• Canta
  • SOS Unimed
  • Fagner
  • Trilha das emoções
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Agricolândia

24 de abril de 2013

 Pró-jovem Adolescente já está funcionando no Município de Agricolândia

Pró-jovem Adolescente já está funcionando no Município de Agricolândia

Pró-jovem Adolescente já está funcionando no Município de Agricolândia

Na Manhã desta quarta-feira (24 de Abril), deram-se o início aos trabalhos do programa Pró-jovem Adolescente que conta hoje com basicamente 83 Alunos, 2 (duas) Orientadoras (Antonia Francisca e Camila), 1 (uma) Coordenadora (Andréa).

Estavam presentes, Assessora da primeira dama (Ivoneide), a Secretária de Assistência Social do município dona Rejane Ribeiro, a Nutricionista do Município Rayane Lima que acompanharão os jovens durante o funcionamento do Programa.

No Início dos trabalhos foi feita uma palestra que teve como palestrante a Psicóloga Sara que lembrou aos alunos a importância do Pró-jovem no município como também o apoio da Prefeitura Municipal e do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social).

A Assistente Social do Município Gracinha que por sua vez citou a metodologia de funcionamento do programa em Agricolândia, lembrou também que o Programa é para Jovens de 15 a 17 anos que são incluídos no Bolsa Família.

O pró-jovem Adolescente funcionará da seguinte forma: Será dividido em Três Núcleos com aulas nos turnos manhã (de 08:00h às 10:00h) e tarde (de 14:00h às 16:00h ), funcionando uma vez por semana no CRAS do município até que tenham um local apropriado.

O objetivo é dar oportunidade para os jovens conhecerem sobre o mundo do trabalho, orientação vocacional, interação entre si e para com a sociedade, externar seus conhecimentos e o desenvolvimento de suas potencialidades além de mostrar suas idéias e habilidades entre si.

O Pró-jovem terá várias formas de interação como: Palestras, Formação de grupos de dança, Coral, Capoeira, Confecções entre outras.

Ao final as palestrantes convidaram a todos a participar de uma caminha contra a exploração sexual de menores, que se realizará no dia 18 de maio em Agricolândia com a presença de várias lideranças políticas e alunos de todas as escolas da cidade.

"Venha você também, Junte-se a nós para juntos participarmos dessa grande caminhada."

17 de abril de 2013

 1º Torneio de veteranos de Agricolândia

1º Torneio de veteranos de Agricolândia

Organização: Comissão de Esporte Agricolândense

A Comissão organizadora do esporte Agricolandense formada por Luiz, Jailsom e Antonio Filho, Reuniram-se ontem (16) com vários representantes do esporte das cidades vizinhas para juntos Discutirem a realização do 1º Torneio de veteranos de Agricolândia, onde estavam presentes: Comissão de Esporte Agricolandense representando o time de Agricolândia, Secretário de Esporte e Laser de Angical-Pi - Sr. Chiquinho Batista e Assessores representando o time de Angical e o representante do Time de Barro Duro (AVEBD) - Sr. Manelão, onde o mesmo vinha representando os times de São Pedro, Monsenhor Gil, São Gonçalo.

Esse Torneio já vinha sendo realizado na cidade de Barro Duro tendo como organizador o Sr. Manelão que ao se reunir com a comissão de Esporte Agricolandense e demais participantes decidiram que esse ano o torneio fosse realizado em Agricolândia.

Vários Assuntos foram abordados como: Despesas, Formação dos grupos, Regulamento, Horário e documentação, vejam agora como ficou a formação dos Grupos:

GRUPO A

GRUPO B

01 - São Pedro

01 - Agricolândia

02 - AVEBD (Barro Duro)

02 - Trintão (Água Branca)

03 - Angical

03 - Monsenhor Gil

04 - São Gonçalo

Início dos Jogos:

DIA

TIME

X

TIME

27/04 (Sábado)

Tarde

AGRICOLÂNDIA

X

TRINTÃO (Água Branca)

28/04 (Domingo)

Manhã

SÃO PEDRO

X

SÃO GONÇALO

28/04 (Domingo)

Tarde

BARRO DURO (AVEBD)

X

ANGICAL

Lembramos também que a entrada é TOTALMENTE GRÁTIS,Venha e traga a sua família para esse mega eventos entre amigos.

10 de abril de 2013

 Organizadores do Pitombeira fest Fólia reunem-se com o Prefeito de Agricolândia

Organizadores do Pitombeira fest Fólia reunem-se com o Prefeito de Agricolândia

Organizadores do Pitombeira fest Fólia reunem-se com o Prefeito de Agricolândia

A comissão Organizadora do PITOMBEIRA FEST FÓLIA 2013 Se reuniu com o Prefeito de Agricolândia Walter Alencar na manhã de ontem(09) de Abril, onde o Prefeito se colocou a Disposição a ajudar no que for necessário para que o evento venha a ser realizado. Lembrando que a 1ª prévia será dia 08 de Junho de 2013 na quadra de esporte na comunidade Pitombeira com desfiles de Belas garotas Lançando o Abadá do PITOMBEIRA FEST FÓLIA 2013. Durante o evento será escolhida a garota PITOMBEIRA FEST que irá representar o Bloco Alguns Eventos do Municipio.

18 de fevereiro de 2013

Vereadores realizam primeira sessão do novo legislativo Agricolândia - PI

Vereadores realizam primeira sessão do novo legislativo Agricolândia - PI

Vereadores realizam primeira sessão do novo legislativo Agricolândia - PI

Os Vereadores realizaram na noite da ultima sexta-feira, 15/02 a primeira sessão ordinária desta nova gestão, onde marcaram presença os vereadores Jocione, Gilvan, Presley, Antonia do Santana, Firmo Araújo, Kássia Araújo, Antonio Casa Branca, Silva Neto e Luizão, na oportunidade estava presente o Prefeito da cidade Walter Alencar e sua Esposa, Secretários e claro a população em geral.

Durante a sessão, vários temos foram discutidos, no inicio dos trabalhos o Presidente da Casa Jocione Silva pediu que fosse lido a Ata de Posse dos Vereadores, Prefeito e vice.
No andamento dos trabalhos o Vereador Luizão apresentou um Projeto de Lei solicitando a mudança do nome do Estádio de Futebol que no inicio se chamava Alencarzão, na gestão do Dr. Barradas mudou para Barradão e agora foi solicitada a mudança para o nome anterior Alencarzão, o Projeto claro não foi bem aceito pelos colegas da oposição, que após várias discursões calorosas o Projeto foi retirado e será apresentado na próxima sessão.

O Prefeito Walter Alencar também fez o uso da palavra, o mesmo demostrou apoio a Câmara de Vereadores do Município, em sua fala fez uma prestação de serviço já realizado no município como a Limpeza de ruas e avenidas, reformas em órgãos públicos, obras em andamento e a serem executados no município entre eles estão a reposição de lâmpadas queimadas na rede pública em toda a cidade, a interligação da iluminação pública da sede do município a comunidade Buraco D'água melhorando o trafego das pessoas que lhe utilizem a via.

Walter Alencar afirmou ainda que nesta terça-feira dia 19 de fevereiro, será liberado a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica ligando o município de Agricolândia ao município de São Pedro do Piauí, gerando assim varias oportunidade de empregos nos dois municípios.

Na mesma sessão os Vereadores fizeram uma homenagem a família de Dona Neném Barradas em virtude de seu falecimento, durante a homenagem alguns familiares estavam marcando presença, o nome da mesma será colocado em um Residencial construído ao lado do cemitério que assim será nomeado como Conjunto Residencial Dona Neném.

20 de janeiro de 2013

21 de dezembro de 2012

Eleições da AMPAR acontecem hoje e Walter Alencar é candidato único

Eleições da AMPAR acontecem hoje e Walter Alencar é candidato único

Eleições acontecem no município de Agricolândia

A Associação dos Municípios da Região do Médio Parnaíba (AMPAR) foi criada em 1986 e é tida como uma das Associações mais fortes do Estado. A eleição e posse do novo presidente da AMPAR acontecerão nesta sexta-feira (21), às 17 horas, no município de Agricolândia.

Através de reuniões, os prefeitos integrantes da AMPAR decidiram pela chapa consensual, com a indicação do prefeito eleito de Agricolândia, Walter Alencar. O atual presidente da AMPAR é o prefeito de Monsenhor Gil, José Noronha.

O prefeito de Agricolândia, Walter Alencar informa que o foco de sua gestão será o fortalecimento dos consórcios entre os municípios. "Nossa meta a frente da AMPAR é tentar conseguir melhorias para a região do Médio Parnaíba. Sabemos que é uma região muito rica e precisa do incentivo do poder público. Como presidente vou priorizar os Consórcios de aterro sanitário, consórcios de patrulha mecânica, além de uma integração maior entre os colegas prefeitos do Médio Parnaíba", enfatiza.

Sobre a importância da AMPAR

Para o prefeito de Agricolândia, a AMPAR representa a classe de prefeitos, como a mais organizada do Piauí. A AMPAR é formada atualmente por 24 municípios e a partir de janeiro de 2013, os municípios de Beneditinos, São Félix do Piauí e Prata do Piauí e Santa Cruz do Piauí vão compor a Associação.

"Essas cidades vão aumentar mais ainda o prestígio da AMPAR. Sabemos que a AMPAR está em um cenário muito importante, não só na Região do Médio Parnaíba, mas em todo o Piauí,pois a partir de janeiro contará com 28 municípios, o que corresponde a quase 15% dos municípios piauienses", destaca o prefeito de Agricolândia.

14 de novembro de 2012

 Dia da Proclamação da República 15 de Novembro

Dia da Proclamação da República 15 de Novembro

Dia da Proclamação da República 15 de Novembro

Em 1889, no dia 15 de novembro, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República Federativa do Brasil. O sistema monárquico do governo já não tinha apoio da Igreja, nem dos militares, das lideranças civis e nem dos antigos senhores de escravos. Por essa razão, a proclamação da república foi pacífica, sem guerra nem derramamento de sangue.

Movimentos sociais e revoltas já indicavam a falência do regime monárquico. A Inconfidência Mineira (1789), a Conjuração Baiana (1798) e a Revolução Pernambucana (1817) já carregavam o gérmen do sistema republicano de governo, impulsionados pelos ideais da Revolução Francesa.
Pouco depois da Proclamação da República, no dia 24 de fevereiro de 1891, foi promulgada a primeira Constituição Republicana. No mesmo ano, sofrendo oposição do Congresso, Deodoro da Fonseca renunciou e o vice-presidente, Marechal Floriano Peixoto, assumiu a presidência.

O forte e centralizado presidencialismo, que tornava difícil a aplicação do princípio federativo, fez com que algumas oligarquias rurais de São Paulo e Minas Gerais se destacassem, o que deu início à conhecida política do "café com leite". Os estados de São Paulo e Minas Gerais passaram a alternar a presidência do Brasil até 1930.

A vida de Deodoro da Fonseca - O Marechal Deodoro da Fonseca nasceu em 1827, em Alagoas e lutou nas guerras do Prata e do Paraguai. Em 1884 conquistou o posto de marechal e, no ano seguinte, foi nomeado comandante de armas do Rio Grande do Sul. Ele foi para o Rio de Janeiro, sede da monarquia, em 1886 e assumiu a facção do Exército favorável à libertação dos escravos.

Fonte: UFGNet