• Canta
  • SOS Unimed
  • Fagner
  • Trilha das emoções
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Floriano

10 de janeiro de 2017

Floriano se consolida como polo cultural do estado

Floriano se consolida como polo cultural do estado

A reforma e modernização dos espaços culturais mantidos pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) tornaram possível a descentralização de alguns projetos culturais, como Boca da Noite e Seis e Meia. Entre as cidades contempladas está Floriano, a pouco mais de 200 quilômetros da capital. Com a reabertura do Espaço Cultural Maria Bonita, a cidade ampliou eventos e passou a receber grandes festivais de música, teatro e cinema.

A reabertura da casa possibilitou a realização do Festival de Teatro Lusófono – Festluso, que no ano passado saiu de Teresina e também desembarcou no interior do Estado, incluindo Floriano no roteiro. O espaço sedia ainda grandes eventos de caráter nacional, como o Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura e Grupos Independentes, que chega à quinta edição. Em novembro, o Maria Bonita também abrigou parte da programação do 11º Encontro Nacional de Cinema e Vídeos dos Sertões, realizado com apoio da Secult.

O Espaço Cultural Maria Bonita também recebe uma série de cursos e oficinas, colaborando com a capacitação, bem como formação de novos artistas. Em novembro, por exemplo, foi realizada a oficina de teatro “Ações físicas e vocais para atores”. Por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (Siec), são realizados eventos na cidade, além da melhoria de espaços.

“A ideia é que, à medida que nós recuperamos os equipamentos culturais, essas cidades possam receber a circulação de editais. Em Floriano, nós já conseguimos um grande salto qualitativo nesse aspecto”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

O casarão centenário que abriga o Espaço Cultural Christino Castro, em Floriano, também ganhou reforma e em breve será devolvido à população. O espaço, inaugurado em 2002, pertence à família do empresário Christino Castro e reúne museu, biblioteca, anfiteatro e loja de artesanato. Pouco mais de R$ 300 mil foram investidos na reforma da casa com o apoio do Governo do Estado.

“Todas essas ações ampliaram o número de pessoas atendidas das diversas formas, seja no acesso a espetáculos, exibição de filmes e acervo museográfico, como em oficinas e palestras que democratizam o acesso à cultura no município, finaliza Fábio Novo.

29 de novembro de 2016

Secretário de Saúde visita Hemopi e obra da UPA em Floriano

Secretário de Saúde visita Hemopi e obra da UPA em Floriano

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, participou, na sexta (25), das atividades alusivas ao dia Nacional do Doador de Sangue, no Hemopi de Floriano. Ele também verificou o andamento da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

"Aqui em Floriano temos o fluxo médio de 500 mil habitantes, então estamos aumentando a estrutura e a oferta de serviços de saúde para que o município seja uma referência no nosso Estado. Essa nova estrutura será focada para atender as urgências e emergências, para que possamos desafogar o Hospital e implantar serviços especializados", comentou o secretário sobre a retomada da construção da UPA, cuja inauguração está prevista para o segundo semestre de 2017.

O gestor também visitou as obras de ampliação do Hospital Regional Tibério Nunes. "Aqui também estamos construindo o centro de parto normal, casa da gestante e UTI neonatal, além da aquisição de equipamentos para estruturação da unidade. As obras estão em fase avançada", declarou o secretário.

Dessa forma, com o aumento da demanda de pacientes, consequentemente há uma demanda maior pelos hemoderivados. "A proposta é dotar o hemocentro de Floriano com uma capacidade mais resolutiva, ele abastece significativamente a região. Precisamos da rede de apoio bem estruturada para dar suporte à ampliação da Saúde no Piauí", comentou Costa.

22 de setembro de 2016

Secretaria Municipal de Educação realiza a Feira de Jovens Empreendedores

Secretaria Municipal de Educação realiza a Feira de Jovens Empreendedores

Manhã de negócios para os alunos das Escolas Municipais Arêa Leão, Luís Crispiniano e Sérgio José de Sousa que participaram do Projeto JEPP ( Jovens Empreendedores Primeiros Passos), uma parceria entre Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, e Serviço e Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com o Sebrae, o JEEP tem como objetivo fomentar a educação e a cultura empreendedora.

Durante o projeto, são apresentadas práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atitudes necessárias para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). Isso foi o observado na Praça Drº Sebastião Martins quando os alunos ofereciam os diversos produtos produzidos por eles mesmos, argumentando a qualidade, o valor e sabendo também quanto foi gasto na produção e o que tinha em caixa. 

Para a secretária municipal de Educação, Luciana Acioly, na realização do segundo evento do JEPP em Floriano, todos os gestores das escolas envolvidas no projeto comemoram os bons resultados obtidos pelos alunos nas práticas  mpreendedoras. “Estamos chamando a atenção para o desenvolvimento do Empreendedorismo que existe em cada um de nós, são trabalhos que os alunos fizeram e estão aqui  para vender esses vários produtos aqui expostos”, disse Acioly.

Na feira foram expostos objetos decorativos, de utilidade doméstica e comidas típicas da região.

22 de agosto de 2016

Mais de 1.500 estudantes participam de revisão Pré Enem Seduc

Mais de 1.500 estudantes participam de revisão Pré Enem Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou neste sábado (20) mais uma revisão no interior para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 1.500 alunos das 21 escolas estaduais, Instituto Federal, escolas particulares e comunidade participaram da revisão realizada no auditório do Garoto Park Hotel em Floriano.

Visando descentralizar as revisões, no intuito de expandir o programa em todo o Estado, Floriano foi escolhida para mais uma revisão, seguindo a preparação dos alunos já realizadas nos municípios de Parnaíba, União e Jose de Freitas.

A secretária Rejane Dias destacou a importância de descentralizar as revisões Pré Enem como forma de incentivo aos alunos no interior do Estado.

“Estamos descentralizando o Pré Enem Seduc e vimos aqui mais de 1.500 alunos com determinação em busca dos seus sonhos. A Seduc está dando todas as condições com material pedagógico, trouxemos os melhores professores, além de lanche para os alunos. No ano passado aprovamos no Enem mais de 200 alunos, em Floriano, e queremos triplicar essa meta no sentido de auxiliar nossos alunos atingirem seus objetivos que é chegar na universidade”, finalizou a secretária.

Durante a revisão os alunos assistiram aulas das disciplinas de Física, Química, Biologia, Linguagens, Redação e Matemática. Todo o conteúdo da revisão foi interpretado na Língua Brasileiras de Sinais (Libras), com material didático distribuído gratuitamente na entrada da revisão e lanche no intervalo.

As alunas do 3º ano do ensino médio do CEEP – Calisto Lobo, Elizabeth e Jucimara, ressaltaram que as revisões são oportunas por terem o mesmo conteúdo disponibilizado em Teresina.

“Nos sentimos privilegiados por esta revisão acontecer em Floriano, isso mostra que a secretaria esta preocupada com o desempenho dos alunos para passar no vestibular e nos incentiva a buscar melhores notas. É importante que aconteça cada vez mais revisões para que todos os alunos tenham acesso ao conteúdo”, concluiu Elizabeth.

Revisão Pré Enem Seduc em Floriano( Foto: Ascom Seduc)

A revisão faz parte do “Pré Enem Seduc”, programa da Seduc que tem o objetivo reforçar o conteúdo educacional aos alunos das escolas públicas estaduais que irão prestar o Exame.

19 de agosto de 2016

Beneficiários do Passo à Frente recebem equipamentos ortopédicos

Beneficiários do Passo à Frente recebem equipamentos ortopédicos em Floriano

Após a realização de mais de 600 atendimentos em Floriano, em maio deste ano, pelo Programa Passo à Frente, as secretarias de Estado da Saúde e Inclusão da Pessoa com Deficiência entregam os equipamentos ortopédicos confeccionados pela oficina ortopédica itinerante. A entrega será realizada nesta sexta-feira (19) e sábado (20), no Ginásio Poliesportivo Defala Attem, bairro Tiberão, em Floriano.

A entrega de órteses e próteses beneficia ainda os pacientes dos municípios de Guadalupe, Francisco Ayres, São Francisco do Piauí, Jerumenha e Nazaré do Piauí.

“Esse Programa é extremamente importante, visando levar uma oficina ortopédica itinerante mais próximo do cidadão piauiense que já tem uma dificuldade, por sua vez, de fazer um translado até a capital Teresina. O Passo à Frente realizou seu primeiro ciclo na cidade de Floriano atendendo municípios do entorno, onde os pacientes com alguma deficiência tiveram a oportunidade de fazer os seus moldes ou algum outro instrumento para auxiliar na sua locomoção”, disse o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

Ao todo, serão entregues 539 equipamentos, sendo eles: andadores, bengalas e muletas, botas, palmilhas, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, órteses, próteses e sapatos pé diabético.

Francisco Costa explana ainda que esses equipamentos vão auxiliar a rotina do paciente. “Esse é o desejo do Governo do Estado: melhorar e humanizar os atendimentos em saúde. Em breve, também estaremos entregando equipamentos em outras regiões do estado do Piauí. Esse é um programa que vem de forma muito significativa, fazendo esse atendimento tão importante a essas pessoas que precisam ter o olhar do poder público de uma forma diferenciada”, concluiu o secretário.

A solenidade de entrega será no sábado (20), a partir das 8h30, com a presença dos secretários da Saúde, Francisco Costa, e da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.

13 de julho de 2016

Lançada 5ª Edição do Livro Florianenses

Lançada 5ª Edição do Livro Florianenses

Na noite da última sexta-feira (08), foi lançada a 5ª edição do Livro Florianenses, uma homenagem da Prefeitura de Floriano e da Fundação Floriano Clube à cidade de Floriano no seu 119º aniversário. 

Participaram do evento, o prefeito Gilberto Júnior; secretária municipal de Educação, Luciana Aciolly; secretário municipal de Saúde, Bigman Barbosa; presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Floriano Clube, Rosenilta de Carvalho; representando a Academia Amarantina de Letras, Francisco Almeida e familiares e amigos dos 22 homenageados nesta 5ª edição do livro.

O editor do livro Florianenses, Cristóvão Araújo, explicou que juntamente com a direção da Fundação Floriano Clube, resolveu lançar este livro que a cada ano conta o perfil bibliográfico de personalidades que muito contribuíram para o desenvolvimento de Floriano. “Estamos na quinta edição e completamos 105 homenageados. Um momento de muita emoção para os familiares e amigos aqui presentes e também para nossa cidade de Floriano”, disse.

Para o prefeito Gilberto Júnior “é um livro de extrema importância não só para a cultura e história de Floriano, mas para a educação. Temos feito a distribuição dos livros nas escolas municipais desde 2013”. O evento contou ainda com a Banda de Música do Município e com a apresentação da cantora florianense Mayane que emocionou a todos ao cantar o hino da cidade como também a música que marcou o centenário de Floriano.

08 de julho de 2016

Prefeito assina termo para a revitalização do Espaço Comercial

Prefeito Gilberto Júnior assina termo de cooperação para a revitalização do Espaço Comercial

A parceria da Prefeitura de Floriano, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Floriano) e empresários é tornar o Projeto de Revitalização do Espaço Comercial, intitulado Centro Amigo, referência na criação de oportunidades de negócio.

Na manhã desta quinta-feira (07), o “Centro Amigo” deu mais um passo visando o desenvolvimento da área comercial que compreende a Praça Coronel Borges. Com o andamento do projeto, a cidade de Floriano caminha para ser a grande pioneira no Estado em revitalização de espaços comerciais.

Com isso, em comemoração ao aniversário da cidade, o prefeito Gilberto Júnior assinou um termo de cooperação para a revitalização do espaço com o objetivo de oferecer subsídios à proposta do Sebrae/Floriano que é apresentar aos empresários capacitações, consultorias, palestras na área de gestão. Durante o discurso o prefeito falou ainda sobre a sinalização horizontal que será feita no local para minimizar os transtornos causados pela falta de estacionamento no local.

“O Sebrae é nosso parceiro e desde o início estamos dispostos a oferecer o melhor para o desenvolvimento da nossa Princesa do Sul. Este projeto irá modificar completamente o centro comercial de Floriano”, destacou o prefeito Gilberto Júnior.

“O termo de cooperação assinado pela Prefeitura de Floriano representa mais um avanço, onde o Sebrae vai ter condições de oferecer aos empresários várias consultorias”, afirmou o analista do Sebrae, Helder Cronembergue. Na oportunidade, foi apresentada ainda a ideia da criação do Portal Centro Amigo que tem como objetivo dar maior visibilidade ao projeto. “Será um guia comercial eletrônico, onde qualquer pessoa de Floriano e região vai ter acesso a endereço, telefone e quais serviços a empresa oferece”, completa Cronembergue.

Participaram da reunião, o prefeito Gilberto Júnior; a gerente do Sebrae/Floriano, Maria Kalume; analista do Sebrae, Helder Cronembergue; presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Floriano e Região (Sinconflor), Conegundes Gonçalves e empresários.

06 de julho de 2016

A programação de aniversário de Floriano contemplou a zona rural

A programação de aniversário de Floriano contemplou a zona rural

Uma das preocupações da gestão “Floriano, Nossa Terra, Nosso Orgulho” foi levar qualidade de vida aos moradores da zona rural do município. Fazendo parte da programação de aniversário da cidade, na tarde desta terça-feira (05), foi entregue à comunidade a estrada que dá acesso ao Assentamento Casulo. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, George Pinho, foram recuperados 8 km de estrada o que facilita o acesso dos moradores para a cidade.

Para o lavrador do Assentamento Casulo, Nestor da Cunha, a recuperação dessa estrada representa menos transtornos, principalmente no período de chuva, ocasião em que a estrada ficava intrafegável. “É uma grande obra para todos os moradores e de grande utilidade. Melhorou a ida para a cidade, antes gastava 45 minutos e agora é questão de 15 minutos”, afirmou Cunha.

O prefeito Gilberto Júnior, atencioso aos anseios das comunidades rurais, disse durante o discurso que os trabalhadores desses locais precisam dessa atenção, uma vez que necessitam frequentemente ir até à cidade resolver seus problemas, vender sua produção, entre outras atividades, e com a estrada recuperada facilita o acesso.

O dia foi também de realização de um sonho de moradores da Localidade Água Boa. Foi entregue um poço com 100 metros de profundidade e com a capacidade para 60 mil litros d’água, atendendo diretamente oito famílias. Uma parceria da Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural com a Igreja Católica, por meio do Pe. João Smith.

“Fizemos uma parceria com o Pe. João e conseguimos trazer para a Água Boa este poço, uma das comunidades mais sofridas com o problema da água. Pudemos separar este recurso e com a parceria já vemos este sonho realizado”, afirmou o prefeito Gilberto.

Confira a programação:

06/07/2016 – Quarta-feira

09:00 - Projeto “Floriano Porta Aberta para o Futuro” – Local: Escola Municipal Antonieta Castro - Bairro Curador

10:30 - Termo de Cooperação e Exposição do Projeto “Centro Amigo” de

Revitalização do Centro Comercial.  Local: SEBRAE – Avenida Eurípedes deAguiar

15:00 – Entrega oficial da Sala da Delegacia do Serviço Militar – Local: Complexo do Cruzeiro

16:00 - Entrega da Reforma da UBS Pedro Simplício – Local: Conjunto Pedro Simplício

17:00 - Entrega da Reforma da UBS João Elias Oka – Bairro Bosque Santa Teresinha

19:00 – Entrega da Reforma da UBS Leonardo Dúdima – Localidade Manga

07/07/2016 – Quinta-feira

08:00 - Seminário Étnico Racial – Local: Auditório da UFPI

10:30 - Inauguração do Espaço Hercília Camarço – Sede da Organização dos Ex-Combatentes de Floriano (Parceria) – Local: Bairro Bosque Santa Teresina

15:00 - Entrega da Reforma de Chafariz – Local: Bairro Vila Leão

16:00 - Entrega da Reforma da UBS Luís Tavares – Local: Bairro Taboca

16:30 - Entrega da Reforma da UBS – Local: FUNASA

17:00 - Entrega da Reforma do CEO – Centro Especializado Odontológico

19:30 - Culto e “Louvor Evangélico com Felipe Gabriel e Banda” – Local: Igreja Evangélica Batista - Avenida Eurípedes de Aguiar

08/07/2016 – Sexta-feira

09:00 - Missa em Ação de Graças – Local: Catedral São Pedro de Alcântara

12:00 - Entrega oficial dos Poços nas Localidades Rurais Amolar, Retiro e Milagroso (Parceria Rotary Club)

12:00 - Entrega de Revitalização das Praças – Bairro Catumbi, Praça Francisco Nunes e Praça Petrônio Portela

20:00 - Lançamento da 5ª edição do Livro Florianenses – Local: Garoto Park Hotel

22:00 - Arrastão de Aniversário com CHICABANA – Local: Avenida Beira Rio (Frei Antônio Curcio) 

00:00 - Show Pirotécnico / Show com a dupla sertaneja FRANK e EDUARDO -Local: Avenida Beira Rio (Frei Antônio Curcio)

09/07/2016 – Sábado

08:00 -  Ação Cívico Social (PACS) – Local: AABB

10:30 - Entrega de Revitalização das Praças – Bairro Catumbi, Praça Francisco Nunes e Praça Petrônio Portela

11:30 - Entrega de Estradas da Zona Rural – Local: Localidades Paracaty, Rio Branco e Cuia

16:30 - 15º Biatlon de Floriano (Parceria) – Local: Avenida Beira Rio (Frei Antônio Curcio)

19:00 - Entrega do Centro Comunitário da Localidade Papa Pombo