• SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Parnaíba

16 de setembro de 2019

Jovem morre afogada na lagoa do Portinho ao cair de jet ski

Jovem morre afogada na lagoa do Portinho ao cair de jet ski

As garotas não usavam colete salva-vidas


Um acidente trágico na Lagoa do Portinho, duas jovens que caíram de um jet ski na Lagoa do Portinho no início da noite deste domingo (15), durante um passeio a bordo da moto aquática, quando um condutor de uma moto aquática “Red Shark II” trafegava pela referida lagoa com duas passageiras, quando as mesmas vieram a cair na água; uma delas foi resgatada por uma pessoa que encontrava-se no local, porém, a outra passageira encontra-se desaparecida, tarata-se de Mara Luiza .

Assim que foi acionada, a CPPI enviou uma equipe de busca e salvamento para prestar apoio e buscar informações preliminares. As buscas foram encerradas no final na noite de domingo e retomadas às 7h desta segunda-feira (16), pela equipe da Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros.

De acordo com informações repassadas, o jet ski é de propriedade de Thiago Verçosa. Porém, não há nenhuma confirmação se era ele quem dirigia o veículo aquático que, no momento, encontra-se apreendido na Capitania dos Portos do Piauí. Ainda sobre o uso do equipamento de proteção em água, o colete precisa ser homologado pela Marinha do Brasil. Ou seja, não pode ser qualquer colete.

De acordo com uma das sobreviventes que não teve o nome revelado, apenas o condutor do jet ski usava o colete de proteção e as moças não usavam colete salva-vidas. Ele, inclusive, no momento do acidente saiu nadando e se evadiu o local, sendo que até o momento não foi localizado pela polícia.

Em nota, o Capitão da Capitania dos Portos do Piauí, Comandante Dante, disse que será aberto um procedimento administrativo na Capitania – IAFN (Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação) para apurar as apurar as causas e as circunstâncias que envolveram o acidente.


13 de setembro de 2019

Agressor de arbitra é expulso de universidade

Agressor de arbitra é expulso de universidade

UFPI decide expulsar estudante que agrediu árbitra em Parnaíba

Foi divulgado nesta quarta-feira (11/09) uma nota da  Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar divulgando o resultado do processo que envolver o estudante   Rodrigo Quixaba acusado de agredir a árbitra, Eliete Fontenele durante uma partida de futsal. Em nota a universidade divulgou a expulsão do estudante.

A UFDPar decidiu expulsar o estudante de engenharia de pesca, após três meses analisando o caso e ouvindo testemunhas. A defesa terá agora um  prazo de 10 dias para recorrer da decisão.

O caso repercutiu em todo o país e gerou revolta dentre o corpo estudantil da instituição que gerou manifestações pedindo a expulsão do agressor.

Entenda o caso

A árbitra Eliete Fontenele foi agredida com socos durante uma partida de futsal realizada na quadra da Universidade Federal do Delta Parnaíba no dia 03 de junho deste ano. A agressão ocorreu a após a árbitra punir três jogadores com cartão vermelho durante uma confusão generalizada entre os dois times.

Um vídeo feito por um aluno que estava na arquibancada registrou o momento em que o estudante de engenharia e pesca parte para cima da árbitra e a golpeia com um soco no rosto que a derruba no chão. As imagens vitalizaram nas redes sociais gerando uma grande revolta.

Após a agressão a profissional foi até a Central de Flagrantes de Parnaíba onde registrou um Termo Circunstanciado e passou por exames de corpo de delito que apontaram lesões leves provocadas pela agressão.

Dias após cometer o crime o estudante prestou se entregou a polícia e prestou depoimento onde afirmou que não teve a intenção de agredir a profissional.




28 de agosto de 2019

Pet shops de Parnaíba são alvos de fiscalização do Imepi e Procon

Pet shops de Parnaíba são alvos de fiscalização do Imepi e Procon

Ao todo, foram sete estabelecimentos fiscalizados.

Pet shops e lojas especializadas em alimentação animal em Parnaíba passaram por uma fiscalização do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) em parceira com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Piauí (Procon-PI). O objetivo foi verificar as balanças usadas na venda de produtos de alguns estabelecimentos comerciais da região. A ação foi realizada na manhã desta quarta-feira (28).

De acordo com Cássia Milhomem, do Núcleo de Fiscalização do Imepi, a inspeção foi motivada pela expansão do segmento no município de Parnaíba, litoral do Piauí, o que ocasionou denuncia de consumidores. 

“Essa fiscalização começou a partir de denúncias, um montante que foi registrado em relação ao peso e compra de rações em estabelecimentos de Parnaíba. E com isso, a Dra. Rosângela Mourão, solicitou um ofício de parceria do Imepi juntamente com Procon”, explicou. 

Fiscalização aconteceu nesta na manhã desta quarta-feira (28). Foto: Reprodução Imepi

Ainda de acordo com a fiscal, essa não é a primeira vez que estabelecimentos da região passam por vistorias. Mas como as denúncias não foram formalizadas, a equipe realizou ações educativas, orientando com relação a precificação de produtos e utilização de balanças. Ao todo, foram sete estabelecimentos fiscalizados.

Em caso de novas irregularidades, será aberto um procedimento administrativo contra as empresas, que terá que apresentar uma defesa em um prazo de dez dias úteis. Neste caso, o setor jurídico do Procon dará o parecer final. 

Caso o cliente se sinta lesado com o atendimento de algum estabelecimento do tipo, ele pode denunciar no setor de fiscalização do Procon ou Imepi, por meio dos contatos disponibilizado pelos órgãos.

“Ele pode falar diretamente com o setor da ouvidoria do Imepi, pelo número 0800 281 1411 e no do Procon 151. Além disso, os consumidores podem fazer suas reclamações pelas redes socias dos dois órgãos”, orientou.

08 de agosto de 2019

Programação do Dia dos Pais movimenta o shopping com compras e shows

Programação do Dia dos Pais movimenta o shopping com compras e shows

O Parnaíba Shopping estima um crescimento superior a 10% nas vendas de produtos e serviços, quando comparado ao ano passado.

O comércio começa a esquentar essa semana em relação ao Dia dos Pais e, além de ser um grande centro de compras e lazer no litoral, o Parnaíba Shopping traz na sua campanha o mote “Amor de Gerações”, reforçando o carinho e ensinamentos que são transmitidos de pai para filho dentro e fora do ambiente familiar.

Todos os lojistas preparam ofertas especiais em produtos e serviços para quem deseja presentear o papai, sorteios estão acontecendo nas mídias sociais do shopping e uma programação foi preparada para esse fim de semana.

 

A banda Besouros da Silva é uma das atrações do Parnaíba Shopping

O Parnaíba Shopping estima um crescimento superior a 10% nas vendas de produtos e serviços, quando comparado ao ano passado. “Estamos indo na contramão do que dizem, pois o nosso shopping vem tendo crescimento considerável em todos os meses, desde 2017, e no Dia dos Pais não será diferente. Estamos com muitas novidades, novas lojas, outras reformadas, atração musical, futebol, uma programação para toda a família com bastante conforto e segurança”, explica Marcelo Gurgel, superintendente do shopping.

O shopping contará com um espaço voltado para jogos como sinuca, dama, baralho e dominó, na Praça de Alimentação também, das 17h às 22h, de 08 a 11 de agosto. Completando a programação, o Coletivo Cabaça estará realizando atividades lúdicas e oficinas gratuitas no domingo, das 19h às 21h.

“Vale lembrar que o Parnaíba Shopping não é só pro papai, mas pra mamãe que busca um presente pro maridão e pro filho que vai comprar algo pro pai, mesmo que por necessidade ou desejo. Estamos prontos para receber todos”, conclui o superintendente.




















O cantor Betto Maya faz shows gratuitos neste fim de semana na praça de alimentação

07 de junho de 2019

Construção de prédio causa rachaduras em casas vizinhas em Parnaíba

Construção de prédio causa rachaduras em casas vizinhas em Parnaíba

Nonato e Família tiveram que alugar uma casa

Uma construção de ampliação de uma pousada na rua Bórges Machado no bairro Pindorama em Parnaíba, está causando transtorno a uma família que teve de abandonar a casa que está com sua estrutura comprometida.

Raimundo Nonato Portela mora na casa a mais de 20 anos e reclama que a construção está provocando rachaduras em toda casa, não tem mais ventilação. Nonato reclama também que por ser uma estrutura de andar, sua privacidade fica comprometida pois os apartamentos de cima e a todo momento cai material de construção no teto de sua casa.

Nonato Disse ainda que por medo da integridade física de sua família ser afetada, teve que tomar uma decisão sair de casa e pagar aluguel.

“A casa está inabitável. Se alguém morar, corre risco de vida, por isso que saí. Não tinha condições mínimas de ficar com a minha família”. São vários indícios: você pode perceber que ela está chanfrada, que a rachaduras por todos os lados; tem outra viga rachada e a casa se descolou. Segundo ele, caía tanto material da obra, que ficaram buracos enormes nas telhas. Nonato e Família tiveram que alugar uma casa. Nonato afirma ainda que tentou por várias vezes resolver o problema com o proprietário o senhor Edicarlos, mais que sem sucesso, não chegaram a um acordo, para Nonato Portela Edicarlos está oferecendo um valor bem abaixo do mercado em sua casa.

Entramos em contato com Edicarlos. Ele nos informou que não mora em Parnaíba e que segundo a construtora que ele contratou está tudo bem, e que esses problemas na casa do senhor Nonato ele está disposto a fazer os reparos mais o proprietário se recusa. “Não queremos confusão com ninguém, vamos avaliar se minha construção provocou esses estragos então faremos os reparos”. A prefeitura foi acionada e mandou uma equipe técnica inspecionar a casa, e segundo o laudo, não há condições da família ficar morando na casa pois eles estariam correndo o risco de vida. A Obra foi embargada, Nonato nos apresentou o documento de embargo da obra e afirma que ainda estão trabalhando.

O proprietário foi acionando pela prefeitura, mas nos informou que sua obra não estava embargada e que pretende chegar a um acordo. “Se for possível comprarei a casa disse ele”. Além de Nonato Portela outros vizinhos também reclamam do barulho e da poeira que a construção está causando. Um funcionário da construtora chegou a ser registrado trabalhando sem os devidos equipamentos de proteção. 


04 de junho de 2019

Arbitra de futebol é agredida com socos durante partida de futsal na UFDPar

Arbitra de futebol é agredida com socos durante partida de futsal na UFDPar

Deu dois violentos socos na arbitra que cai no chão

A árbitra de futebol, Eliete Fontenele, foi agredida na noite desta segunda-feira (03) com socos no rosto enquanto apitava uma partida de futsal na quadra da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). De acordo com informações, tudo ocorria tranquilamente em uma partida de futsal entre os times dos cursos de Engenharia de Pesca e Ciências Contábeis, quando começou uma confusão seguida de pancadaria entre os jogadores dos dois times.

A briga teria sido iniciada por dois alunos de Engenharia de Pesca, quando o universitário por nome Rodrigo Quixaba, Teresinense estudante de Engenharia de Pesca que estava vestindo a camisa 14 do time de Pesca, a princípio tentou acalmar os colegas, e quando tudo parecia já está resolvido, Quixaba volta e parte para cima da arbitra  Eliete questionando os cartões que ela deu aos jogadores de seu time,  ele também um cartão vermelho. Após receber um cartão vermelho Quixaba dá dois violentos socos no rosto da arbitra que cai no chão desnorteada e amparada por outros jogadores.

Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ser o aluno desferindo vários socos contra a mulher que cai no chão da quadra. Ela teve ferimentos na boca. Outros alunos que estavam na quadra assistindo o jogo ficaram perplexos com o acontecido.

Veja o vídeo:


O episódio gerou revolta e comoção nas redes sociais do litoral. A jovem Eliete já labuta há bastante tempo no esporte parnaibano e durante o dia trabalha vendendo salada de fruta nos mercados de Parnaíba.


O agressor foi encontrado pela polícia e levado a delegacia para prestar esclarecimentos. Eliete também foi a delegacia registar o boletim de ocorrência.

Tentamos contato com  Rodrigo Quixaba para ouvir sua versão, mais não conseguimos, porém o espaço foi deixado aberto para que o acusado possa usar a fim de contar sua versão sobre o fato.

A direção do campus publicou uma nota de repúdio.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA

CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO

NOTA DE REPÚDIO

A Direção do Campus Ministro Reis Velloso vem, por meio desta nota, tornar público o REPUDIO de toda e qualquer ameaça ou agressão ocorrida nas dependências do Campus.

Recentemente tivemos dois episódios lamentáveis, um de agressão durante atividades esportivas concordadas aos alunos e um outro episódio de ameaça à família de um professor do campus. Em ambos os casos serão aplicadas as normas regimentais assim como o Campus contribuirá com os órgãos de segurança e os procedimentos legais adotados em cada caso. Os processos de sindicância oficiais serão iniciados imediatamente para que sejam tomadas as providências legais. Será nomeada uma comissão para apuração administrativa, cooperando com os demais órgãos, também acionados, para elucidação do caso, seguindo os ritos da lei e os regramentos institucionais.

Sobre o ocorrido durante um evento esportivo entre estudantes nesta segunda-feira, esta Direção vem a público informar que, a partir de então, estão proibidas todas as atividades na quadra esportiva do Campus até a apuração do referido caso.

Desta forma, a Direção reitera seu compromisso com a integridade e o respeito entre os agentes da comunidade acadêmica e comunidade externa, norteando-se sempre pelos aspectos normativos desta Instituição de Ensino Superior, ao tempo que se solidariza com as vítimas e enseja o movimento contra todo tipo de violência. Manteremos a comunidade informada dos desdobramentos legais, dando toda transparência a investigação para os dois casos citados.

23 de maio de 2019

Reeducandas das Penitenciárias de Parnaíba e Picos receberam atendimento

Reeducandas das Penitenciárias de Parnaíba e Picos receberam atendimento

Reeducandas das Penitenciárias de Parnaíba e Picos receberam atendimento durante a Semana Nacional da Defensoria Pública

As reeducandas da Penitenciária Mista Fontes Ibiapina, na Comarca de Parnaíba e da Penitenciária Feminina Regional de Picos- Adalberto de Moura Santos, foram inseridas na ação desenvolvida pela Defensoria Pública que visa traçar o perfil das mulheres assistidas pela instituição no Piauí.

Em Parnaíba, a aplicação do questionário, assim como o atendimento para informações processuais em relação aos procedimentos criminais abertos, fizeram parte do atendimento realizado pelo defensor público Leonardo Fonseca Barbosa, titular da 5ª Defensoria Pública regional de Parnaíba, nos dias 16 e 17 deste mês de maio. Em Picos, o trabalho foi coordenado pela defensora pública Maria Teresa de Albuquerque Soares Antunes Correia, titular da 5ª Defensoria Pública Regional de Picos.

Nas duas comarcas, a ação fez parte das atividades da Semana Nacional da Defensoria Pública, que transcorreu de 13 a 18 de maio sob a coordenação no Piauí da subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e em parceria com a Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (Apidep). A Semana é uma iniciativa anual da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), com o apoio do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege).

Em Parnaíba, o defensor Leonardo Barbosa realizou o atendimento e aplicação do questionário juntamente com os colaboradores, Nildamara Rodrigues Machado e Helvidio José Gonçalves Carvalho. Segundo ele foram atendidas todas as 41 mulheres que se encontram recolhidas na Penitenciária Mista Fontes Ibiapina. “Prestamos informações processuais e aplicamos o questionário padrão, que nos foi encaminhado pela Coordenadoria do Sistema Prisional e pela Subdefensoria. Percebemos que as reeducandas se sentiram bastante acolhidas, o que gerou um bem estar em toda a Unidade Prisional, que aliás nos recebeu muito bem. Avaliamos que a ação foi extremamente positiva e já planejamos uma atuação sistemática, a ser realizada todos os meses junto às reducandas, dessa forma estaremos cumprindo o nosso papel de possibilitar o acesso à Justiça e a educação em direitos às pessoas que, na maioria das vezes, têm na Defensoria Pública a única esperança”, afirmou.

Segundo a defensora pública Maria Teresa Correia, a ação desenvolvida pela Defensoria visa reiterar o trabalho que já vem sendo desenvolvido com as custodiadas de Picos, que são as presas provisórias e sentenciadas, no acompanhamento processual. "A ação também pretendeu aplicar um questionário que visava identificar as condições pessoais de cada uma a fim de melhor atender às suas necessidades e direitos”, disse.

O atendimento à população feminina das Penitenciárias aconteceu, durante a Semana Nacional da Defensoria Pública, também em Teresina.

25 de abril de 2019

Inscrições abertas para IV Semana de História de Parnaíba

Inscrições abertas para IV Semana de História de Parnaíba

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, promove, entre os dias 4 e 7 de junho, a IV Semana de História e o I Encontro de Política, História, Identidades, Contemporaneidade e Cultura: Reflexões Contemporâneas. As inscrições estão abertas e custam R$ 20 para ouvintes; R$ 25 para graduandos e R$ 30 para graduados.

Organizado pelos cursos de História e Filosofia da Uespi, o evento busca trazer para a comunidade acadêmica e sociedade civil as discussões e a produção de conhecimentos que emergem da compreensão dos percursos e transformações individuais e coletivas da sociedade contemporânea. O público presente ao evento terá a oportunidade de contar com palestras, simpósios temáticos, minicursos e apresentações de pesquisas realizadas por discentes e docentes de diversas universidades do país.

Em meio às mudanças e problemas que acompanham as sociedades contemporâneas, e como instrumento para investigar, conceituar e produzir intervenções, o evento irá apresentar o Laboratório de Pesquisa em Política, História, Identidades, Contemporaneidade e Cultura (Laphic). Vinculado aos cursos de Licenciatura em História e Filosofia do Campus de Parnaíba, o laboratório desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de: Teorias políticas, Estado, poder, Justiça, ética, como também, as diversas percepções de identidade, relacionadas a nacionalidades, culturas, etnias, gêneros, etc.

Organizador do evento e professor de História da Uespi, Danilo Bezerra afirma que o evento discutirá temas contemporâneos da sociedade brasileira, tais como violência, educação, movimentos sociais, imprensa, etnias, literatura, patrimônio, cidade e gênero. “O evento visa ensejar a discussão desses temas para um público amplo e desejoso de discussões qualificadas e de alto nível. A importância do evento se coloca na medida em que o curso de História e de Filosofia da Uespi têm denotada reputação na formação de profissionais que atuam no norte do Piauí e nos estados vizinhos”, finaliza o docente.

18 de abril de 2019

Capacitação gratuita para microempreendedores chega a Parnaíba-PI:

Conheça a Caravana Parceiros em Ação!

A Caravana Parceiros em Ação, que é uma capacitação gratuita em gestão de negócios para microempreendedores, acontecerá de 22 a 26 de abril em Parnaíba-PI, no Campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

O projeto é uma iniciativa desenvolvida pelo Banco Santander em parceria com a Aliança Empreendedora e tem o objetivo de levar conhecimento em gestão para microempreendedores no interior do país. 

Do dia 22 a 26 de abril a cidade de Parnaíba-PI recebe a Caravana Parceiros em Ação. A iniciativa é gratuita e tem o objetivo de levar aos moradores que empreendem nessa região, conhecimentos sobre gestão de negócios em aspectos como: negociação e vendas, gestão financeira, rede de contatos e formação de preço. 

Os encontros são presenciais e realizados na Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Campus Ministro Reis Velloso, sala 765. O campus fica localizado na Av. São Sebastião, nº 2819 - Nossa Sra. de Fátima. Serão duas turmas: uma no turno da tarde, das 14h às 17h, e outra no período noturno, das 18h30 às 21h30. 

Para participar é muito simples: basta o interessado se inscrever por meio do link: http://bit.do/caravanaparnaiba​. Para tirar dúvidas ou obter mais informações entre em contato por ligação ou WhatsApp no número (​86) 9 9473-0191 ​ou procure o Agente de Crédito da Prospera Santander Microfinanças. A inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de abril. 

 Serviço  Caravana Parceiros em Ação – Parnaíba-PI. Data: de 22 a 26 de abril. Inscrições gratuitas até 20 de abril Informações: WhatsApp: ​86 9 9473-0191 ​– E-mail: [email protected] 

Local: Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Campus Ministro Reis Velloso, sala 765. Endereço: Av. São Sebastião, nº 2819 - Nossa Sra. de Fátima.   

Sobre a Aliança Empreendedora  Nosso trabalho consiste em apoiar empresas, organizações sociais e governos a desenvolver modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda, ampliando o acesso a conhecimento, redes, mercados e crédito para que desenvolvam ou iniciem seus empreendimentos. 

Para mais informações, entre em contato com: Caroline Kuviatkoski de Barros Equipe de Comunicação da Aliança Empreendedora [email protected] +55 41 3013-2409 ou +55 41 99648-9880 

12 de abril de 2019

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBA‐PI  CONCURSO PÚBLICO ‐

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBA‐PI CONCURSO PÚBLICO ‐

Confira quem passou

RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA OBJETIVA. 


Nos termos do subitem 11.8 do Edital Concurso nº 01/2018‐SESA, a divulgação deste resultado preliminar das provas objetivas contempla a relação dos candidatos classificados e aprovados. 

Considera‐se  “aprovado”  o  candidato  classificado  dentro  do  número  de  vaga(s)  prevista(s)  para  cada  cargo.  Para  os  cargos  de  nível  superior,  a  divulgação  da  relação  de  candidatos  aprovados,  com  a  respectiva  nota  final,  será  feita  após  a  avaliação  de  títulos,  nos  termos  estabelecidos no Edital Concurso nº 01/2018‐SESA.  Todos os candidatos poderão realizar consulta a seu “Resultado Individual” por meio de link  disponível no endereço eletrônico www.institutolegatus.com.br, onde estarão disponíveis: a) cópia  digitalizada  de  sua  Folha  de  Respostas,  b)  suas  notas  em  cada  uma  das  disciplinas  constantes  da  prova  objetiva e  c)  sua  nota  final  na  prova  objetiva. A  consulta à Folha  de  Respostas ficará disponível por pelo menos 60 dias corridos da data de sua publicação. Após  esse prazo, não serão aceitos pedidos de disponibilização da imagem da Folha de Respostas.  Do resultado preliminar, caberá recurso no período de 8h do dia 11/04/2019, até às 23h59min  do  dia  12/04/2019.  O  recurso  deverá  ser  interposto  por  meio  de  formulário  eletrônico  disponível  no  endereço  eletrônico  www.institutolegatus.com.br,  no  link  “Recursos”. 

veja aqui sua classificação 

02 de abril de 2019

Parnaíba: Projeto da UFPI utiliza xadrez em escolas públicas

Parnaíba: Projeto da UFPI utiliza xadrez em escolas públicas para promover aprendizado de matemática

“Xeque Mate!”, novamente o fim da partida é sinalizado por um aluno do ensino médio, que de imediato organiza as peças no tabuleiro de madeira para dar início à uma nova sequência de lances. A prática de xadrez na escola CEEP Liceu Parnaibano faz parte do projeto de extensão desenvolvido por graduandos de matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Velloso, sob coordenação do Professor Dr. Israel Evangelista.

Por meio de dezesseis peças, o popular esporte de tabuleiro, é utilizado no projeto “O Xadrez e a Matemática somando na escola”,baseando-se na democracia cognitiva, a modalidade permite aglutinação de estudantes, independente de gênero, etnia ou classe social. A inclusão é apenas um dos benefícios estimulados pela prática; inteligência espacial, emocional, controle de agressividade, organização mental e lógica também são exploradas durante as aulas.

Israel Evangelista, docente e coordenador do projeto, aponta que o método abordado facilita o aprendizado que é tido como difícil por muitos “Por ser um jogo lúdico, o xadrez consegue prender a atenção dos alunos. Usamos os problemas de xadrez para ensinar combinatória e outros conteúdos que estão relacionados de alguma maneira com o jogo, como raciocínio lógico, geometria, e etc.”, conclui. O Professor, lembra ainda que o ensino do xadrez e da matemática nas escolas públicas contribui na formação dos alunos de licenciatura por proporcionar aos mesmos a possibilidade de organizar o material didático-pedagógico do trabalho dentro do ambiente escolar.

O projeto tem um ano de atuação na escola, e atualmente conta com cerca de 20 alunos dos três níveis do ensino médio, onde os discentes são estimulados a interagir e dialogar nas oficinas expositivas, além de participarem de competições promovidas no final dos módulos. O projeto“O Xadrez e a Matemática somando na escola”, évinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC/UFPI) que atua na promoção de atividades gratuitas para a comunidade.