• assinatura jornal

Notícias Floriano

13 de julho de 2016

Lançada 5ª Edição do Livro Florianenses

Lançada 5ª Edição do Livro Florianenses

Na noite da última sexta-feira (08), foi lançada a 5ª edição do Livro Florianenses, uma homenagem da Prefeitura de Floriano e da Fundação Floriano Clube à cidade de Floriano no seu 119º aniversário. 

Participaram do evento, o prefeito Gilberto Júnior; secretária municipal de Educação, Luciana Aciolly; secretário municipal de Saúde, Bigman Barbosa; presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Floriano Clube, Rosenilta de Carvalho; representando a Academia Amarantina de Letras, Francisco Almeida e familiares e amigos dos 22 homenageados nesta 5ª edição do livro.

O editor do livro Florianenses, Cristóvão Araújo, explicou que juntamente com a direção da Fundação Floriano Clube, resolveu lançar este livro que a cada ano conta o perfil bibliográfico de personalidades que muito contribuíram para o desenvolvimento de Floriano. “Estamos na quinta edição e completamos 105 homenageados. Um momento de muita emoção para os familiares e amigos aqui presentes e também para nossa cidade de Floriano”, disse.

Para o prefeito Gilberto Júnior “é um livro de extrema importância não só para a cultura e história de Floriano, mas para a educação. Temos feito a distribuição dos livros nas escolas municipais desde 2013”. O evento contou ainda com a Banda de Música do Município e com a apresentação da cantora florianense Mayane que emocionou a todos ao cantar o hino da cidade como também a música que marcou o centenário de Floriano.

08 de julho de 2016

Prefeito assina termo para a revitalização do Espaço Comercial

Prefeito Gilberto Júnior assina termo de cooperação para a revitalização do Espaço Comercial

A parceria da Prefeitura de Floriano, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Floriano) e empresários é tornar o Projeto de Revitalização do Espaço Comercial, intitulado Centro Amigo, referência na criação de oportunidades de negócio.

Na manhã desta quinta-feira (07), o “Centro Amigo” deu mais um passo visando o desenvolvimento da área comercial que compreende a Praça Coronel Borges. Com o andamento do projeto, a cidade de Floriano caminha para ser a grande pioneira no Estado em revitalização de espaços comerciais.

Com isso, em comemoração ao aniversário da cidade, o prefeito Gilberto Júnior assinou um termo de cooperação para a revitalização do espaço com o objetivo de oferecer subsídios à proposta do Sebrae/Floriano que é apresentar aos empresários capacitações, consultorias, palestras na área de gestão. Durante o discurso o prefeito falou ainda sobre a sinalização horizontal que será feita no local para minimizar os transtornos causados pela falta de estacionamento no local.

“O Sebrae é nosso parceiro e desde o início estamos dispostos a oferecer o melhor para o desenvolvimento da nossa Princesa do Sul. Este projeto irá modificar completamente o centro comercial de Floriano”, destacou o prefeito Gilberto Júnior.

“O termo de cooperação assinado pela Prefeitura de Floriano representa mais um avanço, onde o Sebrae vai ter condições de oferecer aos empresários várias consultorias”, afirmou o analista do Sebrae, Helder Cronembergue. Na oportunidade, foi apresentada ainda a ideia da criação do Portal Centro Amigo que tem como objetivo dar maior visibilidade ao projeto. “Será um guia comercial eletrônico, onde qualquer pessoa de Floriano e região vai ter acesso a endereço, telefone e quais serviços a empresa oferece”, completa Cronembergue.

Participaram da reunião, o prefeito Gilberto Júnior; a gerente do Sebrae/Floriano, Maria Kalume; analista do Sebrae, Helder Cronembergue; presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Floriano e Região (Sinconflor), Conegundes Gonçalves e empresários.

06 de julho de 2016

A programação de aniversário de Floriano contemplou a zona rural

A programação de aniversário de Floriano contemplou a zona rural

Uma das preocupações da gestão “Floriano, Nossa Terra, Nosso Orgulho” foi levar qualidade de vida aos moradores da zona rural do município. Fazendo parte da programação de aniversário da cidade, na tarde desta terça-feira (05), foi entregue à comunidade a estrada que dá acesso ao Assentamento Casulo. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, George Pinho, foram recuperados 8 km de estrada o que facilita o acesso dos moradores para a cidade.

Para o lavrador do Assentamento Casulo, Nestor da Cunha, a recuperação dessa estrada representa menos transtornos, principalmente no período de chuva, ocasião em que a estrada ficava intrafegável. “É uma grande obra para todos os moradores e de grande utilidade. Melhorou a ida para a cidade, antes gastava 45 minutos e agora é questão de 15 minutos”, afirmou Cunha.

O prefeito Gilberto Júnior, atencioso aos anseios das comunidades rurais, disse durante o discurso que os trabalhadores desses locais precisam dessa atenção, uma vez que necessitam frequentemente ir até à cidade resolver seus problemas, vender sua produção, entre outras atividades, e com a estrada recuperada facilita o acesso.

O dia foi também de realização de um sonho de moradores da Localidade Água Boa. Foi entregue um poço com 100 metros de profundidade e com a capacidade para 60 mil litros d’água, atendendo diretamente oito famílias. Uma parceria da Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural com a Igreja Católica, por meio do Pe. João Smith.

“Fizemos uma parceria com o Pe. João e conseguimos trazer para a Água Boa este poço, uma das comunidades mais sofridas com o problema da água. Pudemos separar este recurso e com a parceria já vemos este sonho realizado”, afirmou o prefeito Gilberto.

Confira a programação:

06/07/2016 – Quarta-feira

09:00 - Projeto “Floriano Porta Aberta para o Futuro” – Local: Escola Municipal Antonieta Castro - Bairro Curador

10:30 - Termo de Cooperação e Exposição do Projeto “Centro Amigo” de

Revitalização do Centro Comercial.  Local: SEBRAE – Avenida Eurípedes deAguiar

15:00 – Entrega oficial da Sala da Delegacia do Serviço Militar – Local: Complexo do Cruzeiro

16:00 - Entrega da Reforma da UBS Pedro Simplício – Local: Conjunto Pedro Simplício

17:00 - Entrega da Reforma da UBS João Elias Oka – Bairro Bosque Santa Teresinha

19:00 – Entrega da Reforma da UBS Leonardo Dúdima – Localidade Manga

07/07/2016 – Quinta-feira

08:00 - Seminário Étnico Racial – Local: Auditório da UFPI

10:30 - Inauguração do Espaço Hercília Camarço – Sede da Organização dos Ex-Combatentes de Floriano (Parceria) – Local: Bairro Bosque Santa Teresina

15:00 - Entrega da Reforma de Chafariz – Local: Bairro Vila Leão

16:00 - Entrega da Reforma da UBS Luís Tavares – Local: Bairro Taboca

16:30 - Entrega da Reforma da UBS – Local: FUNASA

17:00 - Entrega da Reforma do CEO – Centro Especializado Odontológico

19:30 - Culto e “Louvor Evangélico com Felipe Gabriel e Banda” – Local: Igreja Evangélica Batista - Avenida Eurípedes de Aguiar

08/07/2016 – Sexta-feira

09:00 - Missa em Ação de Graças – Local: Catedral São Pedro de Alcântara

12:00 - Entrega oficial dos Poços nas Localidades Rurais Amolar, Retiro e Milagroso (Parceria Rotary Club)

12:00 - Entrega de Revitalização das Praças – Bairro Catumbi, Praça Francisco Nunes e Praça Petrônio Portela

20:00 - Lançamento da 5ª edição do Livro Florianenses – Local: Garoto Park Hotel

22:00 - Arrastão de Aniversário com CHICABANA – Local: Avenida Beira Rio (Frei Antônio Curcio) 

00:00 - Show Pirotécnico / Show com a dupla sertaneja FRANK e EDUARDO -Local: Avenida Beira Rio (Frei Antônio Curcio)

09/07/2016 – Sábado

08:00 -  Ação Cívico Social (PACS) – Local: AABB

10:30 - Entrega de Revitalização das Praças – Bairro Catumbi, Praça Francisco Nunes e Praça Petrônio Portela

11:30 - Entrega de Estradas da Zona Rural – Local: Localidades Paracaty, Rio Branco e Cuia

16:30 - 15º Biatlon de Floriano (Parceria) – Local: Avenida Beira Rio (Frei Antônio Curcio)

19:00 - Entrega do Centro Comunitário da Localidade Papa Pombo

30 de maio de 2016

SDR e SEMED divulgam licitação para alimentos da Agricultura Familiar

SDR e SEMED divulgam resultado da licitação de compra e venda de alimentos da Agricultura Familiar

As Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural e Educação divulgaram, na manhã desta quarta-feira (25), a lista com o nome de 34 agricultores que tiveram seus projetos contemplados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, cumprindo a Lei nº 11.947/2009 e a Resolução FNDE nº 026/2013. 

Após lançado o edital de licitação, os agricultores inscreveram seus projetos com o objetivo de participar da compra e venda de gêneros alimentícios que serão destinados às escolas municipais. O prefeito Gilberto Júnior afirmou que com a homologação deste edital, cumpre-se um comprometimento da administração pública com o homem do campo.

Sobre o FNDE

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal criada pela Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968, e alterada pelo Decreto–Lei nº 872, de 15 de setembro de 1969, é responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC).

Para alcançar a melhoria e garantir uma educação de qualidade a todos, em especial a educação básica da rede pública, o FNDE se tornou o maior parceiro dos 26 estados, dos 5.565 municípios e do Distrito Federal. Neste contexto, os repasses de dinheiro são divididos em constitucionais, automáticos e voluntários (convênios).

Além de inovar o modelo de compras governamentais, os diversos projetos e programas em execução – Alimentação Escolar, Livro Didático, Dinheiro Direto na Escola, Biblioteca da Escola, Transporte do Escolar, Caminho da Escola, Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – fazem do FNDE uma instituição de referência na Educação Brasileira.

09 de maio de 2016

Reunião discute realização da 46ª Exposição Feira Agropecuária

PMF e ACRIMEP se reúnem para discutir realização da 46ª Exposição Feira Agropecuária

Mesmo diante das dificuldades que passam as prefeituras de todo o país, a Prefeitura Municipal de Floriano (PMF) demonstrou interesse em apoiar por mais um ano a realização da Exposição Feira Agropecuária. Na sua 46ª edição, a exemplo dos anos anteriores, a ideia é atrair um grande público para prestigiar os shows com bandas locais e regionais como também para a comercialização de animais (bovinos, suínos, caprinos, ovinos, equinos). A reunião para definir a parceria do evento aconteceu na manhã desta sábado (07), no Parque de Exposição.

A PMF irá disponibilizar uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura para fazer a limpeza, restauração de telhas e a iluminação do parque para garantir maior segurança para os frequentadores do local. “Chegamos a um denominador comum em relação às despesas para a realização da nossa grande feira, com boa vontade vamos fazer um grande evento”, disse o prefeito Gilberto Júnior.

O presidente da Associação de Criadores do Médio Parnaíba (ACRIMEP), Carlos Bucar, está otimista e assegurou que será uma feira bastante participativa. De acordo com ele, a ACRIMEP está responsável pela pintura das cercas e que o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, irá contratar as bandas que animarão o evento. 

“A ACRIMEP está sofrendo com a falta de recursos, mas não podemos desanimar. Estamos procurando as bandas que teremos condições financeiras de resolver e acredito que irá satisfazer a todos. Teremos uma Exposição notável”, afirmou Bucar. A Exposição Feira Agropecuária será realizada de 24 a 29 de maio.

29 de abril de 2016

Florianenses prestigiam Semana Cultural

Florianenses prestigiam Semana Cultural

A Semana Cultural de Floriano é uma realização do Instituto Brasil de Gestão e Desenvolvimento Humano (IBGDH). A abertura do evento aconteceu na noite desta quinta-feira (28), na Avenida Frei Antônio Curcio – Beira Rio com a apresentação da Dança “O Boi do Norte” da Escola Municipal Socorro Coelho.

Em seguida, as atrações locais “Aneurisma”, “Dany Melody” e “Júnior Berger” fizeram a animação do público. O destaque da noite ficou para Walkiria Estarley & A Farra da Gordinha, uma banda voltada para o Forró Ostentação.  “Temos o intuito de promover um evento cultural com shows musicais, valorizando os artistas locais misturando vários ritmos: rock, swingueira, sertanejo, forró e mostrar para a população os valores culturais da cidade e região”, disse Olavo Costa, produtor do evento.

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte de Lazer apoia os eventos culturais da cidade. “A Prefeitura não poderia deixar de aproveitar esta oportunidade que o Instituto Brasil de Gestão e Desenvolvimento Humano (IBGDH) ofereceu em apresentar para a cidade esta Semana Cultural, momento em que serão apresentados muitos artistas de Floriano e região. Um motivo de muito orgulho prestigiarmos este evento”, ressaltou o prefeito Gilberto.

A Semana Cultural de Floriano conta com a seguinte programação: 

Dia 29 - Banda O BB / Rosa Xote / Forro Absoluthe / Apresentações culturais – Dança Afro e Capoeira

Dia 30 - Forró Social / Frank e Eduardo / Júnior Veloso / Apresentações culturais – Safoneiro Ítalo e Dança Árabe.

28 de abril de 2016

Prefeitura se reúne com a Eletrobras e discutem Tarifa Social de Energia

Prefeitura de Floriano se reúne com a Eletrobras e discutem Tarifa Social de Energia Elétrica

Na manhã desta terça-feira (26), o prefeito de Floriano, Gilberto Júnior se reuniu com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal e com representantes da Eletrobras, na sede da APPM em Teresina, para discutir um assunto importante para as famílias de baixa renda. Trata-se da Tarifa Social de Energia Elétrica em que o Governo Federal concede descontos na conta de luz às famílias de baixa renda até o limite de consumo de 220 kWh, chegando a 65% no valor da conta de energia.

“Muitas famílias não exercem o direito de abater essa porcentagem no valor da conta de luz. Em Floriano, quase duas mil pessoas poderão ser beneficiadas pela Tarifa Social. Pedimos a relação de cada uma dessas pessoas e a Eletrobras se prontificou em nos fornecer”, declarou o prefeito Gilberto.

Mais Informações:

Quem tem direito à Tarifa Social?

Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou Quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC (amparo social ao idoso com idade de 65 anos ou mais ou a pessoa com deficiência incapacitada para a vida independente e para o trabalho, ambos com renda per capita familiar inferior a ¼ do salário mínimo vigente); Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 03 (três) salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica; O benefício é válido para apenas uma unidade consumidora por família.

Se o usuário possui um dos perfis de renda descritos acima, mas não está inscrito no Cadastro Único, procure o Centro de Referência em Assistência Social - CRAS, de seu município e inscreva-se. Você receberá um Número de Identificação Social - NIS. Por meio dele é realizado o cadastro na Tarifa Social.

Como solicitar o benefício?

Procure a Eletrobras Distribuição Piauí e apresente:

RG ou outro documento com foto;

CPF;

Número de Identificação Social - NIS.

Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 03 (três) salários mínimos com usuário de equipamento vital: Se em sua residência há usuário de equipamento vital, solicite sua inscrição no Cadastro de Usuários de Equipamento Vital. Além da documentação relativa ao uso do equipamento, deverão ser apresentados:

RG ou outro documento com foto;

CPF;

Número de Identificação Social - NIS.

Fonte: www.eletrobraspiaui.com