• ecotur 2018
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias São Raimundo Nonato

14 de dezembro de 2014

10 de dezembro de 2014

Prefeito Avelar sofre derrota na Câmara Municipal de SRN

7 vereadores faltaram no dia da eleição para escolha do Presidente da Câmara

Câmara Municipal de São Raimundo Nonato - PI

Sessão relâmpago na última quarta - feira ( 10/12/2014 ) na Câmara Muncipal de SRN. Alguns projetos seriam votados durante a sessão, também aconteceria a eleição para escolha da nova  Mesa Diretora da Câmara, mas, por falta de quórum, não teve como continuar com os trabalhos da casa e a sessão foi encerrada. Foram 7 vereadores ausentes, número contabilizado durante a sessão. Os veradores faltosos foram: Vereador Nunes (PMDB), Vereador Jairon Ramos (PSB), Vereador Arenaldo (PMDB), Vereador Irmão Rian (PMDB), Vereador Ronaldo da Mareta (PT), Vereador Laércio Carvalho (PT) e Vereadora Auricélia (PTB).

Provalmente uma estratégia adotada pela oposição para não permitir que o processo eleitoral para escolha do Presidente da Câmara fosse realizado nesse momento. Abaixo a relação das duas chapas formadas:

A situação com a Chapa 01- Compromisso e Transparência composta:

PRESIDENTE:  Vereador Evandro da Costa Macedo (PSD)

1° VICE - PRESIDENTE: Vereador Maurilio Sebastião Fernandes (PTB)

2° VICE - PRESIDENTE:  Vereador José Vitor da Silveira (PSD)

1º SECRETÃRIO (A): Vereadora Auricélia Paes Landim Ribeiro (PTB)

2º SECRETÃRIO (A): Vereador Waldir Ribeiro dos Santos (PSD)

A oposição com a Chapa 02 - Honestidade e Trabalho, porém não definindo as pessoas que ocupariam os cargos.

Imagem da cédula de votação


Link abaixo:  Assista o discurso do atual Presidente da Câmara Municipal de SRN, o Vereador José Vitor (PSD), sobre a ausência dos Vereadores:

https://www.youtube.com/watch?v=130_6Zw9a0E&feature=youtu.be

04 de dezembro de 2014

Alunos de Arqueologia da UNIVASF de São Raimundo Nonato recebem Prêmio

Prêmio Luiz Castro de Faria, concedido pelo Conselho Nacional de Arqueologia (CNA), ligado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Dois egressos do curso de Bacharelado em Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf),  Campus Serra da Capivara na cidade de São Raimundo Nonato - PI receberam na última terça-feira (02/12/2014), o Prêmio Luiz Castro de Faria, concedido pelo Conselho Nacional de Arqueologia (CNA), ligado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Getúlio Alípio Xavier de Jesus Santos conquistou o 1º lugar na categoria Monografia de Graduação e Andreia de Sousa Ribeiro ficou com a 1ª posição na categoria Tese de Dissertação, com o trabalho âEntre a Teoria e a Prática: uma discussão sobre a Arqueologia Pública através do caso Parque Nacional da Serra da Capivara/PIâ, realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A cerimônia de entrega da premiação foi realizada na sede do Iphan, em Brasília (DF). 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Getúlio, intitulado âA Função das Edificações Religiosas no Processo de Colonização da Capitania de Pernambuco de 1535-1654: um estudo arqueológico da Ermida de São Gonçalo do Paiva (Cabo de Santo Agostinho â PE)â, foi orientado pelo professor Guilherme de Souza Medeiros. A monografia faz um estudo acerca da importância do monumento religioso na ocupação do litoral pernambucano, conforme explica o professor Guilherme. 

Para Getúlio, que atualmente é estudante de mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural, na Superintendência do Iphan no Ceará, o reconhecimento nacional da sua pesquisa é fruto de uma formação superior pública e de qualidade. O estudante ficou muito feliz com sua colocação no concurso e espera que a premiação sirva de incentivo para outros estudos na área. âA minha maior expectativa é ter a pesquisa publicada. E espero que sirva de estímulo para novas pesquisas no campo da Arqueologia Históricaâ, diz. 

De acordo com a coordenadora do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial, Janaina Santos, as premiações revelam a boa qualidade do curso da Univasf. âNossa produção científica está de acordo com as ações de políticas públicas de preservação patrimonial, promovidas pelo Governo Federal através do Iphanâ, afirma a professora. As atividades do bacharelado da Univasf foram iniciadas em 2004 e 70 estudantes já foram formados pelo curso. Atualmente, cerca de 130 estudantes cursam a graduação.

Getúlio Alípio Xavier de Jesus Santos e Professor Guilherme Medeiros

Foto: Diego Rego Monteiro ( facebook )

Fonte: Juliana Magalhães ( UNIVASF )

02 de dezembro de 2014

O I CLICBIO acontecerá em São Raimundo Nonato

O I CLICBIO acontecerá entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2014, na Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Campus São Raimundo Nonato.

O I CLICBIO â Primeira Conferência da Licenciatura em Ciências Biológicas será realizado entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2014, na Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Campus São Raimundo Nonato, com a participação de alunos, professores e outros profissionais.

O evento contará com a participação de Instituições parceiras da UESPI, além de outras ligadas ao setor de ensino. Terá como objetivo principal congregar professores, ex-alunos e alunos da instituição, e também receberá profissionais de áreas afins que pertençam a outras instituições, sociedade civil.

Em sua programação estão previstas apresentações orais e em pôsteres de trabalhos científicos desenvolvidos por alunos da UESPI, de outras instituições relacionados à área de Biologia e Ciências da Natureza, palestras e minicursos relacionados com as áreas de atuação da Biologia.

PROGRAMAÃÃO

Dia 03/12 (Quarta-feira) 

09h - 17h Credenciamento

Noite

19h -22h: Solenidade de Abertura

Palestra inaugural: âA importância do Licenciamento Ambientalâ 

Palestrante: Fernando Augusto Tambelini Tizianel (Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul UFMS; Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade â ICMBio)

Exposição fotográfica no pátio de entrada sobre o trabalho do professor Arnaldo Júnior (UNIVASF - SRN)

22h- 23h: Apresentação Cultural

Dia 04/12 (Quinta-feira)  - Manhã

08h-12h: Minicurso: Nutrientes, atividades físicas e anabolizantes

Ministrante: Prof. Kleber de Oliveira Macêdo (Especialista em Bioquímica; Graduado em Ciências Biológicas, UESPI - São Raimundo Nonato)

Vagas 25

Dia 04/12 (Quinta-feira) â Tarde

14h-18h:Minicurso: Uso de Microsoft Excel e Libre Office Calc nas Ciências Biológicas (15 Vagas)

Ministrante:  Prof. Leonardo Leôncio (Mestre em Ciências Biológicas com área de concentração em Zoologia, UESPI â São Raimundo Nonato) Obs.: Todos devem levar notebook

Dia 04/12 (Quinta-feira) â Tarde

14h-18h: Minicurso: Jogos e Modelos didáticos como Recursos no Ensino de Biologia.

Ministrante: Paulicéia de Assis Ribeiro (Graduada em Ciências Biológicas e Especialista em Docência no Ensino Superior) Vagas: 30

Dia 04/12 (Quinta-feira ) â Tarde/Noite

Minicurso:  14:00 as 20:00h âMétodo de amostragem de anfíbios e répteisâ 

Ministrante: Prof. Arnaldo José Correia Magalhães Júnior (Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal do Pernambuco â UFPE; Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco â UNIVASF) Vagas: 20

Obs.: Será realizado no PARNA Serra da Capivara

Inscrições encerradas!

Dia 04/12 (Quinta-feira) - Noite

18:30h â 22h Apresentação de Trabalhos (orais e pôster)

Dia 05/12 (Sexta-feira) - Tarde

14:30h â 16 h

Palestra: "A extração de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM) e a conservação"

Palestrante: Gilney Charll dos Santos (Professor do Instituto de Ciência e Tecnologia do Piauí â IFPI)

16:30h â 17:30 

Exposição do Trabalho: âEducação e Tecnologias Contemporâneas a favor do ensino de Biologiaâ 

Responsável: Prof(a).: Juliana Ribeiro Silva do Rosário (Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia e Especialista em Docência do Ensino Superior; Professora da Universidade Estadual do Piauí - UESPI)

Dia 05/12 (Sexta-feira) â Noite

19:00h 

Palestra de encerramento: 

"Programas ambientais que norteiam as grandes obras de infraestrutura" 

Palestrante: André Pessoa (Fotógrafo ambiental e jornalista)

21:00h Cerimônia de encerramento.

Fonte: http://clicbio.webnode.com/ 

26 de novembro de 2014

SINDSERM diz não ao estatuto do prefeito e sim a Justiça do Trabalho

Governo municipal encaminhou projeto na surdina à câmara para modificar o regime

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Raimundo Nonato, SINDSERM, tem mobilizado a categoria contra a aprovação do Projeto de Lei nº 023/11/2014 do Governo Municipal encaminhado à Câmara de Vereadores, para modificar o regime jurídico dos servidores do município. A diretoria do sindicato defende a permanência do Regime Celetista, que tem garantido os direitos da categoria, diante de violações promovidas pelos gestores.

De acordo com a assessora jurídica do sindicato Socorro Costa a categoria tem se posicionado contra o regime, pois a mudança representará o retrocesso na busca dos direitos garantidos pelas leis trabalhistas. Ainda segundo a advogada se o estatuto for implantado as causas serão decididas na justiça comum o que poderá levar anos para se chegar a uma solução de casos simples, como por exemplo, o desconto indevido em contracheques e atraso salarial, que acontecem frequentemente principalmente na mudança de gestores.

A assessora de comunicação Andréia Alves afirma que o descumprimento dos deveres ao longo dos anos tem provocado descrédito por parte dos servidores e até mesmo da população, que de forma indireta pode ser prejudicada. Ao longo dos anos os direitos conquistados pelos servidores foram todos assegurados pela Justiça do Trabalho, sejam eles direitos constitucionais e celetistas, como Férias, 13ª salários, Quinto dia útil e outros garantidos por leis municipais. Porém, a aplicabilidade das leis só se efetiva por meio de ações trabalhistas ajuizadas.

Andréia explica alguns dos motivos da descrença no governo âpodemos citar o exemplo do Plano de Carreira da Saúde, que foi aprovado no ano de 2012 para ser cumprido a partir de 1º de janeiro, mas o município só começou a pagar o salário base em maio de 2013 restando o retroativo dos meses de janeiro a abril e outras diferenças a receber do corrente ano, mesmo após greve dos servidores o gestor não cumpriu com o acordo firmado diante da categoria. Também existem dívidas relacionadas ao reajuste salarial de 2014. Por estas e outras razões que estamos dizendo não ao estatuto, pois teremos que entrar com ações para receber os pagamentos com todas as diferençasâ declarou a sindicalista.

Com relação à defesa da estabilidade tão proclamada pela administração para justificar a mudança de regime, Aldo Porciúncula, membro da diretoria do sindicato, assegura que nenhum servidor público concursado independente de qual regime no qual o mesmo se encontre poderá ser demitido sem antes ser submetido a todos os trâmites do inquérito administrativo sempre observando o princípio da ampla defesa. Derrubando assim a principal vantagem alegada pela gestão para a mudança de regime, que é a estabilidade dos servidores no serviço público, pois o que garante a estabilidade é o concurso público e a eficiência. âServidores não vamos deixar o querer de um suprimir o querer de milhares de trabalhadores, não importa se somos empregados ou servidores queremos ser tratados como trabalhadores. Não ao estatutoâ finalizou.

ASCOM SINDSERM

Fotos: Juliano Arão

Andreia Alves

 

21 de novembro de 2014

IX Mostra de Extensão da Univasf em São Raimundo Nonato

Univasf promove de sexta-feira (21) a domingo (23) a IX Mostra de Extensão, que será realizada no Campus São Raimundo Nonato (PI).

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove de sexta-feira (21) a domingo (23) a IX Mostra de Extensão, que será realizada no Campus São Raimundo Nonato (PI). O evento, realizado anualmente pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), apresenta uma programação diversificada, composta por apresentações de trabalhos, palestras, oficinas e atividades de arte e cultura. A Mostra irá reunir docentes, técnicos e estudantes da Univasf e de outras instituições de ensino superior da região de São Raimundo Nonato. 

Uma das novidades desta edição é que a Mostra será realizada num campus situado fora das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), iniciativa que deverá continuar nos próximos anos, com o intuito de descentralizar a realização do evento. A cada ano um novo campus da Univasf irá sediar a Mostra de Extensão. 

A solenidade de abertura da IX Mostra de Extensão será realizada na sexta-feira (21), no Auditório da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), a partir das 19h, e contará com a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima e do diretor geral do Campus São Raimundo Nonato do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Francisco Nogueira Lima. Haverá uma apresentação musical do grupo Acordes do Campestre, um projeto social desenvolvido em São Raimundo Nonato. A palestra de abertura sobre o tema âUniversidades, Comunidades e Semiárido em Contextoâ será proferida pela diretora presidente da Fundham, Niéde Guidon, e pelo representante Quilombola Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nego Bispo. 

A programação prosseguirá no sábado (22), com a realização de mesas redondas, apresentação de banners, oficinas, exposições e feira de troca de livros. Durante o evento, os bolsistas dos Programas de Extensão Universitária (ProExt), Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA) e Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) irão apresentar seus trabalhos para avaliação. 

As atividades serão realizadas no Campus São Raimundo Nonato do IFPI e no Núcleo de Extensão e Práticas Pedagógicas (NEPP) Serra da Capivara, cuja inauguração oficial acontecerá também no sábado, a partir das 18h30. Para marcar a inauguração do NEPP, haverá diversas apresentações culturais, entre as quais o projeto âEnsaios Musicaisâ, Sandrinho do Acordeon e Paloma Nunes, capoeira, reisado e quadrilha junina Arraiá Brilho do Sol. 

A programação completa está disponível no site do evento. A IX Mostra de Extensão conta com apoio do IFPI, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato. 

Ãnibus - Haverá ônibus para levar os participantes inscritos no evento a São Raimundo Nonato, na sexta-feira (21). Os ônibus sairão do Campus Sede, em Petrolina, às 12h. O ponto de partida é em frente à Biblioteca. O retorno do Campus São Raimundo Nonato ocorrerá no domingo (23), a partir das 12h. 

Renata Freitas

Por: Assessoria de Comunicação da UNIVASF

16 de novembro de 2014

S.R.Nonato irá sediar a 1ª Assembleia de Comunicação

A Diocese de São Raimundo Nonato, realizará a I ASSEMBLÉIA DE COMUNICAÇÃO

A Diocese de São Raimundo Nonato, realizará a I ASSEMBLÃIA DE COMUNICAÃÃO destinada a um público de cem participantes, sendo blogueiros (as), comunicadores populares, Projeto Jovens Radialistas do Semiárido, Pascom Paroquiais e diocesana, fotógrafos, radialistas e operadores de mídias sociais do Território Serra da Capivara.

O tema da Assembleia é âDesafios e Possibilidades para Evangelizar na era da cultura digital e novas mídias de comunicaçãoâ será realizada nos dias 22 e 23 de novembro de 2014, no Centro Diocesano Dom Inocêncio. A Assembleia terá Assessoria da equipe do Instituto Comradio do Brasil: Diego Lopes (Jornalista, mestre em comunicação (UFPI), Diretor do departamento de comunicação e relacionamento da Comradio do Brasil e professor do projeto Jovens Radialistas); com o tema: O contexto da comunicação no tempo presente, desafios e perspectivas; Karla Nery (jornalista, mestre em comunicação (UNISINOS), apresentadora do programa âEm tuas mãosâ da Arquidiocese de Teresina, veiculado na TV Meio Norte, professora da Escola de Comunicação Comradio do Brasil) com a abordagem: âNovos rumos da comunicação na Igreja Católica; Yako Guerra (jornalista e Social Média, diretor presidente da Nexo Comunicação) com o tema: O impacto das mídias social na nossa vida.

Terá participação de Raimundo Duarte-Padre e coordeador da Pascom Regional Nordeste 4, com a reflexão do Diretório de Comunicação da CNBB.

Na programação inclui noite cultural com Sarau de poesias e música, missa, oficinas e debates.

Oficinas com certificado:

Oficina 1: Produção de Texto - Karla Nery

Produto da oficina: Textos para impresso e ambiente digital

Oficina 2: A produção para as Mídias Sociais â Yako Guerra

Produto da oficina: Uma fanpage (caso a internet haja internet no local)

Oficina 3 â Estética na comunicação digital â Diego Lopes 

Produto da oficina: Fotografias.

Oficina 4 â A produção de notícia para o rádio â Gercílio Magalhães 

Produto da oficina: Notícias para serem veiculadas na Cultura de SRN

INSCRIÃÃES ABERTAS ATà DIA 20/11/2014, Valor da inscrição: R$ 25,00

Local de inscrição: Na Cúria Diocesana de São Raimundo Nonato e PASCOM

Fonte: VEJA SRN

07 de novembro de 2014

Governo efetiva plano de emergência do Aeroporto Serra da Capivara

Uma equipe de 24 bombeiros está sendo treinada, na base aérea de Natal, para atuarem como bombeiros de aeródromo

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans), efetivou o Plano de Emergência em Aeródromo (Plem) do Aeroporto Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato. O documento rege os procedimentos a serem adotados no local, atendendo às necessidades específicas do aeroporto. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (6).

Segundo Tony Mesquita, diretor da Esaero Serviços Aeroportuários, que é a responsável pela administração do aeroporto de São Raimundo Nonato, entre outros aeródromos do Piauí, explica que membros do Governo do Estado estão trabalhando na finalização dos Planos de Emergência e no programa de Segurança Aeroportuário.

âAcreditamos que até o final deste mês o Aeroporto Serra da Capivara seja homologado. A visita da equipe da Agência Nacional de Aviação (Anac) foi bem positiva e estamos no aguardo de possíveis observações para enfim finalizarmos o processoâ, explica Tony Mesquita. A visita dos técnicos ocorreu nos dias 6 e 7 deste mês.

Treinamento de bombeiros

Atualmente, uma equipe composta por 24 bombeiros está sendo treinada na base aérea de Natal, para atuarem como bombeiros de aeródromo em São Raimundo Nonato. O treinamento é custeado pelo Governo Federal, sob a supervisão da Aeronáutica. Com as instalações concluídas, assim que a homologação do aeroporto for publicada no Diário Oficial da União, a equipe já estará apta a trabalhar no espaço, garantindo assim os quesitos de segurança.

29 de outubro de 2014

Governo acompanha visita da Anac ao aeroporto da Serra da Capivara

A visita é a etapa final para efetivar a homologação do aeroporto para voos comerciais

Falta pouco para que o Aeroporto Internacional da Serra da Capivara, localizado em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí, comece a receber voos comerciais. Técnicos da Agência Nacional de Avião Civil (Anac), acompanhados por equipe das secretarias estaduais dos Transportes, da Infraestrutura e do Desenvolvimento Tecnológico, estarão, de 5 a 6 de novembro, visitando o aeroporto, com o objetivo de finalizar seu processo de homologação na categoria de aeródromo público.

âHá três meses, a Anac concedeu parecer favorável para que o Aeroporto de São Raimundo Nonato começasse a receber voos comerciais. Era, então, a etapa procedimental. Agora, com a vinda da comissão técnica da Agência, serão vistoriadas a pista de pouso, o balizamento noturno do aeroporto, e outros pontos necessários para que a homologação seja finalizadaâ, explica Cristina Castelo Branco, superintende de Obras da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra).

Ainda segundo a superintendente, depois de confirmada a liberação para voos comerciais, o próximo passo é buscar junto às empresas de aviação, a semelhança do que foi feito com o aeroporto de Parnaíba, a implantação de linhas funcionais para o Sul do Estado.

âCom a homologação do aeroporto na categoria como aeródromo público e a habilitação de empresas com voos regionais, não só o turismo será incrementado na região, mas investimentos como a construção do Museu da Natureza, a ser financiada pelo BNDES se tornam possíveis, já que uma das exigências para que o recurso seja destinado é o funcionamento do aeroportoâ, afirma Cristina Castelo Branco.

Negociação de voos regionais

Mesmo antes da homologação ser confirmada, o secretário Estadual do Turismo, Luis Neto, já começou a sondagem junto às empresas aéreas para implantação de voos regionais para São Raimundo Nonato. Em setembro passado, Luis Neto esteve em conversação com representantes da empresa Azul.

âA empresa só precisa que a Anac libere o aeroporto para voos públicos para dar início à realização de estudo de viabilidade comercial. Este é o começo do processo de implantação de voos para o Sul do Estado. Mas a Azul já acenou positivamente para a ampliação de mais dois voos para Parnaíba devido a ampla procura. Eles acreditam que, em dezembro ou no início de 2015, o litoral do Piauí conte com mais dois dias de voosâ, informa Luis Neto. 

Reforma e estrutura

O Governo do Estado investiu recursos próprios da ordem de R$1,5 milhão para reforma e construção do Aeroporto Internacional da Serra da Capivara. Só na pista foram investidos R$7 milhões, construção paga com recursos tanto do Estado como do Ministério do Turismo (MTur).

A pista, que possui 1.650 m e recebe diariamente voos diurnos de aviões de pequeno e médio porte, será um dos itens a serem averiguados durante a inspeção da Anac.

Atualmente, o aeroporto de São Raimundo Nonato recebe aeronaves com cargas, de cunho privado e do Governo do Estado.

20 de outubro de 2014

Grito do Semiárido discute impactos sociais e ambientais no PI

O Grito foi organizado por 23 entidades que atuam no semiárido piauiense

Milhares de pessoas se reuniram nas ruas de São Raimundo Nonato na última sexta-feira (17), para participar do 4º Grito do Semiárido. Durante o protesto, os manifestantes colocaram cruzes na calçada da prefeitura do município como um ato simbólico. O movimento buscou chamar atenção do poder público para os impactos sociais, culturais e ambientais causados na região com a chegada de mineradoras e empresas de carvoaria. A ação destas empresas é realidade em algumas comunidades quilombolas e no corredor ecológico situado entre o Parque Serra da Capivara e Parque Serra das Confusões.

O Grito foi organizado por 23 entidades que atuam no semiárido piauiense. Cláudio Teófilo Marques, 61 anos, é presidente da Associação Territorial do Quilombo Lagoas. O agricultor diz que o desmatamento já atingiu boa parte do território. âA gente anda pela mata e vê no mínimo 40% dela morta. Isso é muito ruim não só para mim, mas para as futuras gerações. Se as autoridades não olharem para isso, não sei como será o futuro. Daqui há dez anos, se as coisas continuaram assim, nossa comunidade vai desaparecerâ, declarou.

No Piauí está localizado o segundo maior território quilombola do país. O IPHAN tem o papel de preservar essa manifestação cultural e o patrimônio arqueológico existente no estado. A chefe do Escritório da 13ª Superintendência do órgão, Ana Estrela de Negreiros, afirma que desde 2007 o IPHAN acompanha as pesquisas das mineradoras na região de São Raimundo Nonato e que recebe denúncias da população sobre a atuação dessas empresas. âA partir do momento que se destrói esses territórios, se destrói também a história, a memória das comunidades quilombolasâ, disse a gestora.

De acordo com Maria Lúcia Carvalho, analista ambiental do Instituto Chico Mendes, no Piauí o órgão responsável para emitir o licenciamento de mineração e desmatamento é a Secretaria Estadual do Meio Ambiente â SEMAR. A ambientalista aponta dificuldades em fiscalizar todo território dos parques Serra da Capivara e Serra das Confusões. âO território desses parques é muito extenso e nesse escritório em São Raimundo Nonato temos apenas dois fiscaisâ.

O Instituto Comradio do Brasil, por meio do projeto Jovens Radialistas do Semiárido, apóia o Grito do Semiárido. A instituição grava um documentário sobre o movimento, além de conteúdos para o rádio a ser distribuídos pela Rede Emdiabrasil para 15 rádios do estado, chegando a um milhão de ouvintes. O conteúdo é produzido por alunos do projeto, com acompanhamento técnico e pedagógico do Instituto. O Projeto Jovens Radialistas tem apoio da ONG suíça Brücke Le Pont e patrocínio da Petrobras.

12 de junho de 2014

02 de junho de 2014

Prefeito se compromete com a construção de novo acesso a UNIVASF

Prefeito recebe comitê e se compromete com a construção de novo acesso a UNIVASF

Prefeito recebe comitê e se compromete com a construção de novo acesso a UNIVASF

O Comitê de Controle Social de Políticas Públicas do Território Serra da Capivara foi recebido hoje, 2 de junho, por voltada 10:45h pelo prefeito municipal de São Raimundo Nonato, Avelar Ferreira, em vista de encaminhamentos da construção de um novo acesso ao Campus da UNIVASF na cidade.

Conforme desdobramentos da audiência pública realizada em 21 de março de 2014 provocada pelo comitê e estudantes da UNIVASF, os deputados e deputadas presentes se comprometeram em destinar verbas de emendas parlamentares para a reestruturação do campus. Em nível estadual estas emendas previstas podem alcançar o valor de 600 mil reais e os recursos provenientes do âmbito federal podem chegar a 15 milhões de reais oriundos de emendas parlamentares e projetos da universidade para o Ministério da Educação e outros.

Os recursos federais serão gerenciados pela UNIVASF, já os estaduais, por sugestão própria reitoria, teriam melhor agilidade de gestão via poder público municipal e deve focar no espaço externo do campus tendo o acesso como principal demanda. 

Em vista de colaborar para a agilidade do processo, o departamento de engenharia da UNIVASF ofereceu uma proposta técnica que prevê a recuperação do atual acesso ou a construção de um novo acesso pelos bairros Ingazeira e Santo Antônio, o que favorece a comunidade diminuindo distância para um deslocamento mais rápido do centro até o campus.

Neste sentido o comitê solicitou encontro com o prefeito Avelar Ferreira em vista de sugerir um planejamento da prefeitura para a construção do referido acesso. O valor de 600 mil reais não permitirá a execução total da obra, mas o prefeito garantiu um acréscimo de 20% deste valor com recursos do município e considerou a necessidade de acessar recursos do Ministério das Cidades e outras possibilidades para uma execução completa da obra com pavimentação, iluminação e uma estrutura de travessia do rio Piauí.

O Comitê reafirma seu papel de cidadania de sugerir, propor e realizar o controle social de recursos e políticas públicas. Para isto constitui-se num espaço aberto a participação de todas as pessoas que desejarem exercer efetivamente sua cidadania.

Fonte: https://www.facebook.com/pages/Comitê-de-Controle-Social-de-Políticas-Públicas-do-T-S-da-Capivara/715437548475604  





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado