• ecotur 2018
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Esperantina

04 de maio de 2017

Prefeitura de Esperantina leva água a moradores do Km 7

Prefeitura de Esperantina leva água a moradores do Km 7

Cerca de 20 de famílias serão beneficiadas com o abastecimento de água na comunidade Km 7 na zona rural, pela prefeitura de Esperantina. O abastecimento de água daquela comunidade foi uma reivindicação do presidente da câmara vereador Manoel Filho.

Serão utilizados mais de 1400 metros de canos para levar água potável para os moradores que há anos tem que transportar água na cabeça. “É uma região muito importante de nosso município e muitos moradores há anos vinham solicitando a rede de abastecimento de água para suas casas, o poço já foi perfurado equipado e agora vamos levar água para todas as residências”. Afirmou a prefeita Vilma Amorim.

O vereador Manoel Filho esteve acompanhando a entrega dos canos na última sexta feira (28), juntamente com o secretário de infraestrutura Zé Germano e lideranças da comunidade. “Quero agradecer a prefeita Vilma Amorim por atender o nosso pedido em nome dos moradores desta comunidade, pois há anos eles vinham reivindicando este benefício e dentro alguns todos terão água em suas torneiras”, falou o presidente da câmara.

Para o líder comunitário Raimundo a obra vai melhorar de forma significativamente a vida das famílias do Km 7. “Só quem carregou água na cabeça em baldes ou em lata sabe a importância que tem chegar água em sua torneira dentro de casa, há anos que a gente espera e só agora na gestão da prefeita Vilma Amorim e com a ajuda do vereador Manoel Filho é que fomos lembrados”, afirmou. 

03 de maio de 2017

Cisternas mudam a realidade de moradores da zona rural

Cisternas mudam a realidade de moradores da zona rural de Esperantina

A prefeitura de Esperantina em parceria com a Codevasf – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba, estão levando mais de 1400 cisternas a localidades da zona rural através do programa água para todos. Já foram instaladas em várias comunidades cerca de 1036 cisternas que já estão abastecidas com a água das chuvas, com 16 mil litros de água.

Para a prefeita Vilma Amorim levar água para as famílias é dar dignidade aqueles que sofreram a vida inteira com a falta do líquido precioso até para beber. “Este é mais um projeto que tiramos do papel para atender a nossa comunidade, fico muito satisfeita em saber que mais de mil famílias já estão com as cisternas totalmente abastecidas e a certeza da garantia de água para beber no período de estiagem”, destacou.

Para o senhor Mateus morador da localidade Vila Bom Jesus na região do Mundo a dificuldade era muito grande no período do verão para conseguir água até para beber. “Graças a Deus agora tá bom, a gente no período do verão tinha que andar por vários quilômetros com o balde em bicicleta ou pagando uma pessoa para ter água em casa, nós temos água aqui de um poço mas não é boa para beber”, disse.

Para dona Albetiza a chegada das cisternas foi uma bênção de Deus para todos os moradores. “A gente ia pegar água em um poço muito distante puxando na gangorra com muitas dificuldades, no verão o poço secava, a gente tinha que ir de madrugada para achar um pouco, depois perfuram o poço na comunidade, melhorou a situação mas a água não era boa para o consumo, agora com esta cisterna que já está cheia o verão tá garantido com água boa”. frisou.

28 de abril de 2017

Prefeitura de Esperantina inicia produção de silagem

Prefeitura de Esperantina inicia produção de silagem

Teve inicio na última segunda feira  (24) os trabalhos de produção de silagem da prefeitura de Esperantina através da secretaria de desenvolvimento agrário que vai beneficiar um grande número de agricultores e criadores.

A secretaria de desenvolvimento agrário Inêz Monção informa que as pessoas interessadas na produção de silagem que a procurem para agendar a fabricação em suas propriedades na Cibrazém. “Este é mais um incetivo da prefeitura de Esperantina para os agricultores de nossa cidade,  sabemos que o período de estiagem é longo e agora no inverno vários produtos podem ser aproveitados e transformados em alimentos para os animais“, comentou.

A produção do silo é feito aproveitando o capim, cana, mandioca com raiz, caule e folhas do milho e outras culturas locais. 

Para prefeita Vilma Amorim este trabalho é muito importante pois garante ao homem do campo ter o alimento para seus animais por um bom período durante a estiagem. “Apesar do inverno ter sido bom com muita chuva em toda nossa região, e os pastos estão cheios, mas nós sabemos que o período de verão é grande e é preciso garantir a alimentação do rebanho dos criadores de nossa cidade”, disse.

Para o criador de animais o senhor Carlos Domingos o incentivo oferecido pela prefeitura de Esperantina é muito importante para todos os criadores de animais do município. "É uma ideia muito importante da prefeita Vilma Amorim para ajudar os criadores a guardar o alimento que temos a certeza que é de boa qualidade e nós vamos produzir cerca de 120 toneladas de silagem feita com milho e capim", afirmou.

19 de abril de 2017

Segurança do território dos cocais em debate na cidade de Esperantina

Segurança do território dos cocais em debate na cidade de Esperantina

A cidade de Esperantina sedia durante o dia de hoje (18), um evento da secretaria estadual de segurança pública que aconteceu na escola técnica Leonardo das Dores.

O evento intitulado como “Diálogos Territoriais: Segurança, participação e desenvolvimento sustentável, contou com a participação do secretario estadual de segurança Fábio Abreu, a prefeita Vilma Amorim, os prefeitos Marcos Henrique, João Messias, Manoel do Fernandim, Vilma lima e o prefeito de Pedro II Alvimar Andrade,o vice-prefeito de Esperantina Janio Filho, dos vereadores de Esperantina, Manoel Filho Filho, Alcione, Denival, Marcílio Farias, Junior Rodrigues, Domingos Luiz, Elismar Amorim de Morro do Chapéu e Marcelo Coleta de Pedro II e representantes da sociedade civil organizada.

Para o secretário de segurança Fábio Abreu o evento é muito importante para se ter um diagnóstico sobre a segurança pública em cada região e a participação da sociedade e do poder público é fundamental.

Nós estamos realizando este trabalho em todas as regiões para criar o nosso primeiro plano de segurança publica do estado do Piauí, hoje estamos na cidade de Esperantina reunindo todo este território com representantes dos municípios, representantes da sociedade organizada para debatermos um caminho para melhorar a segurança de nosso estado, isto não significa que não temos plano mas é que temos um plano emergencial, mas o que queremos é um plano para 10, 20 anos, queremos caraterizar melhor a necessidade de cada região, e dentro do debate vamos montar o plano de segurança, baseado em cada realidade”. Comentou Fábio Abreu.

Fabio Abreu falou da necessidade de efetivos para algumas regiões, mas já foi detectado em algumas regiões que o efetivo não é a prioridade, por isso este debate com a sociedade é que está sendo debatido nestas plenárias.

O secretario ainda falou que o investimento no social é muito importante. Nós já temos cerca de 13 mil crianças atendidas pelo pelotão mirim para prepararmos nossas crianças para se defenderem das drogas e também tem o Proerd que tem em Esperantina é fundamental para a prevenção da segurança da pública e estas acoes sociais são imprescindíveis.

Sistema de monitoramento eletrônico com câmeras nos municípios. A burocracia ainda atrapalha a implantação destes sistema nas cidades de nosso estado, em Esperantina temos um projeto que em breve queremos instalar aqui para melhorar a segurança da cidade”. Esperantina será sede do monitoramento de várias cidades por que aqui tem o quartel responsável pela segurança da região dos cocais. Finalizou o secretario.

A prefeita Vilma Amorim bastante preocupada com os índices de violências na cidade clamou ao secretário uma atenção melhor para a região. Nós vivemos uma insegurança em nossa região e nesta plenária queremos tirar  metas e ações para contemplar o plano estadual de segurança e com a participação dos entes públicos e da sociedade civil vamos discutir ideias para todo o estado do Piauí, a participação do secretario e do deputado Lima é muito importante, pois daqui eles terão a noção para encaminhar para aprovação o que pensa a sociedade e também os gestores públicos sobre a segurança de cada região. Falou.

13 de abril de 2017

Prefeita Vilma entrega peixes a famílias carentes de Esperantina

Prefeita Vilma entrega peixes a famílias carentes de Esperantina

Na manhã desta quarta feira )12) a prefeita Vilma Amorim acompanhada de vereadores secretários municipais, realizou a entrega de quatro mil quilos de peixes para centenas de de famílias carentes da cidade e da zona rural.

As equipes foram dividas em vários núcleos facilitando o acesso das pessoas na aquisição do alimento. Na sede do CRAS houve uma grande movimentação de pessoas dos bairros vizinhos ao centro para receberem o peixe e também foi entregue azeite de coco babaçu.

Os produtos foram adquiridos em uma parceria da prefeitura com o governo do estado através da secretaria de desenvolvimento rural.  O secretario Francisco  lima esteve presente participando da entrega dos peixes as famílias carentes de Esperantina.

Estiveram prestigiando a entrega dos peixes a prefeita Vilma Amorim, o deputado Limma, o vice-prefeito Janio Filho, os vereadores Manoel Filho, Marcílio, Zé Claudio e Ze Germano e os secretários Inez Monção, Elizangela Amorim, Regina Vale e Epaminondas.

O senhor Antonio José da localidade Angelim agradeceu a prefeita Vilma Amorim por mais um ano está distribuindo peixes as famílias de Esperantina. "É muito bom essa ação que ela faz, ja ajuda é muito a gente, pois o dinheiro já sobra pra gente comprar outra coisa". Disse.

Para dona Mocinha residente na Vila Salvador Machado falou que a ajuda dada pela prefeita Vilma Amorim era muito importante, pois muito pobres não tinha como comprar.

"Esta é a terceira vez que recebo peixe na administração da prefeita Vilma, isto mostra sua preocupação com os mais pobres, nós estamos muito satisfeitos com sua administração, não só eu recebi como minhas vizinhas também receberam", Disse.

A prefeita Vilma Amorim durante a entrega foi bastante elogiada pelas famílias e agradeceu o carinho recebido. "É muito gratificante ver a felicidade de centenas de famílias recebendo alimento nesta semana santa, para ajudar no almoço neste período santo" Enfatizou.

11 de abril de 2017

Quase 3 mil diárias estão sendo distribuídas para o roço em Esperantina

Quase 3 mil diárias estão sendo distribuídas para o roço em Esperantina

A prefeitura de Esperantina está disponibilizando quase 3 mil diárias. Elas servirão para pagar serviços de roço das vias públicas na zona rural e na zona urbana do município durante a Semana Santa. Os serviços de roço nas vias públicas tornaram-se uma tradição e garantem o famoso jejum para centenas de famílias da cidade.

Além do roço a prefeitura está implementando a mão de obra com enxadas e máquinas para melhorar as vias públicas. Os bairros Nova Esperança e Morro da Chapadinha são exemplos, este trabalho vai chegar a todos os bairros nos próximos dias. “As diárias foram distribuídas para os representantes das comunidades para contratar mão de obra local”. Disse Zé Germano.

Para prefeita Vilma Amorim o roço é uma garantia de muitos pais de famílias garantirem uma mesa farta neste período religioso. “Assim como realizamos nos anos anteriores, este ano ampliamos com o número de comunidades e pessoas para trabalharem no roço, e garantir que muitos de nossos munícipes tenham o direito a uma alimentação tradicional de semana santa”, enfatizou.

Distribuição de peixes

Além do roço, cerca de 04 toneladas de peixes serão entregues nesta quarta-feira para famílias carentes do município. A distribuição ficará por conta da Secretaria Municipal de Assistência Social, que já tem o cadastro de todas as famílias que serão beneficiadas.

A prefeita Vilma Amorim informou que os peixes serão adquiridos de produtores do município. “O objetivo é aquecer a economia local e oferecer para as famílias carentes este alimento tradicional da Semana Santa”, disse. A distribuição será realizada em parceria com o governo, através da Programa de Aquisição de Alimentos - PAA.

05 de abril de 2017

Governo e prefeitura iniciam a recuperação de importante estrada vicinal

Governo do estado em parceria com a ´prefeitura de Esperantina deu inicio a recuperação de uma importante estrada vicinal

O Governo do Piauí através da secretaria de infraestrutura em parceria com a prefeitura de Esperantina, deu inicio na manhã de hoje (03), os serviços de recuperação da estrada que liga Esperantina  a comunidade Malhada do Meio. A estrada vicinal é uma PI e vinha sendo recuperada constantemente pelas máquinas do município de  Esperantina.

A deputada e secretaria estadual de infraestrutura Janaina Marques esteve juntamente com a prefeita Vilma Amorim, o vereador Alcione e técnicos da secretaria visitando a estrada ainda no ano passado no mês de novembro, onde a mesma autorizou o levantamento  dos  serviços,  que vai ser recuperada até a localidade Volta da Jurema, no município de Caraúbas do Piauí.

Na manhã de hoje a construtora Torres responsável pela obra deu inicio as obras de recuperação da PI 213 que é uma importante estrada de escoamento da produção da agricultura familiar e interliga vários municípios.

“Esta estrada é muito importante para nosso município, a prefeitura sempre vinha realizando o trabalho de recuperação, mas graças a habilidade da prefeita Vilma Amorim que vem mantendo uma excelente parceria com o governo do estado a obra está sendo executada pela secretaria estadual de infraestrutura e vamos dar total apoio”. Disse.

Para prefeita Vilma Amorim a união de forças entre o município e o governo do  estado tem trazido muitos benefícios para cidade.

“Quero agradecer ao governo do estado através da secretaria de infraestrutura por atender o nosso pedido em nome dos moradores daquela região, estive com a deputada Janaina visitando a estrada e a mesma fez um compromisso conosco e agora depois de vencer todas as etapas burocráticas a construtora deu inicio hoje e em breve as comunidades daquela região vão ter uma estrada toda recuperada”. Falou Vilma Amorim.

31 de março de 2017

Prefeitura de Esperantina inicia projeto para monitoramento eletrônico

Prefeitura de Esperantina inicia projeto para monitoramento eletrônico

Após uma experiência com a câmeras eletrônicas na cidade em uma parceria com uma empresa privada, a prefeitura de Esperantina iniciou levantamento dos locais em que serão instaladas as câmeras que vão contribuir para a segurança do município.

Serão instaladas câmeras em todas as entradas e saídas da cidade e nas principais vias do centros e bairros da cidade de Esperantina.

O projeto está sendo elaborado e após a conclusão será licitado para que a prefeitura contrate uma empresa especializada no sistema de monitoramento eletrônico, os recursos são provenientes de uma emenda parlamentar do deputado estadual Francisco Lima –PT.

As entradas e saídas para Batalha, Barras, Morro do chapéu do Piauí, Joaquim Pires e São João do Arraial e os locais de maiores movimentos, nas áreas de comércios e agências bancárias todas serão monitoradas através de câmeras.

O sistema contará com uma central de monitoramento que ficará instalada no quartel de polícia militar e facilitará em tempo real qualquer delito.

Para prefeita Vilma Amorim a instalação das câmeras vai contribuir muito para a diminuição dos índices de criminalidade na cidade.

“Estamos trabalhando para vencer todas as etapas do processo e esperamos está com este sistema de monitoramento instalado em Esperantina o mais rápido possível, o projeto está sendo montado, os locais já foram previamente escolhidos para colocar as câmeras e vamos aguardar os procedimentos legais para que mais este benefício chegue a nossa comunidade, com uma emenda do deputado estadual Francisco Lima que tem sido um parceiro importante”. Falou a prefeita Vilma Amorim.

24 de março de 2017

PROERD será lançado hoje em Esperantina

PROERD, será lançado nesta sexta 24 em Esperantina

A prefeitura de Esperantina convida a todos para o lançamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD, nesta sexta-feira dia 24 de março às 8:00 horas da manhã no auditório da Secretaria de Assistência Social (CRÁS). Estará presente na solenidade a coordenadora estadual do projeto a Major Elizete e o instrutor do programa capitão Gesiel.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tem como objetivo evitar que as crianças e adolescentes iniciem o uso abusivo das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para este problema e também para a questão da violência.

Para tanto, será utilizado no currículo do PROERD em nossas escolas, o estudo das habilidades básicas e fundamentais necessários à promoção da saúde; autoconhecimento e autocontrole, tomada de decisão responsável, habilidade de comunicação e relacionamento interpessoal, lidar com desafios e responsabilidades.

Acreditamos que se conseguirmos ensinar aos jovens, tomarem decisões seguras e responsáveis, eles serão capazes de fazer escolhas saudáveis não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas.

Ao final do Programa, os alunos ativos participarão de uma formatura com mensagens positivas, encenadas e cantadas. Nessa ocasião, receberão o “Diploma PROERD”. Na oportunidade, gostaríamos que toda família comparecesse nessa cerimônia.

Estaremos com todas as escolas e especialmente com os alunos do 5° ano da zona urbana; as aulas serão realizadas uma vez por semana com duração de 50 minutos.

20 de março de 2017

Prefeitura realiza atividades de prevenção a saúde este mês

Prefeitura de Esperantina está realizando atividades de prevenção a saúde durante o março lilás

A prefeitura de Esperantina através da secretaria de saúde está realizando uma vasta programação durante todo o mês de março em todas as unidades básica de saúde do município referente ao março lilás.

Na manhã de hoje (17) foram realizados atividades na unidades básicas do conjunto Bernardo Rêgo e do Sítio do Alegre. São palestras com psicólogos, exames de prevenção de câncer de mama e do colo de útero.

  As mulheres  tem acesso a palestras com a equipe do NASF ( Núcleos de Apoio à Saúde da Família) sobre saúde feminina, orientações sobre prevenção, além de exames.

Para a secretária Elizangela Amorim: "Estamos nos empenhando bastante, com a Prefeita Vilma e a nossa equipe de governo para dar as melhores condições de trabalho para tentar mudar a realidade da nossa cidade. Queremos um governo que seja humano, portanto estamos nos empenhando neste campanha de conscientização do exame, que a saúde da mulher é importante. Ainda frisou que a prefeita está olhando com o máximo de carinho e atenção” para as ações da secretaria de saúde" . destacou.

Para a prefeita Vilma Amorim durante o mês de março dedicado as mulheres toda a equipe da saúde está empenhada paa conscientizar mais mulheres da importância de cuidar da saúde e principalmente cuidar da prevenção de doenças.

"Queremos alertar para prevenção e conscientização em procurar tratamento e a ajuda de um profissional. Também trabalhamos a questão da autoestima, pois o câncer não significa só medo e angústia". Falou.

10 de março de 2017

Esperantina sedia seminário de integração de piscicultores dos cocais

sperantina sedia seminário de integração de piscicultores do território dos cocais

A secretaria de desenvolvimento rural do estado em parceria com a prefeitura de Esperantina e o sebrae estão realizando hoje (09), o seminário de integração dos piscicultores do território dos cocais e também será criado a câmara setorial técnica do território dos cocais.

Piscicultores e secretários municipais de agricultura da região estão presentes no seminário da piscicultura que acontece no auditório da Biblioteca pública municipal.

Estão presentes representantes das cidades de Esperantina, Barras, Campo largo, Porto, Nossa Senhora dos Remédios, Madeiro e São João do Arraial.

A prefeita Vilma Amorim e o vice prefeito Janio Filho, a secretaria de Desenvolvimento Rural Inês Monção, Keila Sampaio e o presidente da câmara Manoel Filho participam do seminário.

O evento acontece durante todo o dia de hoje com palestras sobre a criação de peixe com tecnologia Bioflocos com o consultor  Joaquim Patrócolo da Silveira, palestras sobre o projeto Crescer no Campo com o engenheiro agrônomo Paulo Alexandre, Projeto Piauí Peixe com o engenheiro de pesca Luciano Sousa, sobre licenciamento ambiental com técnicos da semar – PI,  e sobre o cooperativismo com José de Arimatéia da SESCOOP. 

Na parte da tarde haverá visita técnica em tanque que produz peixe com a tecnologia Bioflocos e aquaponia e haverá a criação da câmara setorial técnica do território dos cocais.

A prefeita Vilma Amorim falou que a cidade de Esperantina é um exemplo que criar peixe faz parte do desenvolvimento da região gera emprego e renda e tem hoje uma as maiores festas da região que é a Festa do Peixe.

“Nós já realizamos a festa do peixe pelo segundo ano consecutivo, mas precisamos sair da festa e ganhar o caminho da produção de peixes para gerar emprego e renda para nossa cidade e para região, quero aqui conclamar todos os gestores da região para juntos apoiarmos este seguimento do peixe, pois toda esta região tem um grande potencial”. Falou a prefeita Vilma Amorim.





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado