• assinatura jornal

Notícias Picos

31 de maio de 2017

Vereador Maté rompe com deputado Severo Eulálio Neto

Vereador Maté rompe com deputado Severo Eulálio Neto

Uma semana após o desembarque do colega José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PP) no grupo do peemedebsita, o vereador José Arimateia Luz, o Maté (PSL), quebrou o silêncio e anunciou o rompimento político com o deputado estadual Severo Eulálio Neto (PMDB).

A decisão pelo rompimento já foi comunicada oficialmente pelo vereador Maté ao pai do deputado Severo Eulálio (PMDB), ex-prefeito de Picos e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Kléber Eulálio.

Maté explicou que o motivo para sua decisão foi à vinda do vereador Rinaldinho (PP) para compor a base de apoio do deputado Severo Eulálio (PMDB). “Isso me causou desconforto em razão de a gente atuar politicamente na mesma região e, então resolvi romper” – argumenta o parlamentar picoense.

Antes de tomar a decisão o vereador Maté reuniu-se em seu gabinete com as lideranças do PSL, partido ao qual pertence. O encontro foi na noite de ontem, 29, oportunidade em que o vereador decidiu deixar o grupo político do deputado Severo Eulálio Neto (PMDB).

Perda

Analistas políticos avaliam que a saída de Maté representa uma perda expressiva para o deputado Severo Eulálio (PMDB). Isso por tratar-se de um vereador atuante, que ao longo da sua vida pública sempre defendeu com determinação os interesses de Picos, especialmente da região onde está concentrada a sua base eleitoral.

O vereador Maté fazia parte do grupo político que acaba de deixar desde o ano de 2005. Votou várias vezes para deputado estadual em Kléber Eulálio, a quem apoiou para prefeito de Picos em 2012. E nas últimas eleições trabalhou e votou no deputado Severo Eulálio Neto (PMDB).

Nas eleições de 2016, o vereador Maté concorreu à reeleição pela coligação “Juntos para continuar crescendo”, composta pelos partidos do PSL, PDT, PSDB, PTC, PPL, PMN e PCdoB. Obteve 1.294 votos, o equivalente a 3,03% dos votos válidos, e renovou o mandato.

23 de maio de 2017

Raimundo Filho pede exoneração da Secretaria de Administração de Picos

Raimundo Filho pede exoneração da Secretaria de Administração de Picos

O empresário Raimundo Filho entregou a Secretaria Municipal de Administração de Picos. O fato aconteceu na tarde desta segunda-feira, 22. Em entrevista ao Folha Atual o empresário informou que comunicou a sua decisão diretamente ao prefeito Pe. Walmir Lima (PT), e já protocolou todos os documentos necessários para a sua saída.

Raimundo Filho informou que está deixando a prefeitura de Picos porque precisa de mais tempo para administrar as empresas do Grupo R.SÁ. Ele destaca que não houve nenhum desentendimento político que tenha motivado o seu pedido de exoneração. Ainda em entrevista ao Folha Atual ele frisou que torce pelo sucesso da atual administração municipal por entender que o prefeito possui “boa vontade”.

O empresário Raimundo Filho estava na administração municipal desde o dia 02 de janeiro deste ano, ou seja, desde o início do segundo mandato do Pe. Walmir Lima. Ele foi convidado diretamente pelo prefeito para assumir o cargo de Secretário de Administração. Era ideia do Pe. Walmir profissionalizar a gestão municipal.

Durante esse período o secretário tomou algumas medidas, como a realização de um cadastro dos servidores públicos para organizar a administração. Pelo menos 215 pessoas deixaram de se cadastrar, o que mostrou a necessidade da atualização. Raimundo Filho disse que não houve conversa sobre quem será seu substituto na pasta.

09 de maio de 2017

Prefeitura de Picos convoca novos concursados

Prefeitura de Picos convoca novos concursados

Cerca de 140 pessoas aprovadas no último concurso público para servidor do município de Picos foram convocadas através do decreto 51/2017. O decreto considera a necessidade de provimento dos cargos públicos que compõem a estrutura organizacional do município, por meio de servidores devidamente aprovados em concurso público.

Esta é a segunda lista de aprovados convocados e para o secretário de administração Raimundo Filho, após posse desses novos servidores e posterior avaliação, poderá ser necessária uma terceira chamada.

“Nós entendemos que estas pessoas aprovadas no concurso público devem trazer a documentação exigida e passar pelos treinamentos que forem necessários. Tão logo eles estejam ocupando seus cargos e desempenhando seu trabalho, faremos uma nova avaliação da necessidade ou não de convocar uma terceira lista”, disse.

Os convocados têm do dia 10 de maio a 24 de maio que se dirigir à Junta Médica para avaliação e de 15 de maio a 26 de maio se apresentarem com toda a documentação exigida na sede na Secretaria de Administração, que fica no Palácio Coelho Rodrigues, no 1º andar.

De acordo com Raimundo, foram convocados principalmente os aprovados que ocuparão vagas na educação, saúde e administrativo: “são convocações necessárias em áreas que entendemos serem de grande importância para a continuidade da boa gestão do prefeito Pe. Walmir”, ressaltou ele.

A posse dos novos convocados deve ocorrer até a primeira semana de junho.

20 de abril de 2017

Delegacia de Polícia Civil de Picos recebe dois novos delegados

Delegacia de Polícia Civil de Picos recebe dois novos delegados

A Delegacia de Polícia Civil de Picos recebeu na última semana dois novos delegados. Com a transferência dos titulares do 1° e 2º Distritos Policiais, as pastas ficarão sob o comando dos delegados Agenor Ferreira Lima e da delegada Fernanda Novaes. As mudanças também se estenderam a Delegacia Regional que agora será coordenada pelo delegado Jonatas Brasil, que atuava a frente do 3° Distrito Policial de Picos.

O atual delegado regional, Jonatas Brasil, destacou que o reforço não vem diminuir o déficit de profissionais que atuam na Polícia Civil. Segundo ele, a demanda compreende os crimes atendidos nos três Distritos Policiais e mais 16 municípios da macrorregião.

“Saíram dois delegados e chegaram dois, o delegado Divanilson e Gilberto. Existe um déficit muito grande porque respondemos pela Regional de Picos e mais 16 municípios. Fora isso, todo delegado ainda realiza plantões de 24h, sem descanso posterior e sem receber nada por isto. Uma situação bastante complicada aqui”, afirmou o delegado.

Com a chegada dos novos delegados, Agenor Ferreira Lima que respondia anteriormente pelo município de Simões ficará a frente do 3° Distrito Policial, e consequentemente pela apuração dos homicídios. Já a delegada Fernanda Novaes que atuava em Fronteiras responderá agora pelo 2° Distrito Policial, coordenado pelo delegado Gilberto Franklin que foi transferido.

Novo comando na Delegacia Regional

Ao assumir a Delegacia Regional de Picos Jonatas Brasil já fala das prioridades no trabalho a ser desenvolvido. O delegado enfatiza que será dada atenção especial aos crimes mais graves como Latrocínio, Homicídio, Extorsão, entre outros.

“Quero tentar dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desempenhado pelo delegado Divanilson e as prioridades continuam as mesmas. Infelizmente como não temos efetivo suficiente para apurar todos os crimes, vamos priorizar aqueles mais graves”, concluiu.

Jonatas Brasil será responsável ainda pelo 1º Distrito e por cinco municípios da região.

19 de abril de 2017

Picos vai ganhar Unidade de Pronto Atendimento e 10 leitos de UTI

Picos vai ganhar Unidade de Pronto Atendimento e 10 leitos de UTI

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, anunciou a entrega de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Hospital Regional Justino Luz, e ainda a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Picos. De acordo com ele, as inaugurações devem ocorrer logo no início de maio, já que as obras estão concluídas, sendo realizadas as instalações de equipamentos e mobiliários.

“Os últimos serviços estão sendo feitos e incluem a implantação da rede de gases, inclusive, a manutenção do tomógrafo, que estará conclusa até o final do mês de abril, o que nos dará as condições, para, no início de maio, colocar o serviço de UTI em funcionamento”, afirma Costa.

 Outras obras também estão ocorrendo no Hospital Regional Justino Luz, como na área de pronto atendimento e ainda a reforma na ambiência. “A gente tem consciência dos transtornos hoje gerados por várias obras que estão acontecendo no Justino Luz, mas com a certeza de que, com a abertura da UTI e da UPA, vai melhorar e muito o atendimento e na forma mais humanizada, à altura que toda região de Picos precisa e merece”, enfatiza.

 Unidade de Pronto Atendimento - UPA

 A abertura da UPA, cuja gestão cabe ao município, é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a do Estado, que viabilizou as condições para abertura da unidade, também prevista para o mês de maio. Segundo o secretário, a UPA vai melhorar o atendimento de forma significativa na área de urgência e emergência.

 Atualmente, toda assistência de urgência e emergência é feita num espaço pequeno, no Hospital Justino Luz. “Se você imaginar, uma pequena área do Hospital ser substituída por nova estrutura, com aproximadamente 1200 metros quadros. Nós vamos ganhar muito em qualidade, na forma de fazer esse atendimento, beneficiando todos aqueles 40 municípios que fazem referência no pronto atendimento para o Hospital Justino Luz”.

 Com o novo serviço de pronto atendimento, o Hospital Justino Luz vai fazer a retaguarda. Os casos de urgência e emergência, os clínicos, tanto adulto como pediátrico, vão direto para atendimento na UPA. Somente aqueles casos politraumatizados, grandes traumas, serão realizados no Hospital Justino Luz. “Esse atendimento vai acontecer na área de ortopedia, onde vamos manter toda uma equipe de profissionais na retaguarda no Justino Luz, mas os casos, principalmente, emergência clínica, vão ser atendidos na UPA”, explica.

 O novo perfil de saúde para a região vai diminuir a pressão no Hospital, diminuindo significativamente o volume da urgência do Justino Luz, proporcionando a função finalística do Hospital, que é de fazer internação, atendimento cirúrgico e de realização de parto.

13 de abril de 2017

Picos mobiliza ações preventivas para evitar novos casos de calazar humano

Picos mobiliza ações preventivas para evitar novos casos de calazar humano

Após a realização de exames laboratoriais, solicitados pela Unidade Básica de Saúde do bairro Ipueiras, foi confirmado um caso de calazar humano na cidade de Picos. Trata-se de um homem de aproximadamente 28 anos de idade, que por questões éticas não teve seu nome revelado.

Depois da confirmação do diagnóstico, a equipe médica da UBS – Ipueiras encaminhou o paciente ao Hospital Regional de Picos para que ele imediatamente iniciasse o tratamento.

Segundo o coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, Agenor Martins, em torno da gravidade do fato ocorreu uma mobilização de vários segmentos da Secretaria de Saúde do município, sendo a Atenção Básica; Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental em Saúde, no sentido de promover ações preventivas para evitar o aparecimento de novos casos.

Agenor Martins informou ainda que uma destas ações foi uma investigação epidemiológica realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses com a aplicação de Teste Rápido DPP Leishmaniose visceral canina nos animais que vivem em volta do endereço onde foi verificado o caso. “Foram realizados 57 exames, destes total foram constatados 19 cães reagentes, inclusive os dois pertencentes à família do doente”, disse Agenor.

O coordenador declarou que a situação é preocupante, pois a proporção de animais que reagiram ao teste é alta em relação ao total dos examinados, o que significa a existência de uma grande quantidade de cães, que mesmo aparentemente saudáveis, possuem a doença e desta forma funcionam como reservatório servindo de fonte para a sua transmissão ao homem.

Para a prevenção do calazar canino é recomendado aos proprietários de animais à vacinação e o uso de coleiras especiais. “Principalmente, manter um ambiente doméstico higiênico dando o destino adequado ao lixo, pois o mosquito vive e se reproduz preferencialmente em locais úmidos, escuros e com acúmulo de matéria orgânica em decomposição”, completou Agenor Martins.

A Doença

A Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pela fêmea do mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis) infectada que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi, o agente causador da doença. Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.

05 de abril de 2017

Padre Walmir empossa aprovados do concurso público

Padre Walmir empossa aprovados do concurso público

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, empossou na tarde desta terça-feira (4), no plenário da Câmara Municipal, os aprovados do concurso público da Prefeitura. A solenidade reuniu autoridades do município, os aprovados e seu familiares.

A segunda convocação deve acontecer até a segunda quinzena de abril. Durante a solenidade, os 151 aprovados foram empossados um a um para as diversas áreas da administração municipal. Eles assinaram o termo de posse e em seguida posaram para fotos.

Posse dos concursados – Foto: Romário Mendes

O prefeito Padre Walmir Lima comemorou a posse dos concursados. Segundo ele, a maior felicidade é ter realizado o concurso fora de qualquer suspeita. “A gente olha para as pessoas, que foram aprovadas e que participaram do concurso, e elas mesmo dão testemunha da lisura e da transparência do certame. Pra isso, tivemos a ajuda de vários segmentos e setores da sociedade, como o Ministério Público, OAB, 3º BEC, Câmara Municipal de Picos e a população que acompanhou. Só temos que agradecer a todos que nos ajudou a realizar um concurso histórico em Picos”, relatou.

O gestor municipal reiterou ainda que os aprovados estão vindo com muita dedicação para somar com a administração.

Aprovado em 1º lugar para a área de analista previdenciário, o advogado Mailson Bezerra Barros afirmou que o sentimento é de satisfação, uma vez que é a realização de um sonho. “Graças a Deus obtive essa aprovação no concurso da Prefeitura e espero contribuir para o desenvolvimento do município de Picos”, disse.

Advogado Mailson Bezerra posando pra foto com o termo de posse- Foto: Romário Mendes

Segundo o secretário de Governo, Wellington Dantas, a expectativa da prefeitura é que os novos concursados possam dar uma eficiência maior na gestão em relação aos anseios da comunidade.

17 de março de 2017

Procon atende em média 25 casos por mês

Procon de Picos atende em média 25 casos por mês

O Dia Mundial do Consumidor foi comemorado ontem, dia 15 de março, e em Picos muitos consumidores procuram o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) para reclamar sobre problemas com os seus produtos. O Procon fica localizado no Centro Administrativo do município e funciona de 8h da manhã até o meio-dia.

O Procon de Picos atende uma média de 25 casos por mês. A informação é do coordenador do órgão, Fabrício Eulálio. Segundo ele, o Procon é essencial para resolver os problemas do consumidor e ainda desafoga o judiciário. “A maioria dos problemas são resolvidos aqui no Procon. O que não é resolvido aqui a gente encaminha para o juizado especial cível, que já é uma área judiciária”, disse.

Foto: Jesika Mayara)

Como funciona

O coordenador explicou o funcionamento do Procon. De acordo com Fabrício, o consumidor vem ao Procon munido da documentação pertinente ao problema, como o produto defeituoso ou uma compra que deu algum problema e ela faz a reclamação.

“Aqui nós recebemos a reclamação e a gente faz uma notificação à loja ou empresa responsável por aquele produto e em 30 dias fazemos uma audiência de conciliação, caso a empresa traga uma proposta de conciliação já encerra o processo aqui. Caso não ocorra um acordo entre as partes o processo será encaminhado ao juizado para uma ação judicial”, explicou Fabrício.

Fabrício reiterou que o Procon está de portas abertas para população picoense que esteja passando pro problemas em relação ao consumo. 

27 de janeiro de 2017

Vereador eleito na coligação do padre Walmir será líder da oposição

Vereador eleito na coligação do padre Walmir será líder da oposição em Picos

Eleito pela coligação “Juntos para continuar crescendo” , formada pelos partidos do PSL, PSDB, PCdoB, PDT, PTC, PMN e PPL, que apoiou a reeleição do Padre José Walmir de Lima (PT), o vereador Carlos Luís Nunes de Barros (PSDB) mudou de lado. Após quase quatro meses de indefinição, ele resolveu ‘descer do muro’ e será o líder da oposição na Câmara.

A escolha de Carlos Luís como líder da oposição aconteceu na última terça-feira, 24, em reunião em sua própria residência, situada no bairro Ipueiras. Até então o tucano, eleito pela situação, vinha se comportando como oposição, embora, oficialmente, preferisse afirmar que seria um vereador independente.

Além de liderar a bancada de oposição na Câmara Municipal de Picos, Carlos Luís (PSDB) foi escolhido como relator da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, considerada a mais importante da casa.

Lideranças dos partidos

Na reunião da última terça-feira, 24, o vereador Antônio Afonso Santos Guimarães Júnior, o Afonsinho (PP), foi escolhido como líder da bancada de oposição, formada pelos partidos do PP, PRP, PSDB e PPS.

Os vereadores oposicionistas aproveitaram a ocasião para escolher os líderes de cada partido na Câmara. Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá, vai liderar a bancada do PP; Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato, a do PRP; José Joaquim Monteiro, o Dedé Monteiro, do PPS e Carlos Luís Nunes de Barros, do PSDB, essas duas últimas siglas com apenas um parlamentar.

Candidatura de Carlos Luís

O engenheiro Carlos Luís Nunes de Barros (PSDB) foi candidato a vereador graças a uma articulação do grupo político que o apoiou. O preferido seria o microempresário Eli Teles de Medeiros Filho, mas este teve o nome vetado pela direção do PCdoB, partido ao qual era filiado.

Como Carlos Luís foi contrário à adesão do PSDB à candidatura do Padre Walmir (PT), o grupo político liderado pelo então vereador Evandro Reis (PSD), o convidou para assumir a candidatura à Câmara. O tucano entrou na vaga de Djanilson Cabral de Melo (PSDB), que renunciou logo após as convenções partidárias.

Embora tenha subido em alguns palanques, Carlos Luís (PSDB) nunca pediu, publicamente, votos para o Padre Walmir (PT), que acabou sendo eleito. Além do mais, o grupo político que apoiava o tucano pedia votos para Gil Paraibano (PP), segundo colocado.

Carlos Luís foi eleito vereador de Picos com 998 votos, o equivalente a 2,34% dos votos válidos. Ele foi o último colocado entre os quinze que lograram êxito nas urnas.

25 de janeiro de 2017

Emgerpi dá continuidade a regularização em Picos

Emgerpi dá continuidade a regularização em Picos

Visando dar continuidade aos trabalhos de regularização fundiária dos conjuntos habitacionais, construídos pela extinta Cohab-PI, o Diretor de Regularização Patrimonial Imobiliária da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Leonardo Botelho, esteve na manhã desta terça-feira (24),  na prefeitura de Picos para se reunir com gestores do município e tratar sobre a regularização fundiária do conjunto Waldemar de Moura Santos, conhecido popularmente na cidade como Pantanal.

Segundo o diretor, a reunião teve como finalidade fazer a entrega dos documentos que o cartório de Picos precisava para dar continuidade aos trabalhos de averbação do conjunto Waldemar de Moura Santos, que possui 293 imóveis.

Botelho esclareceu que após a entrega da documentação, o cartório competente ficará encarregado de informar à Empresa sobre a efetivação da regularização fundiária do conjunto Pantanal. “Assim que o cartório confirmar a averbação deste empreendimento habitacional todos os mutuários, que já quitaram seus imóveis poderão solicitar os ofícios de liberação de hipotecas na sede do Escritório Regional que a Emgerpi tem no município e, desta forma, obter a escritura definitiva dos seus imóveis”, destacou.

O encontro contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento e Planejamento da cidade de Picos, Oneide Rocha; do Secretário de Governo de Picos, Wellington Dantas; da Gerente Regional do Escritório da Emgerpi em Picos, Irene Ferreira; do engenheiro agrimensor da prefeitura de Picos, José de Arimatea e do Assessor Técnico da Empresa, Aili Martins. 

Após a averbação desse conjunto, a Emgerpi beneficiará, em média, 1.172 pessoas.  Esta ação faz parte do planejamento estratégico que a Empresa vem realizando por meio do Programa Minha Casa Legal, cujo objetivo é fazer a regularização fundiária de todos os conjuntos habitacionais  edificado pela Cohab-PI.

06 de janeiro de 2017

Câmara Municipal de Picos aprova projeto de ajuda financeira para SEP

Câmara Municipal de Picos aprova projeto de ajuda financeira para SEP

A Câmara Municipal de Picos aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (6), o Projeto de Lei do prefeito Padre José Walmir de Lima (PT) que autoriza o município celebrar convênio com a Sociedade Esportiva de Picos, cujo objetivo é repassar auxilio financeiro ao clube picoense.  

O projeto foi aprovado por unanimidade em duas votações e seguiu para sanção do gestormunicipal.

Aprovação do projeto na Câmara Municipal - Foto: Romário Mendes

Aprovação do projeto na Câmara Municipal – Foto: Romário Mendes

A ajuda financeira será no valor de R$ 400 mil, divididos em cinco parcelas de R$ 80 mil. O repasse irá iniciar neste mês de janeiro e seguirá até maio, período que a SEP estará disputando o Campeonato Piauiense.

O presidente da SEP, Rodrigo Lima, acompanhou a votação e comemorou a aprovação do projeto. Segundo o dirigente, entendendo a realidade financeira que vive o município, o valor é aceitável. “Aproveitamos a oportunidade para agradecer a Prefeitura Municipal, todos os vereadores que votaram a favor do projeto e agora é trabalhar com transparência e responsabilidade para que a gente possa prestar contas dos recursos destinados a Sociedade Esportiva de Picos”, destacou.

dscn9564

Rodrigo informou ainda que os recursos serão destinados exclusivamente para pagar a folha salarial dos atletas, comissão técnica e funcionários do clube, que hoje é de R$ 95 mil. “Vamos buscar mais recursos do Governo do Estado, dos empresários da cidade para que a gente possa, no final do mês, estar fechando as contas”, reiterou.

A SEP estreia no Campeonato Piauiense dia 31 de janeiro, a partir das 20h, no estádio Helvídio Nunes, contra o River-PI.