• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Santa Filomena

16 de dezembro de 2012

Lixo por toda parte: Comunidade reclama a falta de coleta de lixo em Santa Filomena.

Lixo por toda parte: Comunidade reclama a falta de coleta de lixo em Santa Filomena.

Lixo por toda parte: Comunidade reclama a falta de coleta de lixo em Santa Filomena.

Moradores de vários bairros de Santa Filomena reclamam da falta de coleta de lixo. Os locais, destinados ao lazer da vizinhança, estão tomados por lixo e buracos, que impedem que as pessoas aproveitem o espaço público principalmente.


Por todas as ruas da cidade se pode constatar que diversas residências estão tomadas pelo lixo e garrafas, que quebradas, podem causar graves acidentes. As ruas estão abandonadas pelo poder público, vivem sujas, com matagal e sem cuidado.


Se as pessoas começarem a olhar toda a cidade, elas vão poder observar que Santa Filomena está lotada de lixo por todas as partes, que está espalhado aos montes nas cercanias da cidade.

Em Santa Filomena o lixo é despejado pela Prefeitura em locais impróprios, são depósitos clandestinos de entulho que causam impacto ambiental. Além de causar doenças (uma vez que o lixo atrai roedores e insetos), o entulho interfere na distribuição da água da chuva e contamina o solo.


O mais grave é que esse crime ambiental praticado pelo município está acontecendo muito próximo da cidade. Além do fedor que o lixo ocasiona, existe o perigo da contaminação que já citamos anteriormente.

Nos conjuntos Habitacionais Boa Esperança I e II, o lixo é jogado diretamente na área de caatinga pela própria população. Segundo alguns moradores dos conjuntos, como a Prefeitura demora a passar para recolher o lixo, as pessoas preferem jogar o lixo "nos matos". No Boa Esperança, próximo à Rádio Comunitária Rio Taquara FM, há vários bolsões de lixo espalhados pela comunidade. Segundo a Srª Iranete Cavalcante, Ex Conselheira municipal e presidente do Partido Verde em Santa Filomena, o lixo está sendo colocado em uma encosta ligada ao conjunto porque os moradores já não têm mais lugar em seus quintais para armazenar o lixo.

Conforme foi verificado pela reportagem do site http://www.santafilomenanet.com, o descaso com o lixo em Santa Filomena é o reflexo da péssima administração da Prefeitura, responsável pelo recolhimento, transporte e destino final de todo o lixo produzido no município. Diante disso faz-se necessário uma ação do Ministério Público que precisa fazer uma intervenção para que a Prefeitura pare de cometer esse crime ambiental nos arredores de Santa Filomena". Tony Santos, recém eleito para o cargo de vereador em Santa Filomena que também é o responsável por reportagem ressalta que a falta de trato com o lixo no município é um desleixo com o dinheiro público.

Tony Santos defende maior atenção quanto à coleta de lixo em Santa Filomena, para Ele, os poderes devem se unir para promover urgentemente a criação de políticas públicas que preserve o meio-ambiente, através de campanhas de conscientização da população do uso correto do lixo. "É preciso investir na proteção do meio-ambiente. Precisa ser feita uma coleta seletiva e o lixo ser tratado de maneira correta," disse Tony.

Como se pode ver na imagem acima, a coleta de lixo está sendo promovida pelos próprios moradores que doam seus transportes e se unem para a realização da limpeza de diversas vias públicas.

A prefeitura até que adquiriu um moderno caminhão coletor de lixo domiciliar. O veículo é um caminhão Agrale 8500, equipado com um coletor e compactador de lixo, no valor aproximado de R$ 250 mil, adquirido com recursos da CODEVASF/Ministério da Integração Nacional.


O caminhão que veio com a proposta de ser uma das aquisições de maior alcance social ao município, sobretudo no setor de saúde pública, chegou em Santa Filomena no mês de maio de 2012, mas nunca se registrou um só trabalho realizado por este veículo.

Digo que vivo na Roça, por aqui, pois não há um cuidado especial neste "pacato município", aqui estamos perdidos e longe de ser uma cidade boa de se morar. Será que é porque é mais um dos subúrbios que não precisa ter beleza e graça, ao menos, para quem mora aqui? Desabafo de uma senhora do Centro da cidade que temeu se identificar.

PRAÇA BEIRA RIO


Na Praça Beira Rio, que deveria ser um cartão postal da cidade, as pessoas dividem espaço com o lixo e o mato, os donos de Pitbares tentam de várias formas manter a limpeza do espaço, mas não contam com a coleta do lixo, nem com a limpeza geral que deve ser promovida pela prefeitura. A Praça não tem bancos e, além disso, está cheia de rachaduras na sua base e quando chove, os buracos enchem de água.

14 de dezembro de 2012

13 de dezembro de 2012

Crime bárbaro tira a vida de mais um cidadão em Santa Filomena. Confira aqui!

Crime bárbaro tira a vida de mais um cidadão em Santa Filomena. Confira aqui!

Crime bárbaro tira a vida de mais um cidadão em Santa Filomena. Confira aqui!

Várias mortes marcaram Santa Filomena nesses últimos meses. Grande parte causado por discurssões em bares e festas.

Nesta quinta-feira, por volta das 18:30 o Jovem José Railon (25 anos) atingiu fatalmente com uma profunda facada acima do estômago um cidadão conhecido por William que estava num bar localizado no Bairro Boa Esperança II.

Confira comentários de filomenenses no facebook:

Ana Paula Sousa Silva Repito novamente: Onde vamos parar com tanta violência?"Mente vazia, oficina do diabo". As familias de nossa cidade precisam se unir, juntamente com os representantes do povo... precisamos de uma população mais atuante! É cada vez maior a participação de menores em crimes no Piauí, é necessário investir mais na educação FAMILIAR, desde a infância, PREVENIR é mais simples que recuperar. Está comprovado que atrair jovens para o crime é mais fácil, eles são levados pela emoção. População de Santa Filomena, precisamos URGENTEMENTE, de cuidar de nossas crianças e jovens. PREVENIR, cuidar de nossas crianças e oferecer atividades educacionais e profissionalizantes aos nossos jovens...é um dos passos.População UNIDA, vencerá qualquer mal. Vamos nos unir??

José Overbeck - Cobrarmos dos vereadores e Prefeito a nossa segurança pública! Precisamos de delegado e policiais urgente!

Andreza Queiroz ...gente onde vamos parar com tanta violencia?

Esmeralda Maria Lustosa Nossa que violêmcia!!!!!


Nilva Carvalho - triste ne tony seria tao bom se agente podece fica no lugar que agente naceu com a familia porke muito vao e a familia fica ai mas fazer o que e a vida nao e muito facil viver nesse mundo buscando a vidA SEM FAMILIA SEM NADA E CONHECEDO PESSOAS QUE NAO FAZ NADA PARTE DA SUA CULTURA MAS DEUS TA NO CAMINHO DE TODOS BJOS.

12 de dezembro de 2012

Wellington Lima conclui Curso de Administração e recebe homenagens de amigos e familiares.

Wellington Lima conclui Curso de Administração e recebe homenagens de amigos e familiares.

Wellington Lima conclui Curso de Administração e recebe homenagens de amigos e familiares.

Wellington é um jovem que saiu de Santa Filomena ainda muito jovem e hoje tem o prazer de finalizar um dos cursos mais promissores do mercado.


Administrador de Empresas tem sempre uma visão suficiente para perceber a grandeza histórica do momento que vive, fazendo da sua participação, um exemplo de vida, dentro da Ética e do compromisso com a sociedade.


Wellington Lima do Amorim é um jovem flamenguista, filho caçula do casal Maria Alice Lima e José dos Reis Amorim, tem como irmãos a professora Joselice Lima do Amorim e Washington Lima Do Amorim, ambos sempre o apoiaram em todos os momentos e hoje brindam juntos essa grande conquista que certamente será de muitas vitórias e alegrias no decorrer de todo o percurso da vida de Wellington Lima Do Amorim.

Amigos de Wellington Lima postam homenagens no facebook. Confira aqui!

Com a belíssima conquista de Wellington Lima do Amorim ao finalizar o curso de administração, pela Faculdade Padrão de Goiânia-GO, dezenas de amigos postaram na sua página no facebook mensagens de felicitações.

PALAVRAS DE WELLINGTON LIMA AMORIM: Postado no face.

AGORA SIM,POSSO FALAR... \"FORMADO EM ADMINISTRAÇÃO\" OBRIGADO SENHOR POR TUDO,OBRIGADO TODOS QUE CAMINHARAM COMIGO NESSE TRAJETO AGRADECER TAMBÉM AOS MEUS PAIS,IRMÃOS E AMIGOS... É MAIS UM FILOMENENSE QUEBRANDO BARREIRAS... #ORGULHODESERFILOMENENSE#.

ADICIONA O FACE DE Wellington Lima do Amorim CONFIRA AS HOMENAGENS: http://www.facebook.com/wellington.limadoamorim?ref=ts&fref=ts

Você também pode conferir todas as homenagens no site: http://www.santafilomenanet.com/

Após a formação como Administrador, o profissional pode realizar cursos de especialização nas seguintes áreas: economia, publicidade e propaganda, finanças públicas, legislação voltada para a administração.

Essa conquista de Wellington Lima Do Amorim lhe trará a capacidade de atua em empresas buscando desenvolver e aplicar planejamentos que visem o crescimento da empresa. Como administrador o mesmo deverá liderar equipes de forma a alcançar os objetivos da empresa. Terá possibilidades de atua também no gerenciamento dos produtos da empresa, nas áreas de marketing e venda. Essas são funções básicas de um administrador de empresas.

07 de dezembro de 2012

Equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador esteve em Santa Filomena.

Equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador esteve em Santa Filomena.

Equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador esteve em Santa Filomena.

O trabalho não pode causar DOENÇAS ou Acidentes.

O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Regional de Bom Jesus, esteve na manhã desta quinta feira (06/12) proferindo palestra para divulgação e orientação dos serviços
prestados aos trabalhadores da Região da Chapada das Mangabeiras onde Santa Filomena fica compreendida.

O evento contou com as presenças de diversas autoridade, professores, formadores de opinião, conselheiros municipais e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.

O Fisioterapeuta Francisco Pinheiro, a Diretora Administrativa Adélia Nascimento e a Assistente Social Giselda explanaram sobre Saúde do Trabalhador; O que é o CEREST e seus objetivos e ações desenvolvidas pelo CEREST/Piauí.

O evento contou com a colaboração e apoio da Secretaria Municipal de Saúde, representada pela Secretária Geni Helane Brito Braga.

Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Existem dois tipos de Cerest: os estaduais e os regionais.

Cabe aos Cerest regionais capacitar a rede de serviços de saúde, apoiar as investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, apoiar a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender aos acidentes de trabalho e agravos contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho e aos agravos relacionados ao trabalho de notificação compulsória citados na Portaria GM/MS nº 104 de 25 de janeiro de 2011.

Já aos Cerest estaduais cabe participar da elaboração e execução da Política de Saúde do Trabalhador no estado, dar apoio matricial para as equipes dos Cerests regionais, dar suporte técnico à pactuação para definição da rede sentinela e a contribuição para as ações de vigilância em saúde.

05 de dezembro de 2012

Santa Filomena continua sem delegacia, sem delegado, sem segurança ...

Santa Filomena continua sem delegacia, sem delegado, sem segurança ...

Santa Filomena continua sem delegacia, sem delegado, sem segurança ...

Parece que o Governo do Piauí não tem conhecimento da situação em que se encontra a Segurança Publica em Santa Filomena, pequena cidade localizada no alto rio Parnaíba. A sociedade local, que não se acostumou ainda com os repetidos acidentes de trânsito com vítimas fatais nem com os sucessivos assassinatos, e cansada de ver tanto descaso, cobra providências urgentes das autoridades, antes que a situação piore e se torne insustentável.

Em apenas uma semana, dois jovens menores de idade perderam suas vidas, talvez por causa dessa ineficiência do aparelho policial. Na noite do último sábado, dia 01 de dezembro de 2012, um jovem conhecido por Jair da Cruz foi atingido por duas profundas furadas que acabaram tirando sua vida. O crime ocorreu no Bar Miracema, situado no Bairro Bela Vista.

Jair Cruz tinha 16 anos de idade, era estudante e alimentava o sonho de se formar, trabalhar, ajudar sua mãe, casar e constituir família. Segundo informações dos familiares, o jovem Jair da Cruz foi brutalmente assassinado pelo também jovem de 17 anos, identificado pelo nome de Jeanes Nunes Machado (Saiba mais em http://www.santafilomenanet.tk/).

Na tarde do domingo anterior (25/11), outros dois jovens ficaram fortemente feridos em um grave acidente envolvendo uma moto modelo Bros, vermelha, que se chocou violentamente com uma caminhonete L200, de cor branca. O acidente causou a morte de Roger Ferreira Nunes, 16 anos, que trafegava como passageiro.

As cobranças da população se intensificaram após esses trágicos acontecimentos, sem que ninguém dê as devidas respostas para a comunidade, acreditando talvez que essa onda de violência em Santa Filomena - município que passou quase 20 anos sem registrar nenhum caso de homicídio - está ligada diretamente à omissão do Estado e à impunidade.

O quadro se agrava com a constatação da incapacidade da polícia em controlar ou diminuir essa escalada de violência, tendo em vista que a ação isolada de três ou quatro policiais militares é insuficiente para realizar as missões diárias de policiamento repressivo.

O 7º BPM da PMPI está sem viatura e seu comandante não mora em Santa Filomena. Para completar, a instalação do Quartel da Polícia Militar extinguiu (não se sabe os reais motivos) a Delegacia de Polícia Civil, embora o trabalho de uma corporação dependa da ação da outra.

O certo é que Santa Filomena, a 22ª maior economia do estado do Piauí, que está ganhando a implantação/pavimentação da BR-235, mas não conta com Promotor de Justiça nem Juiz de Direito titulares da Comarca, ainda sofre essa violação diária da ordem pública e parece estar prestes a extrapolar o limite do suportável, se é que já não extrapolou.

A pergunta que se faz hoje em na cidade, é: Onde vai parar essa onda de violência que está acontecendo em Santa Filomena? Pedimos, pois, mais uma vez, a intervenção do secretário Robert Rios e do governador Wilson Martins. Afinal de contas, ou se faz alterações sérias nas políticas de Segurança Pública, ou se chegará ao ponto da inviabilidade da vida.

02 de dezembro de 2012

Filomenense conquista 2º Lugar no vestibular 2012 da Faculdade JK em Brasília.

Filomenense conquista 2º Lugar no vestibular 2012 da Faculdade JK em Brasília.

Filomenense conquista 2º Lugar no vestibular 2012 da Faculdade JK em Brasília.

Jackeline Alves é uma jovem de 17 anos de idade e reside em Brasilia há 3 (três) anos. Filha dos também filomenenses DEUSÉLIO ALVES BONINA e MARINEZ ALVES DE CARVALHO.

Jackeline cursa atualmente o 3º Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Jorge Amado onde foi realizada a prova que lhe certificou o direito de adquirir a bolsa de estudos que vai lhe proporcionar a oportunidade de cursar administração em uma das maiores faculdades do Brasil a custo zero.

Segundo Jackeline, até o momento desta entrevista concedida ao site santafilomenanet.com, sua família ainda não sabia da boa notícia. Ela se demonstrou bastante feliz e disse que para seus pais será uma enxurrada de emoção e alegria, pois era o que mais queriam.

Jackeline nos revelou ainda que um de seus sonhos a ser realizado é chegar ao Curso de Direito, pois é uma área bastante visada por ela.

Durante a entrevista, Jackeline dedicou tudo que até hoje conquistou a seus avós IZABEL CLARA DA NATIVIDADE E ARIOLINO ALVES DE CARVALHO que sempre lhe deram o apoio que precisou em todos os momentos.

Histórico da Instituição

A instituição de Ensino Juscelino Kubitschek iniciou suas atividades em 1972 destinando seus serviços aos estudantes do antigo Ensino Supletivo, preparando-os também para o acesso ao Ensino Superior por meio de cursos Pré-Vestibulares.

Bem recepcionada pela comunidade local estendeu seus serviços para outras comunidades, acompanhando o desenvolvimento do Distrito Federal. Inaugurou outra Unidade no Guará, ampliando seus serviços com a implantação do Ensino Regular Seriado e com o atendimento à Educação Infantil.

Para solidificar sua missão, abriu duas Unidades de ensino em Valparaíso, atendendo do Maternal ao 3º ano do Ensino Médio.

Em 1996, com 24 anos de funcionamento, a Instituição de Ensino Juscelino Kubitschek, instala no Pistão Sul de Taguatinga, um Centro de Formação Profissional, completando a oferta do Ensino Regular em três cidades do Distrito Federal e Entorno.

Como resultado da confiança da população nos seus serviços e na sua excelência em ensino, a Rede de Ensino JK inaugura, em 1999, a Faculdade Juscelino Kubitschek, com os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Nutrição, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Em conjunto com as Unidades de Taguatinga, Guará, Valparaíso I e Valparaíso II, passou a desenvolver um processo de educação contínuo atendendo do Maternal ao Ensino Superior.

Em 2002 a FACULDADE JK - Unidade de Valparaíso II inaugura dois cursos: Administração e Letras. Com 08 anos de funcionamento, a FACULDADE JK - Unidade Taguatinga ganha mais quatro cursos: Biomedicina, Farmácia, Jornalismo e Direito.

Em 2003, na FACULDADE JK - Unidade Taguatinga, teve início o primeiro curso de Pós-Graduação: Gestão, Supervisão e Orientação Educacional. Em 2004 foi inaugurada a Unidade - Asa Sul do Plano Piloto oferecendo 07 cursos de Especialização, Pós-Graduação Lato Sensu.

Em 2007, a Unidade JK de Brasília passou a ser um CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO com uma concepção extremamente moderna de cursos avançados: a customização. O ensino é feito sob medida para o estudante ou para a empresa. Ele é montado com base em estudos e pesquisas de interesse do perfil do consumidor e seu quadro técnico e docente - formado por PhDs, Doutores e Mestres - constroem o curso dos seus sonhos.

Em julho de 2008, dando continuidade ao seu empreendedorismo, a Rede JK inaugura duas unidades da Faculdade JK no Gama. Na unidade I, com os cursos de Geografia, História, Letras e Pedagogia e na Unidade II com os cursos de Administração, Publicidade e Propaganda e Turismo.

Em agosto de 2009, inaugura a Faculdade JK Asa Norte I, oferecendo os cursos de Administração Geral e os tecnólogos em Gestão em Logística, Gestão em Marketing e Gestão em Recursos Humanos.

Em dezembro de 2009, a Rede JK inaugura a Unidade da Faculdade JK no Guará. Inicialmente, oferecendo os cursos de Administração e Comunicação Social - Propaganda e Publicidade, conforme Portaria MEC no. 1.671 de 14 de outubro de 2010, publicada no D.O.U. de 15 de outubro de 2010.

O curso Bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda busca seguir as diretrizes da Faculdade Juscelino Kubitschek, adequando seu projeto pedagógico aos princípios norteadores presentes na Missão da Instituição a que está vinculado.

Em dezembro de 2010, a Rede JK inaugura a Faculdade JK Plano Piloto, com os cursos de Nível Superior em Enfermagem e Radiologia e os Cursos Técnicos em Enfermagem e Radiologia.

Aos 39 anos de existência a Rede JK inaugura em janeiro de 2012, a Faculdade JK de Samambaia com os cursos de Administração, Pedagogia, Bacharelado em Sistema de Informação, Enfermagem e Radiologia.

Em abril de 2012, inaugura a Unidade de Padre Bernardo-GO, com os cursos de Administração, Pedagogia.

Em julho de 2012, é inaugurada em Ceilândia sua mais nova Unidade, oferecendo os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Logística, Radiologia e Recursos Humanos.

Como em todas as Unidades da Rede de Ensino, o seu objetivo é preparar os jovens e adultos de Brasília para o desenvolvimento pleno de todas as suas habilidades potenciais e competências, conforme a exigência do mercado e formar a consciência da necessidade de aprendizagem contínua, enquanto ser social e agente de mudanças.

26 de novembro de 2012

Morre um dos envolvidos no acidente deste final de semana em Santa Filomena

Morre um dos envolvidos no acidente deste final de semana em Santa Filomena

Morre um dos envolvidos no acidente deste final de semana em Santa Filomena

Segundo informações ainda extra-oficiais, o Jovem conhecido como Jorge, um dos envolvidos no acidente deste domingo em Santa Filomena, que havia sido levado às pressas para Teresina não resistiu a viagem e chegou a falecer há poucos quilômetros distante de Floriano-PI.

Joge é o mais novo dos acidentados e estava como passageiro, ele foi mais gravemente atingido chegando a quebrar uma de suas pernas.

Maiores Informções logo mais.

Confira Matéria Anterior:
Acidente grave em Santa Filomena. Dois ficaram fortemente feridos!

Na tarde deste domingo, 25/11, DOIS JOVENS ficaram fortemente feridos em um grave acidente envolvendo uma moto BRÓZ, vermelha e uma L200 branca.

O acidente aconteceu nas proximidades do Autoposto Pires, saída para Gilbués.

Os jovens vinham do campo de futebol do Bairro Brejo das Ovelhas quando foram surpreendidos por uma forte batida de frente com uma L200 Branca que ia em direção contrária à deles.

Imediatamente foram atendidos pela equipe do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) sendo levados para a Unidade de Saúde local, onde foram rapidamente atendidos.

O jovem por nome de Jorge foi logo encaminhado para Teresina em uma das ambulância da Unidade de Saúde.

Um dos jovens é Joabe Pereira de Carvalho, filho de Joanes e Maria da Glória e outro chama-se Jorge, neto de Dona Lúcia e do Sr. Vanderlino.

Ambos ficaram FORTEMENTE MACHUCADOS.

Fonte: santafilomenanet.com

22 de novembro de 2012

Equipe do DNIT realiza trabalhos de topografia na BR 235 há 8 km de Santa Filomena.

Equipe do DNIT realiza trabalhos de topografia na BR 235 há 8 km de Santa Filomena.

BR 235 há 8 km de Santa Filomena.

A equipe de topógrafos do DNIT já se encontra em plenos trabalhos de topografia há 8 quilômetros de Zona Urbana de Santa Filomena.

A primeira etapa da BR-235, que vai ligar as cidades de Gilbués e Santa Filomena, no Extremo Sul do Piauí, ficará pronta em dezembro. O trecho terá uma extensão de 60 quilômetros, dos quais 43 quilômetros já estão asfaltados e com as obras de artes em estágio avançado. O serviço de terraplenagem alcançou a marca de 53 quilômetros e das duas pontes exigidas pelo projeto, uma já está praticamente pronta. O balanço foi feito pelo engenheiro Airton Barros, que acompanha os trabalhos no local. "As obras estão bastante adiantadas e entregaremos o trecho dentro do prazo".

A ponte que foi concluída fica no rio Salinas e tem 40 metros de extensão. A que está sendo construída no rio Grotões tem 21 metros e fica pronta logo. A pista de rolamento, incluindo os acostamentos, possui 12 metros de largura. A BR 235 está sendo construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e terá uma extensão total de 130 quilômetros, beneficiando uma das regiões de maior produção de grãos do Estado, a dos Cerrados do município de Santa Filomena. O investimento deverá chegar a R$ 103 milhões.

"O pior trecho da estrada antiga já foi asfaltado", explica o engenheiro. Segundo ele, os 43 quilômetros asfaltados sepultaram a área que ficava praticamente intrafegável no período do inverno. Agora. As carretas que sobem e descem a serra podem trafegar sem dificuldades. A ordem de serviço para o asfaltamento da BR 235 foi assinada pelo governador Wilson Martins em janeiro deste ano.

16 de novembro de 2012

Políticos de Sta Filomena convidados a participar do Encontro Mudança de Gestão com Responsabilidade

Políticos de Sta Filomena convidados a participar do Encontro Mudança de Gestão com Responsabilidade

Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão

"A Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão e a Consultoria IntegrAção realizarão nos dias 19 e 20 de novembro, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, o Encontro "Mudança de Gestão com Responsabilidade". O evento é gratuito e destinado a prefeitos, vereadores, secretários, assessores, estudantes e demais profissionais ligados às atividades nos municípios.

O encontro é dividido em módulos, de 8h às 12 e de 14h às 18h. Neles serão abordados temas como: "O processo de transição governamental na gestão publica dos municípios"; "Panorama da Administração Pública Municipal e os principais gargalos"; "Providencias práticas para a transição de governo local"; "Lei de responsabilidade fiscal";"Gestão das câmaras municipais; Funções do legislativo", entre outros.

O evento proporcionará a gestores e assessores uma ampla visão da administração municipal, abrangendo desde às primeiras providências na administração ao assumir a Prefeitura.
"Serão debatidos os deveres, direitos e responsabilidades dos agentes políticos e demais membros envolvidos. Abordaremos a Lei de Acesso às informações e também a transição governamental. Não poderíamos deixar de enfocar a situação financeira e patrimonial do município, tais como dívidas, reservas financeiras, estoques, prestação de contas e subvenções, bem como as despesas obrigatórias na Saúde, Educação e a conta do FUNDEB. Outra preocupação que será enfatizada na ocasião será a Lei da Ficha Limpa", resumiu uma das palestrantes, Dra. Patricia Pinheiro, advogada.

De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, professor Edmar Junior, o evento é importante não apenas para prefeitos e assessores, mas também para os vereadores. "Tivemos a preocupação de contemplar informações que são fundamentais aos legisladores municipais, os vereadores. Por isso, na programação estão inclusos esclarecimentos acerca do processo de transição no Legislativo, dos limites de receitas e despesas do Legislativo, esclarecimentos sobre repasses, receitas e base de cálculo; sobre as verbas indenizatórias para vereadores; prestações de contas, entre outros temas de igual relevância", disse.

Maiores informações podem ser obtidas pelo (86)3222-0010."

13 de novembro de 2012

Recursos Naturais sofrem impacto ambiental causados pela ação do homem

Recursos Naturais sofrem impacto ambiental causados pela ação do homem

Recursos Naturais

Impacto Ambiental é a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. Estas alterações precisam ser quantificadas, pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas. É importante saber que avaliar as conseqüências de algumas ações, par que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos. As ações humanas sobre o meio ambiente. Pode ser positivo ou negativo, dependendo da qualidade da intervenção desenvolvida. A ciência e a tecnologia podem, se utilizadas corretamente, contribuir enormemente para que o impacto humano sobre a natureza seja positivo e não negativo. De acordo com o tipo de alteração, pode ser ecológica, social e/ou econômica.

Impacto ambiental deve ser entendido como um desequilíbrio provocado por um choque, resultante da ação do homem sobre o meio ambiente. No entanto, pode ser resultados de acidentes naturais: a explosão de vulcão pode provocar poluição atmosférica. Mas devemos dar cada vez mais atenção aos impactos causados pela ação do homem. Quando dizemos que o homem causa desequilíbrios, obviamente estamos falando do sistema produtivo construído pela humanidade ao longo de sua historia. Estamos falando do particularmente do capitalismo, mas também do quase finado socialismo.
Os recursos naturais são aqueles que compõem a formação dos lugares, sem a intervenção do homem, e garantem a vida na Terra - a luz do Sol e o calor, a água, o solo, o ar, os animais e as plantas. Em Santa Filomena a ação do homem vem causando muitos prejuízos à natureza. São anos de desmatamento causando danos enormes em todo o município. Até os brejos estão secando mais e mais a cada dia, agora com o período das chuvas alguns estão tendo seus volumes de água aumentados. O Brejo das Ovelhas é um exemplo disso, um brejinho que tava quase seco, agora, com as chuvas voltou a escorrer.