• Clínica Shirley Holanda
  • Semana do servidor
  • Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias São Luis do Piauí

29 de agosto de 2014

A emoção da Festa de Santa Ana

Os fiéis reunidos pediam que a padroeira de José de Barros aumentasse a sua fé.

 Na manhã do dia 26 de julho, com o sol encoberto com nuvens, um clima de festa envolvia a comunidade José de Barros, em São Luís do Piauí(PI). Era o dia de Santa Ana, protetora dos Avós e Padroeira da comunidade, cuja devoção foi iniciada pela Senhora Dionísia Barros no ano de 1976 e naquele dia reunia os fiéis para celebrar 38 anos de devoção. 


Cerca de duzentos devotos estiveram presentes na celebração presidida pelo Pe. David Barros na Igreja de Santa Ana. Entre os presentes, estava o seminarista Fernando Sousa - que fez estágio pastoral na comunidade em 2008 e sempre que pode participa do festejo. Autoridades civis também estiveram presentes como a primeira dama do município Salete Silva, a ex primeira dama Maria Zélia e as autoridades locais: o vereador Lourival Barros e a secretária de Assistência Social do município Roberta Barros.


O ponto alto da celebração foi o Rito da Palavra quando o casal de avós Joaquim Manoel e Rosa Moura entraram na Igreja trazendo nas mãos a Palavra de Deus; sendo conduzidos pelo seu neto Francisco Vitor que trazia em suas mãos uma vela acesa. Durante a homilia, o Pe. David destacou a importância de Santa Ana e São Joaquim na história da Salvação. "Durante muito tempo esse casal sofreu por não ter filhos. Mas quando conseguiram gerar um não foi apenas uma menina: foi uma santa, aquela que seria anos mais tarde a Mãe de Deus" .

Após a comunhão, houve a Procissão com a Imagem de Santana Ana pelas ruas do Povoado. No retorno à Igreja, a comunidade cantou Milagres, atual música de trabalho do Pe. David. O sacerdote parabenizou a comunidade por está sempre presente nas celebrações. "à muito bonito ver que a comunidade sempre participa das celebrações e não apenas na Festa da Padroeira. à um exemplo a ser seguido pelas outras comunidades".


O seminarista Fernando também fez uso da Palavra: " Eu sempre digo a minha família em Patos quando venho aqui para José de Barros que estou saindo do meu povo e indo para meu outro povo. E ainda me alegro muito quando venho aqui e vejo que a comunidade ainda tem a mesma alegria e participação na Igreja quando vi aqui pela primeira vez durante o Estágio Pastoral".

Durante os ritos finais, o padre proferiu uma benção especial para os avós pela passagem do seu dia, seguida do canto de parabéns pela comunidade. As solenidades da festa foram finalizadas durante o canto do Hino à Santa Ana, onde foi possível ver devotos que de tão emocionados choravam e muitos outros de olhos marejados.

São Cristóvão celebrando São Cristóvão

Dia dos Motoristas é comemorado no interior de São Luís

O dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes é celebrado com festa na comunidade São Cristóvão, em São Luís do Piauí(PI). O Santo é homenageado no dia 25 de julho.

Logo as 05h os devotos foram acordados com uma grande queima de fogos que iluminou o céu durante 30 segundos e anunciava que as solenidades festivas do dia de São Cristóvão estavam começando.

Ãs 09h, teve início a Missa Solene da festa presidida pelo Pe. David Barros. Após a Missa, houve os momentos mais aguardados da Festa: a Benção das chaves e a Procissão dos Motoristas. Pe. David fez uma benção especial sobre as chaves dos motoristas e motociclistas seguida da aspersão dos veículos.

Em seguida, o carro do Sr. Joel Veloso, dirigido pelo seu filho Edivaldo conduziu a Procissão dos Motoristas. Saindo da Igreja, a procissão seguiu pelas ruas do Povoado: em frente à casa do Sr. Chiquinho de Jula seguiu pela direita, passou em frente do Post de Saúde, da casa de Manel Filipe, Fanica e Joaquim Simão. Na primeira parada, enquanto o carro que conduzia a imagem estava parado ao lado da casa de Maria de Mariano, o último carro estava em frente à casa de Egito Rocha.

Seguindo pela estrada que leva ao campo de futebol, onde houve mais uma parada, Pe. David convidou a todos para refletir sobre o trânsito" A estrada é lugar para todos e devemos respeitar pedestres e motoristas. Procuremos andar pelas estradas de nossa vida com respeito aos outros e a nós mesmos", ressaltou o sacerdote. Depois da reflexão, todos rezaram um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai em intenção de todos os devotos de São Cristovão, dos motoristas e viajantes que andam pelas estradas do município de São Luís do Piauí. 

A procissão segui: passou em frente à casa de Zé de Chico Miguel, Gonçalo, do Clube JM, da casa de Zé Xavier, passou do lado da casa de Joel e em frente a casa de Angelo, seguindo de volta à Igreja.

A Procissão durou cerca de quarenta minutos e em contagem feita pela Equipe Organizadora durante a parada no campo havia na procissão 30 carros, 60 motos e aproximadamente 300 pessoas.

No retorno à Igreja, Pe. David cantou "Milagres", sua atual música de trabalho. Em seguida, proferiu uma benção especial para as crianças, encerrando assim a Festa de São Crsitóvão.

A treze de julho no Povoado Santana

O Dia da Padroeira Nossa Senhora de Fátima

13 de julho de 2014. Domingo de manhã. Cerca de cento e cinquenta pessoas estavam reunidas na Igreja do Povoado Santana para participar da Missa Solene da Festa de Nossa Senhora de Fátima, Padroeira da comunidade Santana.

Desde a entrada do Povoado era possível perceber o clima de festa e a presença de muita gente: gente nos clubes, nos bares, nas barracas, nos brinquedos, na Praça... A estimativa é que aproximadamente 3 mil pessoas passaram pelo Povoado durante os dez dias de festa.

Mas, lá na Igreja da comunidade, desde as 08h30 os devotos já chegavam para participar da Celebração Eucarística. Ãs 09h16 a Missa teve início com a acolhida do celebrante, Pe. David Barros e dos batizandos. A batizanda Maria Pamylla, acompanhada de seus pais e padrinhos, entrou da Igreja representando todos aqueles que naquele dia "nasceriam em Cristo".

Em seguida, foram realizados os ritos iniciais e os ritos da Palavra. Na homilia, Pe. David ressaltou a importância da devoção à Nossa Senhora de Fátima. "Não importa se vocês a festejam em maio, julho ou outubro. O importante é pedir humildade a Deus para compreender a mensagem de Fátima em nossa vida e cumprir seus pedidos. Se o terço é a oração que mais agrada Nossa Senhora, cultivemos o hábito de rezá-lo todos os dias para contar sempre com sua intercessão ".  Pediu também que a comunidade se fizesse mais presente na vida da Igreja. "à necessário participar das celebrações durante todo o ano e não apenas na Festa da Padroeira. Que nós que estamos aqui hoje tenhamos essa consciência de buscar sempre a Palavra de Deus. Quando as pessoas se reúnem na Igreja para rezar a comunidade se fortalece ", afirmou o sacerdote.

Após a homilia, deu-se início o rito batismal: Gustavo, Jennifer, Maria Pamylla, Raquel e Riquelme receberam o  sacramento do batismo e agora fazem parte da família de Deus que é a Igreja.

Seguiu-se o rito eucarístico e o rito da comunhão. Após a comunhão dos fiéis, houve uma pequena reflexão sobre o tema da festa "Sob o olhar da Virgem de Fátima somos Igreja em liberdade", finalizado com o canto "Hoje livre sou".

Logo em seguida, aconteceu a Procissão com a Imagem da Padroeira pelas ruas da comunidade. No retorno à Igreja,  o Padre fez a bênção solene e o canto "Em procissão, em romaria" encerrou as solenidades da Festa da Padroeira 2014.

Agradecemos a Deus, aos devotos da Senhora de Fátima, as equipes pastorais, as comunidades, aos filhos da terra, aos apoiadores, aos participantes e a todos os que fizeram ser possível esta festa acontecer.


 

29 de julho de 2014

Mena Moura e Solidade Sales animam fiéis em Momento de Louvor.

Na Festa da Padroeira, o louvor à Deus também tem espaço.

A Festa da Padroeira 2014 no Povoado Santana, São Luís do Piauí(PI) teve na noite deste sábado (05) um evento muito especial: um Momento de Louvor que animou os devotos presentes na segunda noite de novena. Estima-se que cerca de cento e vinte pessoas estiveram presente nesse evento.

O louvor foi conduzido pelas cantoras Filomena Moura (Mena), missionária da comunidade José de Barros e por Solidade Sales, missionária da comunidade São Luís do Piauí. O músico Roberval Barros, o Pitú dos Teclados, foi o instrumentista responsável por acompanhar as cantoras."Não viemos animar esta festa, que já está muito animada. Nós viemos somar com a comunidade, para que a festa fique ainda mais bonita", declarou Solidade momentos antes de iniciar.

As cantoras iniciaram o Momento de Louvor levantando o público com a animação da música "Olaria de Deus"; convidando as comunidades Santana, Vila Tomás, Baixas, Milhos, José de Barros, Borrachas, Guaribas e São Luís à "entrarem " na dança. O repertório também contou com "Eu sou feliz é na comunidade"; "Nova Geração"; "Cidadão do Infinito";"Vence a Tristeza"; "Há um barco esquecido na praia" ; "Jesus Cristo", entre outras. Atendendo a pedidos, as cantoras interpretaram "Um certo galileu"; "Rei Davi"; "Farinhada" e "A dança dos animaizinhos".

Durante um momento de reflexão, realizado após a leitura de uma passagem do Evangelho de Mateus (Mt 14, 22-33) por Hilda Silva, da comunidade Santana, Solidade convidou aos fiéis presentes a apresentarem ao Senhor as suas necessidades: "Seja qual for a situação que você está vivendo, entregue sua vida ao Mestre. Ele te conduzirá ao que deverás fazer". Finalizando a reflexão, Solidade cantou "A minha vida é do Mestre", sendo acompanhada por Mena e pelo coro do público.

Em mais um momento de emoção, a dupla cantou a música "Força e Vitória", de Eliana Ribeiro, encerrando sua participação. Em nome da comunidade, a Presidente da Comissão da Festa, Ivete Moura, fez os agradecimentos às cantoras, ao instrumentista, ao casal Chico Severiano e Zefa Maria, que cederam o carro de som para o Momento de Louvor e a todo o Povo de Deus que prestigiou o evento.

Segunda Novena: Noite das Autoridades e da Comunidade José de Barros.

A presença das Autoridades e das comunidades na Festa da Padroeira representa que o a devoção à Maria vai além dos limites do Povoado Santana.

Cerca de cem pessoas participaram da Segunda Novena da Festa da Padroeira 2014 no Povoado Santana. A novena foi celebrada pelas Autoridades de São Luís do Piauí e a Comunidade de José de Barros na noite deste sábado, dia 05 de julho. 

Aa autoridades civis que estiveram presentes na novena foram: o Prefeito de São Luís do Piauí Renato Pio; a primeira dama Salete Silva; as secretárias municipais: Maria Zélia (administração), Raimunda Luisa (saúde) e Roberta Barros (Assistência Social); o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís Lindalberto Silva; o vereador Agostinho e a sua esposa Hilda Silva, o vereador Edilson Batista e sua esposa Neumam Santos, o vereador Pedro Geraldo e sua esposa Dora Barros; o vereador Zé Bahia, o ex-prefeito de São Luís Tim Silva e o Diretor da Escola Municipal Manoel de Barros e Silva Valmir Barros.

A comunidade José de Barros veio com uma caravana com aproximadamente trinta pessoas. Além da comunidade celebrante, devotos das comunidades Santana, Vila Tomás, Baixas, Milhos, Borrachas, Guaribas, São Luís do Piauí e filhos da terra estiveram presentes.

O ponto alto da novena foi durante a ladainha onde os devotos expressaram sua devoção à Padroeira: alguns de joelhos e a maioria com a mão direita em cima do coração.  

A Emoção da Primeira Novena: Noite das Famílias e da Educação

Muita emoção na Abertura da Festa da Padroeira 2014.

A Novena de Abertura da Festa da Padroeira 2014 no Povoado Santana foi celebrada pelas Famílias, a Escola de Ensino Fundamental Manoel de Barros e Silva; a Escola de Educação Infantil Joana Almira e coordenada pelo Diretor da Escola Manoel de Barros, Valmir Barros. A Novena iniciou às 19h30, sendo acompanhada por mais de cem fiéis das comunidades de Santana, Vila Tomás, Baixas, Milhos, Escondido e São Cristóvão, além dos filhos da terra que vieram homenagear à Padroeira. 

A celebração contou com muitos momentos de emoção. O primeiro momento foi no Rito da Palavra, durante a leitura feita pelo aluno do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental, Antônio Reis, de apenas 11 anos. Ele leu com muita desenvoltura uma passagem da profecia de Amós (Am 8, 4-6.9-12) e recebeu uma grande salva de palmas após a leitura.

O ponto alto da Novena aconteceu no momento do ofertório, quando as chaves das duas escolas e a Bandeira do Brasil foram ofertadas à Nossa Senhora. As chaves "representam o desejo da educação da comunidade Santana de ter Maria como Mestra ", como destacou o Diretor Valmir Barros. "E a Bandeira, simboliza que neste momento nós somos todos um só: unidos pela torcida à nossa Seleção e pela mesma devoção à Nossa Padroeira". As chaves foram apresentadas pela Sra. Aldenora Barros, filha de Manoel de Barros e a Sra. Iracema Sousa, neta de Joana Almira. A  Bandeira foi apresentada pelos alunos Emiliano Barros e Wila Sousa, das Escolas Joana Almira e Manoel de Barros respectivamente.

Após a Novena, os devotos presentes ainda se emocionaram com a homenagem preparada pelos professores Aparecida Sousa, Hilda Silva, Josefa Sousa, Valmir Barros e a secretária Telma Barros: a apresentação da História de Nossa Senhora de Fátima. 

01 de julho de 2014

Vai começar a Festa da Padroeira

Maior evento religioso do interior de São Luís do Piauí começa nesta sexta-feira, dia 04.

Faltam apenas quatro dias para o início da 22ª Festa de Nossa Senhora de Fátima. A expectativa é grande e já está quase tudo pronto para receber os romeiros e devotos no Povoado Santana, município de São Luís do Piauí (PI).

Este ano, a Repórter Leda Rocha, do Portal O Dia, vai registrar as demonstrações de fé dos romeiros e devotos que virão até a Santana para participar dos dez dias de solenidades festivas, além de cobrir os eventos culturais que acontecerão paralelamente ao festejo. "à uma oportunidade das pessoas que não podem vir até a Santana, de conhecerem um pouquinho da nossa gente, das nossas tradições e do nosso lugar", afirma a repórter.

O tema deste ano será "Sob o olhar da Virgem de Fátima, somos Igreja em liberdade".

A Equipe Organizadora convida a todos os devotos a se fazerem presentes ao Povoado, no período da Festa, para homenagear a santa padroeira da comunidade.

Confira a programação:

 

PROGRAMAÃÃO RELIGIOSA

Dia 04/07/2014 ( Sexta Feira)

19h - Novena de Abertura da Festa.

Subtema: Maria convida as famílias a vivenciar a paz.

Noitários: Famílias e Rede Municipal de Ensino.

20h - Apresentação da História de Nossa Senhora de Fátima

Responsáveis: Aparecida Sousa, Hilda Silva, Josefa Sousa, Telma Barros e Valmir Barros.

Dia 05/07/2014 (Sábado)

19h - Novena à Padroeira.

Subtema: Maria nos convida a refletir o valor da vida.

Noitários: Autoridades e Comunidades de José de Barros e Cadóis.

20h - Momento de Louvor.

Animação: Filomena Moura, Meire Borges e Soledade Sales.

Dia 06/07/2014 (Domingo)

19h - Novena à Padroeira.

Subtema: Maria anuncia à Palavra de Deus.

Noitários: Secretarias de Agricultura e Assistência Social e Comunidade de Santa Luzia (Sussuapara).

Dia 07/07/2014 (Segunda Feira)

19h - Novena à Padroeira.

Subtema: Maria intercede por seus filhos.

Noitários: Comunidades de São Cristóvão, São Luís do Piauí e Unha de Gato.

Dia 08/07/2014 (Terça Feira)

19h - Novena à Padroeira.

Subtema: Maria nos convida a sermos perseverantes na fé.

Noitários: Comunidades de Baixas, Borrachas, Melancias e Milhos.

Dia 09/07/2014 (Quarta Feira)

19h - Novena à Padroeira.

Subtema: Maria nos convida a sermos solidários.

Noitários: Dizimistas, Infância, Juventude e Comunidade de Vila Tomás.

Dia 10/07/2014 (Quinta Feira)

19h - Novena à Padroeira.

Subtema: Maria pede conversão pela paz mundial.

Noitários: Conselho Tutelar e Comunidades de Guaribas Velhas e São João da Canabrava.

Dia 11/07/2014 ( Sexta Feira)

19h - Novena à Padroeira.

Subtema: Maria proporciona vida plena a todos.

Noitários: Comerciantes, Idosos e Secretaria de Saúde.

12/07/2014 (Sábado)

Vigília da Festa

19h â Novena de Encerramento da Festa da Padroeira 2014.

Subtema: Maria olha por seus filhos como fruto do amor.

Noitários: Filhos da Terra que moram fora.

20h - Leilão da Festa.

13/07/2014 (Domingo)

08h - Acolhida dos Devotos.

09h - Missa Solene da Festa com Batizados.

Celebrante: Pe. Adalto Filho.

Responsáveis: Equipe de Liturgia.

11h - Procissão com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima pela comunidade.

COMISSÃO DA FESTA

Presidente: Ivete Moura.

Vice-Presidente: Francinete Leal.

Secretária: Hilda Moura.

Tesoureira: Telma Barros.

Expectativas para a Festa da Padroeira 2014

Expectativas para a Festa da Padroeira 2014

Já está chegando o dia 04 de julho...

âA expectativa é que aproximadamente três mil pessoas participem da Festa da Padroeira 2014. Queremos acolher com muito carinho ao romeiro e ao devoto que vem a nossa terra para louvar a Deus pela proteção da Senhora de Fátima", declarou a devota Leidiane Rocha ao falar sobre a aproximação de mais uma Festa da Padroeira no Povoado Santana, em São Luís do Piauí (PI).

Com o tema âSob o olhar da Virgem de Fátima, somos Igreja em liberdadeâ, a Festa deste ano tem início na próxima sexta-feira, dia 04, e segue com programação até o dia 13 de julho. "Este ano, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2014, queremos levar o devoto a refletir sobre o valor da liberdade. Se São Paulo nos ensina que 'é para liberdade que Cristo nos libertou'; então queremos buscar essa liberdade que só é encontrada em Jesus Cristo. Se rezamos à Maria, é porque ela nos ajuda a encontrar a Cristo e nos ensina a sermos livres.", afirma Leidiane.

Uma novidade para este será a realização de quermesses: serão realizadas logo depois das novenas e animadas por artistas locais. âBuscamos valorizar o talento dessas pessoas que fazem parte do nosso festejo. E as quermesses proporcionam essa oportunidade além de ser um momento de confraternização entre amigos", explicou Leidiane.

A Festa e Copa do Mundo

Mesmo com jogos previstos para os dias da Festa, a devota acredita que a Copa do Mundo não atrapalhará a parte religiosa da Festa. âO Brasil vai jogar no dia 04, dia da abertura do festejo. E se passar de fase, ainda teremos jogos da Seleção no dia 08 de julho e no dia 13, bem no dia da Festa da Padroeira. Ou seja, nós estamos alegres duas vezes: uma vez pela realização da Festa da Padroeira e outra vez pela nossa Seleção, que acreditamos muito que ganhará o torneio. Foi pensando nisso, que tivemos o cuidado de colocar as celebrações em horários que não estivessem previstos jogos da Seleção. Até porque os devotos também são torcedores da Seleção. Por isso todos são convidados a virem até à Santana: para rezar para Nossa Senhora e torcer para que o Brasil ganhe a Copa. Quem sabe se no dia 13 de julho, dia que a comunidade celebra a Padroeira, a nossa seleção não será Hexacampeã?", comentou Leidiane.

O Alteamento da Igreja

Este ano, toda a renda da festa será destinada ao alteamento da Igreja. "A comunidade, desde o ano passado, está preocupada em tornar a Casa da Mãe mais bonita e mais acolhedora. Este ano ficou decidido que a Igreja deveria ser alteada, pois tem um teto muito baixo." relatou Leidiane.

As obras serão iniciadas logo após à Festa. âOs tijolos para o alteamento das paredes já estão prontos e se encontram do lado de fora do templo. Mais para continuar o serviço será necessário ainda material como telhas, linhas, caibros, ripas, material elétrico, além da mão-de-obra. Se você deseja ajudar, pode procurar a Telma Barros ou a Ivete Moura e fazer a sua doação", finaliza a Leidiane.

26 de junho de 2014

Festejos do Povoado Santana tem início no próximo dia 04

Serão dez dias de devoção, cultura e opções de entretenimento.


Começa dia 04 de julho (sexta-feira) e se estende até dia 13 (domingo), a maior festa religiosa do interior de São Luís do Piauí. A  22ª Festa de Nossa Senhora de Fátima, padroeira do Povoado Santana, conta com programação religiosa e cultural e deve atrair centenas de devotos e visitantes.

O tema abordado este ano pelo novenário é "Sob o olhar da Virgem de Fátima, somos Igreja em liberdade", que acontece de 04 à 12 de julho, sempre às 19h30 e será celebrado pelos grupos pastorais e pelas comunidades convidadas. Outros atrativos do festejo será a Procissão das Velas no dia quatro, as quermesses todos os dias depois das novenas e o bingo de uma panela de pressão no dia 13, depois da Missa da Festa. Estima-se que durante os dez dias de festejos vão passar pela comunidade aproximadamente três mil pessoas.


Também haverá barracas e festas nos clubes da comunidade. Entre as festas dançantes, a maior expectativa é pela apresentação dos cantores Edson Sanfoneiro e Dudu Rocha, no dia 12.


Toda a arrecadação da festa será revertida no alteamento da Igreja. Para isso contamos com a Providência Divina e a colaboração dos devotos e devotas da Senhora de Fátima.


Este ano, o evento terá a cobertura especial da Repórter Leda Rocha, do Portal O Dia, através do Projeto Repórter na Comunidade.

Uma cidade religiosa

"Ser são luisense é ser religioso, é ter fé"...(Rosa Maria Leite - Finalista do Concurso Cultural O que é ser São Luisense- Edição de 2013)

A fé católica é uma das grandes heranças do povo são luisense, passadas através da gerações e com diversas formas de testemunho. Prova disso, é que nas maiores localidades do município tem uma Igreja e pelo menos uma Festa de Padroeiro. Ela é manifestada durante o ano todo mais é principalmente nos meses de junho e julho que acontecem suas maiores manifestações.

O mês de junho se inicia com a Festa de Santo Antônio de Pádua, Padroeiro da Comunidade Borrachas, que acontece de 04 a 13 de junho desde o ano de 2009. Pouco tempo depois acontece a Festa de São João Batista, Padroeiro do Povoado São Cristóvão. O festejo é o segundo mais antigo, iniciado em 1942 e realizado de 07 a 16 de junho. Encerrando a tríade de junho, acontece de 12 a 21 de junho a festa do Padroeiro da Cidade, São Luís Gonzaga. O festejo mais antigo do município, iniciado em 1921, encerra as solenidades religiosas do mês.


Em julho, o primeiro festejo acontece no Povoado Santana: de 04 a 13 de julho todos são convidados para à Festa de Nossa Senhora de Fátima, Padroeira da Comunidade Santana desde o ano de 1992. Três dias depois, voltamos ao Povoado São Cristóvão, desta vez para participar da Festa em homenagem São Cristóvão, "Protetor dos Motoristas e Viajantes", cuja devoção teve início no ano de 2008 com a chegada da Imagem do Santo no Povoado e tem sua realização entre 16 e 25 de julho. Simultaneamente, no Povoado José de Barros, acontece a Festa em louvor à Santa Ana, venerada como Padroeira desde o ano de 1975 no período de 17 a 26 de julho.


As festas de Padroeiros "despertam na comunidade um sentimento de pertença, de 'catolicidade': o povo se reúne, festeja e acolhe, durante os dez dias, o desejo de viver atento às coisas do alto... São momentos em que, juntos, nos sentimos mais unidos e fortificados"  pela fé em Jesus Cristo, contando sempre com as bençãos e proteção de Deus, através do exemplo nos deixado pelos santos.

 

Agenda Cultural

Programe-se para encontrar os amigos e se divertir nas festas que acontecem nos mês de julho região de São Luís do Piauí.


FESTEJOS DO POVOADO SANTANA

Dia 04/07 â Sexta-feira

21h - Festa Dançante no Clube Nova Geração.

Local: Povoado Santana - São Luís do Piauí.

Animação: Forró Kairibé.

Organização: Chico Severiano .


Dia 06/07 â Domingo

22h - Festa Dançante no Clube Love Nigth.

Local: Povoado Santana - São Luís do Piauí.

Animação: Forró Nova Pegada.

Organização: Cici.


Dia 11/07 â Sexta-feira

22h - Festa Dançante no Clube Love Nigth.

Local: Povoado Santana - São Luís do Piauí.

Animação: Zezinho dos Teclados.

Organização: Vanildo Barros.

"Mulheres tem entrada franca".


Dia 12/07 â Sábado.

22h - Festa no Santanense Clube.

Local: Povoado Santana - São Luís do Piauí.

Animação: Forró Kairibé e Edson Sanfoneiro.

Organização: Antônio de Joana e Família.


22h - Festa no Clube Nova Geração.

Local: Povoado Santana - São Luís do Piauí.

Animação: Dudu Rocha.

Organização: Chico Severiano.


Dia 13â Domingo

13h - Festa do Hexa no Clube Nova Geração.

Local: Povoado Santana - São Luís do Piauí.

Animação: Forró Kairibé.

Organização: Chico Severiano.

"Ir todo mundo de verde e amarelo para torcer pela nossa Seleção.

O Sr. Chico Severiano irá disponibilizar uma TV de 48' para os torcedores assistirem o jogo da Final da Copa do Mundo".


FESTA DE INAUGURAÃÃO

Dia 05 â Sábado

22h - Festa de inauguração do Verdão Clube.

Local: Povoado Campus - Pimenteiras.

Animação: Dudu Rocha e o Ligeirinho do Forró.

Organização: Gilmar Palmeirense.


FESTA DAS FÃRIAS

Dia 19/07 â Sábado.

22h - Festa no Galpão de Eventos.

Local: Povoado Curralinho - Pimenteiras.

Animação: Dudu Rocha .

Organização: Ciciu.

Cobertura: Repórter Leda Rocha

Blog São Luís do Piauí - Portal O Dia.

www.portalodia.com.br/municipios/sao-luis-do-piaui

 

Circuito Religioso

Se você gosta de eventos religiosos, venha participar das Festas de Padroeiros no mês de julho nas comunidades de São Luís do Piauí.

22ª  FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DE FÃTIMA

De 04 a 13 de julho, no Povoado Santana. A Imagem da Padroeira chegou na comunidade na tarde de 26 de julho de 1992.  Os santanenes escolheram Nossa Senhora de Fátima como Padroeira por dois motivos: o primeiro porque Santa Ana já era venerada na vizinha Comunidade de José de Barros e o segundo  devido à grande devoção que àquela época já havia a seu venerado nome. A data escolhida para a Festa foi 13 de julho, uma sugestão do Padre Chiquinho, pároco da época," pois julho era o único mês que na paróquia não havia uma festa em honra à Virgem de Fátima ". à o maior evento religioso do interior do município.


7ª  FESTA DE SÃO CRISTÃVÃO

De 16 a 25 de julho, no Povoado São Cristóvão. A devoção ao "Protetor dos Motoristas e Viajantes"  e ao Santo com o mesmo nome do Povoado começou em 2008, com a chegada da Imagem de São Cristóvão à comunidade. No dia 25, uma grande carreata encerra as festividades.


39ª  FESTA DA PADROEIRA SANTA ANA

De 17 a 26 de julho, no Povoado José de Barros. A devoção se iniciou ainda na escola e é uma herança da Senhora Dionísia Barros, fundadora da comunidade católica. Sua fé em Santa Ana era tão grande que, para lhe render homenagem, iniciou uma devoção na comunidade Mandacaru e dedicou-lhe uma filha com o nome de Ana. Hoje, a festa já está na terceira geração e tem como um das organizadoras a Sra. Celsa Barros, neta da Sra. Dionísia.

 

Severo Eulálio em São Luís do Piauí

Entrevista concedida à repórter Leda Rocha durante a IX Feira de Agropecultura.



Repórter Leda Rocha: O senhor já conhecia a nossa cidade?

Advogado Severo Eulálio: Conheci São Luís na época em que Severiano era prefeito. Nessa época eu visitei São Luís com o meu pai, Kléber Eulálio. Mas sempre que surge uma oportunidade ou um convite eu venho aqui. A última vez que visitei o município foi em outubro do ano passado, quando também estiveram aqui os senadores Wellington Dias e João Vicente e os deputados estaduais Nerinho e Rejane Dias. Mas é sempre um prazer está de volta, é uma ótima oportunidade de rever os amigos que tenho aqui na cidade.


Quais são os seus projetos para o ano de 2014?

Nós estamos em um ano eleitoral. Eu sou Pré candidato a deputado estadual. Vou colocar meu nome a disposição do PMDB que é o meu partido para que, nas convenções de junho, o partido chancele o meu nome como candidato a deputado. Então eu tenho esse projeto: estou apresentando aos amigos, conversando com eles e aguardando o momento certo para iniciar a campanha.


De que forma São Luís seria beneficiada caso assumisse uma cadeira no legislativo piauiense?

Como nós temos muitos amigos aqui em São Luís, nós já procuramos atendê-los na medida em que somos procurados, que nós podemos e que é possível. Eu tenho algumas ideias minhas, alguns projetos pessoais, mais eu quero sentar aqui com os amigos de São Luís, conhecer a realidade da região e saber o que o pessoal de cada comunidade está precisando.


Qual é a sua forma de trabalho?

Eu trabalho com a realidade, com o pé no chão. Podem acreditar que tudo o que for possível eu não vou medir a distância para trazer os benefícios. Agora, o que não for possível, eu vou dizer e pronto. Não adianta também a gente ficar enganando dizendo que vai trazer que vai resolver se a gente sabe que não é possível. Não gosto dessa história de ficar enrolando e nem de prometer uma coisa que não posso cumprir. Ninguém é obrigado a prometer nada, mas a partir do momento em que você promete você é obrigado a cumprir. A única cosa que o político tem é a palavra. Se você perdê-la você não vai ter mais nada.


E já tem algum projeto para o homem do campo, o senhor já tem?

O nosso povo vem sofrendo com a seca nestes últimos anos. Acredito que temos que dá condições para o pessoal do campo se instalar no campo. Não adianta você morar no campo se o campo não tiver uma escola, se o campo não tiver um posto de saúde e não der condições de seu filho crescer, prosperar e se preparar para o mercado de trabalho que aí estar. Hoje o homem do campo não precisa só um bom inverno. Ele precisa também de uma boa escola, pois com seu filho estudando, com seu filho em uma universidade, ele tem a expectativa de um futuro melhor para sua família. E para isso, você precisa de uma base. E a educação é à base de tudo; sem uma boa educação você não vai conseguir independência. Independência que eu digo é que você estudando, você se formando, você vai ter seu emprego, você vai ter sua profissão. Não vai ficar dependendo de um político nem de um favor de ninguém. Você vai poder trabalhar e andar com suas próprias pernas. Esse é o ponto primordial para nós começarmos essa caminhada.

 

Wilson Martins em São Luís do Piauí

Entrevista concedida à repórter Leda Rocha durante a IX Feira de Agropecultura.

Repórter Leda Rocha: Qual a sua maior contribuição para o município de São Luís do Piauí?

Wilson Martins: Aqui em São Luís, o nosso trabalho começou ainda quando eu era Deputado Estadual através de lideranças do município, o vereador Zé Messias. Depois, como vice-governador, com o Prefeito Tim e como Governador já com o Prefeito Renato. Como deputado, nós autorizamos uma emenda para energia elétrica para a zona rural, trabalhamos também verbas para aguadas, pequenas barragens, perfuração de poços e sistemas de abastecimento de água. Como vice-governador, trabalhamos duas parcerias: uma para a saúde pública a outra para a educação, junto o deputado Ãtila Lira. E como governador, nossa parceria foi ampliada. Na saúde podemos citar: a doação de uma ambulância aqui para o município. O financiamento da saúde pública: todos os meses, o Estado colabora com uma quantidade per capita para a saúde pública. Isso para melhorar a atenção básica de saúde, sobretudo na questão do agente comunitário de saúde como também o Programa de Saúde da Família. Na educação podemos citar a parceria Pedala Piauí, com a doação de bicicletas; doação de três ônibus escolares aqui para São Luís, as reformas de escolas, de estradas. O asfalto para São Luís foi inaugurado já no meu governo.  Então, eu acredito que essas são um conjunto de ações que de alguma forma tem melhorado a condição de vida das pessoas aqui de São Luís.  à muito bom quando a gente tem a certeza que os prefeitos querem o melhor para o seu povo e buscam parcerias com o governo estadual. Foi o que aconteceu aqui em São Luís: tivemos a condição de fazer um bom trabalho e tivemos bons prefeitos: Tim, Diassis e Renato.

Como gerar emprego e renda para o nosso agricultor?

Continuar com o nosso trabalho de valorizar a vocação aqui nestes municípios da região de Picos: piscicultura, apicultura e caju cultura. Aqui nesta região há uma grande vocação para piscicultura; há grandes projetos de piscicultura para a Barragem de Bocaina; tivemos uma dificuldade por conta da seca, mas é uma atividade que tem uma grande rentabilidade. à uma das áreas da agricultura familiar que gera mais emprego e renda. Outra alternativa é a apicultura. Nosso governo deu um grande impulso a ela. Logicamente, a produção de mel diminuiu muito com a seca, mas através da Casa Apis nós fizemos a migração de abelhas. Fizemos então um trabalho que agora nós vamos ter uma grande produção de mel em 2014. A esses arranjos produtivos, soma-se a questão da caju cultura: uma atividade que é importante que São Luis tire proveito dela como outros municípios da região. Por exemplo, essa atividade já é explorada em Santo Antônio de Lisboa, Francisco Santos, Campo Grande do Piauí, que já são grandes produtores de caju, polpa de caju e castanha de caju. à também outra vocação que a região tem e que nós ajudamos a impulsionar.

E como ajudar os filhos dos agricultores que veem seus descendentes migrando para outra cidade em busca de emprego?

O nosso governo também pensou nisso: investimos prioritariamente em educação. Melhoramos o ensino profissionalizante, o ensino médio. Estamos criando condições para termos o Programa Mais Educação nas nossas escolas.  Investimos em educação com a mediação tecnológica. Tudo isso faz com que o jovem possa ter uma escolaridade que lhe permita concorrer a uma vaga em um concurso público ou no mercado de trabalho. Também realizamos ações que melhoram a qualificação para os jovens que vão ingressar no mercado de trabalho: O Projovem Urbano e o Projovem Rural; cursos técnicos de uma duração menor mais que facilitam a oportunidade para o primeiro emprego.

 

Deputada Belé em São Luís do Piauí

Entrevista concedida à repórter Leda Rocha durante a IX Feira de Agropecultura.

Repórter Leda Rocha: O município de São Luís do Piauí tem na agropecuária sua principal fonte de renda. A senhora teria algum projeto nesse sentido que possa ajudar o povo de São Luís?

Deputada Belé Medeiros: Olha nesses últimos anos a seca tem castigado a nossa produção agrícola. Estamos tendo dificuldades com áreas de reserva de água, embora tenhamos aí a Barragem da Bocaina e um potencial fantástico de água em nosso subsolo, que não são aproveitados. Também temos uma dificuldade muito grande porque a nossa região são de pequenos minifúndios onde predomina a agricultura de subsistência, o que dificulta o desenvolvimento de uma agricultura irrigada em grande escala. Outra dificuldade para a agricultura é a questão da falta de técnicos que possam orientar o nosso produtor. Nosso projeto nesse sentido é de buscar e cobrar dos governos um posicionamento nesta linha de cadeia produtiva local, porque ela sustenta o homem no campo e valoriza a nossa terra. Já demos um grande passo que é a inserção dessa produção na merenda escolar. Por isso a gente torce que os órgãos como a EMATER, como o STR estejam cada vez mais fortalecidos para que esse o homem do campo se sinta cada vez mais protegido e com técnicos qualificados.

Como gerar emprego e renda em um município pequeno e rural?

O segredo é as três esferas de governo se unirem e investirem em uma cadeia produtiva local. Devemos aproveitar essa potencialidade do município, que é a agropecuária, identificar sua condição geológica e gerar riqueza a partir daí. A gente tem que descobrir o talento dessa região: se é a produção de mel, o cultivo de caju, a piscicultura, o cultivo da mandioca; e trabalharmos isso. Acredito que vamos gerar riqueza se aperfeiçoarmos o talento do nosso povo.

Fale um pouco sobre o seu trabalho de Deputada aqui no município de São Luís do Piauí...

Em São Luís nós já temos obras concretas. Eu destinei o ano passado (2013), uma emenda de 200 mil reais para o município de São Luís. Isso será aplicado em calçamento nos Povoado José de Barros e Santana e também na sede do município de São Luís. São duzentos mil reais em calçamento que implica melhoria na mobilidade social, nas condições de vida. Também tive a preocupação em melhorar a entrada da cidade: se ao mesmo tempo vem um carro de Canabrava e outro do interior apenas um pode entrar; isso atualmente dificulta o desenvolvimento da cidade. Então nós sentamos aqui com o Prefeito Renato e fizemos o projeto: levamos o projeto ao ex-governador Wilson Martins para autorizar uma obra de 790 mil reais, um valor significativo. Graças a Deus conseguimos a obra já está licitada, e estamos só esperando a ordem de serviço do governador Zé Filho para iniciar a obra. Também pedimos um convênio de reforma da praça: no valor de 56 mil reais. Então só aí é aproximadamente um milhão de reais aqui no município de obras concretas que a gente buscou, lutou e conseguiu para engrandecer o município e o povo de São Luís.

 

Deputado Marcelo Castro em São Luís do Piauí

Entrevista concedida à repórter Leda Rocha durante a IX Feira de Agropecultura.

Repórter Leda Rocha: Como o senhor vê a questão da produção para o desenvolvimento da nossa região?

Deputado Marcelo Castro: Precisamos nos dar as mãos: Governo do Estado, Governo Municipal e a população para produzir. O Piauí precisa produzir, sem produção não há salvação. A economia do Piauí é uma economia muito pequena, muito tímida, muito acanhada, muito reprimida; nós precisamos todos dar as mãos e produzir muito, para gerar emprego e melhorar a renda. Assim, não teremos que ver irmãos nossos piauienses tendo que sair do Piauí para dar dia de serviços fora e para poder sustentar as famílias que ficam aqui. E isso nós só vamos resolver se o Piauí se tornar um grande produtor de produtos, de serviços e produção agropecuária.

Como criar políticas para incentivar o empreendedor rural?

Esse exatamente é o nosso propósito: criar a infraestrutura de estrada, de energia; criar crédito; constituir associações e cooperativas; associar os pequenos produtores; estudar a vocação de cada região e assim para cada região do Piauí nos teremos a solução. O importante é que não nos conformemos com o que está. Nós podemos fazer muito mais na educação, na saúde, na segurança, na infraestrutura e principalmente na produção. Esse será o grande problema do próximo governador do Piauí: fazer o Piauí produzir. Não podemos continuar com a economia que temos, sendo o estado mais pobre da federação. Wilson Martins como governador do estado impulsionou muito a nosso desenvolvimento. O Piauí cresceu à taxas superiores as do Brasil. O Piauí está no caminho certo, mas é preciso intensificar isso nosso crescimento de uma maneira mais profunda, dando a mãos todos os piauienses para juntos nós construirmos um novo Piauí: o  Piauí da produção, o Piauí do emprego, da renda e um Piauí que se orgulhe de si e que não precise que os seus filhos saiam daqui para ir para fora para buscar o seu sustento e o sustento da sua família.  .

O que o deputado Marcelo Castro poderia falar sobre o seu trabalho?

O deputado Marcelo Castro: é médico, professor da universidade federal do Piauí. Sou médico psiquiatra - médico de doido- e deputado pela sétima vez. Três vezes deputado estadual. Quatro vezes, deputado federal. Das sete eleições que eu disputei, em cinco, fui o deputado mais votado do Piauí. à uma coisa excepcional e rara uma pessoa ser uma vez o mais votado em seu estado e eu fui cinco vezes dentro de sete eleições que eu disputei. Então isso é um fato que me dá muita gratificação. Tenho muito prazer em dizer: desde a primeira vez que me candidatei, em 1982, as pessoas que votaram em mim em 82 em sua imensa maioria, continuam votando ainda.  Isso porque, acredito, pelo meu trabalho, pela minha dedicação, pelos serviços prestados às pessoas, mas principalmente, pelo respeito que eu tenho às pessoas e pela maneira de trabalhar e encarar a vida publica com serenidade e com responsabilidade. A energia dos povoados de São Luís foi colocada por mim ainda no tempo que Severiano era prefeito e aí para retribuir eu coloquei a emenda para colocar a energia nessa região. Não sou milagreiro, mais sou uma pessoa de responsabilidade e de compromisso. Fui presidente do IAPEP - Instituto de Previdência do Estado - e todo mundo diz que foi a época que o IAPEP funcionou melhor. Fui secretário de agricultura: fiz o programa do caju, fiz o programa da soja, duas grandes atividades que estão dando grandes resultados para o Piauí. Toda oportunidade que tive de trabalhar, de construir e de melhorar a vida do piauiense eu fiz. E modestamente sou um deputado de projeção nacional. Na luta do Pré-Sal, conseguimos recursos na ordem de um bilhão por ano. São recursos muito significativos de uma luta que fiz. Sou uma pessoa humilde, gosto de legislar ouvindo as pessoas.  Tenho um espírito democrático e um sentimento de justiça. Então São Luís vai ser chamada pelo Deputado Marcelo Castro para participar dessa nossa luta.

 

23 de maio de 2014

Com a palavra, as autoridades

O que as autoridades presentes na Solenidade de Encerramento da IX Feira de Agropecultura disseram sobre o evento? A seguir, alguns depoimentos concedidos à Reporter Leda Rocha.

  "Um dos momentos mais importantes para mim, desde quando o Sindicato começou a participar dessa Feira em 2007, é do Pronaf: onde os trabalhadores rurais assinam seus projetos e recebem do Banco do Nordeste capital para investir na Agricultura Familiar, proporcionando assim renda e desenvolvimento local. Em todos esses anos, nunca havíamos conseguido passar de 100 projetos e na Feira desse ano foram realizados 180. Só por esse fato é possível confirmar que a cada ano que passa a Feira de Agropecultura de São Luís do Piauí no Povoado José de Barros é maior e com maior participação do trabalhador rural e dos visitantes que vem para homenagear o homem do campo..."

Lourival Barros. Vereador do município de São Luís do Piauí e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

"Sem dúvida nenhuma, uma festa muito grande. Até na sexta - feira, antes mesmo da festa oficial começar, muita gente já vinha para o Povoado de José de Barros para ver e participar da organização. Todos os dias sempre com muita gente e até no sábado, quando passou a noite chuvendo, as barracas ficaram lotadas até as duas horas da manhã .O Imprevisto fez que com que não houvesse o Forró do Sertão. Mas de qualquer maneira a festa aconteceu: não houve festa com as bandas mais teve uma festa com o povo, que esteve presente mesmo debaixo de chuva. Por isso toda homenagem que fizermos para os agricultores será pouca, e eu não digo isso só porque sou vereador, mas porque sou agricultor também. Como agricultor sou companheiro deles e como vereador estou as ordens: sempre querendo e fazendo mais pelo agricultor de nossa cidade. "

Pedro Geraldo. Vereador do município de São Luís do Piauí.

"à uma Feira muito bonita. A primeira vez que eu vim foi em 2011 e desde então venho todo ano. As homenagens ao homem do campo a cada ano que passa ficam ainda mais bonitas. O prefeito Renato está de parabéns, juntamente com a sua equipe e seu secretariado de Governo..."

Noemi Vera, Liderança do município de Vera Mendes - PI.

"Essa é a primeira vez que eu venho à Feira de Agropecultura. E quero que seja a primeira de muitas. Valorizar o homem da roça, oferecer-lhes condições de no campo permanecer e divulgar a sua cultura são iniciativas que merecem celebração e reconhecimento. Parabéns São Luís por oferecer ao Piauí esse evento tão importante..."

Severo Neto, Advogado do município de Picos - PI.

"Essa é a terceira vez que eu venho ao município participar de um evento que para mim é magnifico; é um evento rico na questão cultural, rico na presença das pessoas e rico com a presença de autoridades. E cada vez que eu venho à São Luís e participo desse evento, eu imagino que ele deveria ser multiplicado em muitos outros municípios. A valorização do homem do campo e do trabalhador rural em uma festa como essa deve existir em todos os municípios do Estado..."

Belé Medeiros, Deputada Estadual do Estado do Piauí.

"à interessante juntar três atividades em um evento só. Por isso, parabenizo o Prefeito Renato, sua Equipe de Governo, os vereadores e o povo de José de Barros por essa Feira tão importante e tão significativa..."

Marcelo Castro, Deputado Federal do Estado do Piauí

"A Feira de Agropecultura é sempre uma grande festa. Eu já vim várias delas e percebo que a cada ano que passa tem mais gente. Em um evento como esse, a gente observa que há uma preocupação não só com a festa em si, mas com a agricultura: naquilo que se produz aqui; com a pecuária, a melhoria dos nossos rebanhos; em divulgar a cultura da região. Então eu sempre enalteço a continuidade dessa festa: estimula o pequeno produtor a usar a tecnologia na agricultura, o pecuarista a prosperar o seu rebanho e valoriza o que a nossa terra tem de melhor. E para mim sempre será uma grande festa..."

Wilson Martins, Ex-governador do Estado do Piauí.

Uma Feira chamada de Agropecultura

Desde 2006, a Feira de Agropecultura homenageia o trabalhador rural são luisense

SÃO LUÃS DO PIAUà - De uma festa para homenagear os trabalhadores rurais do município à um dos maiores eventos do agronegócio do Centro-Sul piauiense. Foi assim que em apenas nove edições, a Feira de Agropecultura de São Luís do Piauí ultrapassou os limites do pequeno município de um pouco mais de 2.500 habitantes para tornar-se um dos principais eventos do calendário de festas do Piauí. Prova disso, foi que a edição deste ano que aconteceu nos dias 10 e 11 de maio, reuniu no Povoado José de Barros mais de 4,5 mil pessoas.

  A coisa toda começou meio que por acaso. Em 2006, o Governo Municipal resolveu promover a Festa do Trabalhador Rural: um evento para homenagear o homem do campo. Mas o povo gostou tanto da festa que motivou a Prefeitura a organizar no ano seguinte um evento ainda maior e que recebeu o nome de "Feira de Agropecultura": uma junção dos termos agronegócio, pecuária e cultura e que consagrou José de Barros a tornar-se destino obrigatório para aqueles que desejam homenagear o "homem do campo".

  Desde então, o evento só cresce. A cada ano, mais e mais visitantes visitam a Feira, gerando não apenas um grande ponto de encontro mas uma ótima oportunidade para empreender.

  Confira um panorama das atividades realizadas na IX Feira de Agropecultura de São Luís do Piauí:

Sábado - Dia 10

·  Celebração Eucarística: a Missa celebrada pelo Padre Adalto Filho na Igreja de Santa Ana, às 19h do sábado, dia 10, iniciou a IX Feira de Agropecultura com uma prece de Ação de Graças pela realização de mais um evento e uma Bênção aos Trabalhadores.

·  Solenidade de Abertura: O Prefeito Renato Pio acolheu aos trabalhadores rurais e visitantes que vieram prestigiar o evento.

·  Roda de São Benedito: a comunidade local apresentou uma dança que faz parte da cultura do Povoado:  a "Roda de São Benedito". O verso que causou mais simpatia no público foi "Meu São Benedito do lado de lá, ajude Renato a atender o celular"(dando uma dica para o Setor de Marcação de Consultas do município, cuja consultas são marcadas por telefone).

·  Forró do Sertão: devido a uma forte chuva, as festas marcadas para a primeira noite do evento não aconteceram. Mas, segundo o vereador do município Pedro Geraldo, houve uma "Festa do Povo" - que permaneceram nas barracas até as duas horas da manhã.

Domingo - Dia 11

·  Queima de fogos: a manhã de domingo do Povoado José de Barros começou diferente. Uma queima de fogos de artifício, que durou três minutos, confundiu-se com o nascer do sol, convidando a todos para as atividades que estavam prestes a começar.

· Cavalgada: Uma cavalgada saiu da casa da Professora Maria Leal até o Palco da Agropecultura. O Prefeito Renato Pio puxou a cavalgada, acompanhado de mais 24 cavaleiros, entre autoridades e trabalhadores rurais do município. Depois do percurso, os cavaleiros tiraram os chapéus e levantaram as mãos para o céu como gesto de agradecimento a Deus pelas bênçãos recebidas.

Foto: Antônio Rocha/ Canabrava News

· Café da manhã: Um grande café da manhã com comidas regionais foi oferecido aos presentes.

Foto: Antônio Rocha/ Canabrava News

· Distribuição de Mudas: O cuidado com a natureza também teve seu momento durante o evento. Cinco trabalhadores rurais de cada comunidade do município ganharam mudas de pés de caju e manga. Ao todo foram distribuídas 200 mudas â 100 de pés de caju e 100 de pés de manga.

Foto: Antônio Rocha/ Canabrava News

·  Momento Cultural: Para animar a manhã, um Show de Calouros apresentou vários talentos do município. O objetivo era valorizar os atuais e revelar os novos talentos em São Luís do Piauí. Destaque para a jovem Bruna Maria, do Povoado Santana, que ganhou a competição.

Foto: Antônio Rocha/ Canabrava News

·  Momento Pronaf: De acordo com o Presidente do STR de São Luís, Lourival Barros, 180 trabalhadores foram contemplados com o financiamento de projetos de geração de renda para o fortalecimento da agricultura familiar através da compra de animais para criação, venda e consumo. Cerca de R$ 700.000,00 foram injetados no município através do Pronaf, realizado desde 2007 durante a Feira de Agropecultura, em parceria com o STR, EMATER e BNB.

Foto: Portal Folha Atual

·  Distribuição de comidas típicas: As Secretarias Municipais, a Câmara de Vereadores e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais foram os responsáveis pela preparação e distribuição das comidas típicas durante a IX Feira de Agropecultura: paçoca, mungunzá, Maria Isabel, picadinho de macaxeira e carne e baião de dois com toucinho são comidas que fazem parte da produção e da mesa do trabalhador são luisense.

·  Bingo Popular: Mil cartelas foram distribuídas gratuitamente para a realização de um dos momentos mais aguardados pelos agricultores: o bingo que tinha como prêmio um saco de goma. Mesmo com tanta concorrência, houve apenas uma ganhadora: uma Senhora Remédios do Povoado Melancias.

·  Violeiros: Como parte da cultura local que todo homem da roça gosta de um bom repente, a dupla Zé Viola e Hipólito Moura fizeram homenagem ao homem do campo à moda sertaneja.

Foto: Antônio Rocha/ Canabrava News

 Â·  Homenagem Ãs Mães: Como o 2° Domingo de Maio também é Dia das Mães, a Prefeitura de São Luís realizou uma homenagem especial à mãe e trabalhadora são luisense.

 Â·  Homenagem ao Homem do Campo: As Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social também homenagearam ao Homem do Campo através de apresentações teatrais.

Homenagem da Secretaria de Educação. Foto: Portal Folha Atual

Homenagem da Secretaria de Assistência Social. Foto: Portal Folha Atual

 Â·  Solenidade de Encerramento: Ãs 19h24 teve início a Solenidade de Encerramento, onde as autoridades presentes subiram no Palco da Agropecultura e deixaram sua mensagem ao nosso Homem do Campo. Ao fim, o Prefeito Renato Pio fez um discurso, declarando encerrado o evento e convidando a todos para participarem do Show de Encerramento. Estiveram presentes os Deputados Federais Marcelo Castro e Ãtila Lira, a Deputada Estadual Belê Medeiros, os prefeitos Elson Silva (São João da Canabrava) e Alexco Belo (Dom Expedito Lopes), ex â governador do Estado Wilson Martins, o advogado Severo Neto, secretários e lideranças municipais e um público estimado em mil pessoas no momento do encerramento.

Foto: Portal Folha Atual

 Â·  Show de Encerramento. : Depois de um dia inteiro de atividades, o momento mais aguardado pelo público: a apresentação da Banda Arreio de Ouro, com presença estimada em duas mil pessoas pela Polícia Militar. Após, Cristiano Pipow e Cleydson Rocha animaram o povo até o dia amanhecer.

Fotos: Portal Folha Atual

 

03 de maio de 2014

Da tentação de gastar dinheiro à independência financeira

Se você é daqueles que vive dizendo "ah, se meu dinheiro desse...", então está na hora de tomar uma atitude.

Ok, você sabe quanto ganha por mês, mais você sabe exatamente em que você gasta? Embora pareça absurda, é com essa pergunta que frequentemente inicio as minhas consultorias financeiras.
Se você se pergunta por qual motivo o seu salário acaba e ainda sobra mês é porque talvez você não saiba como está gastando o seu dinheiro. As tentações, quer dizer opções, são muitas - barzinho com os amigos, passeio com a namorado(a), convites para casamentos, aniversário da mãe, entradas de festas - tantas a ponto de acabar o seu dinheiro e você não saber onde ele ficou.
Se você se identificou nessa situação, não se preocupe: saiba que não é o único. Mas a boa notícia é que esse problema tem solução: chamasse orçamento pessoal: controle financeiro que deve ser elaborado levando em conta as suas rendas fixas (tudo o que você ganha) e as despesas mensais (tudo o que você gasta). E quanto mais cedo você por em prática seu orçamento, mais rapidamente alcançará sua independência financeira. Isso significa viver bem e ter dinheiro para gastar no que quiser e sem dever explicação a ninguém! à ou não é um bom negócio?
Assim, se você deseja conquistar essa independência deve fazer um balanço entre suas rendas (a maioria das pessoas que eu conheço tem apenas uma: o salário que recebe depois de um longo mês de trabalho) e despesas - em geral divididas em cinco tipos:
⢠Diárias: gastos com transporte (deslocamentos e passagens), lanches...
⢠Semanais: gastos com alimentos, gasolina, saídas com amigos e/ou namorado(a), festas...
⢠Mensais: gastos com água, luz, telefone,internet, prestações...
⢠Anuais: Seguros do carro, IPVA, IPTU...
⢠Eventuais: gastos com saúde, aniversários, casamentos, imprevistos...
Não vou dizer que seja fácil elaborar um orçamento. Mais é perfeitamente possível e viável. à preciso ter os mesmos cuidados de educar um filho: sinceridade, atenção e disciplina.
Pense que elaborar um seja igual a fazer uma dieta: dificil no início, mas com o passar do tempo percebe-se os seus resultados e benefícios. Dessa forma, você aprende a lidar melhor com seu dinheiro e conquista melhor qualidade de vida.

Se você gostou do assunto e quiser saber mais, pode acionar-me pelo e-mail: [email protected]

Leidiane da Conceição Rocha
⢠Administradora de Empresas pela UESPI - Universidade Estadual do Piauí (PI);
⢠Comunicadora Social pelo Instituto Comradio do Brasil ;
⢠Instrutora da Fundação Sant'Ana Mestra, empresa especializada em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal; Organização de Eventos e Educação em Administração, Finanças, Marketing e Comunicação.
⢠Consultora associada a Fundação Cantidio, ministrando cursos para pessoas físicas e empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços;

Premiação do Concurso Cultural O que é ser São Luisense

Estabelece os critérios de premiação do Concurso Cultural O que é ser São Luisense

RESOLUÃÃO FSM Nº 01, DE 03 DE MAIO DE 2014.

Estabelece os critérios de premiação do Concurso Cultural O que é ser São Luisense

A FUNDAÃÃO SANT'ANA MESTRA - FSM, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o artigo 15 do Regulamento do Concurso Cultural O que é ser São Luisense, de 29 de novembro de 2013,

CONSIDERANDO a ausência do autor da frase ganhadora para a cerimônia de premiação marcada para o dia 24 de janeiro de 2014, às 09h no Gabinete do Prefeito,

CONSIDERANDO os artigos 9, 10 e 11 do Regulamento do Concurso Cultural O que é ser São Luisense,

CONSIDERANDO a deliberação da reunião ordinária do dia 25 de janeiro de 2014 feita pela Comissão Organizadora,

CONSIDERANDO a deliberação da reunião ordinária do dia 17 de fevereiro de 2014 feita pela Comissão Organizadora,

CONSIDERANDO a deliberação da reunião ordinária do dia 11 de abril de 2014 feita pela Comissão Organizadora,

CONSIDERANDO a deliberação da reunião ordinária do dia 03 de maio de 2014 feita pela Comissão Organizadora,

CONSIDERANDO a impossibilidade de realização da cerimônia de premiação do Concurso de acordo com o que estava previsto no regulamento,

RESOLVE:

Art. 1º Os certificados dos Membros da Comissão Julgadora serão enviados a Presidente da Comissão, Henriqueta Borges até o dia 06 de maio,

Art. 2º Os certificados de menção honrosa aos cinco finalistas do concurso serão enviados à direção das escolas Antônio Pereira de Araújo e Padre Marcos de Carvalho até o dia 06 de maio.

Art. 3° O prêmio em dinheiro será entregue ao autor da frase ganhadora mediante depósito em conta até o dia 06 de maio.

§ 1º O autor da frase ganhadora deverá enviar dados bancários - seu ou de um responsável (Banco, Agência, Tipo, N° da Conta e Nome do Favorecido) para o e-mail [email protected];

§ 2º O e-mail deverá ser enviado até o dia 05 de maio;

§ 3º A FSM não se responsabiliza pelo não recebimento do e-mail ou quaisquer outros fatores que impossibilitem a realização do depósito (tais como dados bancários incompletos);

§ 4º A comprovação do pagamento de que trata este artigo será feita mediante confirmação de recebimento do e-mail enviado no endereço eletrônico do autor da frase ganhadora e postagem do comprovante de depósito na Fan Page Notícias de São Luís do Piauí - Portal O Dia até o dia 06 de maio;

Art. 4° Para todos os efeitos legais, somente considerar-se-á como comunicação para a premiação aos finalistas do Concurso as postagens realizadas no Blog São Luís do Piauí no Portal O Dia, os e-mails emitidos e recebidos pelo endereço eletrônico [email protected] e as mensagens de texto emitidas e recebidas pelo número de celular (89) 8812 - 6418.

Art. 5° Todas as informações relativas à premiação do Concurso Cultural O que é ser São Luisense poderão ser obtidas por comunicação eletrônica via e-mail ([email protected]) junto a Comissão Organizadora.

Art. 6° à de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos decorrentes do não conhecimento desta Resolução.

Art. 7° A presente Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Aprovada por unanimidade em reunião ordinária em 103 de maio de 2014.

Adm. Leidiane Rocha - Presidente da Comissão Organizadora


 

Programação da IX Feira de Agropecultura

Programação da IX Feira de Agropecultura

Dois de de festa esperando por voê!

O Prefeito Renato Pio, o Vice Prefeito Diassis Sousa, Vereadores, Equipe de Governo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luís do Piauí e a Comunidade irão realizar nos dias 10 e 11 de maio de 2014, no Povoado José de Barros, a IX Feira de Agropecultura de São Luís do Piauí, em homenagem ao homem do campo. Contamos com a sua presença!

PROGRAMAÃÃO

DIA 10 DE MAIO DE 2014 - SÃBADO

19h00: Celebração Eucarística (Igreja Santa Ana).

19h30: Solenidade de Abertura com autoridades(Palco da Agropecultura).

20h00: Apresentação da Dança de São Benedito (Palco da Agropecultura).

20h30: Forró do Sertão com Pitu dos Teclados, Jr do Acordeon e Edson Sanfoneiro(Palco da Agropecultura).


DIA 11 DE MAIO DE 2014 - DOMINGO

06h00: Queima de Fogos.

07h00: Saída da Cavalgada do Homem do Campo da Casa da Senhora Maria Leal.

08h00: Café da Manhã(Palco da Agropecultura).

09h00: Distribuição de Mudas de Caju (Palco da Agropecultura).

09h30: Momento Cultural (Palco da Agropecultura).

10h30: Compra e Venda de Animais pela parceria Banco do Nordeste, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e EMATER.

15h00: Distribuição de Comidas Típicas( Barracas na Praça João Joaquim da Rocha).

15h30: Bingo Popular de um Saco de Goma.(A distribuição é gratuita e será realizada na hora no Palco da Agropecultura)

16h30: Show dos Violeiros Zé   Viola e Hipólito Moura(Palco da Agropecultura).

17h30: Homenagem Ãs Mães(Palco da Agropecultura).

18h00: Solenidade de Encerramento com Autoridades(Palco da Agropecultura).

19h30: Show de Encerramento com a Banda Arreio de Ouro e Cristiano Pipoplis(Palco da Agropecultura).



14 de abril de 2014

Vem aí a IX Feira de Agropecultura!

Vem aí a IX Feira de Agropecultura!

A atração principal deste ano é a banda Arreio de Ouro

Leda Rocha - Correspondente

Dizem que no Brasil, o ano só se inicia depois do carnaval. Mas aqui em São Luís do Piauí só começa mesmo depois da Feira de Agropecultura, um evento que acontece no mês de maio de cada ano, reúne o agronegócio, a pecuária e a cultura do trabalhador rural em um mesmo evento e neste ano de 2014 está em sua nona edição.

Era o ano de 2006 e de repente no município só se falava de uma festa que o Governo Municipal iria fazer para homenagear os trabalhadores rurais. Como o dia 1° de maio seria em uma segunda feira, o evento seria antecipado para o fim de semana. O local escolhido para realizar a festa foi o Povoado José de Barros. E assim, nos dias 29 e 30 de abril do ano de 2006 foi realizada a primeira festa, que na época tinha o nome de Festa dos Trabalhadores.

 Em 2007, o evento recebeu o nome de "Feira de Agropecultura" e uma grande estrutura foi montada para receber os visitantes. Um grande palco, uma programação de dois dias com celebrações, homenagens, apresentação de paródias, bandas locais e o grande show com Amado Edilson. Ainda me lembro da multidão que estava presente para o show do cantor que na época fazia um grande sucesso interpretando a música "Mulher da blusa amarela". Mal Amado Edilson tinha começado a cantar, o show teve que ser interrompido devido um falecimento no local.

De lá para cá, a cada ano uma multidão se concentra no Povoado José de Barros em um final de semana do mês de maio para participar deste evento. Seja para também prestar sua homenagem ao homem do campo, seja para visitar a família ou participar das atividades, o certo é que neste ano de 2014, o evento já está na sua nona edição e promete atrair nos dias 10 e 11 de maio um número recorde de visitantes.

Então é bom você já ir se preparando. Avise aos amigos, monte sua caravana e marque na sua agenda -  10 e 11 de maio: Feira de Agropecultura no Povoado José de Barros. A programação oficial ainda não foi divulgada, mais a atração principal será a Banda Arreio de Ouro, no dia 11 de maio. E você não vai querer ficar de fora.  Ou vai?

Uma aula diferente

Os alunos deveriam produzir e terminaram se tornando assunto de uma reportagem

Para trabalhar o tema reportagem nas aulas de língua portuguesa, a professora Rosângela Francisca decidiu inovar: levou seus 17 alunos do 9º Ano da Unidade Escolar Manoel de Barros e Silva, do Povoado Santana até a Sede do município para realizarem uma aula diferente.

A aula foi realizada na tarde do dia 26 de março e tinha o objetivo de levar os alunos a produzirem uma reportagem com o tema "Biblioteca Municipal". Para isso ela levou seus alunos até o Centro da cidade para uma visita à Biblioteca e outros órgãos municipais.

Uma semana antes, nas aulas de produção de texto, a professora trabalhou com os alunos o tema reportagem. Explicou conceitos, tipos e técnicas. Conhecido o assunto,  foi o momento de partir para a prática.

Os alunos viajaram para São Luís às13h, acompanhados da professora Rosângela e da secretária da escola, Telma Barros.

Na cidade, o primeiro local visitado foi a Sala de Recursos da Escola Municipal Padre Marcos de Carvalho, onde tiveram a oportunidade de conhecer os materiais disponíveis para o município proporcionar uma educação de qualidade. Em seguida, os alunos foram para a Biblioteca Municipal Maria Ribeiro Batista (Mariquinha Ribeiro), onde foram recebidos pela funcionária Nedinha. Eles entrevistaram a funcionária com o objetivo de colher informações para preparar o texto para a reportagem.

O momento seguinte foi a visita à Secretaria Municipal de Educação e Cultura(SEMEC), onde foram recepcionados pela Secretária Municipal de Educação  Audenice Araujo, a Primeira Dama Salete Silva e os funcionários da secretaria e servido um lanche.

Em seguida, os alunos foram visitar o Telecentro Comunitário, onde foram orientados a pesquisar na Internet sobre como fazer uma reportagem.

Para o aluno Marcelo Veloso, de 15 anos, "a aula foi muito divertida". Quando a professora falou que eles iriam conhecer a Biblioteca, ele imaginou que  encontraria um lugar igual aqueles que ele vê na televisão. "Foi bem diferente do que eu pensava. Mais valeu a pena. Gostei mais ainda, porque a gente não foi só na Biblioteca; fomos também na Escola, na Secretaria e no Telecentro. Nunca tinha acessado um computador com internet antes", disse o aluno.

O aluno Jorge Veloso, 15 anos, falou que a "aula foi boa, difererente. Gostei mais da biblioteca, dos livros que tem lá. Gostaria que tivesse mais aulas assim".

A aluna Maria Clara, de 15 anos, falou sobre o que mais gostou da aula: " para mim, em uma aula assim é muito boa. Não só pela viagem, mais a gente conhece um pouco mais do que tem no município. Visitei a turma do 9° ano que estuda em São Luís, vi que na Biblioteca tem muitos livros infantis, de matemática, literatura,coletâneas. Até acessei a internet. Foi muito bom".

Com essa aula, a professora Rosângela espera que seus alunos "frequentem mais a Biblioteca, usufruam dos recursos que o nosso município oferece e se tornem de fato pesquisadores, pensam e reflitam sobre a biblioteca, sua serventia", finalizou a professora.

A aula se encerrou às 16h, quando os alunos, a professora e a secretária da Escola retornaram para a Santana.

 

A cidade que o são luisense vê

Moro sim em São Luís do Piauí.

 A cidade de São Luís do Piauí tem se tornado nos últimos dez anos um lugar melhor para se viver. Os indicadores são do Ãndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), divulgado pelo Governo Federal no Portal Atlas Brasil em setembro de 2013.

Mas quem percebido isso na prática são os moradores do município. Os habitantes do Povoado São Cristóvão, por exemplo, receberam da Administração Municipal no dia 22 de fevereiro deste ano quatro obras de infra estrutura: o calçamento, a iluminação pública, a praça em frente à Igreja São Cristovão e o Posto de Saúde reformado e ampliado. A população do Povoado Santana também está vendo o seu Posto de Saúde ser reformado e ampliado. No Povoado José de Barros, os moradores estão vendo mais uma parte do calçamento local sendo construído, na saída que dá acesso ao Povoado Santana. E ainda a população do Povoado Borrachas está sendo beneficiada com a construção de um Posto de Saúde.

Na área da Saúde, temos profissionais atuando: dentista, pediatra, médico da família, enfermeira, agentes de saúde, técnicos em enfermagem. E também contamos com o profissionalismo da médica cubana Maiwabida Plácido Pérez, que chegou no município no dia13 de março de 2014.

E os são luisenses? Este "cantinho do Brasil" como diz o autor do Hino Municipal José Osvaldo da Rocha, já formou administradores, assistentes sociais, fisioterapeuta, nutricionista, radialistas, profissionais na área de educação e atualmente conta com acadêmicos em diversas áreas profissionais como, por exemplo, o jovem Guilherme Sousa, acadêmico do curso de Medicina, na Facid em Teresina(PI). Tudo isso visando cumprir o slogan do Governo Municipal "Por mais desenvolvimento": um município que oferece oportunidade de desenvolvimento da pessoa humana, desde a infância até a melhor idade.

à claro que ainda há muito o que melhorar. Ainda há muitos desafios, tanto para as administrações municipais como para seus próprios habitantes. Mas o certo é que São Luís mudou. E mudou pra melhor. Seja em relação a ele mesmo, há dez e quinze anos atrás, seja em relação a outros municípios de mesmo porte no semi árido piauiense. Essa é a cidade que o são luisense vê. Quem não mora no município há de achar tudo isso irrelevante. Fazer o quê? Paciência.

Posse de Vereador Suplente na Câmara Municipal de São Luís do Piauí

Posse de Vereador Suplente na Câmara Municipal de São Luís do Piauí

Manoel João de Sousa chega a Câmara dos Vereadores

Em sessão solene realizada no  JM Clube, no Povoado São Cristovão, tomou posse temporária, no cargo de Vereador, o Sr. Manoel João de Sousa (PSB) - 1.º Suplente da Coligação Por Mais Desenvolvimento de São Luís do Piauí. Manoel João assume a vaga temporária do cargo, pelo período de 90 dias, em substituição ao vereador Zé Bahia (PSD), licenciado do cargo por questão de ordem pessoal.

Esta é a primeira vez que o suplente exercerá o cargo de vereador desde que concorreu à Câmara Municipal pela primeira vez. Nas eleições de 2008 e 2012, Manoel João se candidatou a vereador, recebendo 105 e 126 votos respectivamente. Terminou em ambas como primeiro suplente da Coligação da base aliada ao governo municipal

A solenidade de posse foi realizada no último dia 22 de fevereiro, por volta das 18h30 e conduzida pelo Vereador Lindalberto Silva - Presidente da Câmara.

Várias autoridades prestigiaram a Sessão Solene de Posse de Manoel João, entre elas, o Prefeito Renato Pio, o vice Diassis Sousa, o ex-prefeito Tim Silva, o presidente da Câmara Lindalberto Silva, demais vereadores: Agostinho Silva, Edilson Batista, Erismar Manoel, Joaquim Pinto, Lourival Barros, Pedro Geraldo, Rosa Leite e o vereador licenciado Zé Bahia; os secretários municipais Audenice Araújo (Educação), Maria Zélia (Administração), Raimunda Luisa (Saúde), Roberta Barros (Assistência Social) e Salete Silva (Finanças); além de familiares e amigos do vereador empossado. Após leitura do Compromisso de Posse, o vereador suplente foi declarado EMPOSSADO, pelo presidente da Câmaraâ Lindalberto Silva. Com a palavra facultada, foram à tribuna os vereadores presentes para dar boas vindas ao colega recém-empossado e desejar-lhe um bom mandato. No seu discurso de posse, o vereador Manoel João falou da emoção de estar realizando um sonho, agradeceu a Deus e aos colegas que o acolheram e reafirmou o seu compromisso com aqueles que o elegeram, prometendo fazer um bom trabalho pelos  mais de 2.500 habitantes do município de São Luís do Piauí.

 

A menina que sonhava em ser cantora

A menina que sonhava em ser cantora

Conheça a história de Bruna Maria, vocalista da Banda Kairibé de São Luís do Piauí.

Nascida na cidade de Osasco (SP), a cantora Bruna Maria mora no Povoado Santana, no município de São Luís do Piauí desde os onze meses de idade e é descendente de uma tradicional família de trabalhadores rurais.

Mais os caminhos que tornariam essa menina amada e conhecida não seriam os da agricultura. Desde a infância ela já demonstrava um grande talento para a música e dizia que o seu sonho era ser uma cantora.

Quando soube que aquela menina queria ser cantora, o sanfoneiro Pedro Miguel a convidou para ser vocalista da Banda Kairibé, que na época buscava uma nova formação. Assim, no dia 09 de agosto do ano 2009, com apenas 13 anos, ela fez sua estréia como cantora profissional  no Baixense Clube, no Povoado Baixas, município de São Luís do Piauí.

Com a Banda Kairibé, Bruna se apresenta em festas dançantes nas cidades de São Luís do Piauí, São João da Canabrava, Bocaina e Sussuapara. Desde 2009, é com ela e a Banda Kairibé a Tradicional Festa da Virada, no dia 31 de dezembro no Povoado São Cristovão. E sempre que sua agenda lhe permite, ela aceita os convites para cantar com os amigos como Zezinho dos Teclados e Antônio Fábio e Banda.

O fato que revelou a cantora Bruna Maria ao mundo foi a sua participação no I Festival de Música Popular de Picos, que aconteceu de 01° de novembro a 13 de dezembro de 2013. O Festival fazia parte da programação de aniversário de 123 anos da cidade de Picos (PI) e foi transmitido pelo Programa Odorico Carvalho, da TV Picos.

Bruna defendia suas composição, a música âAmar e ser amadaâ. Entre 84 músicas inscritas, a música âAmar e ser amadaâ foi uma entre as 40 selecionadas para participar do festival. Na primeira fase, dia 08 de novembro, Bruna ficou entre os 20 classificados para a semifinal. Na semifinal, dia 29 de novembro, sua apresentação lhe rendeu a classificação para a final e a gravação de sua música em um CD produzido pela TV Picos, juntamente com um videoclipe. Além disso, estaria concorrendo aos prêmios em dinheiro caso ficasse entre os três primeiros colocados.

No dia 13 de dezembro, data da final do Festival, cerca de duzentas pessoas saíram em dois ônibus do Povoado Santana para torcer pela cantora. A caravana foi organizada pelo seus pais Manoel João e Lusenir Sousa, formada pelo seus familiares e amigos e contou com o apoio do Prefeito de São Luís Renato Pio.

Na classificação final, Bruna Maria ficou em quarto lugar. Não levou o prêmio em dinheiro, mas mostrou ao mundo inteiro o talento que tem, tornando o seu nome conhecido e conquistando novos fãs.

Essa é Bruna Maria, a menina que sonhava em ser cantora. E que hoje é o orgulho dos pais e da família por ver o seu sonho começando a se realizar.

 

20 de fevereiro de 2014

Sessão Solene marca início dos trabalhos dos Vereadores em 2014

A expectativa é que em 2014 os vereadores façam um trabalho melhor que em 2013.

SÃO LUÃS DO PIAUà - Oito dos nove vereadores compareceram na noite da última sexta-feira, dia 14, à Câmara Municipal de São Luís do Piauí para a sessão solene que marcou a abertura dos trabalhos do legislativo em 2014. 

Os vereadores presentes foram o presidente da casa Lindalberto Silva, o vice Pedro Geraldo, o secretário Erismar Rocha e os vereadores Lourival Barros, Zé Bahia, Edílson Batista, Rosa Leite e Agostinho Silva. O vereador Joaquim Pinto teve sua ausência justificada pelo presidente da casa e o vereador Agostinho. Além dos vereadores compareceram ao evento o professor Manoel João e a comunidade local.

Logo após a abertura oficial  Ã s 19h20, com a leitura dos convites da Formatura da Turma de Comunicação Social (cuja duas são luisenses fazem parte) e do Mutirão Contra a Dengue 2014 realizado pela Secretaria de Saúde de São Luís, o Presidente da Câmara Lindalberto Silva abriu os discursos, seguido pelos vereadores Pedro Geraldo, Zé Bahia, Agostinho Silva e Erismar Rocha. Por se tratar de uma sessão solene não houve deliberações.

Ao se pronunciar o presidente fez um balanço das ações do poder legislativo no ano de 2013 e falou sobre os compromissos para este ano. âEstamos em um novo ano e é importante dizer que todos os vereadores formam uma equipe. Precisamos de mais apoio do executivo no sentido de realizar os projetos propostos por esta casa que representa o povo de São Luís. E também o apoio da população local, no sentido de vir assistir as sessões e verificar como é realizado o trabalho dos vereadores â disse.

Durante seu discurso o vice presidente da Casa, Pedro Geraldo, pediu aos demais vereadores que não perdessem o sentido no povo de São Luís. " Vamos fazer requerimentos e projetos que melhorem a vida do nosso povo. Que neste ano de 2014 possamos realizar as melhorias que em 2013 não conseguimos", falou o vereador.

O vereador Zé Bahia fez monção de pêsames a família do Senhor Miguel Zacarias e da Senhora Anita Silva (irmã da Primeira Dama do município Salete Silva). Também comunicou o seu afastamento por 90 dias da casa por motivos pessoais. " Preciso me afastar desta casa por noventa dias para resolver assuntos de ordem pessoal. Na minha ausência, vocês podem contar com o trabalho do suplente Manoel João, que certamente irá representar muito bem a minha cadeira e contribuirá para o desenvolvimento da nossa cidade". 

Ao proferir seu pronunciamento o vereador Agostinho Silva pediu que o poder executivo olhasse "para os projetos que a Câmara fez no ano de 2013 pelo povo de São Luís e que juntos buscassem fazer mais pelo povo que estavam representando". 

O último discurso da noite foi do vereador Erismar Rocha, que desejou aos colegas sucesso neste ano que está se iniciando e que em 2014 consigam realizar o que em 2013 não conseguiram. 

A primeira sessão ordinária será realizada no próximo sábado, 22, às 18 horas, após a Sessão Solene que irá empossar temporariamente no cargo de Vereador o professor Manoel João de Sousa - 1° Suplente de Vereador eleito pela Coligação Por mais Desenvolvimento. 

As sessões serão realizadas no Povoado São Cristóvão e fazem parte da programação de Entrega de Obras de Infra-estrutura do Povoado.

10 de fevereiro de 2014

Ações da Secretaria de Saúde em 2013

Ações da Secretaria de Saúde em 2013

O acesso à informação foi prioridade em 2013.

A gestão do prefeito Renato Pio, através da secretária de saúde Raimunda Carvalho está se empenhando para trazer melhorias para o município e com isso beneficiar a população são luisense.

No ano de 2013, o município recebeu do Ministério da Saúde o valor de R$ 141.567.507,17(cento e quarenta e um milhões, quinhentos e sessenta e sete mil, quinhentos e sete reais e dezessete centavos. Fonte: Portal da Transparência), que foram investidos em atenção básica e de média e alta complexidade, contratação de mais profissionais, assistência farmacêutica aos quatro Postos de Saúde do município, vigilância em saúde e investimentos como a participação do Programa Requalifica USB - projeto de reforma e ampliação dos postos de Saúde(já concluída na Sede, nos Povoados José de Barros e São Cristovão e  em andamento no Povoado Santana), e facilitar o acesso de informação de grande utilidade para a população.

Sobre o acesso à informação, durante o ano de 2013 foram realizadas  18 palestras informativas que contemplaram desde a infância até a melhor idade do são luisense. Sobre essas informações, a Secretária Raimunda faz um resumo das principais: 

22 de maio: O pediatra Sérgio Feitosa realizou na Escola Municipal Padre Marcos de Carvalho palestra para mães de crianças de até 05 anos. Foram abordados os temas alimentação infantil, a importância do aleitamento materno, o uso da chupeta e a automedicação. Estiveram presentes mães de todas as localidades do município, os agentes de saúde e a nutricionista do município Edênia Bezerra.

23 de maio: A enfermeira Flayda Rodrigues realizou na Escola Padre Marcos palestra para as gestantes. O tema abordado foi Pré Natal e Puerpério. Houve grande participação das gestantes do município com seus agentes de saúde.

10 de junho: O dentista Diego realizou na Escola Padre Marcos palestra sobre Saúde Bucal para os estudantes do 6° ao 9º ano do Ensino Fundamental.

11 de junho: O dentista Diego realizou na Escola Padre Marcos palestra sobre Saúde Bucal para os estudantes do 1° ao 5º ano do Ensino Fundamental.

26 de junho: O médico da família Pablo Santos realizou na Escola Padre Marcos palestra sobre Hanseníase.

03 de julho: Hiperdia no Posto de Saúde Familiar (PSF) no Povoado Santana, com a Enfermeira Adilma e Agente Comunitária de Saúde (ACS) Raimunda Silva. (O Hiperdia é uma ação da Secretaria de Saúde que constitui de uma palestra com o tema Hipertensão: Como Tratar? e do cadastramento de hipertensos e diabéticos da comunidade).

04 de julho: Hiperdia no PSF da Sede, com a Enfermeira Adilma e ACS Edilene.

10 de julho: Hiperdia na Escola Major Abílio da Rocha Soares no Povoado Unha de Gato, com a Enfermeira Adilma e ACS Maria de Fátima.

11 de julho: Hiperdia no PSF da Sede, com a Enfermeira Adilma e ACS José Maria.

17 de julho: Hiperdia no PSF do Povoado José de Barros, com a Enfermeira Adilma e ACS Celsa Barros.

18 de julho: A psicopedagoga Maria de Lurdes Rufino realizou na Escola padre Marcos palestra para todos os funcionários da saúde. O tema abordado foi Como ser um bom profissional no século XXI . O objetivo da palestra era discutir sobre as relações interpessoais no ambiente de trabalho e como favorecer o estabelecimento de melhores relações interpessoais.

24 de julho: Hiperdia na Igreja Santo Antônio do Povoado Borrachas, com a Enfermeira Adilma e ACS Maria Francisca.

29 de julho: Reunião na Prefeitura de São Luís com a Primeira Dama e Secretária de Finanças Salete Silva, a Secretária de Saúde Raimunda Carvalho, a coordenadora de saúde Marcy Araújo e os técnicos de enfermagem com os temas PMAC â Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica e sobre Planos de Carreiras e Salários do Profissional de Saúde. Sobre o Plano de Carreiras, a secretária informou que o município ainda não dispõe de recursos suficientes para implantar o tratamento remuneratório do plano, mais que o tratamento igualitário entre os profissionais da saúde será implementado. Independentemente da função na saúde todos são importantes, desde a zeladora do Posto até o Médico da Família e a Secretária Municipal e por isso, merecem o reconhecimento de toda a população.

15 de agosto: Hiperdia no PSF do Povoado São Cristóvão, com a Enfermeira Adilma e ACS Raimunda.

21 de agosto: O pediatra Sérgio Feitosa e a nutricionista Edênia Bezerra realizaram na Câmara de Vereadores palestra com o tema Alteração de peso em crianças de 0 a 16 anos. A palestra teve a participação de mães, crianças e adolescentes, a ACS Zilda e a Técnica de Enfermagem Detinha.

28 de agosto: A Nutricionista Edênia Bezerra ministrou a palestra "Orientações Nutricionais" para hipertensos e diabéticos na Escola Padre Marcos. Estiveram presentes todos os agentes de saúde  e representantes das comunidades do município.

29 de agosto: A Enfermeira Adilma Ferreira ministrou na Câmara Municipal a palestra "A importância do Pré Natal" para as gestantes do municípios acompanhadas de seus agentes de saúde.

08 de outubro: O pediatra Sérgio Feitosa ministrou na Câmara Municipal a palestra "Alterações de peso e  Prevenção da Obesidade e Desnutrição Infantil" para mães de crianças em idade escolar.





Comunicado

Sobre o Concurso Cultural

A Comissão Organizadora do Concurso Cultural "O que é ser são luisense" informa a todos os interessados que conforme Artigo 15º do Regulamento "Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora", a mesma está providenciando uma nova data para a realização da premiação, pelo fato que na data comunicada anteriormente (24 de janeiro), o ganhador afirmar por contato telefônico que não poderia estar presente na premiação devido uma viagem. 

Assim, é necessário agendar para a premiação uma nova data e horário para que tanto os vencedores, as instituições organizadoras do concurso e os meios de comunicação locais estejam presentes e assim fazer cumprir o regulamento no que diz respeito a divulgação do resultado.

Portanto, conforme contato feito ao ganhador do concurso por telefone no que diz respeito a data e horário da premiação, se alguém se sentir prejudicado que queira por favor entrar em contato através do e-mail: [email protected], pois a Comissão Organizadora não previu que no dia da premiação o ganhador não pudesse estar presente e que seria necessário marcar uma nova data em que fosse possível a presença dos vencedores, das instituições organizadoras do concurso e dos meios de comunicação locais, fato este que esta sendo providenciado junto às instituições organizadoras.

Dessa forma, a Comissão, amparada pelo Artigo 15° do Regulamento, tenta resolver da melhor forma possível este imprevisto. Pedimos desculpas a todos pela situação, e afirmamos estamos tentando resolver essa situação sem prejuízo para nenhuma das partes.



13 de janeiro de 2014

O que é ser são luisense

O que é ser são luisense

Confira o resultado do Concurso Cultural

O que é ser são luisense? 231 pessoas aceitam o desafio de responder a essa frase. E, hoje, apresentamos os cinco vencedores do Concurso.

 Assim como a Fundação Sant'Ana Mestra, o Blog de São Luís do Piauí do Portal O Dia e a Prefeitura de São Luís, esses vencedores acreditam que o melhor de nosso município é o são luisense e conseguiram demostrar isso em uma frase. 

Para todos os participantes que assumiram esse desafio o nosso muito obrigado!

Conheça os vencedores:

Colocação
Autor
Frase
Nota
1º
Alex Leite
"Ser são luisense é compartilhar os valores de nossa terra."
9,0
2°
Natália leite
"Ser são luisense é amar esse lugar e não ter vergonha de suas origens e tradições"8,6
3°
Rafaela Leite
" Ser são luisense é estar sempre preparado para ajudar e acolher ao próximo, tendo humildade e mantendo-se sempre de bem com a vida"
8,0
4º
Ielma Leite
"Ser são luisense é ser feliz numa cidade prospera e maravilhosa"
7,6
5º
Rosa Maria Leite
"Ser são luisense é ser religioso, e ter fé independente da religião,é ter  amor para enfrentar os problemas pela a vida proporcionados, e mesmo assim, permanecer de bem com a vida"7,0

A Comissão Julgadora foi formada pela licenciadas em Letras Português do município de São Luís do Piauí Fransimone Leite(UESPI), Henriqueta Borges(UFPI) e Rosilda Rodrigues(UESPI).

Os cinco vencedores ganharão certificado de menção honrosa e o primeiro colocado receberá como incentivo um prêmio em dinheiro no valor de R$300,00.

A premiação será realizada no dia 24 de janeiro de 2014, às 09h da manhã, no Gabinete do Prefeito na Prefeitura Municipal.


13 de dezembro de 2013

Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde

Em São Luís, a pasta é confiada a secretária Raimunda Luisa.

SÃO LUÃS DO PIAUà - A  Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é ligada diretamente à Prefeitura de São Luís do Piauí e tem por responsabilidade a gestão plena do Sistema Ãnico de Saúde (SUS) no âmbito municipal. Também realiza ações para promover uma saúde de qualidade ao usuário do SUS.

Em São Luís esta pasta é confiada a secretária Raimunda Luisa de Carvalho que conta com uma equipe de profissionais realizando atendimento em todos o município. São agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, técnico de saúde bucal, coordenadora, enfermeira, médico da família, dentista, pediatra: profissionais que trabalham para proporcionar o melhor atendimento para a saúde do são luisense.

Micro Ãreas

A cidade de São Luís do Piauí está demarcada territorialmente sob a forma de 07 micro áreas , com o objetivo de organizar a rede de cuidado progressivo do sistema e garantir à população acesso aos serviços básicos, como também os especializados e a assistência hospitalar.

Informação

A principal política adotada pela SMS, na atual gestão, é o acesso a informação. Segundo a secretária Raimunda Luisa "este ano se priorizou a informação. Para cuidar da saúde, o melhor remédio é a prevenção. Por isso, investimos em palestras tanto para a equipe como para a população em geral ".


Secretaria Municipal de Saúde
Av. Luis Borges de Sousa, n° 660  â Centro â São Luís do Piauí, PI - CEP: 64638-000.
Horário de Atendimento: De segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às18h00.
Telefones:  (89) 3434 0041.


Foto: Paulo Veloso(Canabrava News).

Programação do Aniversário de São Luís do Piauí

Este ano, o destaque é para a Final do Campeonato de Futebol Amador.

SÃO LUÃS DO PIAUà - Foi divulgada pela Prefeitura de São Luís nesta segunda-feira(dia 09 de dezembro), a programação do aniversário de 18 anos de emancipação política da cidade. O município criado pela Lei Estadual n° 4.810 de 14 de dezembro de 1995 com o nome de São Luís do Piauí e  desmembrado do município de São João da Canabrava; foi instalado no dia 01° de janeiro de 1997 quando tomaram posse o primeiro prefeito, vice, secretários e vereadores e, neste ano de 2013, comemora 18 anos de emancipação.

O foco da programação este ano são as atividades esportivas, com destaque para a Final do Campeonato de Futebol Amador com as equipes de Unha de Gato e Borrachas.

Confira a programação do aniversário da cidade de São Luís do Piauí:

Dia 14/12 - Sábado

06h - Alvorada Festiva


06h10 - Corrida Rústica nas categorias Masculino e Feminino.


08h- Futsal Feminino(Quadra Poliesportiva)


09h- Torneio Dominó 


16h- Final do Campeonato de Futebol Amador com as equipes de Unha de Gato e Borrachas.


19h- Futsal Masculino 


21h - Solenidade e entrega de prêmios (Quadra Poliesportiva)


21h45 - Resultado do Concurso Cultural "O que é ser São Luisense".


22h - Festa com as bandas Jhonata e Júnior e Dudu Rocha.


O Convite

A Administração Por Mais Desenvolvimento de São Luís do Piauí conta com toda família São Luisense e os visitantes para comemorar juntos a "maioridade" de nosso município.

Parabéns São Luís do Piauí pelos seus 18 anos, parabéns a todos que contribuem para o crescimento do nosso município.

Prefeitura de São Luís do Piauí - Admnistração Por mais Deenvolvimento.

Bruna na Final do Festival de Música em Picos

Bruna na Final do Festival de Música em Picos

É hoje! Bruna se apresenta na Final com o sucesso "Amar e ser amada"

SÃO LUÃS DO PIAUÃ-  A Cantora Bruna participa nesta sexta-feira, dia 13, da final do 1° Festival de Música Popular de Picos. A final Festival setá transmitida ao vivo pela TV Picos, canal 13, diretamente do Terraços Bar, a partir das 22h.

Bruna é vocalista da Banda Kairibé e participa do Festival com a música Amar e ser Amada, composta por ela.

Durante as apresentações, um corpo de jurados composto por jornalistas, músicos e produtores, farão a escolha da melhor música. Todos os finalistas terão direito a um clip de suas músicas que farão parte de um CD produzido pela TV Picos. Além disso, os três primeiros colocados receberão prêmio em dinheiro de R$1.500,00; R$1.000,00 e R$500,00 respectivamente.

O Festival foi dividido em três fases com dez apresentações cada. Na primeira fase do Festival ( de 01° a 25 de outubro de 2103), do total de 84 inscrições apresentadas, 40 foram escolhidas. Na segunda fase,(dias 01°, 08, 15 e 22 de novembro) foram selecionados 20 semifinalistas. A terceira etapa(nos dias 29 de novembro e 06 de dezembro) escolheu os dez finalistas que hoje se apresentam para definir 1°, 2° e 3° lugar.

Dois ônibus sairão às 19h do Povoado Santana, Zona Rural de São Luís do Piauí, para trazerem a cantora Bruna, os familiares e os amigos que vem fazer bonito na torcida da nossa estrela.

A participação de Bruna no Festival conta com o apoio institucional do Prefeito de São Luís, Renato Pio.

1ª Apresentação na TV Picos(Dia 19 de outubro de 2013)



Apresentação na Primeira fase do Festival(Dia 08 de novembro de 2013)



Apresentação na Semifinal do Festival(Dia 29 de novembro de 2013)



05 de dezembro de 2013

São Luís sedia FNE Itinerante

População participa de evento realizado pelo Banco do Nordeste

SÃO LUÃS DO PIAUà - A cidade de São Luís do Piauí sediou na noite de 27 de novembro o evento FNE Itinerante. O evento, que aconteceu na Escola Municipal Padre Marcos de Carvalho localizada no centro da cidade,  é uma realização da Agência Picos do Banco do Nordeste (BNB) em parceria com a SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e do Ministério da Integração Nacional.

O evento teve início às 19h30, e contou com a presença de micro e pequenos empresários e empreendedores individuiais dos municípios de São Luís do Piauí  e São João da Canabrava. Também compareceram ao evento o Gerente Executivo de Desenvolvimento da Superintendência do BNB do Piauí Lacerda, o Gerente Geral do BNB da Agência Picos Vicente Pinto, o Gerente de Negócios da carteira Empresarial da Agência Picos Clodoaldo Andrade, o Gerente de Suporte a Negócios MPE Agivan Luz, o Assessor de Crédito do CrediAmigo Ancelmo Dantas e as autoridades locais: o Vice Prefeito Diassis, o presidente da Câmara de Vereadores  Lindalberto Silva, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Vereador Lourival Barros, os vereadores Joaquim Pinto e Zé Bahia, a secretária de Assistência Social Roberta Barros, a secretária de Saúde Raimunda Carvalho e o vereador do município de São João da Canabrava Alan Araújo.

Cumprindo o protocolo, houve a composição da mesa de honra, seguida da execução do Hino do Município de São Luís do Piauí e a apresentação de danças regionais feitas por alunas da Escola Padre Marcos. 

O sr. Lacerda, representante da Superintendência do BNB, explicou aos presentes que o FNE significa o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste e é um instrumento do Ministério da Integração Nacional, da Sudene e do BNB para combater as desigualdades. à um recurso financeiro garantido ela Constituição Federal e é composto por 3% de toda arrecadação com os Impostos de Renda e com os Impostos Sobre Produtos Industrializados(IPI). Tem como objetivo promover o desenvolvimento da região Nordeste através de programas de financiamento a atividades produtivas.

"O FNE pretende gerar emprego e estimular atividades produtivas de forma a melhorar a qualidade de vida da comunidade local. O FNE Itinerante quer apresentar informações a classe empresarial e mostrar o caminho para acessar os seus recursos. Aqui em São Luís, contou com o apoio da Prefeitura, da Câmara de vereadores e do Sindicato.  Essa ação, teve início em 2010 e desde então realizamos dois FNE Itinerantes nas cidades que compõem a região de Picos. este anos, as cidades escolhidas foram São Luís e Santa Cruz do Piauí. Esperamos que aqueles que desejam desenvolver uma atividade saibam que podem contar com o BNB para acessar o cÅedito ", diz Lacerda.

Para o gerente de negócios do BNB de Picos Clodoaldo Andrade, o FNE é uma oportunidade de negócio. " Em Picos, temos cinco pessoas que dão atendimento para o FNE mais o Gerente Geral. Micro e Pequenos Empresários e os Empreendedores Individuais podem se dirigir até a Agência Picos, munidos dos documentos solicitados para o cadastro e marcar a entrevista. Queremos que as pessoas vão até o banco com as suas propostas. Precisamos de boas idéias para realizarmos bons negócios".

O Gerente Geral da Agência Picos Vicente Pinto diz que o mais importante do FNE Itinerante "é o conhecimento que ele leva para as cidades onde ele é realizado. Muitas pessoas de São Luís já conhecem o AgroAmigo. Agora queremos mostrar aos micro e pequenos empresários e empreendedores individuais que eles também podem procurar o banco para financiamentos como ampliação, reforma e aquisição de máquinas e mercadorias. Nós trabalhamos com parceiros como o SEBRAE(Serviço Brasileiro de apoio a Micro e Pequenas Empresas) e com as Prefeituras. Então você que é micro ou pequeno empresário, que é empreendedor individual, que tem mais de seis meses de atividade, vá até o BNB de Picos, procure o Hedilberto ou a sua equipe e conheça o que o BNB pode fazer para você. Você também pode entrar em contato pelos telefones (89) 8802-4253 ou 3422-1671, ou pelo e-mail: [email protected] Esperamos por você."

Após uma sessão de esclarecimentos, o evento foi encerado com um grande coquetel.

Golpe da Mensagem Premiada

Conheça como agem os golpistas.

O  artigo 171 do Código Penal Brasileiro tipifica o crime de estelionato como "obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.".

Ou seja: quando se pretende obter vantagem de forma que a outra parte fique prejudicada, comete-se estelionato. Igual ao que acontece com o Golpe da Mensagem Premiada.

Acontece assim: você recebe em seu celular uma mensagem dizendo que você ganhou um prêmio mas se preferir você pode recebê-lo em dinheiro. Junto a mensagem está um número de celular  e um código, que corresponde ao do seu prêmio. Você liga e te informam que para receber o prêmio você deve transferir determinada quantia em dinheiro para uma conta que informam por telefone. Você vai até o seu banco, verifica o seu saldo e transfere o seu dinheiro para a conta de um estranho. O saldo de tudo isso? Você não rebece prêmio algum e ainda fica sem o seu dinheiro.

O soldado Getúlio Marques, da delegacia de Polícia de São Luís do Piauí alerta. "Temos o conhecimento de pessoas em nossa cidade que já caíram nesse golpe. A pessoa tem que ficar esperta. Se não estiver participando de algum sorteio, deve suspeitar. Quando você ganha um sorteio desses, a loja promotora lhe liga e lhe chama lá para fazer a entrega. Você só recebe o prêmio se estiver com todos os seus documentos. Não existe entrega de prêmio que lhe mande ir no banco para fazer um depósito ou uma transferência. Desconfie de mensagens desse tipo, que geralmente são mandadas de números de celulares de outros estados. Não responda e nem ligue de volta para que você não seja a próxima vítima. Lembre-se que nada na vida vem fácil. Por isso, é fundamental que saiba de quais sorteios você está participando para não cair num golpe desses. E em casos de dúvidas, pode procurar a Polícia, que ela vai saber te orientar melhor.  "

29 de novembro de 2013

Regulamento do Concurso Cultural "O que é ser são luisense"

Participe! Conheça o regulamento do concurso.

REGULAMENTO

DO CONCURSO

O Concurso Cultural âO que é ser são luisenseâ,  é uma iniciativa a ser desenvolvida pela Fundação Sant'Ana Mestra  em parceria com a Prefeitura de São Luís do Piauí e o Blog São Luís do Piauí do Portal O Dia e tem como objetivo  incentivar a produção textual, oportunizando o reconhecimento de talentos. de forma a manifestar o amor de cada são luisense à sua cidade.

DOS PARTICIPANTES

Artigo 1º: Poderão participar todos internautas que acessam o Blog São Luís do Piauí  no endereço eletrônico www.portalodia.com.br/municipios/sao-luis-do-piaui, tiverem curtido a Fan Page São Luís do Piauí- Portal O Dia no Facebook e tiverem família de origem da cidade de São Luís do Piauí.

DAS INSCRIÃÃES

Artigo 2º: As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período da 17h de 29 de novembro de 2013 as 23h59 do dia 13 de dezembro de 2013. Será válida apenas uma frase por participante, considerando-se a primeira a ser enviada.

Artigo 3º: A inscrição deverá ser feita através do e-mail: [email protected], com o assunto "CONCURSO CULTURAL" e com texto seguindo o modelo: 

NOME:

ENDEREÃO:

TELEFONE:

FRASE: 

Art. 4º: O trabalho, mesmo que desenvolvido em grupo, deve ser inscrito no nome de apenas um participante. No caso de experiência coletiva, devem ser mencionados os demais, porém, a premiação será no nome do inscrito . A organização do concurso não se responsabiliza pela divisão do prêmio entre os demais integrantes do grupo.

Art. 5º: Ao se inscrever, o participante autoriza automaticamente o Blog São Luís do Piauí - Portal O Dia a utilizar, publicar e reproduzir, por meio de jornais, revistas, rádio e internet, o conteúdo, respeitando-se a propriedade intelectual do autor da frase.


DA FRASE

Artigo 6º: Cada participante poderá escrever uma frase que deverá ser inédita e original, em língua portuguesa  e que tenha como tema "O que é ser são luisense".

PARÃGRAFO ÃNICO: Qualquer situação de plágio remeterá à desclassificação.

Artigo 7º: A frase não poderá:

a) Causar danos materiais ou danos morais a terceiros;

b) Conter dados ou informações que constituam ou possam constituir crime (ou contravenção penal), ou que possam ser entendidos como incitação a prática de crimes;

c) Constituir ofensa à liberdade e à crença;

d) Revestir-se de conteúdo que implique discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia ou procedência nacional ou regional;

e) Fazer propaganda eleitoral;

f) Ter sido produzido por terceiros.

Artigo 8°: Serão avaliados na escolha da melhor frase os quesitos criatividade, inovação e uso correto da língua portuguesa.


DA PREMIAÃÃO

Artigo 9º: A Fundação Sant'Ana Mestra destinará R$300,00(trezentos reais) para a frase ganhadora, mais diploma e divulgação do trabalho no Blog São Luís do Piauí do Portal O Dia e meios de comunicação locais.

Artigo 10º : As 05 (cinco) melhores frases selecionadas receberão menção honrosa e serão divulgadas nos meios de comunicação locais, bem como o nome de seus respectivos autores.

DO RESULTADO E DA PREMIAÃÃO

Artigo 11º: A escolha e premiação do CONCURSO CULTURAL O QUE à SER SÃO LUISENSE acontecerá no dia 14 DE DEZEMBRO DE 2014, durante as festividades do 18º aniversário de emancipação política do município de São Luís do Piauí, em local e horário a ser comunicado posteriormente

SELEÃÃO E COMISSÃO JULGADORA

Artigo 12º: O julgamento da frase vencedora será feito por uma comissão formada por três professores de língua portuguesa do município de São Luís do Piauí , sendo a decisão desta comissão soberana, irrevogável e irrecorrível.

DISPOSIÃÃES FINAIS

Artigo 13º: Não poderão concorrer ao concurso internautas que não tenham famílias no município de São Luís do Piauí.

Artigo 14º:A participação no concurso implica no conhecimento e na aceitação, pelo candidato, de todas as disposições deste regulamento, sendo desclassificados os trabalhos que não atenderem as regras nele contidas.

Artigo 15º:Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora



SÃO LUÃS DO PIAUÃ, 29 DE DEZEMBRO DE 2013