• Jovens escritores 2018
  • Patrimônio 30/04
  • banner marcas
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias Corrente

23 de outubro de 2015

Bianca Calasans Franco é a nova Secretária de Saúde de Corrente

Bianca Calasans Franco é a nova Secretária de Saúde de Corrente

O prefeito Jesualdo Cavalcanti deu posse, na manhã desta quarta-feira (21/10), à nova Secretária de Saúde e Saneamento do município de Corrente, Bianca Calasans Silva Pimentel Franco, que já é servidora da pasta no cargo de Coordenadora do Programa de Saúde da Família desde o início da atual gestão municipal.

Para a escolha,  prefeito declarou que levou em consideração a vasta experiência de Bianca na área da Saúde Pública, assim como sua atuação ao lado do ex-secretário, Edivaldo Cavalcante Reis. O prefeito afirmou ainda que acredita que a nova secretária dará continuidade a todos os programas da pasta.

Bianca Franco é Bióloga e Biomédica, Especialista em Gestão em Saúde, Análises Clínicas, e em Administração e Serviços Públicos. Atualmente é acadêmica de Direito da UESPI, do 8º período. Trabalha há 15 anos na área de saúde pública, atuando em Gestão Local na Secretaria Municipal de Saúde de Aracajú, onde também trabalhou na Atenção Básica, direção do Centro de Zoonoses e direção de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência da rede interligada do SAMU 192. No estado do Piauí, já foi Coordenadora de Saúde no município de Cristalândia do Piauí, além de professora universitária e de curso técnico profissionalizante na área da saúde.

Ao assumir o novo cargo, Bianca Franco declarou que espera "dar continuidade ao trabalho do ex-secretário Edivaldo Cavalcante Reis, conforme planejado, e tentar promover a saúde pública de Corrente com a eficiência e eficácia que a administração pública requer". 

30 de setembro de 2015

CREAS recebeu 25 denúncias de violação de direitos de idosos este mês

CREAS de Corrente recebe 25 denúncias de violação de direitos de idosos em setembro

A Operação Serendipta ,realizada em março pelo Ministério Público, denunciou um esquema milionário de fraudes em empréstimos consignados na comarca de Corrente. Após a prisão dos advogados e coiotes envolvidos, inúmeros casos de denúncias, feitas por familiares de idosos, foram registradas pela polícia civil e investigadas pelo Ministério Público.
Seis meses após a operação, novas denúncias vieram à tona, desta vez envolvendo os próprios familiares dos idosos. É o que conta a advogada, Jessica Lima, e a assistente social, Giselle Sales Santos, do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS).

Segundo a advogada, o perfil dos idosos que têm os seus direitos violados é de teimosia, ingenuidade e submissão, onde, em troca de morar junto, morar próximo ou receber a visita constante, cedem aos caprichos dos familiares. “São pessoas analfabetas, carentes e submissas, que em troca de favores chegam a passar fome, moram em locais miseráveis e às vezes sofrem agressões físicas ou psicológicas, sendo tratados com desprezo, descaso e violência e mesmo assim insistem em sustentar a família”, relata.
Os casos em que os direitos dos idosos são violados devem ser denunciados junto à Delegacia, ao Ministério Público ou no CREAS. “Absolutamente todas as denúncias que nos chegam são investigadas, inclusive com visitas in loco, lembrando que a identidade do denunciante sempre será resguardada”. Sendo comprovada a violação do direito do idoso, nós encaminhamos ao Ministério Público para que as devidas providências sejam tomadas’.

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social, o CREAS, é uma unidade pública municipal que faz parte da rede de Assistência Social, que oferta serviços às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados. Está localizado na Rua Desembargador Amaral, próximo à Clínica Vida e Saúde, com atendimento diário entre 8h e 13h. O telefone de contato é o 3573-1823.

Denúncias também podem ser feitas diretamente no Disque 100, de qualquer telefone fixo ou celular. Todas as denúncias feitas através do Disque 100 são encaminhadas para investigação.
TODAS AS DENÚNCIAS TÊM GARANTIA DE SIGILO ABSOLUTO.

29 de setembro de 2015

23 de setembro de 2015

Corrente participa da Semana Nacional do Trânsito

Corrente participa da Semana Nacional do Trânsito

A Superintendência Municipal de Trânsito de Corrente deu início, na última sexta-feira, durante a realização da feira municipal, à programação da Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como tema “Seja você a mudança no Trânsito de Corrente”, com a participação da Polícia Militar.

As ações incluem abordagens da população em aglomerados urbanos, blitzes educativas no trânsito e palestras em escolas, igrejas e associações, com a entrega de um folheto contendo 10 Dicas de Segurança no Trânsito, e um adesivo “Motorista Legal”.

O Gerente de Educação para o Trânsito, o Cabo Júlio Cézar Almeida, destaca que há 7 anos realiza um trabalho educativo na cidade e que a ação tem surtido relevante efeito, já que as mortes causadas por acidentes caíram consideravelmente.

“Há oito anos nós tínhamos uma média de três a quatro acidentes com mortes por mês em decorrência de acidentes no trânsito, um absurdo, mas ano a ano nós conseguimos reverter este quadro. Em 2013 tivemos apenas três mortes, em 2014 três mortes e neste ano, 2015, a primeira morte aconteceu há duas semanas, em se tratando do perímetro urbano. Acreditamos que este índice é o resultado de um intenso trabalho que temos realizado e meu sonho é passar um ano inteiro sem nenhuma morte!”, declarou.

Ainda segundo Júlio Cezar, as maiores irregularidades praticadas pelos moradores de Corrente, em relação às leis de trânsito, são a não utilização dos equipamentos de segurança - capacetes pelos usuários de motocicletas e cinto de segurança pelos usuários de carros; além da utilização de celulares ao volante. Outra grave irregularidade praticada de forma crônica é o desrespeito às vagas especiais, reservadas aos idosos e deficientes.

“Quem for idoso ou deficiente, procure a Gerência de Acessibilidade do município e faça a sua carteirinha que lhe dá direito a utilizar estas vagas especiais e quanto àqueles que desrespeitarem, simplesmente serão multados. Pedimos à população que respeite essas vagas”, reforça.

Iniciada no dia 18, a campanha será intensificada durante esta semana, seguindo o calendário nacional até o dia 25. No domingo ainda será realizada uma palestra na Igreja Católica do Centro, com sorteio de brindes aos participantes.

16 de setembro de 2015

Reforma da ponte sobre o riacho da Caatinga é concluída

Reforma da ponte sobre o riacho da Caatinga é concluída

A prefeitura de Corrente concluiu a reforma da ponte sobre o Riacho da Caatinga, na localidade Fazenda de Cima, zona rural do município. A obra incluiu a substituição completa de todas as madeiras que estavam danificadas, desde a estrutura de sustenção até a parte superior da ponte, garantindo o tráfego de veículos na estrada  que além de dar acesso à inúmeras propriedades rurais também é utilizada diariamente pelo transporte escolar. O prefeito Jesualdo Cavalcanti foi conferir pessoalmente a conclusão da reforma na manhã desta terça-feira (15/08).

Na região também já está sendo feita a manutenção da estrada que dá acesso à localidade de Riacho Grande, até então intrafegável. A referida via faz a ligação de duas importantes localidades rurais do município, diminuindo consideravelmente a distância entre si. O prefeito também vistoriou todas as vias da região que acabaram de receber manutenção. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Antonino Rocha Barros, a ponte sobre o Riacho do Borá também receberá manutenção antes ainda do início do período de chuvas.

A estrada que dá acesso à localidade Floresta também está recebendo manutenção. A obra foi igualmente vistoriada pelo prefeito, que na ocasião conversou com o agricultor Lizomar Carvalho, morador que está sendo beneficiado com  a manutenção da via. "Com a estrada concertada facilita pra gente que planta levar a nossa produção pra cidade", declarou. Seu Lizomar cultiva melancia, feijão e abóbora em uma área de vazante e além dos compradores que o visitam durante a semana, leva parte de sua produção para ser vendida na feira municipal todos os finais de semana.

O prefeito foi ainda à cascalheira que está fornecendo a matéria prima para a manutenção das estradas da região, além de visitar diversos moradores da localidade. O gestor constatou ainda, satisfeito, a boa quantidade de água armazenada na barragem da Limeira, localizada na região, construída pela prefeitura no último ano.

09 de setembro de 2015

XXII Seminário será promovido pelo TCE em Corrente

XXII Seminário que será promovido pelo TCE em Corrente

O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) promoverá o XXII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante no município de Corrente, nos dias 10,11 e 12 de setembro de 2015, no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
O evento tem como objetivo aproximar o TCE da sociedade local e das cidades circunvizinhas, evidenciando a importância dos Conselhos Municipais para o desenvolvimento social, além de estimular o cidadão a acompanhar mais ativamente a gestão pública.
Além de palestras que apresentam o funcionamento do TCE e os processos que envolvem a prestação de contas, o Seminário contará com minicursos ministrados por servidores do Tribunal e parceiros. "Principais Falhas em Prestações de Contas", "Fortalecimento do Controle e Cidadania através da Ouvidoria do TCE", "Atuação do Ministério Público de Contas" são alguns dos temas que serão abordados nas palestras.
As inscrições do seminário são gratuitas e poderão ser realizadas através do site eletrônico: http:www. 
tce.pi.gov.br , no início do evento e na sede do centro administrativo municipal , na sala da Comunicação social.
Programação:

Programação:

Palestras - 10/09/2015 a 12/09/2015
Regime Próprio de Previdência Social - 
- Data: 11/09/2015
Licitações e Contratos - 
- Data: 11/09/2015
Administração Tributária Municipal (Planejamento, Eficiência e Inteligência Fiscal 
- Data: 11/09/2015
Fiscalização de Contratos e Processos de Penalidades pela Inexecução Total ou Parcial de Contratos Administrativos - 
- Data: 11/09/2015
Processo Legislativo Municipal 
- Data: 11/09/2015
Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF

- Data: 11/09/2015
Os Conselhos Municipais e Suas Principais Prerrogativas - 
- Data: 11/09/2015
A Importância dos Conselhos Tutelares e Suas Atribuições - 
- Data: 11/09/2015
Obras e Serviços de Engenharia -





Enquete

Como você avalia a lista de convocados para a seleção brasileira?

ver resultado