• assinatura jornal

Notícias Cocal de Telha

04 de maio de 2017

03 de maio de 2017

Cocal de Telha: Servidores são convocados para debater Previdência Própria

Prefeita Ana Célia convocou todos os servidores municipais efetivos, secretários municipais, sindicato e vereadores para debater o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Em reunião realizada na Escola Municipal Anísio Teodoro da Silva na tarde desta Quarta-Feira, 03 de Maio, a Prefeitura de Cocal de Telha reuniu todos os servidores municipais, secretários municipais, representantes do sindicato das categorias e vereadores, foi debatida a possibilidade criação do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos municipais efetivos.

Segundo a prefeita Ana Célia, esse é o momento de se buscar uma estabilidade e planejamento de um futuro seguro e certo para os servidores do município. A situação requer uma atenção especial e a gestão precisa “respirar”, pois os recursos diminuem mês a mês e as necessidades de investimentos e de melhorias somente aumentam.

A gestora disse que a reunião tem como objetivo apresentar modelos positivos e que para isso convidou o Presidente do MURICI-PREV Dario Carlos e o Prefeito Ricardo Sales do município de Murici dos Portela e o prefeito Tim Medeiros de Capitão de Campos. Ambos os prefeitos se debruçaram em afirmar que o regime próprio para dar certo é necessário somente a participação efetiva dos servidores e atualmente o modelo de RPPS é a melhor opção e a única com segurança para se garantir a aposentaria no serviço público.

Desde o início de sua gestão, a prefeita Ana Célia estuda a possibilidade de adotar o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), e que agora no início de seu segundo mandato volta a reaver a discussão. A Previdência Própria que tem por base a capitalização das contribuições para posterior pagamento integral das aposentadorias. Ele funciona através de uma autarquia que fica responsável pela manutenção permanente do cadastro dos beneficiários e a gestão dos fundos e recursos arrecadados.

Segundo Dario Carlos, do Muriciprev, o Regime Próprio se destaca também pela rapidez e desburocratização do sistema. Para garantia dos servidores, todas as ações realizadas pela autarquia são fiscalizadas pelo Ministério da Previdência, Ministério Público Federal e Tribunal da Contas, além dos conselhos fiscais e administrativos formados pelos funcionários municipais efetivos do nosso município.

A Prefeita Ana Célia disse que deixa os servidores à vontade para avaliar e decidir sobre o que é melhor. Mas a gestão encaminhará o projeto para Câmara de Vereadores nos próximos meses e adotará todas as medidas para implantação imediata antes que a situação piore e se torne irremediável. A gestora acrescentou ainda que novas reuniões serão realizadas com o objetivo de suprir os servidores de todas as informações necessárias para que tenham uma avaliação completa e para que possam decidir se adequações no projeto na criação do RPPS em Cocal de Telha.

28 de abril de 2017

Festejos e Festa do Trabalhador agiram Cocal de Telha neste fim de semana.

Fim de semana movimentado em Cocal de Telha. Festejo do padroeiro e a Festa do Trabalhador no domingo(30)movimentará a cidade.

Filhos da terra, amigos e centenas de turistas passam em Cocal de Telha neste fim de semana por ocasião das últimas noites da festa do padroeiro São José Operário. No domingo, dia 30, a prefeitura organizou uma série de atividades para comemorar antecipadamente o dia do Trabalhador. Torneio de baralho e sinuca além das finais do torneio de futebol no Estádio Anisão.

A programação encerra na noite de domingo(30) com show de forró em praça pública. Junior Berger, Banda Líbanos e banda local farão apresentações em um grande palco montado para festejar até o dia amanhecer.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E OS HOMENAGEADOS NAS ÚLTIMAS NOITES DO FESTEJO DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO

7ª NOITE: 28/04 (SEXTA-FEIRA)

TEMA: “Aliança de Deus rompida pelo pecado”. (Gn3,6-13)

NOITANTES: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, Conselho Tutelar.

RESPONSÁVEIS: Adalberto Pereira e esposa, Ana Patrícia, Maria José Ximenes e esposo, Linda, Amanda Louise, Ednalva e esposo, Equipe de Saúde da Família; Rodrigo Bona e Esposa, Francisco Herbert, Girlene Paz, Ronycleyde Oliveira, Ana Mélia Aragão, Erisvaldo Moreira, Antônia Vanderleia e esposo, Marlete e esposo, Valdinar e Rejane, Manoel Oliveira e Lourdes, Raimundo Oliveira e esposa e Jose Wilson e Esposa.

COPARTICIPANTES: Posto de saúde, Equipe de saúde da família, Equipe de saúde bucal, Agente de endemias, Agente de saúde zona rural e urbana, NASF, CAPS e Coordenadores de equipes de saúde, CRAS E CREAS.

PARÓQUIA CONVIDADA: Paróquia Nossa Senhora da Mercês  (Campo Maior-PI)

FAMÍLIA HOMENAGEADA: Família Sousa e Batista.

PRINCIPE: Ilan Ribeiro Paz

PRINCESA: Maria Leticia do Nascimento Cavalcante

TESOUREIROS: Adalberto Pereira e Linda.

8ª NOITE: 29/04 (SÁBADO)

TEMA:  “A historia humana com um final feliz” (Ap 21,1-7)

NOITANTES: Secretaria Municipal de Educação; Unidade Escolar Job de Macedo Brito; Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Todos os Trecheiros.

COPARTICIPANTES: Escolas municipais da zona urbana e rural e Escola Estadual.

RESPONSÁVEIS: Helena Carvalho, Antônia Santos, Umbelina Gomes, Onilda Melo, Natália e Valdinar Moura, Ana e Valton, Irineude e Antônio Wilson, Rosário e José Wilson, Marlene e Sales, Mirnoeme e João Antônio, Valdira, Lourdes e Manoel Oliveira, Elenilson e Ticiane, Machado e esposa, Flávia e esposo, Tia Popó, Tia Dorinha, Andréia e Arnon, Antõnio José e Meire, Tia Mariazinha, Meire Lúcia e Ferdinand, Vanessa e Joaquim, Mariano José e esposa, Cleuidiane e Luís Batista; Viviane e Leandro; Deusinha e Nonato, Adão e Helena; Sandra e Cristovão Costa; Reginaldo Daniel, Joaquim Monteiro; todos os professores, auxiliares de serviços gerais, vigias, alunos e pais de alunos.

CONVIDADOS DE HONRA: Chiquito e Fátima, Josino e Heldelene, Altino e Marlene e Lyon Clube de Campo Maior-PI.

COMUNIDADES CONVIDADAS: América, Sambabinha, Lagoa Alegre e Arvores Verde.

PARÓQUIA CONVIDADA: Sagrado Coração de Jesus (Capitão de Campos-PI)

FAMÍLIA HOMENAGEADA: Família Macedo.

PRINCIPE: Enzo Gabriel Cerqueira Rocha

PRINCESA: Lara Aparecida da Silva

TESOUREIROS: Meire Lucia e Umbelina Gomes.

9ª NOITE: 30/04 (DOMINGO)

Tema: “A Restauração de toda obra da criação em Cristo.” (Col1,15-20)

NOITANTES: Prefeitura Municipal de Cocal de Telha ( Núcleos administrativo, Financeiro e Departamentos ) e Câmara dos Vereadores.

RESPONSÁVEIS: Prefeita Ana Célia, Vice prefeito  Kilson Oliveira e Esposa, Valdinar Martins e Esposa, Leandro e Esposa, Karine e esposo, Elimar, Chico Porteira e Esposa,  Mirian e esposo, Francisco Edilson e Esposa, Gerson Ciganoe esposa, Dr Marcos e esposa,  Ivan Monteiro e Wânia, Marcelo Barros e Joelma, Deane Macêdo e Belinha, Josiel Reinaldo e esposa, Argeu Rangel e  esposa, Maria de Nazaré e Augusto Calaço, Dardorinha, Socorro Memória, Marinalda Moreira, Sandra Gomes e Filho Memória; Rosalina Camilo e Carlinho Anísio, Adélia; Letícia, Airton, Antônio Luís Medeiros e esposa, Luís Junior e esposa; Ricardo e esposa, Joaquim Cantuário e Vanessa, Marcelo Barros e Joelma, assessores jurídico, Edcarlos e esposa, Elenilson e Ticiane.

COMUNIDADES CONVIDADAS: todas as comunidades do município de Cocal de Telha e Palmeira dos Soares, Pedro II – PI.

FAMÍLIA HOMENAGEADA: Família Anísio

PRINCIPE: Marcus Eduardo

PRINCESA: Maria Diva Bona.

TESOUREIROS: Adélia e Maria de Nazaré (Lelé)

26 de abril de 2017

Saúde movimenta cidade em comemoração ao Dia de Combate a Hipertensão

Centenas de pessoas estiveram participando do evento na Praça São José Operário na manhã desta Quarta-Feira, 26 de Abril.

O município de Cocal de Telha através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta Quarta-Feira, dia 26 de Abril, na Praça São José Operário diversas atividades comemorando o Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hipertensão Arterial.

O objetivo principal do evento foi de disseminar informações ao público local sobre a doença, educação permanente sobre o tema, aferição de PA, exames auditivos, orientações nutricionais, ginástica laboral, distribuição de panfletos, jogos, forró ao vivo e lanches gratuitos.

Diversos profissionais da saúde estiveram participando e apoiando o evento que contou ainda com a participação da Prefeita Ana Célia, Vice-prefeito Kilson Oliveira, Presidente da Câmara Vereador Valdinar Martins, Vereadora Karyne do Rodrigão, Vereador Chico Porteira, Vereador Elimar, Vereador Leandro e vários secretários municipais.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que pode afetar todo o organismo, onde os órgãos alvos... coração, rins e cérebro... são progressivamente acometidos de forma irreversível. É uma doença crônica que precisa ser controlada assim que descoberta, e pode causar consequências serias se não tratada de maneira correta, podendo afetar homens, mulheres e crianças. Vale ressaltar que valores maiores que 120X80 mmhg deve ser investigado.

Seus fatores de risco são: alimentação com excesso de sal, obesidade, sedentarismo, entre outros. Prevenção e controle: manter uma boa alimentação, praticar exercícios, evitar cigarro e o uso de bebidas alcóolicas, tomar os medicamentos de forma correta, procurar manter uma vida saudável, beber bastante água.


30 de março de 2017

29 de março de 2017

Ação Social inicia as ações do projeto “Ano da Educação”.

Estratégias do “Ano Municipal da Educação” são executadas pelos técnicos da Secretaria de Ação Social em todas as escolas municipais.

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania de Cocal de Telha deu início às execuções das diversas ações estratégicas preparadas exclusivamente para o projeto “Ano Municipal da Educação”. O projeto conta com ações estratégias de cada secretaria municipal e departamentos, formuladas especialmente objetivando melhorias nos índices educacionais e na formação intelectual do alunado cocatelhense.

Com temas relacionados à “Família, valores e ética”, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos da SMASC estiveram nas escolas municipais da área urbana e rural realizando palestras, roda de conversa, debates, exposição de filmes e vídeos. A coordenação desta segunda etapa projeto é do Secretário Municipal de Ação Social e Cidadania, Rodrigo Ibiapina.

Segundo Rodrigo, toda equipe da secretaria está muito empenhada na execução da programação elaborada para o projeto. Supervisionada pela SEMED, elaboramos estratégias para cada nível de ensino e nossos profissionais estão muito otimistas com o projeto e com aproximação da equipe técnica com as escolas e com a comunidade, onde somos sempre bem recebidos. Encerrou.

As ações preparadas pela Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania devem ir até o fim do mês de abril e conta ainda com diversas outras ações que também serão executadas pelos professores na sala de aula.

27 de março de 2017

25 de março de 2017

Progressistas de Cocal de Telha são homenageadas em encontro estadual

A Prefeita Ana Célia e a Vereadora Karyne Aragão foram homenageadas pelo Partido Progressista em evento em Teresina na manhã desta Sábado (25).

O Partido Progressista (PP) realizou na manhã deste Sábado(25) o 2º Encontro Estadual Mulher Progressista com presença de diversas lideranças de todo o estado do Piauí. O evento que este ano teve o tema “Cuide do seu corpo. Cuide do seu copo” aconteceu no auditório do Centro Pastoral Paulo VI em Teresina. Na oportunidade o Partido Progressista homenageou prefeitas, vereadoras, coordenadoras municipais do PP Mulher e do diretório estadual.

A Prefeita de Cocal de Telha Ana Célia foi uma das grandes homenageadas e representou todas as prefeitas do PP na mesa de honra do evento. A Vereadora e Presidente do PP Mulher em Cocal de Telha Karyne Aragão também foi homenageada e disse que estava feliz com o reconhecimento recebido de seu partido e finalizou dizendo que a homenagem servirá como combustível para continuar trabalhando ainda mais em favor do povo amigo de Cocal de Telha.

A Prefeita Ana Célia disse que é gratificante está em um partido que valoriza as mulheres e que estas discussões e projetos defendidos pelo PP é necessário que sejam levadas as escolas como maneira de ensinar desde cedo as crianças o respeito e valorizando cada vez a condição feminina de ser. E encerrou dizendo que “o lugar de mulher é onde ela quiser” como forma de melhor o estado, municípios e o pais e assim as melhorias seriam maiores se tivessem mais mulheres na política.

O evento foi marcado pela presença dos grandes lideres do Partido Progressista como o Deputado Estadual Julio Arcoverde, presidente do Diretório Estadual do PP. Deputado Federal Mainha, Presidente do Diretório Municipal de Teresina do PP. Deputada Estadual Belé Medeiros, Presidente Nacional do PP Mulher Deputada Federal Conceição Sampaio (PP-AM), Vereador de Teresina R Silva. Cocal de Telha estava sendo representada pela Coordenadora de Política para Mulheres Lucilene Silva, Cleudiane Marques (Chefe de Departamento de Agricultura), Deusinha Mendes (Secretária de Meio Ambiente), Joelma Bona (Coordenadora do Departamento de Comunicação), Rodrigo Ibiapina (Secretário de Assistência Social) e Vereadora Karyne Aragão.

23 de março de 2017

Secretaria de Saúde convoca meninos e meninas para vacinação contra HPV

A vacinação começará a partir da Segunda-Feira e os pais devem levar as crianças ao posto de saúde (UBAS) com cartão do SUS e de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cocal de Telha está convocando meninos de 12 e 13 anos e as meninas de 9 a 13 anos para participarem na Segunda-Feira(27) da Campanha de Vacinação contra o HPV (Human Papiloma Vírus), que se tornou altamente conhecido por ser o principal responsável pelo câncer do colo do útero. Os adolescentes nesta faixa etária devem procurar o Posto de Saúde (UBAS) para a imunização. É necessário apresentar durante o atendimento o cartão do SUS e a caderneta de vacinação.

Estudos feitos em outros países que já adotaram a vacinação de meninos mostram que a inclusão destes contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população e assim beneficia o público feminino.

Além disso, os próprios meninos ganham proteção, já que a vacina impede o câncer de pênis, garganta e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.

A vacinação contra HPV para ambos os sexos também é usada nos Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá. O Brasil é o sétimo a fazer esta inclusão, que segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

20 de março de 2017

Cocal de Telha realiza avaliação do PMAQ

Dentre os municípios do Território dos Carnaubais possui uma das melhores avaliações.

Na manhã desta Segunda-Feira(20) na Sala de Reunião da Prefeitura de Cocal de Telha, agentes de saúde, médicos, técnicos, enfermeiras e gestão da Secretaria Municipal de Saúde participaram da reunião de avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade – PMAQ. O Secretário Municipal Adalberto Pereira esteve presente acompanhando as ações.

Conforme já foi anunciado o município de Cocal de Telha possui uma das melhores avaliações entre as cidades pertencentes ao Território dos Carnaubais. O PMAQ tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. A reunião foi dirigida pela Chefe do Departamento de Programa e Projetos da Secretaria Municipal de Saúde Maria Orlanda.

O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. O programa foi lançado em 2011 e com a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica (Saúde da Família e Parametrizada), incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas que se encontrem em conformidade com a PNAB.

Cocal de Telha sinaliza adesão ao Piauí Digital

Secretários municipais, técnicos de tributos e arrecadação, Agente de Desenvolvimento e Vigilância Sanitária participaram de uma reunião para apresentação do programa.

Aconteceu na manhã desta Segunda-Feira(20) uma reunião no gabinete da Prefeita Ana Célia para apresentação do Programa Piauí Digital. Estiveram presentes os secretários municipais Josiel Reinaldo (Finanças), Ivan Monteiro (Administração e Planejamento), Deusinha Mendes (Meio Ambiente), Filho da Cleuta (Infraestrutura), Simone Silva (Agente de Desenvolvimento), Maria de Nazaré (Tributos) e Raimundo Neto (Vigilância Sanitária). O encontro foi coordenado pelo Técnico da Junta Comercial do Estado do Piauí Camilo Cabral.

O município de Cocal de Telha sinaliza para implantação do Piauí Digital, programa que deve agilizar e desburocratizar a abertura e fechamento de empresas no município. Cerca de 40 municípios do estado já aderiram e funcionam integrados a REDESIM. O objetivo é integrar todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, através de entrada única de dados e de documentos acessados via internet.

Em outro momento para concretizar a adesão do município ao programa, a Prefeita Ana Célia assinará o Termo de Adesão do município ao Sistema Integrador Estadual (SIGFÁCIL), que viabiliza a integração à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).