• Jovens escritores 2018
  • Patrimônio 30/04
  • banner marcas
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias Cocal de Telha

14 de março de 2018

Banco Mundial vai executar projeto em Cocal de Telha

No Piauí somente Cocal de Telha e Teresina foram contemplados pelo Banco Mundial para executar projeto internacional em beneficio das mulheres. Veja!

O município de Cocal de Telha participou em Teresina, no último dia 7 de Março, por ocasião das comemorações ao Dia Internacional da Mulher, de uma oficina “Violência contra a Mulher” a convite da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para as mulheres com presença do Banco Mundial e outras entidades.

Cocal de Telha foi representada pela Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres Leticia Rocha e da Assistente Social Ronicleide Oliveira. Na oportunidade foi anunciado que o município de Cocal de Telha foi o único do interior do estado do Piauí a receber o projeto que será executado pelo Banco Mundial. No Piauí apenas a capital do estado, Teresina e Cocal de Telha no interior do estado foram contempladas. Esse projeto terá como moldes o já executado na Uganda, África.

A escolha do município se deu graças ao trabalho sério desenvolvimento na cidade pelos diversos órgãos de proteção da mulher como a Coordenadoria e o Conselho da Mulher. Uma missão do Banco Mundial visitará Cocal de Telha no próximo dia 20 de Março realizando visita técnica nas áreas que serão atendidas pelo projeto.

Na manhã dessa Quarta-Feira(14) a prefeita Ana Célia recebeu em seu gabinete uma equipe da Coordenadoria da Mulher que apresentou a gestora um planejamento de mobilização para recepção do Banco Mundial. Cocal de Telha é no Território dos Carnaubais um das grandes referência no combate a violência contra a mulher.

10 de março de 2018

23 de fevereiro de 2018

Encontro prepara diretores e coordenadores para início do ano letivo

Encontro aconteceu na Escola Municipal Anísio Teodoro da Silva na manhã desta Sexta-Feira(23)

O ano letivo de 2018 começará no dia 05 de Março para cerca de 1.300 alunos da rede municipal de Cocal de Telha nas modalidades ensino infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos em 7 escolas municipais espalhadas na zona urbana e rural. Para tanto, a SEMED reuniu todos os diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, coordenações de programas educacionais e equipe técnica, para apresentar o calendário letivo 2018 e metas a serem alcançadas pela educação municipal.

Conduzida pela Secretária Municipal de Educação Professora Helena Carvalho, a 1ª Formação Continuada dos gestores escolares, aconteceu na Escola Municipal Anísio Teodoro da Silva. Na oportunidade ainda foi apresentada e discutida a programação da Jornada Pedagógica que acontecerá na próxima Segunda-Feira(26) e reunirá todos os professores da rede.

Segundo a Professora Helena Carvalho o encontro foi bastante motivador e serviu de incentivo ao trabalho da equipe. A secretária destacou em sua fala as várias medidas que já foram adotadas para o início das aulas, garantindo que todas as unidades estejam preparadas para receber os alunos, para a tranquilidade dos pais.

De acordo com a secretária, o Núcleo Gestor das maiores escolas do município passou por alterações de pessoal. As modificações foram necessárias para atender a proposta de reorganização visando atender melhor as demandas das unidades tanto no ponto de vista pedagógico quanto administrativo. O outro ponto foi focar no planejamento e realização de projetos pedagógicos dentro do período letivo.

22 de fevereiro de 2018

Secretaria de Educação confirma início das aulas no dia 5 de Março

Jornada Pedagógica inicia dia 26 de Fevereiro e todos professores serão convocados a participar. Escolas começaram a serem reformadas e limpas.

A Secretaria Municipal de Educação de Cocal de Telha anuncia início do período letivo 2018 para dia 5 de Março. A informação foi confirmada na manhã desta Quinta-Feira(22) após a SEMED publicar as lotações dos professores e demais profissionais da rede municipal. Na última Terça(20) foi dado início as reformas e limpezas das escolas municipais. Todos os profissionais serão convocados para participar da Jornada Pedagógica já marcada para Segunda-Feira, dia 26 de Fevereiro.

Com o anuncio das reformas, lotações, Jornada Pedagógica e início do período letivo a SEMED dar uma tranquilidade maior aos pais de alunos do município.  Amanhã, Sexta-Feira(23) tanto diretores de escolas quanto os coordenadores pedagógicos além da equipe técnica da SEMED participarão do planejamento inicial e preparatório do ano letivo onde será discutida a proposta de trabalho para 2018.

Segundo a professora Helena Carvalho, a Jornada Pedagógica acontecerá na Escola Municipal Anísio Teodoro da Silva, a partir das 7:30 hs da manhã do dia 26 de Fevereiro, portanto, Segunda-Feira. Todos os professores serão convocados por seus respectivos diretores e a partir do dia 27 de Fevereiro(Terça) ao dia 2 de Março(Sexta), os professores participaram das formações e planejamentos nas escolas onde foram lotados.

Estamos trabalhando para dar todo o suporte necessário aos profissionais e aos alunos da rede municipal nesta reta inicial, ou seja, no início do período letivo e ao longo dele. O esforço da gestão municipal em oferecer melhores condições de estrutura física e apoio pedagógico para os profissionais da rede municipal de ensino. Finalizou a Professora Helena Carvalho.

06 de fevereiro de 2018

29 de janeiro de 2018

24 de janeiro de 2018

03 de dezembro de 2017

Cocal de Telha encerra projeto inovador na educação municipal

Veja como foi a cerimônia de encerramento do Projeto 2017 – Ano Municipal da Educação em Cocal de Telha

Aconteceu na manhã deste Sábado (02) na Escola Municipal Anísio Teodoro da Silva em Cocal de Telha a cerimônia de encerramento do projeto “Ano Municipal da Educação”. Na oportunidade professores, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, secretários municipais e chefes de departamentos foram agraciados com certificados e placas comemorativas.

A mesa de honra do evento contou com a presença dos Secretários Municipais de Assistência Social: Rodrigo Ibiapina; Cultura: Walber Furtado; Agricultura: Viviane Martins; Meio Ambiente: Deusinha Mendes; Saúde: Deane Rodrigues; Agente de Desenvolvimento: Simone Silva, Educação: Helena Carvalho, Prefeita Ana Célia, Professora Ana Cunha, Professor Gabriel Mouriz e Professora Maria do Carmo.

A prefeita Ana Célia parabenizou todos os envolvidos no projeto que ficará na história do município. Segundo a prefeita a maior das conquistas foi ver ao longo do ano muitos profissionais comprometidos com o projeto. Ela disse ainda que embora o município esteja passando com imensas dificuldades financeiras provocadas pela crise nacional o município conseguiu se sobrepor as barreiras alcançando destaque invejável pois em nenhum lugar do Brasil foi pensado e executado um projeto com essa magnitude. Ela encerrou agradecendo a equipe gestora e desejou aos presentes boas festas e feliz natal!

Já a secretaria Municipal de Educação, Professora Maria Helena de Carvalho disse que, embora houvesse uma pequena minoria torcendo contra, os objetivos do projeto foram alcançados e quem ganhará com isso será as crianças matriculadas na rede de ensino. Muitos obstáculos já foram superados e os resultados chegaram em breve. Ela destacou ainda a parceria que o município de Cocal de Telha realizou em 2017 com a Faculdade Chrisfapi e agradeceu a professora Maria Do Carmo, diretora da faculdade por abraçar e apoiar a educação de Cocal de Telha e que muitas outras parcerias serão firmadas em breve em prol do futuro de nossos jovens.

Durante o evento as escolas municipais abrilhantaram a ocasião com diversas apresentações artísticas construídas ao longo do desenvolvimento das ações do projeto além de apresentarem salas temáticas com diversas atividades desenvolvidas durante o ano. As Secretarias Municipais também apresentaram resumos de seus trabalhos levando portfólios, depoimentos e apresentações artísticas. A prefeita Ana Célia foi homenageada com um jogral apresentados pelos alunos da Escola Municipal Costa e Silva retratou toda sua história e trajetória na educação e na política. Ela ainda participou de um desfile de roupas produzidas a partir de jornais e revistas recicladas.

Um dos momentos mais aguardados foram as entregas apresentações das experiências exitosas realizadas dentro do projeto nas salas de aula. Foram convidados para exposição dessas experiências os professores Nairo (Escola Municipal Anísio Teodoro da Silva, Mara Denice (Escola Municipal Costa e Silva) e Machado (Escola Municipal Isabel Inocência dos Santos).

Ao final, professores, coordenadores, diretores, secretários municipais e chefes de departamentos além de outros parceiros, que se engajaram na execução das ações do projeto foram agraciados com placas comemorativas e certificados.

28 de novembro de 2017

Cocal de Telha encerra com grande festa a Semana do Bebê

Semana teve início no dia 20 e reuniu todos os dias dezenas de gestantes e mães com crianças até 3 anos.

A Prefeitura de Cocal de Telha, através das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, encerrou nesta Terça-Feira, dia 28 de Novembro, a 2ª Semana do Bebê. O evento aconteceu no Espaço de Eventos Dalva Martins e contou com a gestantes e mães com crianças até 3 anos e foi coordenado pela Articuladora do Selo Unicef e coordenadora do Programa Prefeita Amiga da Criança, professora Joelma Bona.

A cerimônia contou com a presença da Prefeita Ana Célia, Vice-prefeito, Presidente da Câmara de Vereadores Valdinar Martins, Vereadora Karyne Aragão, Vereador Leandro Moreira, Secretários Municipais: Rodrigo Ibiapina (Assistência Social), Deane Rodrigues (Saúde), Helena Carvalho (Educação), Viviane Martins (Agricultura), Deusinha Mendes (Meio Ambiente), Walber Furtado (Cultura) além da Diretora da UBS Cocalinho Ana Patrícia, Joy Kelson (Diretor da UBS Sede), Brenda Carvalho (Assistente Social SMAS), Phaena Alves (Pres. do CMDCA) e Simone Silva (Agente de Desenvolvimento).

A 2ª Semana do Bebê de Cocal de Telha teve início no dia 20 de Novembro e contou com uma programação vasta e bem participativa. Foram realizadas palestras, oficinas, atividades laborais, exames e consultas. A solenidade foi aberta com execução dos hinos e eleição da Bebê Prefeita Maria Júlia (Filha de Mara Denice e Chicão) que recebeu a chave da cidade e o certificado.

Os parceiros das secretarias envolvidas na execução das atividades ao longo da semana foram homenageados pela coordenação do evento que entregou a todos um certificado de participação e agradecimentos. Destacando a efetiva participação dos secretários municipais de educação, saúde e assistência social.

As gestantes que participaram da Semana do Bebê receberão da Prefeitura de Cocal de Telha um kit enxoval. Todas as autoridades e parceiros realizaram a distribuição dos enxovais as gestantes que ficaram felizes e agradecidas. Foi uma semana de muito aprendizado para nossas gestantes e para nossas mamães que tiveram a oportunidade de obterem ensinamentos para a vida toda com profissionais da educação, saúde e da assistência social. Disse a Prefeita Ana Célia.

Job de Macêdo Brito realiza Sarau Literário na Quinta dia 30

Evento acontecerá nesta Quinta-Feira a partir das 18 horas no pátio da escola.

Com a meta de proporcionar educação integralmente a seus alunos, a Unidade Escolar Job de Macêdo Brito, escola de ensino médio de Cocal de Telha, pertencente a 5ª GRE Regional de Campo Maior, desenvolverá na próxima Quinta-Feira, dia 30 de Novembro, o IV Sarau Literário – Encontros de Línguas.

O evento terá início as 18 horas com várias atividades extracurriculares realizadas durante o ano. Entre essas ações, apresentações artísticas envolvendo as línguas estrangeiras: Espanhol e Inglesa e a Língua Portuguesa, exposições. O evento cultural é realizado anualmente pela instituição e propõe aos alunos do Ensino Médio um estudo intenso sobre as manifestações artísticas dos movimentos literários. Nesta edição serão homenageados os escritores Machado de Assis, William Shakespeare, Tomás Antônio Gonzaga, Miguel de Cervantes e Gregório de Matos.

O IV Sarau Literário tem em sua coordenação a Professora Simone Lima, Professora Mara Fabiula (Espanhol), Professora Thaina Bezerra (Inglês) e na disciplina de Língua portuguesa os trabalhos são das professoras: Vanessa Cristiane, Fátima Oliveira e Maria Vaucilene.

O Sarau proporciona vivenciar uma época muito importante para a construção da nossa sociedade atual, e ainda, estimula o desenvolvimento cultural perpassando pela arte, música, poesia, livros e autores que marcaram a história. Disse a Diretora da Unidade Escolar Professora Meire Lucia Cavalcante que encerrou convidando toda comunidade cocatelhense a comparecer ao evento.

Técnicos do CRAS e CREAS participam de oficina do Prontuário Suas.

Técnicos do CRAS e CREAS de Cocal de Telha participaram de oficina que busca orientar e qualificar multiplicadores para atuarem junto aos municípios através do Prontuário SUAS.

Os técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cocal de Telha lotados no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) participaram na manhã desta Terça-feira(28) em Campo Maior  da oficina sobre o Prontuário do Sistema Único de Assistência Social (Suas), promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A capacitação tem como objetivo orientar e qualificar multiplicadores que contribuam para um melhor diagnóstico, planejamento e monitoramento do trabalho realizado nos municípios.

O Prontuário Suas será uma ferramenta que reforça o caráter preventivo e dinamizará a assistência social. Com informações em um só lugar ficará mais fácil alcançar as famílias vulnerárveis. “O registro das informações é importante para aprimorar o trabalho das equipes no atendimento ao cidadão”, destacou Rodrigo IBiapina, Secretário Municipal de Assistência Social.
Prontuário Suas

O Prontuário Suas possibilita a comunicação entre os membros das equipes de referência do Cras ou do Creas dos municípios e a continuidade do serviço prestado ao indivíduo. O objetivo é contribuir para a organização e qualificação do conjunto de informações necessárias ao diagnóstico, planejamento e acompanhamento do trabalho social realizado com as famílias e indivíduos.

15 de novembro de 2017





Enquete

Como você avalia a lista de convocados para a seleção brasileira?

ver resultado