, Edmilson Costa de Almeida, e o gerente geral do banco em Parnaíba, Agenor Paulino Trindade, junto com o prefeito Mão Santa e sua comitiva, visitaram o casarão da família Silva, que hoje se encontra desativado, para levantar as primeiras informações sobre esse empreendimento que trará bons frutos ao litoral do Piauí, principalmente para Parnaíba e sua única praia, Pedra do Sal.

“A Pedra do Sal precisa de um empreendimento desse porte. Esse restaurante, bem como as melhorias que iremos fazer na Pedra do Sal, vai elevar a nossa praia ao padrão da Barra Grande e de Jericoacoara. A Pedra do Sal é uma das praias mais lindas do Brasil e esse empreendimento vai nos colocar no mapa do turismo Nacional”, pontuou Mão Santa.

A restauração do casarão e sua transformação em um restaurante de alto padrão proporcionarão mais uma opção de turismo e lazer na paradisíaca praia da Pedra do Sal, gerando emprego e desenvolvimento para toda a comunidade local.

Corpo de idoso é encontrado abandonado dentro de terreno em Parnaíba

Um chapéu de cor azul foi encontrado alguns metros distante do corpo.

O IML de Parnaíba removeu o corpo de um idoso por volta das 19hs 30 desta terça-feira(16), que havia sido achado dentro de um cercado ao lado do loteamento Encanto dos Ipês, localizado às margens da BR 343, na estrada que liga Parnaíba ao município de Luís Correia, no litoral do Piauí.

Uma unidade da polícia militar coordenada pelo sargento Marcos esteve no local à espera da perícia criminal. A informação é que a causa da morte tenha sido natural, já que uma caixa de remédio para problema coronário estava ao lado do corpo, informou uma fonte da polícia.

O idoso usava bengala e em seu corpo havia marcas de sangue, possivelmente provocado ao cair e ter se enroscado na cerca de arame farpado. Um chapéu de cor azul foi encontrado alguns metros distante do corpo.
O corpo foi visto por uma pessoa ao fazer o trabalho rotineiro de regar plantas no terreno, que em razão do achado tratou de acionar à policia. 


15 de janeiro de 2018

Reunião entre pastas irá formatar programação do Carnaval 2018

Superintendências de Cultura e Turismo promovem reunião para formatar o Carnaval 2018 em Parnaíba

A prefeitura de Parnaíba, através das Superintendências de Cultura e Turismo promoveu reunião, na tarde desta última sexta-feira (12), para tratar de assuntos relativos ao carnaval deste ano. A reunião ocorreu no auditório do gabinete do prefeito, localizado No prédio da FIEPI – Federação das Indústrias do Piauí, Rua Riachuelo, centro da cidade.

Participaram desta reunião o Superintendente de Turismo, Charles Junior, juntamente com sua equipe e o Superintendente de Cultura, Teófilo Lima, além de Fábio Barros, da chefia de gabinete.

Foi mais uma reunião ocorrida para acertos finais do carnaval deste ano, ficando acertada a parte de contratação de shows musicais, com a Superintendência de Turismo; a parte de estrutura nos dias de festa como; banheiros químicos, segurança ,camarins, arquibancadas,  terão logística da Superintendência de Cultura.

“Estaremos indo a Teresina nesta próxima semana, para uma importante audiência com a Vice-Governadora Margareth Coelho, quando levaremos algumas demandas para que ela nos possa atender”, disse  Charles Junior.

De acordo com Teófilo, algumas estruturas como palcos e som; e contratações artísticas, deverão passar por processos licitatórios. O edital para escolas de samba e do concurso carnavalescos de fantasias já está aberto. Nesta próxima segunda-feira, dia  15, abre o edital para os vendedores ambulantes e barraqueiros.

O prefeito Mão Santa solicitou à sua equipe, que ofereça aos munícipes e turistas um carnaval de alto nível, com trio elétrico e decoração carnavalesca, que ficou sob a responsabilidade do mestre Cafuringa. Na próxima semana, outras reuniões ocorrerão com a presença de autoridades do executivo.

10 de janeiro de 2018

Secretária destaca empenho da prefeitura em garantir retomada de obras

Secretária de Infraestrutura destaca empenho da prefeitura em garantir retomada de obras

A Secretária Municipal de Infraestutura, Maria das Graças Moraes Souza, a propósito da inauguração, na semana passada, das obras de reforma e ampliação da UBS do bairro Santa Luzia – módulo 20, disse que aquela era apenas mais uma obra que o governo Mão Santa encontrou em total abandono, deixada pela gestão anterior. “Foram recursos recebidos e mal aplicados, em obras iniciadas e abandonadas. E foi necessário muito empenho e luta para conseguirmos assegurar a volta dos recursos para o município e reiniciar o que ficou abandonado”, enfatizou.

Gracinha destacou as muitas dificuldades  que a secretaria de infraestrutura teve que enfrentar para que os recursos retornassem. “Muitas idas e vindas a gabinetes de senadores e ministros em Brasília; telefonemas quase diários a técnicos dos ministérios, replanilhamento, enfim, foram muitos os “nãos”. Mas, com muita persistência, o que no início parecia impossível, conseguimos realizar”, pontuou.

A secretária se diz muito agradecida aos parlamentares da bancada federal, “ao Itamar, assessor da Prefeitura em Brasília, que diariamente batia nas portas dos técnicos e parlamentares, e de toda a equipe de engenharia para que, em tempo hábil, conseguíssemos cumprir as exigências de adequações de projetos, a fim de que os recursos fossem assegurados e pudéssemos entregar mais um posto de saúde concluído.

“Foi muita luta diária. Mas Mão Santa conseguiu transformar mais um sonho em realidade para os parnaibanos. Ele é um gestor guerreiro, um trabalhador incansável que tem conseguido arrastar toda a sua equipe nesta luta permanente para reconstruirmos Parnaíba, todos juntos, com amor e dedicação” – finalizou Gracinha.

08 de janeiro de 2018

Cresce o número de infectados com o vírus HIV no litoral

Cresce o número de infectados com o vírus HIV no litoral

O número de pacientes infectados com o vírus da Aids subiu de 49 para 52, de acordo com os dados coletados no início desta segunda semana  de janeiro de 2018 pelo Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Coas), da Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba (Sesa). Atualmente, a instituição faz o tratamento de mais de 350 pessoas contaminadas com a doença que ainda não tem cura.

A médica infectologista do Coas, Renata Beltrão, disse que apesar da intensificação das campanhas de prevenção, o grande desafio ainda é a informação. Ela enfatiza que o contágio não acontece somente via relação sexual, mas também por meio do compartilhamento de qualquer objeto ou meio perfurante que não esteja devidamente esterilizado.

“As pessoas precisam saber e ter consciência de que o vírus pode ser adquirido também por qualquer forma perfurante. Lembramos que cada procedimento que a pessoa fizer, como médico, odontológico, tatuagem, piercing e até mesmo nos salões de beleza, exige de nós um cuidado redobrado porque esses objetos perfurantes precisam ser higienizados de maneira correta”, orientou a médica ao lembrar ainda que a doença também pode ser transmitida de mãe para filho, através da gestação, do parto ou da amamentação.

Os dados coletados no Coas são flutuantes e crescem a cada semana. Além de Parnaíba, a unidade atende também pacientes de cidades vizinhas da Planície Litorânea do Piauí e dos Estados do Ceará e Maranhão.

Periodicamente a Sesa faz a distribuição sistemática e gratuita de preservativos masculino e feminino, além de lubrificantes. No Coas de Parnaíba, situado na Rua Passajarina, 247, no bairro Pindorama, anexo ao prédio da Prefeitura de Parnaíba, são disponibilizados gratuitamente todos os serviços relativos a doença como testes, consultas e exames.

Cresce o número de infectados com o vírus HIV no litoral

Cresce o número de infectados com o vírus HIV no litoral

O número de pacientes infectados com o vírus da Aids subiu de 49 para 52, de acordo com os dados coletados no início desta segunda semana  de janeiro de 2018 pelo Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Coas), da Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba (Sesa). Atualmente, a instituição faz o tratamento de mais de 350 pessoas contaminadas com a doença que ainda não tem cura.

A médica infectologista do Coas, Renata Beltrão, disse que apesar da intensificação das campanhas de prevenção, o grande desafio ainda é a informação. Ela enfatiza que o contágio não acontece somente via relação sexual, mas também por meio do compartilhamento de qualquer objeto ou meio perfurante que não esteja devidamente esterilizado.

“As pessoas precisam saber e ter consciência de que o vírus pode ser adquirido também por qualquer forma perfurante. Lembramos que cada procedimento que a pessoa fizer, como médico, odontológico, tatuagem, piercing e até mesmo nos salões de beleza, exige de nós um cuidado redobrado porque esses objetos perfurantes precisam ser higienizados de maneira correta”, orientou a médica ao lembrar ainda que a doença também pode ser transmitida de mãe para filho, através da gestação, do parto ou da amamentação.

Os dados coletados no Coas são flutuantes e crescem a cada semana. Além de Parnaíba, a unidade atende também pacientes de cidades vizinhas da Planície Litorânea do Piauí e dos Estados do Ceará e Maranhão.

Periodicamente a Sesa faz a distribuição sistemática e gratuita de preservativos masculino e feminino, além de lubrificantes. No Coas de Parnaíba, situado na Rua Passajarina, 247, no bairro Pindorama, anexo ao prédio da Prefeitura de Parnaíba, são disponibilizados gratuitamente todos os serviços relativos a doença como testes, consultas e exames.

04 de janeiro de 2018

Em Luís Correia Advogado morre ao cair de escada de casa

O corpo foi velado em Teresina na Igreja Presbiteriana da Piçarreira

Deu entrada no Heda (Hospital Estadual Dirceu Arcoverde) em Parnaíba, trazido pelo Samu às 02h:34m da madrugada do dia 31 de dezembro de 2017, acompanhado por um amigo que relatou que a vítima havia caído de uma escada. O paciente já deu entrada no hospital apresentando rebaixamento do nível de consciência (coma) com sangramento no ouvido esquerdo e com anisocoria (olho esquerdo maior que o direito), pulso fraco e já bem comatoso (Glasgow 3).

Samu relata que ao chegar para socorrer a vítima a mesma já estava inconsciente, apresentando hálito etílico. Chegando no Heda foi entubado com auxílio de anestesistas, isso já na estabilização durante a madrugada. Pela manhã do mesmo dia, as 8h:50m foi encaminhado ao centro cirúrgico onde permaneceu até as 9h:25 para implantação de um dreno de hematoma extradural, sendo levado em seguida a UTI onde permaneceu em coma com piora do quadro clínico, com ausência dos reflexos de tronco cerebral, bradicardia e hipotensão. Dia 2 de janeiro de 2018 as 17h:50m e veio a óbito.

Lacordeles Nunes Filho

Em nota, a Defensoria Pública do Estado do Piauí, órgão que o jovem estagiava, lamentou a morte:

É com profundo pesar que a Defensoria Pública do Estado do Piauí comunica o falecimento, motivado por uma queda, do estagiário da 2ª Defensoria de Categoria Especial, Lacordeles Nunes Filho, ocorrido nesta terça-feira, dia 02 de janeiro, em Luís Correia.

O corpo foi velado em Teresina na Igreja Presbiteriana da Piçarreira, a partir das 9h desta quarta-feira, dia 03 de janeiro de 2018.

A Defensoria Pública do Estado do Piauí solidariza-se com a dor da família de Lacordeles Nunes Filho, ao tempo em que se coloca à disposição para o que se fizer necessário.

Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.

Defensora Pública Geral

PM’s arriscam a própria vida para tentar salvar vítimas de afogamento

Na Praia não tem Bombeiros salva vidas

Uma guarnição a Polícia Militar, comandada pelo sargento Gilson Alves, tendo como patrulheiros o cabo Madson Carvalho e o soldado Funaro, fazia abordagens de rotina nas pedras da Praia da Pedra do Sal na segunda-feira (01/01), por conta de suspeitos, oportunidade em que apreenderam ainda duas facas.

Cabo Madson, Soldado Funado e Sargento Gilson

Cabo Madson, Soldado Funado e Sargento Gilson

 Foi quando uma mulher gritou desesperada que dois jovens estavam se afogando no lado do mar brabo da praia da Pedra do Sal. Os policiais correram, retiraram os coletes e fizeram um cordão humano com mais dois banhistas, sob o olhar inerte de várias pessoas na praia lotada.

Os policiais não conseguiram se manter em pé devido a forte correnteza, sendo que os jovens estavam se afogando a pelo menos vinte metros de distância. O sargento Gilson teve a ideia de pegar um cano de um estabelecimento, retornaram ao mar e conseguiram resgatar um dos jovens. Estavam todos exaustos com o esforço desprendido.

Em seguida, tomaram conhecimento de que Robson Alves Ferreira da Silva tinha sido arrastado pelas ondas até as pedras. Neste momento os policiais novamente entraram no mar e com apoio de mais dois rapazes conseguiram regatar Robson. Rapidamente começaram a fazer massagem cardíaca, e os policiais se revezaram, quando o jovem reagiu.

O sargento Gilson gritou que chamassem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Quando Samu chegou, a equipe manteve as manobras de reanimação, mas sem êxito. O sargento Gilson relatou, que sua equipe estava no limite das forças; mas levou a ação até as últimas consequências, inclusive perdeu o aparelho celular no mar e fato do afogamento teve repercussões em seu psicológico, pois desejava Robson tivesse sobrevivido.

Por se tratar de uma praia com ondas muito revoltas, os banhistas devem tomar cuidado pois na praia há corpo de bombeiro assim como há em Luiz Correia, apenas algumas placas pedindo cautela aos banhistas.

28 de dezembro de 2017

Detran realiza ações educativas e de fiscalização em Parnaíba e região

Trata-se de uma época de grande fluxo de veículos no litoral

detran litoral

O destino de muitos turistas neste fim de ano é o litoral do Piauí. Ciente disso, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realizará ações de orientação, educação e fiscalização de trânsito com o intuito de conscientizar e sensibilizar os condutores para os cuidados na direção.

A partir desta quarta-feira (27), uma equipe de educadores de trânsito estará em Parnaíba e Luís Correia recepcionando os turistas que chegam para curtir as praias. Será distribuído material informativo chamando a atenção para a importância dos equipamentos de segurança, sobre o excesso de velocidade nas vias, dentre outras dicas, tudo com o intuito de, assim, evitar acidentes e demais transtornos provocados pela imprudência e desrespeito às leis do trânsito.

De acordo com Jeovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) do órgão, as atividades que serão desenvolvidas irão reforçar a ideia de um réveillon pacífico, preparação e comemoração de um ano que estar por vir e que não combina com acidentes ou mortes no trânsito. “Os técnicos da escola darão destaque à importância da prevenção e educação no trânsito alertando para o perigo de misturar álcool e direção principalmente entre os jovens, respeito às sinalizações, uso dos equipamentos de segurança”, pontuou.

A diretoria de Infrações do Departamento está realizando blitzen com o intuito de organizar o trânsito nas principais vias de acessos às praias, como a do Coqueiro e Barra Grande, a ação contará com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran).

“Trata-se de uma época de grande fluxo de veículos no litoral, o que exige atenção especial por parte do Detran, a fim de prevenir excessos para que todos aproveitem as festas de maneira consciente e segura. Essas ações conjuntas são essenciais para os condutores se conscientizarem quanto aos perigos que o trânsito pode oferecer nesta época”, salienta Levi Gomes, diretor de Infrações.

27 de dezembro de 2017

Calçamento da rua Monsenhor Joaquim Lopes começa a ser refeito

Completamente esburacado calçamento da rua Monsenhor Joaquim Lopes começa a ser refeito

Equipes da Secretaria de Infraestrutura não dão trégua na missão de reconstruir os logradouros públicos municipais. Nesta terça-feira (26), após o feriado natalino, teve a retomada da recuperação das vias públicas de Parnaíba. Por meio do projeto “Parnaíba Trafegável”, sob a coordenação da secretária Maria da Graça Moraes Souza Nunes (Gracinha), desde cedo operários trabalham refazendo o calçamento da rua Monsenhor Joaquim Lopes, no Centro de Parnaíba, bem ao lado do Armazém Paraíba.

Ao presenciarem a chegada das máquinas com os materiais e os trabalhadores, comerciantes da rua, que por décadas foi relegada ao esquecimento por gestões anteriores, comemoraram. O descaso era tamanho que a rua já estava quase intrafegável devido aos imensos buracos e as pedras soltas ao longo dela.

“Essa é uma rua muito importante, pois concentra um grande número de comércio, mas mesmo assim, ficamos esquecidos, pois ninguém tomava a iniciativa de consertar esse calçamento e agora finalmente este calçamento está sendo refeito”, disse o jovem empresário Breno Carvalho.

Para o secretário de Gestão, Anísio Neves, a obra representa um grande avanço para a região e irá facilitar a vida de comerciantes e consumidores, uma vez que a além de concentrar grandes comércios, a via também é muito utilizada para estacionamento. A próxima etapa da obra deverá ser a implantação da camada asfáltica.