• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Piracuruca

28 de outubro de 2013

28 de agosto de 2013

Presidente da Câmara responde a oposição sobre incidente da Hilux

Vereador Pedro Lima (PSDB), disse que a culpa é da administração anterior.

O vereador João Aberto (PT) usou a tribuna na sessão desta terça (27/08), onde pediu explicações sobre ocorrido no fim de semana, no caso da jovem que sofreu acidente e foi socorrida em uma carroceria de uma hilux, sob sol de quase meio dia. O vereador lembrou que a Câmara municipal, tem um papel muito importante em estar dando esses esclarecimentos à população, visto que no dia 21 de maio deste ano a Câmara de Piracuruca aprovou um leilão de veículos usados da Prefeitura, com valor previsto de arrecadação de R$ 125.000,00 (cento e vinte e cinco mil reais). Na época a bancada de oposição propôs emenda que veiculava a destinação dos recursos para aquisição de veículo ambulância de grande porte, para auxiliar as duas já existentes. A emenda foi aprovada e o leilão realizado dia 29 de julho último.

Em resposta, o presidente da Câmara disse que uma ambulância estava viajando e a outra estava quebrada. Disse que não vê mal nenhum nem desonra na pessoa ser carregada na carroceria, já que não podia ir sentada dentro do veículo. Disse que pediram emprestada a ambulância de São José do Divino, que levou a paciente para o Hospital de Piripiri para ser avaliada pelo ortopedista, e, de lá, foi transferida para Teresina. Disse também que a culpa disso é da administração anterior, que destruiu a cidade. Por fim, disse que o leilão não vendeu todos os veículos, e que vai ser necessário novo leilão para complementar. Não informou o valor arrecadado   

13 de agosto de 2013

Médica de PSF se recusa atender idosa em visita domiciliar

Maria Machado de Sousa sofre mal de Parkinson e toma nove tipos de medicamentos

A senhora Maria Machado de Sousa de 74 anos, teve o atendimento negado por médica do PSF São Raimundo, o fato aconteceu na tarde desta segunda-feira (12). Dona Maria sofre mal de Parkinson e toma nove tipos de medicamentos, segundo sua filha Zezita, por volta das 15hrs, à médica juntamente com a gente de saúde chegaram na casa para fazerem o atendimento  médico  domiciliar. Ao entrar na casa de Dona Maria, a Doutora se recusou a atendê-la, disse que não atendiam fumantes, os familiares da paciente ficaram bastante revoltados com atitude da médica, que logo após dizer que não atenderia a idosa entrou no carro sem presta o devido atendimento. Dona Maria foi ser atendida no pronto socorro municipal do município. De acordo com o Estatuto do Idoso, Art.2º. O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Já o Art. 3º garante o atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população. O Art. 4º diz que nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

28 de junho de 2013

Governador Wilson entrega reforma e ampliação de Escola em Piracuruca

Inaugurou a ampliação do Centro Estadual de Educação Profissional Rural e realizou a entrega de kits para piscicultura

O governador Wilson Martins esteve, nesta sexta-feira (28), em Piracuruca, inaugurando a reforma e ampliação do centro Estadual de Educação Profissional Rural (CEEPRU) Professor Antonio de Brito Fortes e realizou a entrega de Kits para piscicultura no município.  No Piauí o governo do Estado vem fortalecendo a base da cadeia Produtiva da aguicultura junto às comunidades rurais com potencial para produção de peixes  em tanques âredes. Wilson realizou, em Piracuruca,a entrega de Unidade Produtiva que inclui investimentos em equipamentos e estrutura de melhorias condições de Produção , comercialização e gestão das atividades aquicolas  no valor de mais 160 mil reais.  Ainda inaugurou a reforma e ampliação do Centro Estadual de Educação Profissional Rural,  Escola Agrotécnica Professor Antonio de Brito Fortes. Foram investidos recursos na ordem de R$  903.329,19, o que garantiu a reforma de uma área de 1.413 m²  e a ampliação de 674m², na construção de laboratórios,  anfiteatro,  dormitórios, vestiários, banheiros e uma quadra poliesportiva coberta. Durante a solenidade de inauguração da Escola Agrotécnica, o governador Wilson Martins anunciou a construção de quadras poliesportivas cobertas nas cinco escolas estaduais do município de Piracuruca.

05 de junho de 2013

Vereador Eduardo Lima esclarece fatos na tribuna

Vereador Eduardo Lima do (PC do B)


Na última sessão da Câmara Municipal de Piracuruca, (04/06), o vereador Eduardo Lima (PC do B) usou a tribuna que representa a voz do povo para justificar os seus requerimentos apresentados naquela casa legislativa. Em seu discurso, o vereador defendeu o povo que tanto sofre com as decisões que são tomadas pela atual administração. Confira abaixo!

Nosso discurso na sessão de hoje, na Câmara de Piracuruca:

Senhor presidente, colegas vereadores, público aqui presente.

Inicialmente quero expor os motivos dos nossos requerimentos e projetos: a nossa primeira solicitação é a recuperação da ponte do Rio Catarina, que foi construída há mais de 40 anos, no governo Doca Ribeiro, sob a condução de meu avô, então secretário municipal, Zé Lima, uma obra que muito o orgulhava. A verificação das estruturas da ponte e sua recuperação é uma obra de extrema importância pro município devido às comunidades que ela dá acesso e ao tráfico cada vez mais intenso na região;
O segundo requerimento se refere ao Ginásio Poliesportivo, onde na apresentação da Quadrilha Junina Trapos e Farrapos, neste domingo, (abrir um parêntese e parabenizar o grupo pela bela apresentação), podemos observar a falha na iluminação da quadra, que das 26 luminárias, 15 estavam com as lâmpadas quebradas ou queimadas. 
No terceiro requerimento pedimos colocação de lâmpadas nos postes do assentamento Maracajá, pois estão pagando mais de 10,00 reais de Taxa de Iluminação Pública na sua conta e não estão usufruindo do serviço.
O nosso quarto requerimento trata da Taxa de Iluminação Pública, o nosso quarto requerimento solicita audiência pública com a presença do secretário municipal de finanças, a fim de esclarecer sobre o súbito reajuste da Contribuição sobre a Iluminação Pública â COSIP de Piracuruca, ocorrido no mês de janeiro deste ano, fato que trouxe um descontentamento geral na população.
A nossa quinta proposição de hoje é uma reapresentação de um requerimento feito dia 30 de maio, por mim e pelo vereador Nonato da Cerâmica, onde pedimos, em caráter de urgência, ao secretário de obras, colocação de piçarra nos buracos existentes na Rua Prefeito Luis de Morais Meneses, que dá acesso à SOCOHAPI. Já que não foi atendido pelo secretário de obras, encaminhamos novamente, mas pro prefeito... pode ser que agora a piçarra saia.
Protocolamos também projeto de Lei que muda o nome da Rua 21 de abril para Rua Padre Ribeiro, homenageando esse benfeitor que foi pároco da Matriz de N. Sra do Carmo, e teve passagem marcante em Piracuruca. Não só a estada dele foi marcante, mas a forma como ele saiu daqui, mostra muito da nossa história recente. Falaremos sobre ele na próxima sessão, quando haverá a votação do projeto.
Em relação à demissão dos prestadores de serviço da prefeitura de Piracuruca, devo pontuar o seguinte: Considerando que quem implantou em Piracuruca esse sistema de demissão de serviços prestados foi o atual prefeito, em 1997, através do decreto 001/97, onde, no texto do decreto e em suas ações posteriores, tentou impedir qualquer direito trabalhista para os 800 pais de família, aproximadamente, que perderam seus empregos; Considerando que os vereadores Assis Melo e Pedro Lima entraram com ação semelhante contra o prefeito anterior;
Considerando que seu Manoel Acelino, 67 anos de idade, motorista da caçamba da prefeitura há quase 20 anos, (nobre vereador Manoel Filho conhece, por que é do nosso bairro Esplanada) foi demitido em janeiro deste ano, substituído por um prestador de serviço, sem que ninguém derramasse uma lágrima em favor dele;
Considerando também, que o prefeito conta com uma assessoria direta de mais de 10 advogados e bacharéis em direito, tiro duas conclusões: ou o staff da prefeitura sofreu amnésia coletiva, de uma epidemia de mal de Alzheimer, ou o prefeito agiu de má fé. O prefeito escolheu quem ele ia condenar à demissão, e quem ia sobreviver com um cargo em comissão. Foi como se tivesse dado um cheque sem fundo pra uns, os serviços prestados, e dinheiro em espécie pros outros, comissionados.
Na nossa representação constam várias denuncias, e o ministério público dará prosseguimento na forma da lei. Estamos simplesmente fazendo nosso papel de vereadores de oposição. O que solicitamos do Ministério Público não foi emprego de ninguém, nem demitir nem perseguir, foi apenas que a situação fosse regularizada, retornando o segundo turno dos professores; convocando concursados onde tivesse fila de espera; realizando novo concurso pros cargos onde fosse necessário, dando oportunidade a todos os piracuruquenses de concorrer de igual pra igual, e que o prefeito preenchesse todos os 250 cargos comissionados que ele dispõe pra livre nomeação, e não seremos obstáculos a esse projeto de adequação que será votado hoje, principalmente para ajudar os demitidos mais necessitados.
A respeito do incidente ocorrido na terça passada com o radialista Gk, e os colegas vereadores de oposição, quero deixar aqui o meu repúdio, dizer que Piracuruca vive dias de Nazi-Facismo, com incentivo a agressões aos cidadãos que tem os mesmos direitos. Em nenhum momento político na história de Piracuruca se viu tanta violência e desrespeito praticado coletivamente, e dessa forma. Nem na política de Doca, nem Geroca, nem Franklim, nem Zé Lima, nem Gonçalim. Por uma simples razão: por que nenhum deles era um MOLEQUE!


27 de maio de 2013

MP dá 30 dias para prefeito de Piracuruca pagar salário de dezembro/2012

O não cumprimento da recomendação gerará medidas judiciais contra o gestor municipal

A promotoria de Piracuruca emitiu portaria dia 20 de maio, recomendando ao prefeito de Piracuruca que efetue o pagamento do salário do mês de dezembro dos servidores efetivos do município até o dia 20 de junho, com correção monetária. O não cumprimento da recomendação gerará medidas judiciais contra o gestor municipal, segundo o comunicado publicado no Diário da Justiça do Estado do Piauí, do dia 24 de maio, página 65, que pode ser visto a seguir:

â2ª PROMOTORIA DE PIRACURUCA/PI

RECOMENDAÃÃO Nº 006/2013

O MINISTÃRIO PÃBLICO DO ESTADO DO

PIAUÃ, por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça de

Piracuruca, no exercício de suas atribuições

constitucionais e legais, com fulcro no artigo 27,

parágrafo único, IV, da Lei n.º 8.625/93;

CONSIDERANDO que vários servidores

públicos de Piracuruca noticiaram o não recebimento

do salário de dezembro de 2012, apesar de

transcorridos cinco meses do início da atual

administração;

CONSIDERANDO notícia de contratação de

shows artísticos para o carnaval de 2013,

contratações de pessoal sem prévia aprovação em

concurso público e inúmeras nomeações para

funções de confiança;

CONSIDERANDO que o recebimento do salário

é direito constitucional social, previsto no artigo 7º da

Carta da República, sendo assegurado a todos os

trabalhadores do setor público e privado;

CONSIDERANDO que é responsabilidade e

dever do Prefeito Municipal bem gerir os recursos

públicos, de modo a efetuar o pagamento do salário

dos servidores públicos sem atrasos, sob pena de

ofensa aos princípios da Administração Pública;

CONSIDERANDO que o atraso no pagamento

dos salários dos servidores públicos municipais

configura clara ofensa aos princípios da legalidade,

moralidade, impessoalidade, responsabilidade fiscal

e, sobretudo, grave violação à dignidade humana dos

servidores que são privados dos recursos

indispensáveis à satisfação das necessidades

básicas;

CONSIDERANDO que compete ao Ministério

Público a proteção e a defesa do patrimônio público,

conforme preconiza o artigo 129, inciso III, da

Constituição Federal;

RECOMENDA ao Município de Piracuruca, na

pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal,

Raimundo Alves Filho, que, no prazo de 30 (trinta)

dias, adote as necessárias providências no sentido

de efetuar o pagamento do salário dos servidores

públicos municipais pertinente ao mês de dezembro

de 2012, corrigido monetariamente.

O não cumprimento da presente

recomendação ensejará a adoção das medidas

judiciais pertinentes, especialmente ajuizamento

de ação civil pública por ato de improbidade

administrativa.

As informações a respeito das medidas

adotadas para cumprimento da recomendação devem

ser remetidas à 2ª Promotoria de Justiça de Piracuruca

no prazo de 10 (dez) dias úteis do encerramento do

prazo de trinta dias para pagamento do salário do

mês de dezembro de 2012.

Oficie-se, encaminhando a recomendação.

Publique-se.

Piracuruca, 20 de maio de 2013.

Karla Daniela Furtado Maia Carvalho

Promotora de Justiçaâ