• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Piracuruca

22 de maio de 2013

15 de maio de 2013

Municipalização do Trânsito inicia HOJE

PM vai penalizar com multa apenas o não uso de capacetes e retrovisores

Foi realizada ontem, na Câmara Municipal de Piracuruca, uma sessão especial para tratar do trânsito de Piracuruca, com a presença do delegado Ricardo Oliveira e o Policial Militar Timóteo. O delegado fez uma explanação da situação do transito da cidade, do processo de aplicação das penalidades, respondeu a questionamentos dos vereadores a respeito das infrações.

O Delegado e o presidente da Câmara informaram que estiveram presentes na manhã de ontem, em reunião entre o Prefeito Municipal e a Promotora, onde discutiram sobre prazos e formas de atuação das polícias, prefeitura e DETRAN.

Nesse período de transição, de aproximadamente 30 dias, a PM vai penalizar com multa apenas o não uso de capacetes e retrovisores, e a ausência de emplacamento. As demais infrações só serão penalizadas quando a prefeitura sinalizar a cidade e formar a equipe de fiscalização. Na sessão da Câmara ocorrida no dia 30 de abril, foi concluída a criação das estruturas municipais de fiscalização de Trânsito, com a criação da DITRAN, Diretoria Municipal de Trânsito, e a JARI, a Junta de Recurso de Multas de Trânsito.

Nesse meio tempo, a atuação será de apenas dois policiais militares agindo de forma discreta e corriqueira, sem as blitzen ostensivas e abordagens agressivas. O delegado ressaltou que mesmo depois que a prefeitura assumir sua função, a polícia estará dando apoio.

Apesar de o delegado confirmar o prazo de 30 dias para o município implantar todo o sistema, o presidente da Câmara informou que o investimento é algo em torno de 300 mil reais, impossibilitando a prefeitura de cumprir tal prazo.

O que o prefeito pode fazer de imediato é nomear os cargos comissionados que foram criados e providenciar concurso público para provimento de vagas dos agentes de Trânsito do Município. Alguns vereadores perguntaram quando o concurso será realizado, mas não obtiveram resposta.

13 de maio de 2013

Sasc e Tribunal de Justiça farão a entrega de materiais de escritório

Sasc e Tribunal de Justiça farão a entrega de materiais de escritório

Este é o terceiro município que a Sasc e o TJ fazem a interligação este ano

O município de Piracuruca ganhará mais um reforço no processo de redução de sub registro civil de nascimento. Nesta terça-feira, 14, acontece a entrega de materiais de escritório para a maternidade São Raimundo.

Esta iniciativa é parte do projeto Registrar, desenvolvido pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Piauí (Sasc), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado(TJ-PI). O evento que marcará o início da atividade será a partir das 10 horas na maternidade.

A partir da parceria, a Sasc faz a doação de um kit de informática (computadores, programas e etc), mesa e cadeira e o Tribunal de Justiça com seu departamento de informática fica responsável pela capacitação dos funcionários da maternidade e do cartório. ?O TJ garantiu um profissional atuando dentro da maternidade e vale ressaltar que a certidão de nascimento é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania no País. à gratuita e indispensável. Sem o documento, meninos e meninas ficam privados de seus direitos fundamentais, sem acesso aos benefícios sociais. Adultos não podem obter a carteira de identidade, CPF e outros documentos?, enfatizou a diretora da Unidade de Direitos Humanos da Sasc, Cícera Andrade.

Este é o terceiro município que a Sasc e o TJ fazem a interligação este ano. ?Já fizemos este procedimento em Parnaíba e Piripiri, e também já estamos mobilizando mais cinco outras cidades do Estado para a implantação desta forma eficaz de redução do número de crianças nascidas, que ainda, não tem o seu registro civil de nascimento?, destacou a Cícera.

27 de abril de 2013

CEAA participa da manifestação de apoio a agricultor rural em Cocal para presidente do STTR

Cocal

Centro de Educação Ambiental e Assessoria - CEAA, representado por sua Presidente, Da Luz Fonseca e o Coordenador de Projetos, Magalhães, estiveram, no dia 21 de abril de 2013, participando de uma grande caminhada na feira do município de Cocal, divulgando a campanha de Nonatinho da Biridibinha, candidato a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais ( STTR) daquela cidade e que o dia ?D? para escolha da nova diretoria do acontece hoje, 27 de abril. Uma grande multidão prestigiou o evento, dando total apoio ao agricultor e líder sindical daquela cidade. Após a manifestação pelas ruas do centro, houve uma reunião na Câmara Municipal, momento em que o Presidente da Câmara e o Prefeito, Rubens Vieira, declararam seu apoio à candidatura do homem que é considerado, pela grande maioria dos agricultores e agricultoras de Cocal, como sendo aquele que moralizará o STTR da cidade, trabalhando com ética e transparência para levar o desenvolvimento sustentável ao homem e mulher do campo. Fizeram-se presentes durante todo o evento, o Secretário da SASC ? Secretária Estadual de Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes e a Vereadora e esposa do Presidente Totonho, do STTR de Piripiri, senhora Eunice, que vieram especialmente para declarar total e incondicional apoio ao candidato da Chapa 02, Nonatinho. A eleição para o STTR de Cocal será hoje, dia 27 de abril, ocasião em que, novamente, Da Luz Fonseca e Magalhães se deslocaram de Piracuruca para participar diretamente da eleição em prol de uma renovação naquele sindicato... em prol da vitória de Nonatinho da Biridibinha.

Fonte: Blog do GK

27 de fevereiro de 2013

24 de fevereiro de 2013